quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Quem ?????

Iniciarei a nossa prosa de hoje lhe fazendo uma pergunta bem PROGRAMA DO FAUSTÃO , ou seja , IDIOTA ( OK , OK , cada um com os seus gostos e preferências mas se o PELÉ DA PSICANÁLISE - SIGMUNDO FREUD , ABAIXO - tomasse a corajosa e arriscada atitude de estudar o cérebro dos seres viventes , bípedes , racionais que têm o duvidoso gosto de assistir ao programa do Faustão , muito provavelmente até ele teria a sua integridade mental seriamente comprometida .......) :
 
 
QUEM PROCLAMOU A INDEPÊNCIA DO BRASIL ? Bom , isto está mais fácil que as garotas da casa de massagens "VUVA DA VOVÓ"  ( Em um conversa in off , Dílson Bertrand - o MESTRE BERTRAND - revelou que , para manter a sua reputação mais limpa que aquela certa "farinha " que o AÉCIO NEVES usa , passou o comando desse bilionário empreendimento para UDO DOEHLER - FALANDO EM MESTRE DILBERT , EIS UMA DAS MÁGICAS FOTOS DAQUELE QUE É O MARADONA DA FOTOGRAFIA JOINVILENSE ......EM TEMPO : AO CONTRÁRIO DO ARGENTINO ELE NÃO USA AQUELE TIPO DE "FARINHA " ...... ) :
 
 
a resposta atende pelo nome de DOM PEDRO I ( 1798-1834 - ABAIXO  ) , popularmente conhecido como PEDRO DE ALCÂNTARA FRANCISCO ANTÔNIO JOÃO CARLOS XAVIER DE PAULA MIGUEL RAFAEL JOAQUIM JOSÉ GONZAGA PASCOAL CIPRIANO SERAFIM DE BRAGANÇA E BOURBON ( Caraaaaaaaaaaaaaca , véio !!!!!!!!!! Coitada da professora do moleque na hora de fazer as chamadas ! ) e que , diga-se de passagem , foi um dos pioneiros da Ciência em terras tupiniquins ( Ele era PHD em ANATOMIA FEMININA e fazia isso por interesses puramente científicos ) . É até provável - bem provável , diga-se de passagem - que você tenha sabido que ele não estava montado em um cavalo mas sim em um MILITANTE DO PT , ops ! , BURRO , que a independência do Brasil acabou ocorrendo em um cenário completamente diferente daquele cenário maravilhoso  que os livros de História do Brasil costumam trazer ,
 
 
que ao invés daquele batalhão - tanto de pessoas quanto de soldados e oficiais militares - havia apenas um punhado de pessoas o acompanhando e que antes desse histórico e famoso momento ele sofreu uma terrível crise de DISENTERIA e , portanto , teve que ir pro mato nada menos que 8 VEZES ( Jéééééééésuuuuuuuuis !!!!!!! ) para fazer a mesma coisa que o nosso querido e amado UDO DOEHLER ( ABAIXO ) vem fazendo a frente da Prefeitura de Joinville desde o já distante primeiro dia de 2013 , ou seja , CA..........( A pureza e a inocência deste escriba não me permitem completar essa palavra que você aí do outro lado , mesmo não sendo um jogador de vôlei , já SACOU o que é .....) . Pois bem , agora eu aposto a MINHA CUECA , comprada há 6 anos atrás em um saldão das Casas Jáia , que você não saberá responder esta pergunta ........
 
 
QUEM FOI QUE ENTREGOU A CARTA , ESCRITA PELA ESPOSA DE DOM PEDRO - LEOPOLDINA - AVISANDO QUE ELE TERIA DE RETORNAR IMEDIATAMENTE A PORTUGAL E QUE ACABOU FAZENDO COM QUE ELE DECIDISSE DAR O FAMOSO GRITO DO IPIRANGA ( ABAIXO ) ? ..........Caciiiiiiiillllllllda : TEXTOS DO  DIEGO LÍBIO GOETTEN NO FACEBOOK ( Caso você seja amigo - e amiga - de questo cara nessa popular rede social , eu lanço um desafio : TENTE ENTENDER OS TEXTOS DELE . Caso você consiga essa proeza , ganhará um beijo - DE LÍNGUA - deste escriba e , se é marmanjo ......UM ABRAÇO , MANO ! ) , ou seja , COMPLICOU , né ! Bom , a resposta para esta pergunta atende pelo nome de PAULO BREGARO .........Agora , inevitavelmente , você aí do outro lado deve estar fazendo aquela antiquíssima , manjadíssima e tradicionalíssima pergunta que , embora não sendo o GALVÃO BUENO após tomar "umas e outras " ( Jéééééééésuuuuuuuuis !!!!!!!! Se questo cara já é um PORRE sóbrio , imagine então como deve ser , LITERALMENTE , de PORRE ..... )  , NÃO QUER CALAR : "QUEM É ESSE CABOCLO ? " .
 
 
 Bom , lamentavelmente existem raríssimas informações a respeito do cara : sabe-se que ele era um dos raríssimos CARTEIROS então existentes no Brasil , embora o serviço de correio já existisse por estas bandas desde 1663 ( Falando nisso , você sabia que 25 DE JANEIRO é o DIA DO CARTEIRO ? ........Foi nesse dia e em 1663 que , por meio de um decreto do rei de Portugal , LUÍS GOMES - não aquele caboclo que foi prefeito de Joinville e prometeu dar um mergulho no Cachoeira mas sim LUÍS GOMES DE MATTOS NETTO - acabou sendo nomeado o PRIMEIRO CARTEIRO , ou CORREIO-MOR , como se dizia na época , dando início oficialmente a esse serviço no Brasil ) , e que hoje , além de , obviamente ser tido como o patrono dos Correios , batiza ruas nas cidades de São Paulo ( ABAIXO , EIS A RUA PAULO BREGARO , LOCALIZADA NO BAIRRO DE VILA MONUMENTO ) , Rio de Janeiro , Goiânia e em Leme , uma cidade do interior paulista .
 
 
JOSÉ BONIFÁCIO DE ANDRADA E SILVA ( 1763-1838 - ABAIXO ) , o grande articulador da independência e , segundo alguns historiadores , o seu verdadeiro proclamador , podia não ser pai de santo mas acabou DESPACHANDO o glorioso Paulo Bregaro do Rio de Janeiro rumo a São Paulo com as seguintes palavras : " Arrebente e estafe quantos cavalos necessários , mas entregue a carta com toda a urgência " ( Segundo outra versão as palavras teriam sido outras : " Se não arrebentares uma dúzia de BOLSONAROS , ops ! , CAVALOS , no caminho , nunca mais será correio ; veja o que faz ! " ) ........
 
 
É claro que mesmo sendo ainda bastante jovem JOINVILLE já teve os seus Paulos Bregaros , ou seja , aquelas figuras anônimas e obscuras mas que acabaram sendo decisivas em algum momento importante da história mas com as quais , infelizmente , aconteceu algo semelhante àquele caso da loiraça arrasa-quateirônica  que passou por aquele cara mais feio que dinheiro em fim de mês e mais magro que salário de professor de escola pública , ou seja , FORAM ESQUECIDOS .........( HISTÓRIA DE JOINVILLE ? OBÁÁÁÁ !!!!! ABAIXO , EIS O HOJE DESAPRECIDO PRÉDIO ONDE ENTRE 1936 E 1974 FUNCIONOU A PREFEITURA DE JOINVILLE )
 
 
Bom , embora eu não seja um CAPILANG - mistura de capilé com Tang -  , irei REFRESCAR a vossa memória :  como este escriba havia comentado semanas atrás , em 22 de maio de 1850 aquele grupo de 10 pessoas que fora encarregado de dar início ao embrião que daria origem á tão longamente planejada e aguardada colônia Dona Francisca (  ABAIXO , EIS A CASA DO IMIGRANTE AUASTRÍACO JOSEF ALTMANN , QUE SE RADICOU ONDE HOJE É O BAIRRO ITINGA )  , após desembarcar em São Francisco e receber as devidas e merecidas boas vindas do todo-poderoso fazendeiro e militar FRANCISO DE OLIVEIRA CAMACHO , com a companhia do próprio militar-fazendeiro e , certamente , em canoas conduzidas por escravos desse , acabou atravessando a Lagoa do Saguaçú e passando pela confluência entre os rios Bucarein e Cachoeira .
 
 
Como você deve estar mais careca que o KOJAC de saber , era essa região - exatamente onde hoje está a ponte Mauro Moura ( ABAIXO , EIS UMA FOTO DE 1948 , TIRADA JUSTAMENTE NESSE LOCAL ) - que o líder da expedição que demarcara e delimitara as tais e famosas 25 léguas de terras quadradas entre fins de 1845 e o princípio de 1846 - JERÔNIMO FRANCISCO COELHO ( 1806-1860 ) , mais conhecido em Desterro , a atual Florianópolis , e adjacências como JEFINHO - havia aconselhado como o local ideal para se erguer uma futura cidade , justamente por não ser uma região sujeita a alagamentos . Só que aí entrou o primeiro INTELIJUMENTO da história de Joinville : HERMANN GUENTHER , o engenheiro contratado pela Sociedade Hamburguesa justamente para essa função , simplesmente preferiu ignorar o tal conselho e aí .......bem , nem preciso dizer no que a INTELIJUENTICE do cara acabou resultando !
 
 
        Bom , como não adiantava mais chorar o leite PATA CHOCA  derramado ( Na verdade o nome do tal leite , obviamente , não é esse mas como aquela certa multinacional suíça não está me pagando para fazer merchand , então é PATA CHOCA mesmo !  ) e com a udodêlhice , ou seja , LAMBANÇA havia sido feita , o grupo acabou subindo o rio Cachoeira e , embora aquilo não fosse a PARADA GAY DA AVENIDA PAULISTA , A BICHARADA ESTAVA EM POLVOROSA : a aves aquáticas do rio acabaram fazendo uma ALGAZARRA INFERNAL  ( Imagine agora o NICÁCIO TIAGO MACHADO , o GALVÃO BUENO , o JOSÉ LUIZ DATENA , o FAUSTÃO ,, a REGINA CASÉ , a ANA MARIA BRAGA e o JORGE KAJURU bêbados em uma festa .......Bom , agora já deu para imaginar a algazarra dos bichos ......) em função das vozes e do barulho das pancadas dos remos das canoas daquele punhado de seres viventes , bípedes , racionais que navegavam por aquele rio estreito , rochoso , lodoso , pedregoso e de árvores frondosas cujos extensos e vastos galhos dobravam-se por sobre as canoas . ( ABAIXO , EIS UM LOCAL QUE MARCOU ÉPOCA NA JOINVILLE DE ANTIGAMENTE : TRATA-SE DA CONFEITARIA PERTENCENTE A JÚLIO KROEHNE E QUE FUNCIONAVA NA RUA DO PRÍNCIPE )
 
 
 Pois bem , quando já estava quase anoitecendo , o grupo - então já com a companhia de outro grande latifundiário da região : o coronel JOÃO ANTÔNIO VIEIRA - acabou chegando a embocadura de um riacho de águas puras e cristalinos e que nada mais é do que o atual e lamentavelmente poluído e canalizado rio Mathias . Agora imagine a seguinte e , diga-se de passagem , BIZARRA situação : durante uma inauguração de alguma das raras obras da Prefeitura e , de repente , inexplicavelmente e para surpresa dos presentes , o nosso querido e amado UDO DOEHLER começa a dançar LAMBADA  com a sua respectiva e digníssima esposa LÉIA ....... ( ABAIXO , EIS O CITADO CASAL .......AIIIIII !!!!!! QUE FÔÔÔÔÔÔFO !!!!! )
 
 
Pois mal e JEQUEANAMENTE , ou seja , PORCAMENTE falando foi mais ou menos esse tipo de surpresa que tiveram aquelas  pessoas : não que o tatatarataravô do nosso tão estimado alcaide municipal de repente tivesse saído do mato e dançado a MACARENA para eles mas sim com a visão de uma rústica choupana às margens da embocadura do tal riacho e apenas alguns metros de um antiquíssimo caminho utilizado tanto por caçadores e moradores de regiões vizinhas ( Trata-se do antigo CAMINHO DO JURAPÉ cujo percurso equivale hoje às atuais ruas Nove de Março e Otto Boehm - FALANDO EM OTTO BOEHM , EIS A TIPROGRAFIA DE SUA PROPRIEDADE E ONDE ERA IMPRESSO O JORNAL "KOLONIE ZEITUNG " , QUE CIRCULOU ENTRE 1862 E 1942 ) e é aí que parece o Paulo Bregaro da parada !
 
