sexta-feira, 16 de março de 2018

Bendita Viagem !

Estava este escriba ontem dando uma olhada nas notícias mais importantes e curiosas aqui na internet quando , de repente , acabei me deparando com um fato bizarro - eu diria até REGINA CASÉ  , ou seja , TERRORÍSTICO - e que poderia perfeitamente render um livro do gênero policial ou de terror ou quem sabe até um filme .........Não , não foi aquela promessa - PÚBLICA - feita pelo morador mais chatístico , ranzinza e pénosaquístico de Joinville - NICÁCIO TIAGO MACHADO ( ABAIXO , NO EXATO INSTANTE EM QUE FEZ A PROMESSA ) - de que irá caminhar por toda a extensa avenida Santa Catarina SÓ DE SUNGA e ao final desse percurso DANÇAR A MACARENA ( Que horrrrrrrrrrrrrrrrrrooooooooooorrrrrrrrrrrr !!!!!!!!!!!!!!! ) caso , FINALMENTE , o nosso tão querido e amado UDO DOEHLER suje as suas germânicas e aristocráticas mãos ............DE TRABALHAR : a parada aconteceu no Rio de Janeiro ou mais exatamente no Club de Regatas VASCO DA LAMA , ops ! , Vasco da Gama , também popularmente conhecido como PONTE PRETA CARIOCA ou ainda como VICE ETERNO  .
 
 
 Pois bem , vários jogadores e membros da comissão técnica do time do Vasco ( ABAIXO )  assim como também funcionários e até diretores do clube luso-carioca acabaram SENDO ATACADOS POR UMA VIROSE ( Se você aí do outro lado quiser me ajudar cantarolando alguma música - ???? - do PABLLO VITTAR  pra reforçar esse clima de terror , também está valendo ! ) .........O clube ainda não se pronunciou oficialmente sobre a tal e misteriosa virose, sobre o que a teria causado e o caso vem sendo investigado mas os adeptos da CAXIENSE , ou seja , VELHÍSSIMA e folclórica TEORIA DA CONSPIRAÇÃO não perderam tempo :
 
 
isso teria sido uma sabotagem feita a mando do capeta em forma de sapo humano EURICO MIRANDA ( ABAIXO , ESBANJANDO ELEGÂNCIA ) , o todo-poderoso , autoritário , egocêntrico , fanfarrão , folclórico , corrupto e detestável diretor de futebol e mais tarde vice-presidente e presidente que administrou o clube dos "portugas " do Rio com poderes absolutos entre março de 1986 e julho de 2008 e entre dezembro de 2014 e janeiro deste ano .
 
 
VIAGENS NA MAIONESE HELLMANN ´S À PARTE ( Só quero informar que este escriba não recebeu uma mísera moeda furada da tal empresa para fazer este merchand fuleiro .......Alô , Hellmann ´s : PAGA EU , PÔ ! ) , ontem este escriba acabou passando uma situação semelhante : um vírus ainda não devidamente identificado pelos cientistas e que mistura PREGUIÇA AGUDO-CONTAGIOSA ( ABAIXO ) com BROCHADA , ops ! , FALTA DE INSPIRAÇÃO acabou me atacando e , por isso , ontem não tivemos a já rotineira e tradicional prosa histórica de quinta-feira e , feito o devido esclarecimento , agora é de fazer algo que o nosso tão querido e amado UDO DOEHLER desconhece ( Consta que ele pediu para que um grupo de cientistas lhe explique o que é ISSO .....) , ou seja , TRABALHAR !
 
 
Bom , certamente você já deve ter ouvido falar incontáveis vezes a respeito de um tal PRÊMIO NOBEL , ou seja , uma honraria concedida a todos aqueles que fizeram algo de relevante nas áreas da Física , da Química , da Medicina , da Economia , da Paz e da Diplomacia e da Literatura e cuja cerimônia de premiação ocorre sempre em Estocolmo a capital da Suécia  ( Curiosamente a cerimônia de entrega do prêmio Nobel da Paz não ocorre em Estocolmo mas sim em OSLO - ABAIXO - , a capital da vizinha Noruega e isso tem uma explicação histórica : em 1901 , época em que foi instituído o prêmio , essa cidade chamava-se CRISTIÂNIA e era uma das principais cidades do da Suécia pois a Noruega só veio a se tornar um país independente através de um plebiscito popular realizado em 1905 ) .
 
 
A parada foi a seguinte : um físico sueco chamado ALFRED NOBEL ( 1833-1896 - ABAIXO ) acabou criando a DINAMITE ( Consta que o ponto de partida e fonte de inspiração para a criação desse poderosíssimo e devastador explosivo teria sido uma terrorística mistura de repolho roxo , ovo , macarronada , pizza , torta  alemã , chineque , cuca e croquete que ele mandou ver ...... ) e , com remorso pela utilização cada vez mais frequente de seu invento pra fins militares , resolveu expressar em seu testamento que parte considerável  de sua COMISSÃO DE FRENTE DA FAFÁ DE BELÉM , ou seja , AVANTAJADA fortuna - Ai como era graaaaaaaande !!!!!! - deveria ser empregada na criação de uma instituição que contemplaria e reconheceria pessoas que viessem a realizar grandes feitos em prol da humanidade , independente da nacionalidade dessas pessoas .
 
 
 E assim foi feito : em junho de 1900 , ou 4 anos após o glorioso e dinamítico Alfred Nobel ter " ido pra Jesus " acabou sendo criado o INSTITUTO NOBEL e no ano seguinte o prêmio veio a ser instituído . E O QUÊ EXATAMENTE O CABOCLO ESCOLHIDO GANHA COM ISSO ? Bom , ele recebe uma medalha com a esfinge do próprio Alfred Nobel ( ABAIXO ) , um diploma e ainda 8 MILHÕES DE COROAS ............................Eiiiiiiiiitcháááááááá , mas tu não presta mesmo : não é o que a sua tietênica , ou seja , POLUÍDA cabecinha andou pensando mas sim a moeda da Suécia ( esse valor equivale a cerca de 1,2 milhão de dólares ) .
 
 
Como você deve estar mais cansado - e cansada - que o último colocado na última corrida de São Silvestre - ASTROBALDO MACHADO , primo vigésimo de Nicácio Tiago Machado - de saber , jamais UM BRASILEIRO acabou conquistando a tal e famosa premiação e , repetindo um pedido , ou melhor , UM APELO que este escriba já fez no texto da semana passada : O BRASILEIRO  QUER , O BRASILEIRO PEDE , O BRASILEIRO EXIGE , O BRASILEIRO IMPLORA ............VÍTOR SÉRGIO RODRIGUES ( ABAIXO ) PARA O PRÊMIO NOBEL DE MEDICINA ! .......Caso você não tenha lido o texto que este escriba postou no último dia 8 de março e esse nome que acabei de citar lhe seja tão familiar quanto a cantora pop que no momento está bombando nas paradas de sucesso da  república do Quirguistão , eu explico :
 
 
trata-se de um misto de jornalista , filósofo , guru e cientista que trabalha na emissora de televisão carioca Esporte Interativo . " MAS O QUE ESSE CABOCLO FEZ DE TÃO FANTÁSTICO ? " , deve estar perguntando você , curioso e surpreso - e curiosa e surpresa - aí do outro lado . Bom , questo cara é autor de uma das brilhantes , geniais , elevadas e sábias frases-observações científicas  da história da humanidade e que faz até mesmo os pensamentos e realizações do físico inglês STEPHEN HAWKINS ( 1942-2018 ) , que lamentavelmente acabou "indo pra Jesus " há apenas 2 dias atrás , serem COISAS PINTÍSTICAS , ou seja , PEQUENAS : " SE MEU PAI FOSSE MULHER , EU TERIA DUAS MÃES ! " ................( ABAIXO ,  EIS O GURU VÍTOR SÉRGIO RODRIGUES , OU MELHOR , MESTRE VITÃO , TENDO UM SURTO DE ILUMINAÇÃO E SABEDORIA ! )
 
 
            Bem , depois dessa jorrada ejacular de gargantoprofúndico , ou seja , PROFUNDO conhecimento , aqui vai uma rápida recapitulação : na semana passada eu comentei que pelo planejamento original da empresa que veio a colonizar e lotear Joinville ( FALANDO EM JOINVILLE , EIS UM ÍCONE DA CIDADE : A ANTIGA SEDE DO CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS - CRIADA EM 13 DE JULHO DE 1892 - EM FOTO DE DATA INCERTA ) - Sociedade Hamburguesa - não seria erguida uma mas sim DUAS CIDADES no que hoje é o município de Joinville . Agora eu lhe faço uma pergunta : O QUE VOCÊ FEZ NO ÚLTIMO FERIADO DE 9 DE MARÇO ? ...................
 
 
Huuummm , então quer dizer que você foi dar uns mergulhos e curtir o glamouroso e multi milionário balneário de VIGORELLI BEACH . Pois saiba que nem esses momentos maravilhosos  que você viveu na semana passada e muuuuuuuiiiiiiito provavelmente eu , você e Joinville ( ABAIXO , EIS A ANTIGA SEDE DA PREFEITURA DE JOINVILLE , QUE FUNCIONOU ENTRE 1898 E 1936 E EM LOCAL ONDE HOJE ESTÁ A PRAÇA NEREU RAMOS ) existiríamos se não fosse por QUESTO CARA  e foi justamente aí que mais uma vez a tão genial regra de Vítor Sérgio Rodrigues , ou melhor , A LEI DO VITÃO - " SE MEU PAI FOSSE MULHER , EU TERIA DUAS MÃES " - acabou dando as caras : EDUARD SCHROEDER , filho de ninguém mais ninguém menos que o todo-poderoso empresário , senador e acionista majoritário da Sociedade Hamburguesa CHRISTIAN MATHIAS SCHROEDER ( 1778-1860 ) .........
 
 
A parada foi a seguinte : naquele remotíssimo princípio de 1851 o cara resolveu viajar para os Estados Unidos , não para encontrar e fazer altos acordos comerciais com o casal de sebosos  ( ABAIXO  ) DENÍLSON - "AMIGUINHO "e ADRIANA - "CAMAROA " AGOSTINETI na DISNEILÂNDIA ( Quando eu digo que eles são o casal monopolista do setor sebístico de Joinville eles não acreditam e ainda riem deste pobre escriba ........ ) , para sim para tratar de negócios em Nova Orleans .
 
 
 No meio dessa viagem ele resolveu visitar a filial carioca da Sociedade Hamburguesa e soube através do procurador da empresa - HERMANN LIEBICH - que a primeira leva de imigrantes que fundariam oficialmente a futura colônia Dona Francisca : curioso , ele resolveu viajar rumo ao local da futura colônia para saber em que pé andavam as coisas .......SÁBIA , PROVIDENCIAL , BRILHANTE E GENIAL DECISÃO ! ( EIS O LOCAL ONDE FUNCIONOU A PRIMEIRA SEDE DA BUSCHELE E LEPPER : INICIALMENTE PERTENCENTE A ANTÔNIO SIMKE - UM DOS MAGNATAS DA ERVA-MATE - , O CASARÃO - QUE FELIZMENTE AINDA EXISTE E ESTÁ LOCALIZADO NA RUA SÃO FRANCISCO , AO LADO DA BIBLIOTECA PÚBLICA - PASSOU ÀS MÃOS DE MAX LEPPER )
 
 
 Após provar e aprovar a brasileiríssima cachaça , ver o que as cariocas têm , tentar - inútil e desastradamente - sambar e ter assistido a um jogo em que o BANGU goleou o Flamengo por 27 a 1 , DUDU e mais um amigo - um médico que a história infelizmente identifica apenas como DOUTOR KOESTLIN -  acabaram embarcando em um PATACHO chamado  "Pereira " ( um PATACHO- ABAIXO -  era um tipo de navio menor e que navegava apenas pelo litoral brasileiro ) e chegando a São Francisco depois de 8 dias de viagem ou mais exatamente em 28 de janeiro de 1851 .
 
 
A impressão que se tem é que as coisas já estavam rigorosamente programadas para acontecer e aquela terrível experiência que a dupla acabou testemunhando e vivenciando acabou sendo um prenuncio do que encontrariam ..............Não , felizmente os dois amigos acabaram não tendo a traumática , infeliz e , azarada e terrorística experiência de ver a então adolescente ANA MARIA BRAGA trajando uma minúscula saia e dançando lambada com o galã de filmes de porno-terror JOSÉ SERRA ( ABAIXO ) no cais do porto : é que pouco antes de antes de entrar na barra do porto a embarcação que trazia a dupla acabou sendo atingido não por um mas sim por vários temporais ............
 
 
Apesar dessa experiência - eu diria que tão terrível quanto uma música da ANITTA - , amigo de DUDU parece ter adorado a viagem : o seu relato da viagem acabou sendo publicado no jornal hamburguês HAMBURGUER NACHRICHTEN ainda naquele ano de 1851 e certamente ganharia um JOINHA de uma das mais estratosfericamente avantajadas inteligências de Joinville ( FALANDO NOVAMENTE EM JOINVILLE , EIS UM ESTABELECIMENTO COMERCIAL QUE DURANTE MUITO TEMPO MARCOUA VIDA DA CIDADE : O BAZAR NIPPO  , LOCALIZADO NA RUA DO PRÍNCIPE ) - e também CAIAQUEIRO - MISTER DOKO ( Você ainda leu a entrevista postada no último dia 1 de março ? Então leia , meu nêgo ! ) . Portanto , fala "doutô " :
 
 
" Partindo de São Francisco no dia 1 de fevereiro , atravessamos a baía num bote em direção à colônia ( FALANDO EM COLÔNIA , EIS O LOCAL ONDE DURANTE MUITO TEMPO FUNCIONOU A INTENDÊNCIA DISTRITAL DA GERMÂNICA  PIRABEIRABA ) , passando por diversas ilhas , como a Ilha Comprida , a Ilha Redonda , etc.... cuja base rochosa é o reino das ricas estirpes de aves . Fileiras de garças brancas , azuis e mesmo vermelhas , assim como patos d´água , habitam essas paragens e os rochedos que aí se encontram espalhados . Enormes quantidades de pequenas aves aquáticas amarelas habitam os ares . Ao longo , veem-se as pitorescas montanhas costeiras e a impressionante queda do Piraí que , distante quatro milhas das praias , se lança estrondosa e espumante serra abaixo !
 
 
 
Depois de ter saído da baía e tendo-se  atravessado a pequena lagoa Saguaçú , ingressa-se no rio , em cujas margens há arbustos de mangue , sinal certo de terras pantanosas e sujeitas à maré . Mas dentro em breve , a margem se torna mais elevada à esquerda e a mata tropical , em sua virginal beleza , recobre solos secos . Centenas de PALMITOS ( NOTA DO ESCRIBA DOIDÃO : não se tratava da família do empresário e humorista DANILO GENTILI ) dão prova de que a gente se encontra no Brasil , a pátria das palmeiras . A partir da confluência do Bucarein e do Cachoeira , onde se inicia a região da Colônia ( ABAIXO , EIS OUTRO LOCAL QUE MARCOU ÉPOCA NA HISTÓRIA DE JOINVILLE : ATRÁS DAS PAMEIRAS ESTÁ O SALÃO BERNER , LOCAL , ENTRE INÚMEROS ACONTECIMENTOS , DA FUNDAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS DE JOINVILLE . HOJE NESSE LOCAL EXISTE A FARMÁCIA CATARINENSE )
 
 
 e onde se entra no Cachoeira , as margens se aproximam mais e mais ,  a floresta se curva por cima das águas e as colinas se achegam ( ..... ) justamente nessa confluência , até onde as embarcações costeiras podem chegar sem maior dificuldade , PRETENDE-SE ERGUER UMA CIDADE QUE DEVERÁ TER O NOME DE JOINVILLE ! Algo mais para o norte desse ponto , às margens do ribeirão Mathias , pequeno afluente do Cachoeira , encontra-se a COLONIZAÇÃO 'SCHROEDERSORT ' ( LUGAREJO DE SCHROEDER ) " . Ainda nesse mesmo dia - 1 de fevereiro - a dupla ainda teria outra surpresa , só que NEM UM POUCO AGRADÁVEL , mas isso é papo para a nossa prosa histórica de quinta-feira , isso se o sinal da internet não cair , se este escriba não tiver outra brochada intelectual , se o vampirístico Temer não me morder , se o mundo não acabar , se o Brasil não for invadido pelo exército da Guatemala , etc.....etc....... ( QUEM CHEGAR POR ÚLTIMO É A MULHER DO PADRE ! ........A INUSITADA CENA ABAIXO FEZ PARTE DOS DESFILE COMEMORATIVO AO CENTENÁRIO DE JOINVILLE , EM MARÇO DE 1951 )
 
 
Bom , se láááááááá atrás e no tempo em que a tatatatatatatatatatataravó deste escriba ainda brincava de médico com menino do final da sua respectiva rua , um "gringo " já elogiava aqui a "terrinha " , então imagine hoje ! No vídeo de hoje um turista do Estados Unidos - por sinal , o mesmo do vídeo da semana passada e que é casado com uma joinvilense - faz aquilo que as nossas tão queridas , amadas e bem pagas autoridades deveriam fazer , ou seja , DIVULGA JOINVILLE ( ABAIXO , UMA FOTO POSSIVELMENTE DA DÉCADA DE 20 DE UMA INSTITUIÇÃO QUE NO ÚLTIMOSÁBADO - 10 DE MARÇO - COMPLETOU UM SÉCULO DE PRESENÇA EM JOINVILLE : O 62 BATALHÃO DE INFANTARIA , ANTIGO 13 BATALHÃO DE CAÇADORES )  e mostra que mesmo com o todo o seu absurdo abandono - e outros pesares - , a nossa eterna menina loira ainda é maravilhosa ! PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=1LXUFQPchyM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário