quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Pé No Saco

O cara é lindo - pelo menos , é isso o que dizem ( Embora não sendo um disco riscado de 1976 do Sidney Magal , voltarei a REPETIR algo que eu já tinha dito inúmeras outras vezes : para este escriba TODO MARMANJO É FEIO , sendo uma mistura de urubu com filhote de cruz-credo ! ) - mas tem algo em comum com um dos bichos mais fofos da natureza - a BARATA - , a temível e assombrosa TPM , um certo brinquedinho eletro-erótico e uma FERRAMENTA DE TRABALHO avantajada : ELE FAZ  ELAS SOLTAREM GRITINHOS HISTÉRICOS e , quando passa , ouve de senhoras , senhoritas , damas , donzelas e moçoilas palavras , como "LINDO ! " , "GATO ! " , "TESÃO ! " e outras tantas palavras cuja pureza e inocência deste escriba - além do fato de o ALAMEDA CULTURAL ser um blog de família - não me permitem reproduzir ......Agora imagine que o dono desse perfil , o galã global FÁBIO ASSUNÇÃO ( ABAIXO )  - aquele ator que , assim como o sempre puro e inocente senador mineiro AÉCIO NEVES , é chegado numa "farinha" e que no início deste ano , vendo duas Regina Casé ao invés de uma , ou seja , estando completamente BÊBADO acabou sendo preso em Pernambuco após dizer palavras de amor , ternura , paixão e carinho a um grupo de policiais - esbanje e ejacule toda a sua beleza e o seu sex appeal fazendo um comercial de.............Que rufem os tambores ! ...........POMADA CONTRA HEMORRÓIDA !
 
 Embora você aí do outro lado não seja o Papai ou a Mamãe Noel , eu já ENCHI O VOSSO SACO incontáveis vezes contando da minha paixão pelo outrora glorioso e hoje zoado e estuprado BANGU ATLÉTICO CLUBE . Um ser vivente , bípede , racional torcendo para o Bangu - até mesmo no Rio de Janeiro - é algo tão estranho - para não dizer , bizarro - quanto o fictício caso que eu acabei de contar . Algo tão estranho quanto isso é um cara que é banguense até debaixo das profundezes do oceano , ou seja , euzinho , ter dois álbuns de fotos do .......CAXIAS ! OK , este aloprado e amalucado escriba nasceu , cresceu , vive em Joinville e até se dá ao trabalho de escrever um blog - muuuuuiiiiiito avacalhado , diga-se de passagem - a respeito do setor cultural da cidade mas meu coração é alvirrubro e tenho uma leve simpatia pelo hoje esquecido , adormecido e Asilo Pipa do Vovô , ou seja , VELHÍSSIMO clube alvinegro da zona sul da cidade . ( ABAIXO , UMA "COLHER DE CHÁ " PARA A PEQUENA , MAS BRIOSA , TORCIDA DO "GUALICHO " : O TIME CAMPEÃO DA CIDADE EM 1959 )
 
Sem me lembrar por que , quando e como fui ter as tais fotos do Caxias , há alguns dias atrás este escriba resolveu fazer uma BOA AÇÃO : alegre , contente , feliz e SALTITANTE ( ÊÊÊÊÊÊPAAAAA ......Isso não é o que a vossa maliciosa e maldosa cabecinha está pensando ! ) acabei me dirigindo ao ARQUIVO HISTÓRICO ( ABAIXO ) para doá-las , quando o cara que me atendeu disse o seguinte : uma comissão que se reuniria dali a não sei quanto tempo analisaria as  fotos e decidiria se as aceitaria ou não . Detalhe : este escriba já fez inúmeras doações ao Arquivo Histórico e jamais houve essa Pablovittarice , ou seja , FRESCURA !
 
 
 Contando até mil para não mandar esse cara , bem como a tal comissão , TOMAREM...............UM SUCO DE CAJÚ , eu fiquei pensando como algo tão burro , ridículo e absurdo como a BUROCRACIA não só foi surgir aqui por esta bandas , se enraizar na cultura local e se tornar algo tão brasileiro quanto , por exemplo , o samba , a cachaça , a feijoada , o tão infame e criminoso " jeitinho " e as voluptuosas , prefeitas , harmônicas e gostosísticas formas da modelo GEOVANA EWBANK ( ABAIXO ) , aquela loiraçaaçaaçaaça que aparece em comercial de um protetor solar fabricado por uma conhecidíssima e centenária multinacional americana do setor farmacêutico ( Bom , você sabe que empresa é essa .....Falar o nome dela , sem os caras depositarem um mísero combustível no meu tanque ? É RUIM , HEIN , MEU CHAPA ! ) vestindo um traje de banho bilau do japa , ou seja , PEQUENÍSSIMO ( Uauuuuu !!!!!!! ) .......
 
Por acaso , você tem alguma caneta e um pedaço de papel aí perto de você ? Então anote o nome do cara que , de certa maneira , é um misto de pai e padroeiro dos burocratas tupiniquins e que fará você dizer os mais cláudiohânicos , ou seja , CABELUDOS palavrões contra a pessoa dele , para horror e espanto até mesmo de Dercy Gonçalves no Além .......LUÍS DE GÓIS teria tudo para ser o reserva do reserva do goleiro do Fluminense do Itaum , ou seja , UM FIGURA INSIGNIFICANTE na história do Brasil , exceto pelo fato de , POR SORTE , essa figura inútil ser irmão de PERO DE GÓIS , o donatário da capitania de SÃO TOMÉ ( esse território era equivalente a partes a parte norte do atual  Estado do Rio de Janeiro e ao sul do Espírito Santo ) e pela carta , datada de 12 de maio de 1548 , escrita na cidade de Santos e cujo trecho mais famoso é o seguinte : " ( ....) se com tempo e brevidade Vossa Alteza não socorre a tais capitanias e costa do Brasil ( ABAIXO , MAPA DATADO DO SÉCULO 16 )  , ainda que nós percamos nossas vidas e fazendas , Vossa Alteza perderá a terra (....) porque não está mais os de serem os franceses senhores dela " .......
 
Como naquele precaríssimo tempo a velocidade das informações era a mesma de um discurso do Eduardo Suplicy , ou seja , DEMORAAAAAAADA , foi só em 7 de janeiro do ano seguinte , ou praticamente 8 meses após a tal carta ter sido escrita , que o então rei português - DOM JOÃO III - tomou uma atitude : nessa data ele nomeou TOMÉ DE SOUZA ( 1502-1573 - ABAIXO ) , um misto de nobre e militar de carreira , como o PRIMEIRO GOVERNANDOR-GERAL DO BRASIL . Obviamente , ele traria de "brinde " todo um copo administrativo formado por oficiais de Justiça , GILMAR MENDES , ops ! , juízes , tabeliães , escrivães , meirinhos , funcionários públicos , etc....etc...., e foi assim que começou a surgir a burocracia tupiniquim ........
 
           O glorioso e todo-poderoso CHRISTIAN MATHIAS SCHROEDER ( 1778-1860 ) , bem relacionado e informado que era e embora não fosse um jogador de vôlei , logo acabou SACANDO que aqui pelas bandas de Vera Cruz as coisas , mesmo empreendimentos privados como o seu , só andavam pra frente com a mão do papai governo mas , provavelmente , nem no pior de seus pesadelos - algo como um show de strip tease da Dilma Rousseff ( Que horrrrrrrooooorrrrr !!!!!!! ) - poderia imaginar que houvesse tanta BUROCACIA aqui por estas bandas e que ela fosse tão arraigada na sociedade brasileira ......( ABAIXO , UMA VISÃO DO PORTO DE HAMBURGO NO SÉCULO 19 )
 
Pois bem , em nossa viagem histórica de 20 de dezembro , ou mais exatamente no texto " AJUDA EU ! " , comentei que a empresa que viria a colonizar e lotear Joinville - SOCIEDADE HAMBURGUESA , cujo principal acionista era o próprio Schroeder - enviou ao governo brasileiro uma petição , datada de 11 de agosto de 1849 , com 10 pedidos ao papai governo e naquela ocasião , eu citei os 5 primeiros pedidos . Agora irei aos outros cinco ......6 - PAGAMENTO DAS PASSAGENS DAS CRIANÇAS IMIGRANTES , QUE TIVESSEM ENTRE 5 E 12 ANOS DE IDADE : ( EIS UMA DAS TRADIÇÕES TRAZIDAS PELOS IMIGRANTES : A FOTO É DE 1892 E RETRATA UM CERIMONIAL OCORRIDO NO ENTÃO SALÃO WALTHER - NESSE LOCAL HOJE ESTÁ A SEDE DA LIGA DE SOCIEDADES - POR MEMBROS DA ASSOCIAÇÃO DE TIRO DE JOINVILLE )
 
até aí tudo bem , exceto por um nelsonnédico , ou seja , PEQUENO detalhe , as tais passagens seriam pagas pelo TESOURO BRASILEIRO ( a ideia era que o então procurador da empresa - ARTHUR GIGUER, o cônsul da república de Hamburgo na cidade do Rio de Janeiro - apresentasse uma CERTIDÃO DE EMBARQUE , que  por sua vez , seria passada a ele por algum agente consular ou diplomático brasileiro residente no porto de embarque , ou seja , em Hamburgo )  , ou seja , com o dinheiro dos BUTÁRIOS - mistura de burros com otários - dos contribuintes tupiniquins ......( ABAIXO , EIS DOIS TÍPICOS EXEMPLOS DE ENXAIMEL : ESSA FOTO ESTÁ NO "ÁLBUM DO CENTNÁRIO DE JOINVILLE " , LIVRO PUBLICADO EM 1951 )
 
A justificativa para essa mamata ? Em 1847 levas de imigrantes vindos nos navios " Francisca " e " Merk " e que se dirigiram a uma colônia no interior paulista mantida pelo senador Nicolau de Campos Vergueiro foram beneficiadas com isso ......Como diria o poeta-filósofo do sertão paraibano - Zé Ramalho - , POVO MARCADO , POVO FELIZ : os rebanhos não poderiam ficar desamparados e O SÉTIMO PEDIDO , portanto , era de que houvesse entre os imigrantes as respectivas presenças de um PADRE e de um PASTOR LUTERANO , embora a quantidade de católicos fosse do tamanho da torcida do Caxias , ou seja , PEQUENA ......8 - LIBERDADE PARA OS IMIGRANTES ESCOLHESSEM OS SEUS PRÓPRIOS JUÍZES E SEUS PRÓPRIOS PICARETAS , OPS ! , ADMINISTRATORES ......Nesse caso a reinvindicação era mais do que justa , lógica e óbvia : os imigrantes ainda não eram naturalizados , não conheciam as leis brasileiras e tinham língua e cultura completamente diferentes ........( AQUI MULHER NÃO ENTRA : EIS UMA REUNIÃO MASCULINA EM JOINVILLE EM FOTO DO SÉCULO 19 )
 
" LÊ LÊ LÊ LÊ LÊ LÊ / VIDA DE NEGRO É DIFÍCIL / É DIFÍCIL COMO QUÊ ....." , essa musiquinha não tocaria aqui por estas bandas : o NONO PEDIDO era para que justamente fosse proibida a utilização de trabalho escravo por parte dos imigrantes e também para fosse restringida a venda de  bebidas alcoólicas ( Ironicamente , um dos principais motivos - se não o principal motivo - de atos violentos e arruaças nos primórdios de Joinville foi justamente o alto consumo de álcool ......) e o último pedido poderia ser resumido como "ESCREVEU NÃO LEU , O KID BENGALA , OPS ! , O PAU COMEU " : PROMESSA DE MANDAR SSUTENTAR E TORNAR EFETIVO COM TODO O RIGOR DA LEI , OS CONTRATOS ENTRE A SOCIEDADE E OS COLONOS , ou seja , o governo brasileiro GARANTIRIA o cumprimento dos contratos dos imigrantes com a empresa de Hamburgo bem como os pagamentos de suas dívidas com essa empresa .......( ABAIXO , EIS OUTRA TRADIÇÃO : A SEDE DA SOCIEDADE DOS GINASTAS DE JOINVILLE , EM FOTO TIRADA EM 1933 )
 