 
Algo que certamente deve ter deixado essas pessoas tão espantada quanto aquelas que presenciaram a fictícia - ainda bem ! - cena do nosso amado prefeito dançando lambada com a esposa em plena cerimônia oficial : o morador da tal choupana falava com um sotaque mais ARRASTADO que o Lula depois de beber um legítimo uísque made in Paraguai , era fã das histórias de Asterix e Obelix , gritava "ALLEZ LE BLEUS ! ", vibrava com as jogadas de ZINEDINE ZIDANE ( Vate retro ! Vate retro ! Vate retro ! ) e LEVANTAVA O MORAL - no mau sentido mesmo - quando via alguma foto do arrasa-quarteirônica BRIGITTE BARDOT ( ABAIXO )  fantasiada de Eva , ou seja , PELADONA . Em outras palavra : o cara era francês e atendia pelo nome de M.FRONTIN .......Um francês que nem aquele seringueiro tirando leite do pau no fiofó do Acre , ou seja , NO MEIO DO MATO ?
 
 
 A explicação é simples : M.Frontin era um daqueles franceses que em 1842 criaram uma comunidade , em moldes socialistas , na península do Saí  e que , por uma série de motivos , acabou fracassando após apenas um ano de existência . Pois bem , foi justamente no cafofo do francês - desta vez , obviamente , no bom sentido - que aquela pessoas , incluindo coronel Vieira , acabaram passando a virada de 22 para 23 de maio de 1850 e onde , para tristeza , tragédia e infelicidade de milhares de joinvilenses o "jeniau " Hermann Guenther acabou tomando a decisão de escolher justamente aquele local para dar início á futura colônia Dona Francisca .  ( NÃO , NÃO SE TRATA DO SUPER HOMEM ENTRANDO EM AÇÃO EM JOINVILLE PARA SALVAR MAIS UM INDEFESA E DESPROTEGIDA VÍTIMA DE UM MALFEITOR MA SIM DE UM TREINAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS , NA DÉCADA DE 60  )
 
 
 
Agora , uma última curiosidade : na primeira planta de Joinville , desenhada por um certo engenheiro chamado BANHOLZER e publicada em Hamburgo em abril de 1853 ( a tal planta fez parte do terceiro relatório da Sociedade Hamburguesa a respeito da colônia Dona Francisca - ABAIXO , EIS A RUA DO PRÍNCIPE EM 1913 ) aparece o CAFOFO DO FRONTIN .........Diante do que foi exposto surgem perguntas que , embora não sendo o NICÁCIO TIAGO MACHADO depois de tomar 100 garrafas de cerveja CARACU , NÃO QUEREM CALAR : Como esse cara foi parar justamente naquele local ? Até quando viveu em Joinville ? Chegou a constituir família ou morreu solteiro ? Qual foi a sua real participação e importância na criação de Joinville ? Como se relacionou com os imigrantes ? Existem parentes dele ? Afinal , QUEM ERA M. FRONTIN ? Mistééééééérios ..........
 
 
Para encerrar a prosa de hoje , algo que já se tornou uma tradição de quarta-feira neste muy furreca blog : UM PASSEIO  AÉREO POR JOINVILLE , desta vez pela região da EXPOVILLE ( PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=4KgUhFKybkY ) . E pensar que nesse local - mais exatamente onde hoje está a lagoa - ,entre 1928 e 1972 funcionou o MATADOURO PÚBLICO MUNICIPAL ( ABAIXO - Eiiiiiiiitcháááááá !!!!!!! .............. Não é o que você está pensando : ali ocorria o abatimento e a distribuição de carne bovina para os açougues da cidade ) .
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário