sexta-feira, 11 de maio de 2018

Nega Maluca

Agora este escriba pede que SOLTE AQUILO ...................................Mas tu não presta mesmo : o que este puro , inocente e donzelo escriba está pedindo é que você solte a sua IMAGINAÇÃO ! ..........E aí : já soltou ? Pois bem , já que você já SOLTOU AQUILO - obviamente , no bom sentido - , agora eu quero que você pense em um mulheraçoaçoaçoaçoaçoaço ; uma mistura da KIM BASSINGER dos anos 80 , da VERA FISHER dos anos 70 e 80 , da ISADORA RIBEIRO , da RENATA FAN , da GAROTA DA ITAIPAVA , daquelas duas vocalistas do mega grupo pop sueco ABBA ( ABAIXO ) nos anos 70 ( Em tempo : elas são , respectivamente , ANNIFRIED LYNGSTAD - a " morena " - e AGNETHA FALTSKOG , a loira..............Não , não é erro de digitação : elas têm esses diachos de nomes mesmo ! ) ,


da OLIVIA NEWTON-JOHN dos anos 70 , de FARRAH FAWCETT ( ABAIXO - Trata-se de outro ícone feminino dos anos 70 : ela foi uma das integrantes do elenco do seriado norte-americano "AS PANTERAS " e acabou indo "pra Jesus " em 25 de junho de 2009 , aos 62 anos , vítima de um câncer e coincidentemente no mesmo dia em que o originalmente pretístico cantor , compositor , dançarino e show man MICHAEL JACKSON acabou indo dançar o "moon walker " diante do CHEFUDO lá em cima ) , daquela morenaça que mora aí no final do vosso beco ,


 enfim , um ser vivente , bípede , racional feminino gostosístico-arrasaquarteirístico vestido com um sensualíssimo , nitroglicerínico e decotadíssimo vestido preto estilo " PRONTA PRA ARRASSAR " e capaz de parar o trânsito desde o aeroporto ( ABAIXO ) até o Quilômetro 4 ( Ah , você  que está lendo estas mal e TIME DO JEC , ou seja , PORCAS linhas é uma delicadíssima , ingênua e pura donzela ? Bom para dar realismo , então eu sugiro que você engrosse a sua respectiva voz , coce a vossa respectiva ZONA DA FELICIDADE e grite bem alto , obviamente coma voz grossa : BANGUUUUUUUU !!!!!!!! )  ..............


Agora eu lhe pergunto : O QUE VOCÊ FARIA PARA CONQUISTAR ESSE VERDADEIRO PEDAÇO DE MAU CAMINHO ? ......................Crindeuspai !!!!!!!!!! Jéééééééééééésuis Cristo !!!!!!!!!!! Santa Rita Anchiropita de Bangu !!!!!!!!!!!!! Meu São Sinfrônio !!!!!!!!!!!!! Minha Santa Marlene do Iririú !!!!!!!!!!! ............Então quer dizer que para impressionar a moçoila você nadaria o rio Cachoeira - PELADO ! - no trecho entre a Ponte do Trabalhador e a Prefeitura e ainda dançaria a DANÇA DA EGUINHA POCOTÓ diante do nosso eternamente tão querido e amado prefeito ( ????????? ) UDO DOEHLER ? ( ABAIXO , DURANTE UMA PALESTRA DE EDUARDO SUPLICY A RESPEITO DA VIDA SEXUAL DA POPULAÇÃO DE  ROLINHAS JURITI DO AFEGANISTÃO -  CUIDADO : é bem capaz do Udo gostar ! ) ..........Bom , guardadas as devidas , sem noção e exageradas comparações , foi mais ou menos isso o que um dos personagens da historinha que este escriba irá contar a seguir acabou fazendo ..............


Eu começo essa história cantando " XICA DÁ / XICA DÁ / XICA DÁ / XICA DA SILVA " ...........Quem teve a oportunidade de assistir ao filme " XICA DA SILVA " ( ABAIXO , CARTAZ DO FILME ) , lançado no jurássico ano de 1976 , do cineasta - e alagoano arretado - CACÁ DIEGUES - e embalado pelo som suingado do cantor , compositor e lamentavelmente flamenguista JORGE BEN JOR dificilmente há de se esquecer da história do tal filme : resumidamente trata-se de uma ex-escrava que do dia pra noite vira quase que uma rainha e cujo antigo senhor e hoje amoroso , fiel , apaixonado e DEPUTADO ESTADUAL DE JOINVILLE , ou seja , SUBMISSO marido realiza absolutamente todos os seus desejos , mesmos os mais absurdos .


Embora não sendo um GUARDA-SOL furado comprado em uma das tradicionais liquidações das Casas Jáia , trata-se , SEM SOMBRA de dúvida , de um dos maiores e mais marcantes filmes do tão criticado , precário e mal explorado e planejado cinema tupiniquim ; misturando realidade , História , drama , comédia , sarcasmo , ironia e crítica social e cujo elenco mais parecia o dream team do Bangu campeão carioca de 1966 , contando com nomes , como JOSÉ WILKER ( 1944-2014 ) , WALMOR CHAGAS ( 1930-2013 ) , STEPAN NERCESSIAN , ELKE MARAVILHOSA ( 1945-2016 ; Sim , ela mesma : a torcedora do BANGU - obviamente - e show woman russo-brasileira , que , porém , no filme aparece sem aquela maquiagem e roupa discretíssimos e tão característicos ) e , principalmente , a atriz carioca e igual e lamentavelmente flamenguista ZEZÉ MOTTA ( ABAIXO )  , que viveu o personagem central e chegou a ser tida como um dos grandes símbolos sexuais brasileiros naquela jurássica década de 70 .


Mesmo assim quem assistiu a esse filme há de se perguntar : TUDO AQUILO ACONTECEU MESMO ? Bom , eu diria que QUASE tudo ! ( Em tempo : o filme foi baseado no livro " XICA DA SILVA " , de autoria de JOSÉ FELÍCIO DOS SANTOS ) .......A parada foi a seguinte : em 1753 um português SARADO  VITAMINADO , BEM DOTADO E AVANTAJADO - em matéria de dinheiro , obviamente - chamado JOÃO FERNANDES se estabeleceu no então arraial de Tijuco - hoje , Diamantina ( Por sinal , o ex-presidente e hoje nome de ruas , avenidas , praças , medalha , etc...., etc..... , JUSCELINO KUBITSCHEK - Ô diacho de nome ! - DE OLIVEIRA era de lá - ABAIXO ) e acabou comprando uma escrava mulata - a tal CHICA DA SILVA - por 800 FUCK réis . ERA GRANA PRA CA-RAM-BA : esse valor equivalia ao triplo do que se pagava por um bom escravo !


 Essa grana riodejanêirica , ou seja , VIOLENTA acabou logo sendo justificada : acabou rolando um clima e após ela dançar a EGUINHA POCOTÓ seguida das danças do VENTRE E DO CANGURU MANCO pro cara , eles acabaram se tornando amantes e , na prática , casados . Pelo jeito a mulher era uma verdadeira CAMILA PARKER ( Para quem ainda não está conseguindo identificar o DRAGÃO , trata-se da tribufúnica esposa do igualmente tribufúnico príncipe Charles - ABAIXO -  , aquela que fez certa vez o glorioso príncipe  , durante uma "caliente " e " very sexy hot " ligação telefônica , declarar que desejava ser o ABSORVENTE DELA , para obviamente ficar em contato com o respectivo ÓRGÃO XANÍSTICO dela ......... )  , ou seja , um FENÔMENO fazendo AQUILO :


 o cara não só concedeu a ALFORRIA , ou seja ,a liberdade à ela , como a presenteou , entre quase incontáveis coisas , com um verdadeiro exército de escravos , inúmeras propriedades e até mesmo a abertura de um lago para que ela pudesse passear de barco e como , aliás ,  aparece no já citado filme . Por sinal , uma das mais marcantes e fortes características de Chica da Silva era a de ser DISCRETA , DISCRETÍSSIMA : ela andava mais cheias de joias do que bicheiro carioca ou um assaltante após fazer um arrastão em Copacabana e sempre de liteira - carregada por 4 escravos - e acompanhada de 12 MUCAMAS ( As MUCAMAS - ABAIXO - eram escravas muito jovens que exerciam tarefas domésticas , acompanhavam pessoas da família de seu senhor em seus respectivos passeios e também praticavam o científico e investigativo ato do exterior no interior com os seus respectivos senhores ) .


 Só que os portugas começaram a ficar com a pulga atrás da orelha , ou melhor , por cima do lápis que estava atrás da orelha : " RAIOS ! ESSE GAJO ESTÁ A GANHAR DINHEIRO E A MANDAR DEMAIS , ORA POIS ! " ..........O cara era simplesmente um CONTRATADOR DE DIAMANTES , ou seja , ele fora enviado justamente com a função de controlar a extração , a circulação e a parte que os exploradores desses valiosíssimos minerais deveriam dar à Coroa portuguesa : o cara tinha dinheiro , poder e influência quase que absolutos ou , em  outras palavras , estava dando mais bandeira que um aprendiz de assaltando durante o seu primeiro assalto ou um político do PT roubando .............( ABAIXO , LULA DANDO  UMA PALESTRA A RESEITO DOS EFIETOS TERAPÊUTICOS DA " MARVADA " )


O cara acabou sendo delicadamente obrigado a voltar pra "terrinha " para nunca mais voltar . O FIM DESSA HISTÓRIA ? PIZZA PORTUGUESA , com certeza : mesmo pagando uma multa altíssima o governo de Portugal , ele não foi LULA , ou seja , preso e nem deixou de ser JEC , ou seja , PODRE de rico e a gloriosa CHICA DA SILVA( ABAIXO )  , embora não tivesse mais aquele estilo de vida nababesco e exagerado, acabou vivendo os seus últimos anos de maneira confortável . E agora vem a pergunta que , embora não sendo o NICÁCIO TIAGO MACHADO , após pisar em uma casca de banana , cair com a sua respectiva busanfa no chão e conseguir se levantar , NÃO QUER CALAR : AFINAL , O QUE NÃO SE ENCAIXA NESSA HISTÓRIA ?


Bom , quem é BEM DOTADO - em matéria de memória , obviamente - há de se lembrar de uma cena do filme em que a gloriosa Chica da Silva , praticamente nua , acaba dançando uma dança africana sensualíssima para seduzir o representante da Coroa portuguesa que veio justamente coma função de F...................ERRAR o seu amado : segundo relatos da época a mulher era TERRIVELMENTE FEIA e até a REGINA CASÉ ( ABAIXO , MOSTRANDO QUE É UMA MULHER DE RESPEITO ) seria uma gatinha perto dela e , muuuuuuuuuuuiiiiiiiito menos ainda , era a ninfomaníaca que aparece no filme ! .......................


Após descrever e comentar a respeito da ESCRAVA ANASTÁCIA - mais exatamente no texto " AXÉ , MEU REI ! " , postado em 9 de maio - e de CHICA DA SILVA , agora este escriba traz outra figura escravístico-afronegônica feminina : NEGA JUREMA ..........Embora não sendo a FAHYA KHURY CASSINS ( JÁ GANHOU ! JÁ GANHOU ! JÁ GANHOU ! ......Jééééééééésuis ..........por incrível que pareça a dita cuja de nome mais esquisito que a cueca cor de rosa-choque do Temer comprada nas Casas Jáia consegue a façanha de ser mais chaaaaaaaaata que o ser vivente , bípede , racional mais chaaaaaaaaaaaaaato de Joinville , NICÁCIO TIAGO MACHADO - ABAIXO : trata-se de uma das articulistas do blog CHUVA ÁCIDA e que seus respectivos e ranzinísticos textos publicados sempre às quintas-feiras ) , inevitavelmente acaba surgindo outra pergunta que não quer calar : QUEM FOI ESSA CABOCLA ?


Bom , infelizmente este escriba não saberia responder essa pergunta , ou QUASE ISSO : trata-se do nome dado a um dos picos do trecho da Serra do Mar na bucólica e pacata  Garuva e que é por sinal é uma das grandes atrações turísticas da vizinha cidade .......Ah , sim : embora não sendo um ser vivente , bípede , racional marmanjístico sortudo examinando a anatomia - E que anatomia ! - da RENATA FAN e que está próximo da ZONA DA FELICIDADE da dita cuja , ESSE NOME também dá nome AQUILO AONDE ESTE ESCRIBA está QUERENDO CHEGAR ............Um lugar ( ABAIXO ) menor até do que a FERRAMENTA DE TRABALHO de FUGIRO NAKOMBI - o "japa " da pastelaria da esquina ( É o que dizem : não sei e nem faço questão de saber ! ) - ; mega modorrento ; de colonização , presença , costumes , culinária e sotaque fortemente germânicos ( na verdade já no século 18 existiam relatos e registros de comunidades existentes na região , então chamada de PALMITAL e que entre 1927 e 1964 foi um distrito de São Francisco do Sul com o nome de São João do Palmital . Em tempo : a família do empresário-humorista-apresentador DANILO GENTILI - o popular " PALMITO " - não é natural de Garuva ) ;
 
 
 que , embora não fazendo parte de algum ato ecumênico surubístico está ENCOCHADO , ops ! , exprimido entre Joinville e o Paraná ; cuja população mal e JEQUEANAMENTE , ou seja , PORCAMENTE chega à marca das 20.000 pessoas ( segundo o Censo de 2010 ali viviam exatos 14.724 seres viventes , bípedes , racionais ) e que tem algumas poucas embora crescentes indústrias ( a maior fonte de receita lá por aquelas bandas - ABAIXO -  ainda é a agricultura - especialmente o cultivo de PRESIDENTES DO JEC , ops ! , bananas - e em grau menor o turismo ecológico e de aventura ) ............UMA BANDA DE ROCK ´N ROLL , OU MELHOR , REGGAE ´N ROLL , NUM LUGARZINHO COMO ESSE ? Bom , isso a princípio parece ser algo tão improvável quanto o nosso querido e eternamente amado UDO DOEHLER tirar a sua germânica busanfa da cadeira e começar a sujar as suas respectivas e germânicas mãos ...........DE TRABALHAR ! ......
 
 
E não é que essa banda existe ! O nome dela ? NEGA JUREMA ! ( ABAIXO ) Este escriba pode afirmar sem imitar o ROBERTO BAGGIO , ou seja , ERRAR , que conhece o NEGA JUREMA antes mesmo - muuuuuuuuiiiiiiiiiiito antes mesmo - de a banda existir , ou mais exatamente o seu BAIXISTA ........Guardadas as devidas , bem dotadas e avantajadas proporções , GLEISON VIEIRA é o JOHN PAUL JONES DE GARUVA :
 
 
o cara pode não ejacular no ônibus como aquele caboclo de São Paulo mas é simplesmente TARADO pelo LED ZEPPELIN ( ABAIXO ) , uma legendária e icônica banda de heavy rock inglesa que existiu entre agosto de 1968 e setembro de 1980 e que nestes 38 anos fez 3 brevíssimas apresentações , em 1985 , 1988 e 2007  ( o cara tem simplesmente tudo a respeito dessa banda e sabe até a cor da cueca que o baterista JOHN BONHAM usava naquela fatídica manhã de 22 de setembro de 1980 quando acabou "indo pra Jesus " sufocado pelo seu próprio vômito e que , diga-se de passagem era vermelha e branca , ou seja , AS CORES DO BANGU......Ah , o caboclo que citei ainda há pouco - JOHN PAUL JONES - era o baixista , tecladista e pianista da banda ) .
 
 
 Ah, sim , eu já ia me esquecendo : esse caboclo ( ABAIXO ) também , assim como este escriba , também FUGIU DO HOSPÍCIO , ops ! , formou-se em História pela Univille um ano antes de mim - em 2001 - e é autor de um ótimo e imprescindível livro-referência a respeito da história da sua tão querida e amada Garuva e que veio a ser publicado em 2008 ( Lamentavelmente este escriba doidão não lembra o título do tal livro mas basta consultar uma das atendentes da Biblioteca Pública de Joinville e pedir por um livro escrito por GLEISON VIEIRA ) , além de ser um ferrenho e sofrido torcedor do Atlético Paranaense após ter tido a traumática experiência de ter torcido para o FAÍSCA , ops ! , Botafogo na infância ..........
 
 
Pois bem , em 2012 o meu colega garuvense - conhecido em Joinville e adjac~encias como GELISON GARUVA - e mais 3 amigos - RAFAEL PALANDI LOPES , o  "Devora " ( voz ) , TONY BOEING ( bateria ) e DIOGO AMARAL ( guitarra ) - acabaram criando uma banda ( ABAIXO , PROTEGENDO OS SEUS RESPECTIVOS PAÍSES BAIXOS DURANTE UMA COBRANÇA DE FALATA EM UM JOGO BANGU X NEGA JUREMA ) de forma um tanto despretensiosa e que mais parece um daqueles deliciosos manjares - Huuummm !!!!!!!!! - feitos á base de banana e que são tão típicos por aquelas bandas : a rapaziada faz uma interessante , suingada , gostosa e inovadora mistura de rock ´n roll , rap , pop e reggae .
 
 
A coisa acabou ficando tão UDO DOEHLER DANÇANDO A EGUINHA POCOTÓ , ou seja , SÉRIA , que nestes 6 anos de estrada eles já se apresentaram nos mais diversos locais e eventos , incluindo a FESTA DO COLONO DE GARUVA - também conhecida como BANANINFEST - e as afamadíssimas casas de shows PALÁCIO SNOOKER PUB ( Joinville ) , DIDGE ( Balneário Camboriú ) e BLACK AND WHITE ( Garuva ) , e o primeiro disco da rapaziada sairá do forno justamente agora em maio . Influências ? As mais variada e ecléticas : bandas , como DAZARANHA , NATIRUTS , O RAPPA e CACHORRO GRANDE cujos grandes sucessos , por sinal , também fazem parte do repertório da NEGA JUREMA ( ABAIXO )  .........
 
 
GOLEADA DE 4 A 0 A FAVOR DO BANGU CONTRA O FLAMENGO AINDA NO PRIMEIRO TEMPO , ou seja , EM TIME QUE ESTÁ GANHANDO NÃO SE MEXE , certo ? TELESPECTADORS DO BIG BROTHER BRASIL , ou seja , ERRADO : em fins de 2017 DIEGO AMARAL acabou dando lugar ao joinvilense FERNANDO ZUCHI , tido como um dos "bichos quentes " da guitarra aqui em terras catarinas e o tecladista LUIZ GUSTAVO MUELLER acabou se tornando o mais novo membro da família NEGA JUREMA ( ABAIXO ) ..........
 
 
Era isso aí , meu povo e minha pova : só como um meúdo aperitivo do disco da rapeize de Garuva ( ABAIXO ) , você terá a honra e a oportunidade de conferir o clipe de "MORALIZE " , tendo o belíssimo cenário rural de Garuva e a assinatura do estúdio DON CAJON , de Florianópolis , e ...........AXÉ , MEU "FIO " ! PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=wBf76crCnhA
 

3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto. Sempre com informações interessantes Luciano! O pessoal de Garuva está te mandando abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. texto show de bola . Zezé Macedo era sensualidade em pessoa e Farrah Fawcet era um deslumbre. dá-lhe Bangu.

    ResponderExcluir
  3. texto show de bola . Zezé Macedo era sensualidade em pessoa e Farrah Fawcet era um deslumbre. dá-lhe Bangu.

    ResponderExcluir