Agora imagine que aquela morenaçaaçaaçaçaça ou aquele verdadeiro deus apolínio , milagrosamente , aceita sair com você : vocês estão em um restaurante chiquérrimo e justamente no exato momento em que você está começando a conquistar no papo a mina , ou o bonitão , para cúmulo do azar , de repente aparece a REGINA CASÉ , que senta justamente na mesa onde vocês estão e começa a contar toda a sua vida e trajetória artística ......Mal e futebol do JEC , ou seja , PORCAMENTE falando ( Uma pergunta que já fiz diversas vezes : EM 2017 O JEC ENTROU EM CAMPO  ? )  foi algo mais ou menos parecido e PÉ NO SACO  que acabou acontecendo no desenrolar da história que estou contando : ( FSLANDO EM ARTE , EIS O GRUPO DE TEATRO HARMONIE - ENTIDADE QUE ACABOU DANDO ORIGEM A ATUAL HARMONIA-LIRA - EM FOTO DE DATA INCERTA )
 
a homologação daquele famoso contrato de 5 de maio de 1849 entre Schroeder e o príncipe , pelo governo brasileiro , bem como a concessão dos privilégios pedidos pela Sociedade Hamburguesa - apenas parte deles , diga-se de passagem - só vieram a ocorrer em 15 de maio de 1850 - 1 ano e 10 dias após assinatura do contrato entre Schroeder e o representante oficial do príncipe , Leonce Aubé , e 9 meses e 4 dias após a petição da empresa de Hamburgo ter sido escrita - , por meio do decreto de número 537 . ( ABAIXO , EIS A PRIMEIRA SEDE DO CROPO DE BOMBEIROS DE JOINVILLE , QUE FUNCIONAVA NA RUA SÃO JOAQUIM , EM FOTO DE 1901 )
 
Só que isso era um biquíni da Geovana Ewbank , ou seja , um problema MINÚSCULO perto do que estava por vir : em razão de uma série de PROCEDIMENTOS BUROCRÁTICOS , tanto por parte do governo brasileiro ( ABAIXO , EIS O ENTÃO IMPERADOR BRASILEIRO : DOM PEDRO II ) quanto em Hamburgo , o desembarque e o despacho da primeira leva de imigrantes rumo a futura colônia e que a princípio estava previsto para ocorrer até 5 de agosto de 1850 teve de ser adiado para dezembro daquele ano , e o contrato acabou tendo o prazo de validade prorrogado por mais um ano .
 
Havia uma outra letra de música do Djavan , ou seja , COMPLICADOR nessa história : a série de levantes armados revolucionários e a instabilidade política que vinham ocorrendo desde 1848 em várias regiões do que a partir de 1871 veio a ser a Alemanha também acabou atrapalhando .......Pois é , meus amigos : esta foi a última viagem histórica de 2017 ! ( PARA ENCERRAR , EIS A RESIDÊNCIA DE ELISE HASSE : ELA VENDEU O TERRENO ONDE SERIA ERGUIDO O PRÉDIO ONDE ENTRE 1898 E 1936 FUNCIONOU A SEDE DA PREFEITURA DE JOINVILLE E ONDE HOJE ESTÁ A PRAÇA NEREU RAMOS ) . Enquanto 2018 não vem trazendo esperança e dizendo "OIIIIIIII ! " , eu peço que você dê uma olhada no vídeo e tente imaginar os heroicos , corajosos e sofridos imigrantes saindo naquelas precárias embarcações partindo DESSE LUGAR : tratam-se de imagens aéreas do famoso e histórico PORTO DE HAMBURGO . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=aUD_qtpxsD0
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário