quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Ajuda Eu !

Huuummm......eu posso ver que pela sua cara aí do outro lado você acabou de COMER algo gostosístico ......no bom sentido , é claro ! ( Eita cabecinha suja ! Pensou o quê , ô cara pálida ? Saiba que este blog é um BLOG DE FAMÍLIA E DE RESPEITO ! ) . Pois bem , este puro e inocente escriba , na sua nobilíssima tarefa de ajudar o próximo , irá lhe dar uma força : contarei , rapidamente , dois casos imaginários , para lhe ajudar a digerir o rango que você , embora não sendo o Alexandre Frota ( ABAIXO )  , acabou de TRAÇAR .......
 
Mesmo que você não seja muito de assistir televisão , já deve  assistido a um comercial em que a modelo GEOVANA EWBANK ( ABAIXO ) , a digníssima esposa do ator e galã global Bruno Gagliasso e com aquelas generosíssimas e gostosísticas formas que o chefudo lá do céu lhe deu ( Como diria um famoso filósofo , pensador e escritor baiano disfarçado de músico : "ASSIM VOCÊ MATA O PAPAI ! " ) , anuncia uma marca de protetor solar fabricado por uma famosa multinacional americana ( Eu não lembro o nome da marca e , mesmo se lembrasse não diria qual é : os caras da tal multinacional não estão depositando combustível - $ - no meu tanque......) .
 
 Agora imagine que ao invés da MA-RA-VI-LHO-SA - bota maravilhosa nisso ! -  Geovana Ewbank o tal comercial foi encenado por..........( Pode cantar um funk ou uma música do Luan Santana aí do outro lado ! ) ............( Continue cantando ! ) ..........ANA MARIA BRAGA ( ABAIXO )  , TRAJANDO UM MINÚSCULO BIQUÍNI ! ( 'Ô , 'seu' escriba : tu tá de sacanation with me ! Quer que eu durma tendo um pesadelo com essa P....... ? " ) ........
 
Talvez você  aí do outro lado não só tenha entrado como também tenha comprado no sebo UNIVERSO CULTURAL , localizado no Centro de Joinville e que é uma das incontáveis propriedades do casal de mega empresários do setor sebístico DENÍLSON AGOSTINETI ( ABAIXO ) - primo terceiro do mega pop star americano Paul Simon e mais conhecido pelo povão como "AMIGUINHO " ( Durante a última visita que fiz àquele estabelecimento , o dito cujo chegou a implorar - inclusive se ajoelhando ! - para que eu não revelasse mais o seu parentesco o mega artista estrangeiro : o assédio à ele , principalmente feminino , tem sido infernal ! ) - e ADRIANA , carinhosamente chamada de CAMAROA embora o seu manjar preferido não seja CAMARÃO mas sim marreco recheado e ovo acompanhado de repolho roxo e batatinha frita .
 
 Pois bem , imagine que o casal , inexplicável , absurda e repentinamente dê uma de ESCRIBA DO ALAMEDA CULTURAL , ou seja , largue o seu lucrativo e multi milionário negócio sebístico ( ABAIXO ) e , ao invés disso , passe a ir vendendo de porta produtos , como pomada contra hemorroida , Viagra , remédios contra diarreia ou , PIOOOOOORRRRR AINDA , eles passem a ser modelos profissionais de NÚ ARTÍSTICO ( AAAAAAIIIIIII........Que horrrrrrroooooorrrrrr !!!!!! ) .......Mas , afinal de contas , embora isto não seja a corrida de São Silvestre ,  ANDE QUERO CHEGAR com estes dois exemplos fictício-bizarros ?
 
 Bom , certamente você deve estar mais cansado que o corredor que chegou na posição de número de 4.666 na edição de 1987  da corrida de São Silvestre de saber que a Sociedade Colonizadora de 1849 em Hamburgo , ou tão somente , SOCIEDADE HAMBURGUESA , - a empresa responsável pelo transporte , colonização e loteamento do que hoje é Joinville e ainda de partes de municípios vizinhos ou próximos  , como Araquari , Campo Alegre e São Bento do Sul  - era uma empresa de capital 100 % privado e particular e que visava tão somente o LUCRO e , também , como já comentei incontáveis vezes , a intenção era criar uma COLÔNIA , no pior sentido da palavra , fornecedora produtos agrícolas e matérias-primas - principalmente minerais , como ferro , ouro e prata - que fossem , obviamente ,  lucrativos e , pela lógica , a interferência e a participação do governo imperial nos projetos e ações dessa empresa deveriam ser mínimos . ( ABAIXO , EIS UM SÍMBOLO DE JOINVILLLE LAMENTAVELMENTE DESAPARECIDO : A CERVEJARIA TIEDE , MAIS TARDE ADQUIRIDA PELA COMPANHIA ANTÁRCTICA PAULISTA E QUE HOJE ABRIGA AQUILO QUE DEVERIA UM COMPLEXO CULTURAL )
 
 INTERFERÊNCIA E PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO ? Isso em qualquer país minimamente organizado , sério e capitalista seria algo tão bizarro quantos os fictícios e absurdos exemplos que dei ainda há pouco ( O "amiguinho " e a "camaroa " pelados ? Jésuuuuuiiiiis .....ainda bem que é só ficção ! ) , só que em um certo país de fala portuguesa na América do Sul a palavra LÓGICA é algo tão remoto e fantasioso quanto o nosso glorioso e amado prefeito ZÉ LAMBANÇA , ops ! , Udo Doehler ( ABAIXO )
 
comendo apetitosa e porreta caranguejada na humilde residência de um pacato ser vivente , bípede , racional da civilização morador do Espinheiros em plena manhã de segunda-feira e sem ser em época de eleição .......Esperto , inteligentíssimo , influente e muuuuuiiiiito bem relacionado e informado , o todo-poderoso e glorioso empresário e senador hamburguês CHRISTIAN MATHIAS SCHROEDER ( 1778-1860 - ABAIXO  ) logo percebeu aonde estava O PONTO G DA ISADORA RIBEIRO , ou seja , COMO FUNCIONAVA A BAGAÇA : seus intentos e projetos só dariam certo com o aval , participação e intervenção do sempre generoso imperador Dom Pedro II ( 1825-1891 ) .
 
          Resultado : ele e seus dois sócios - ADOLF SCHRAMM e GEORG WILHELM SCHROEDER , que não era seu parente - acabaram redigindo uma petição destinando ao governo brasileiro , datada de 11 de agosto de 1849 e que trazia 10 pedidos e , como se trata de um documento muuuuuiiiiito looooongo , tentarei não ser Nicácio Tiago Machado , ou seja , CHAAAAAATO PRA CARAMBA e tentarei resumi-lo .....( ABAIXO , OUTRO PONTO HISTÓRICO DE JOINVILLE LAMENTAVELMENTE DESPARECIDO : O JARDIM LAURO MUELLER , QUE EXISTIU ENTRE 1898 E A DÉCADA DE 50 EM LOCAL ONDE HOJE ESTÁ A BIBLIOTECA PÚBLICA ROLF COLIN )
 
1 - O ESTABELECIMENTO DE UMA ALFÂNDEGA E DE UMA MESA DE RENDAS EM SÃO FRANCISCO DO SUL : isso seria de fundamental importância para que grandes embarcações atracassem na vizinha e na época já pacata , antiga  e modorrenta cidade ( ABAIXO , UM DE SEUS MUITOS CASARÕES ANTIGOS EM FOTO DE DATA INCERTA )  , ou , mal e jequianamente , ou seja , PORCAMENTE comparando , seria equivalente ao líder de uma mega seita internacional - chamarei o pastor de TIM TONES e a seita de IGREJA PENTAGONAL HEXAGONAL DA BUFUNFA DE DEUS  - criar em uma localidade vizinha a Joinville - vamos supor que esse lugar seja a localidade de RAINHA , em Araquari - , completamente autônoma e independente e apenas com fiéis de sua seita espalhados pelas mais diversas regiões do mundo  e exigisse que o aeroporto de Joinville seja internacionalizado para poder receber todo esse povo ;
 
2- A ISENÇÃO DO PAGAMENTO DO DIREITO DE ANCORAGEM PARA TODOS OS NAVIOS PORTADORES DE IMIGRANTES ( Como já deu para  perceber , já naquele tempo o governo não perdia a oportunidade de ASSALTAR , ops ! , de cobrar taxas , tributos e impostos )  ; 3 - ISENSÃO DOS DIREITOS DE CONSUMO E EXPEDIENTE , item que incluía ferramentas e materiais agrícolas , sementes , utensílios e mobília domésticos e gêneros alimentícios a serem comprados e consumidos pelos imigrantes ( ABAIXO , EIS UM SÍMBOLO DE JOINVILLE : O CORPO DE BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS , EM TREINAMENTO E EM FOTO DA DÉCADA DE 20 , TIRADA NA ENTÃO MALHARIA ARP , HOJE , SHOPPING CIDADE DAS FLORES )  : as justificadas usadas para isso eram as de que o governo perderia muito pouco faz-me-rir - $ - com isso , a de que por força daquele famoso contrato de 5 de maio de 1849 e que cedeu 8 das tais e famosas 25 léguas quadradas de terras à Sociedade Hamburguesa essa mesma empresa teria de OBRIGATORIAMENTE alimentar os imigrantes durante um ano e também pelo fato de os parágrafos 4 e 6 do oitavo artigo do contrato assinado em 1844 entre  CHARLES VAN LEDE e o governo imperial brasileiro já previam esse tipo de isenção ( da série NÃO BOIE SEM ESTAR NADANDO : o tal caboclo que acabei de citar era belga e a sua empresa acabou sendo responsável pela colonização e loteamento do que hoje é o município de ILHOTA , próximo a Itajaí )  ;
 
 4 - TODAS AS FACILIDADES POSSÍVEIS , RELATIVAMENTE À NATURALIZAÇÃO DOS IMIGRANTES : infelizmente o glorioso e generoso Dom Pedro II teve que vir a ser TIRADO DO TRONO - obviamente , não da privada - , em 1889 , para que se facilitasse , ou se tornasse menos complicado , a um estrangeiro se naturalizar , o que em 1849 era algo complicadíssimo ( FALANDO EM IMIGRANTES , EIS A RESIDÊNCIA DA FAMÍLAI MARQUADT , PRORIETÁRIA DA HOJE EXTINTA MALHARIA MARTRIC E QUE MORAVA NA ESQUINA ENTRE AS ATUAIS RUAS SÃO PAULO E MINISTRO CALÓGERAS ) ; 5 - ISENÇÃO PARA OS IMIGRANTES DE TODA E QUALQUER CONTRIBUIÇÃO DIRETA ( Traduzindo : pagamento de impostos ) DURANTE OS DEZ PRIMEIROS ANOS E TAMBÉM DO SERVIÇO MILITAR POR TODA VIDA , EXCETO O GUARDA NACIONAL DENTRO DO DISTRITO DA COLÔNIA ( A GUARDA NACIONAL foi uma corporação militar que existiu entre 1831 e 1918 e cujos comandantes eram as figuras mais ricas e influentes de cada localidade : foi daí que surgiu o termo "coronel" para se referir ao manda-chuva do pedaço ) :
 
 nesse caso mais uma vez se usou como justificativa o já citado contrato de 1844 entre Charles Van Lede e o governo imperial brasileiro , ou mais especificamente , os artigos 6 e 8 do tal contrato . Agora surge a pergunta que , embora não sendo o JORGE KAJURU falando  ( Para quem nunca ouviu falar nesse caboclo - se esse é o seu caso , sorte sua ! - , trata-se de um jornalista esportivo chatééééééérrimo : perto dele , NICÁCIO TIAGO MACHADO - o ser vivente , bípede , racional mais chato de Joinville - é um verdadeiro anjo......) , NÃO QUER CALAR : SE UM DOS PEDIDOS DA SOCIEDADE HAMBURGUESA ERA A DE QUE A NATURALIZAÇÃO DOS IMIGRANTES FOSSE FACILITADA , ENTÃO POR QUE ELES DEVERIAM SER TRATADOS COMO SERES ESPECIAIS , SUJEITOS A ISENSÕES DO EXÉRCITO , DO PAGAMENTO DE IMPOSTOS , ENTRE OUTRAS COISAS ? ........( ABAIXO , MAIS OUTRA DAS ANTIGAS TRADIÇÕES DE JOINVILLE : A SOCIEDADE DOS GINÁSTICOS , CRIADA EM 1858 E EM FOTO DE DATA INCERTA )
 
Como diria um jogador do BANGU a um jogador do Flamengo na decisão do Campeonato Carioca de 1966 , depois que o Bangu fez 1 a 0 ( Só para que você saiba , o jogo terminou 3 a 0 - fora o baile - e olha que ele nem terminou ......) , TEM MAIS , só que isso fica para semana que vem ! ........"ÔÔÔÔÔÔÔ......FANTASTISCH !!!!! ( Impressionante !!!!!! ) A VÍDEO SERRR MUITO MANEIRRRA !!!! " , foi isso o que disse o todo-poderoso e glorioso Christian Mathias Schroeder , do Além , ao assistir o vídeo que você terá o prazer de conferir em instantes e que traz fantásticas imagens aéreas de Hamburgo , cidade de onde partiram os heroicos , corajosos e sofridos imigrantes que fundaram Joinville ( PARA ENCERRAR , UMA RELÍQUIA : UMA FOTO DE 1906 RETRATANDO UMA CAIEIRA QUE FUNCIONAVA NA LOCALIDADE DE RIO VELHO , NO ATUAL BAIRRO DO PARANGUÁMIRIM )  . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=aUD_qtpxsD0
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário