quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Money ! Money ! Money !

Bem que isso poderia fazer parte de algum filme de pornô-terror criado e dirigido por mestre ZÉ DO CAIXÃO , popularmente conhecido como José Mojica Marins , e protagonizado pelo casal 20 do pornô-terror tupiniquim - JOSÉ E MÔNICA SERRA - mas , FELIZMENTE , é apenas uma ficção : imagine que - para um misto de azar , terror , tragédia e aberração , tanto da humanidade quanto do mundo animal - CHATÃO BUENO , ops ! , Galvão Bueno tenha UM PAPAGAIO de estimação e que esse bichinho consiga a suprema proeza de ser mais chato do que seu dono , chegando a contar , embora não tivesse uma taça de champanhe , TIN TIN POR TIN TIN a vida de seu dono  ( Que horrrrrrrrroooooorrrrrr !!!!!! ) . Pois bem , agora é a vez deste escriba dar uma de PAPAGAIO DO GALVÃO BUENO ( ABAIXO ) e contar a sua vida .............Calma , foi só uma brincadeira ! ( Enganei o bobo na casca do ovo ! ) : para não torrar a vossa paciência farei a mesma coisa que mestre RENATO GAÚCHO fazia em seus tempos de jogador de futebol e antes de quase todos os jogos  , ou seja , UMA "RAPIDINHA" .....
 
A parada foi a seguinte : " OBA ! OBA! OBA ! ESTAMOS PODENDO ! ESTAMOS PODENDO ! " , foi mais ou menos isso o que este hoje aloprado escriba e seus heroicos , ajuizados e normais pais pensaram no jurássico ano de 1993 ao adquirir um terreno em uma ruazinha lateral daquela velha estrada de chão batido e que dá acesso aquela que provavelmente é uma das grandes joias da engenharia militar tupiniquim , o FORTE MARECHAL LUZ ( ABAIXO ) , na vizinha e histórica e também eternamente bela e bucólica São Francisco do Sul . Só que o que era algo mais ou menos semelhante a um jogador do Caxias marcar um gol no América em uma decisão de campeonato em pleno estádio do adversário acabou se transformando em pesadelo ou algo semelhante a Regina Casé desfilando de biquíni asa delta em plena Rua do Príncipe -  falta de combustível ( $ ) para construir a tão sonhada casa de praia , a obrigação de se manter o terreno limpo e ainda um possível risco de invasão e ocupação do terreno - e em 2004 não restou outra alternativa se não a de vender o terreno .
 
 Se um pequeno terreno já foi capaz de fazer este hoje escriba e seus pais ficarem que nem o glorioso e amado Udo Doehler ou alguém que acaba tendo o supremo trauma-azar de ver o Temer tomando banho ( " Tu tá de brincation with me , 'seu ' escriba ! Quer que eu tenho um pesadelo , é ? " ) , ou seja , DE CABELO EM PÉ , então imagine o que não deve ter passado na principesca cabeça de um ser vivente , bípede , racional que , embora não fosse cruzeirense , gremista ou avaiano , tinha SANGUE AZUL e era dono de um verdadeiro mundão de terras medindo 25 léguas quadradas .......( FALANDO NISSO , EIS UMA VISTA DE JOINVILLE EM FOTO DA DÉCADA DE 50 )
 
Se as coisas já andavam afrodescendentes para o glorioso e agora ex-príncipe de Joinville e ele já passava um miserê que , embora não fosse um soco do porradístico Mike Tyson , ERA DE DOER , milhões de seres viventes , bípedes , racionais espalhados por aquela Europona de meu Deus também tinham motivos - por sinal , muito graves que os do príncipe - para chorar em alemão , com versões em espanhol , português , inglês , francês , italiano e russo e fazer a mesma coisa que o próprio príncipe fizera , ou seja , BOTAR A VIOLA NO SACO E IR CANTAR EM OUTRA FREQUESIA : ( ABAIXO , EMBARQUE DE IMIGRANTES EM HAMBURGO )
 
 crescimento excessivo da população e , consequentemente , falta de alimentos para todos ; perseguições políticas e religiosas , falta de emprego e de moradia ; impostos jogadordebasquéticos , ou seja , ALTÍSSIMOS ; trabalho semi-escravo em diversas regiões da Europa ( em certas regiões das hoje desenvolvidíssimas Suécia e Finlândia algumas pessoas chegavam a se vender em feiras para poder ter um trabalho , uma moradia e algo para comer ......) e a concentração das pouquíssimas terras que existiam nas mãos de alguns raros e privilegiados latifundiários ......( MESMO NÃO SENDO UMA FOTO DE JOINVILLE , AQUI VAI O REGISTRO : EIS UMA FAMÍLIA DE ALEMÃES EM JARAGUÁ DO SUL , EM FOTO TIRADA POR MESTRE FRITZ HOFMANN E EM DATA INFELIZMENTE INCERTA ; A HOJE VIZINHA CIDADE CHEGOU A SER DISTRITO DE JOINVILLE ENTRE 1895 E 1934 )
 
Como o AVIÃO não existia nem nas mais fantásticas obras de ficção literário-científica o único jeito de deixar a Europa e dizer a mesma coisa que os poucos e envelhecidos torcedores do Caxias de Joinville disseram e pensaram quando a diretoria ( ??????? ) anterior deixou o clube , ou seja , um "ATÉ NUNCA MAIS ! " , era através de navio , principalmente os velhos , desconfortáveis , lentos , inseguros e perigosos VELEIROS e é justamente aí que entra o PONTO G DA ISADORA RIBEIRO , ou seja , a questão central da coisa : isso rendia muuuuuuuuuiiiiiiiiito "cascalho " ( $ ) !!!!!! ( ABAIXO , CAIS DO PORTO DE HAMBURGO EM FOTO TIRADA PROVAVELMENTE NO FIM DO SÉCULO 19 )
 
Quem quisesse botar a sua respectiva viola no saco e ir cantar em uma freguesia em algum lugar perdido neste mundão de meu Deus , Alá , Geová , Jah , Chiva , Oxum , etc....etc....( o principal destino era a América , especialmente os Estados Unidos : estima-se que dos cerca de 20 milhões de seres viventes , bípedes , racionais que viviam ali em 1846 , 6 milhões eram "alemães " - a Alemanha é de 1871 ! -  , fora , é claro , os imigrantes de outras nacionalidades ) tinha como principais opções os portos de Londres , Liverpool , Antuérpia ( Bélgica ) , Roterdan ( Holanda ) , Le Havre ( França ) , Hamburgo e Bremen e um número  bem maior de agências marítimas : HAPAG , Norddeutscher Lloyd , Paketlinie , Hansing , H.H.Eggers , Irmãos Kalkmann , entre muitas outras e que ganhavam muito dinheiro com o transporte de imigrantes do que com o transporte de cargas . ( ABAIXO , CARTAZES DE AGÊNCIAS MARÍTIMAS HAMBURGUESAS )
 
         E é justamente aí que entra um cara que , embora não fazendo parte do álbum do Campeonato Catarinense de 1962 , é FIGURINHA CARIMBADA E PRESENTE em qualquer livro que se preze a respeito da história de Joinville : CHRISTIAN MATHIAS SCHROEDER ( 1778-1860 ) , que , por sinal , hoje batiza tanto aquele poluidíssimo riacho que corta a área central de Joinville - MATHIAS - quando uma minúscula , pouquíssimo conhecida e modorrenta cidade vizinha a Joinville (  SCHROEDER ) . Obviamente o cara ( ABAIXO ) não era nenhum ZÉ JEC , muito pelo contrário :
 
 além de ser proprietário de uma agência marítima , ele era neto de um antigo prefeito de Hamburgo , senador em Hamburgo ( Hamburgo era uma CIDADE-ESTADO , ou seja , uma república independente , um país e atualmente a cidade continua a ser independente : é um dos 18 Estados que formam a federalista e descentralizada república da Alemanha - ABAIXO , UMA AVENIDA DE HAMBURGO EM FINS DO SÉCULO 19 ) ,
 
 tinha uma vasta rede de informantes e representantes espalhados por vários países ( um deles era um certo HERMANN LIEBICH , que mantinha um escritório no Rio de Janeiro ou mais exatamente na Rua da Alfândega-48 - e que , por sinal , foi quem convenceu e aliciou aquela leva de imigrantes noruegueses que vieram a fundar Joinville - FALANDO NISSO , EIS UM FLAGRANTE DO DESFILE COMEMORATIVO DO PRIMEIRO CENTENÁRIO DE JOINVILLE , EM MARÇO DE 1951  ) e também era um dos acionistas - se não o principal acionista - da SOCIEDADE DE PROTEÇÃO AOS IMIGRANTES ALEMÃES NO SUL DO BRASIL , empresa criada em 1842 .
 
Acreditar no que o loooooooooongo nome dessa empresa dizia seria mais ou menos o mesmo que um azarado ,  masoquista e corajoso adversário do porradístico lutador de UFC Anderson Silva acreditar que sairá da luta com a cara limpa e intacta : a intenção , obviamente , era faturar com o transporte de imigrantes ; ( ABAIXO , OUTRO REGISTRO DO PORTO DE HAMBURGO NO SÉCULO 19 )
 
estabelecer COLÔNIAS - no mau sentido da palavra - que fornecessem produtos agrícolas , como café , fumo , algodão , chá , noz-moscarda e canela , matérias-primas e , principalmente minerais e ainda ganhar um TUTU ( $ ) violento coma venda de produtos industrializados para o Brasil , visto que esse tipo de produto tinha um valor muito maior que os de artigos agrícolas e minerais e que aqui por estas bandas tupiniquins praticamente inexistiam indústrias . ( ABAIXO , EIS A RUA DO PRÍNCIPE EM FOTO PROVAVELMENTE DE 1911 )
 
Tudo muito bom , tudo muito legal só que em março de 1848 acabou surgindo um "meúdo " problema : " VAMO , VAMO QUEBRAR TUDO ! " , esse era o lema de várias rebeliões e revoluções ( ABAIXO , REPRESENTAÇÃO DA REVOLUÇÃO FRANCESA DE 1848 ) que coincidentemente aconteceram ao mesmo tempo em várias regiões europeias e pelos mais diversos motivos e é provável que esse tenha sido o principal motivo da extinção da tal empresa .
 
Aproveitando a oportunidade , aqui vai outra "RAPIDINHA " : um dos acionista dessa empresa - ele inclusive chegou a ser enviado ao Brasil em 1846 , tendo com um de seus objetivos o de preparar terreno para o surgimento de possíveis colônias "alemãs ' aqui por estas bandas - era o então jovem , culto e idealista HERMANN BRUNO OTTO  BLUMENAU ( 1819-1899 - ABAIXO ) , ninguém mais ninguém menos do que o fundador da famosíssima cidade de mesmo nome ......
 
" BOM , JÁ QUE NINGUÉM QUER AJUDAR ENTÃO VAI EU MESMO ! " , é o que deve ter pensado o glorioso Christian Mathias Schroeder naquele princípio de 1849 em sua tentativa de criar uma empresa marítima , de imigração e colonização e que fosse a sucessora da empresa que citei há pouco . Como estranha e curiosamente ninguém topou criar a tal empresa , o próprio Christian - por conta própria e risco - acabou criando , em 22 de maio de 1849 a SOCIEDADE HAMBURGUESA DE COLONIZAÇÃO DE 1849 , ou tão somente , SOCIEDADE HAMBURGUESA ......( ABAIXO , EIS A ANTIGA CATEDRAL DE JOINVILLE A RUA DOS GINÁSTICOS EM FOTO DE DATA INCERTA )
 
 
Por acaso , nas últimas semanas , este escriba não comentou muito a respeito de um caboclo chamado LEONCE AUBÉ ? ......Ah , você não se lembra quem é o cara ? Nem precisa : essa é a nossa prosa de semana que vem ! Enquanto você vai espremendo os seus neurônios aí do outro lado para tentar se lembrar quem é o cara , eu lhe faço um CONVITE : que tal embarcar em mais uma viagem aérea por Joinville ( PARA ENCERRAR , MAIS UM REGISTRO DA JOINVILLE DAS ANTIGAS : A PRAÇA NEREU RAMOS EM FOTO DA DÉCADA DE 40 ) , desta vez de HELICÓPTERO ? ( E aí FÁTIMA CARPENTER , ops ! , Fátima Hofmann : topas ? ) . Caso a resposta seja SIM , ENTAO CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=hO11U6uhnII
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário