quinta-feira, 16 de novembro de 2017

A França É Ali

" O ESCRIBA AMANHECEU GENEROSO / GENEROSO ..../ FOI O CARINHOSO DO GILMAR / QUE O DEIXOU ASSIM " ......Pois é , o generoso , carinhoso , querido , amado , idolatrado , LINDO E GOSTOSÃO ( " ÊÊÊÊÊÊ !!!!! Lá vem o 'seu ' escriba se entregando de novo  ! " )  ministro do Supremo Tribunal Federal - na verdade , um verdadeiro PAIZÃO.....para os corruptos - , GILMAR MENDES ( ABAIXO ) , acabou inspirando mais um SUPER DESAFIO que irei lançar a você , fiel , corajoso e masoquista leitor do ALAMEDA CULTURAL :
 
quem acertar "na lata " a pergunta que eu fizer ganhará - obviamente com tudo pago por este escriba e sabe-se lá como - de presente 300 saquinhos de SUCOS FRESCATO ( Não ria : essa empresa existe e patrocina o Fluminense ) , 500 garrafas de refrigerante laranjinha  Max Wilhelm , um mês  de aulas de ballet com a professora PATRÍCIA GEÓRGIA HEYSE - a TIA PATY - e uma estadia - por toda a alta temporada - em uma chiquérrima casinha meia-água no badaladíssimo e glamouroso balneário  ITAPOCU BEACH ( ABAIXO )  . E aí : topas ? ......
 
Bom , já que você aceitou , então - como diria o Tonhão antes de mais uma de suas aulas de anatomia masculina com a sua voluptuosa e gostosística aluna Creuzilete , a digníssima esposa do padeiro Antônio Flamenguildo Soares - , TOME ISSO : O QUE FOI POSTADO NESTE MUY FURRECA BLOG EM 13 DE JULHO DE 2016 ? .............................Xiiiiiii : até o BATATINHA - um dos atacantes do glorioso Fluminense do Itaum e que , segundo , o ambientalista , geólogo e caçador de obscurantistas MILTON WENDEL é melhor do que o Cristiano Ronaldo - ficou espantado com o seu chute errado ! ........
 
Palhaçadas e coisas sem noção à parte - a não ser que você , que estão lendo estas avacalhadas linhas , seja de outro planeta ou tenha uma memória tão avantajada que faria até o saudoso humorista carioca PAULO SILVINO ( 1939-2017 ) dizer , espantado , "AI , COMO É GRAAAAAANDE !!!!!! " -  , há exatamente 1 ano , 4 meses e 3 dias postei um texto intitulado " VIVE LE FRANCE ! " , que , como o próprio título já indicava , abordava a participação de francesas - decisiva , diga-se de passagem - na história de Joinville ( FALANDO NISSO , ABAIXO EIS UM DELES : LOUIS DUVOISIN , COZINHEIRO DE LEONCE AUBÉ - O TODO-PODEROSO REPRESENTANTE OFICIAL DO PRÍNCIPE DE JOINVILLE - E UMA DAS 10 PESSOAS QUE A PARTIR DE 22 DE MAIO DE 1850 CRIRAM O NÚCLEO QUE VEIO A SE TRANSFORMAR NA COLÔNIA DONA FRANCISCA ) e ao final desse mesmo texto também postei um vídeo , lamentavelmente com alguns pouquíssimos segundos de duração , em que uma turista francesa com parentes em Joinville ( Viu , reclamildos : ao contrário do que vocês dizem , JOINVILLE NÃO É UM BURACO ! ) e que se encontrava no ainda antigo mirante de Joinville diz as impressões que teve da cidade .
 
Eu fico imaginando qual teria sido a reação da gloriosa compatriota de Brigitte Bardot , Asterix , Alain Dellon , Alan Prost , Gerard Depardieu , Zinedine Zidane ( Vate retro ! Vate retro ! Vate retro ! ) e companhia limitada caso soube que não seus patrícios participaram ativamente de todo o longo processo de planejamento , criação , colonização e crescimento da cidade como também acabaram criando  um das mais nobres , belos e caros bairros ( ABAIXO ) de Joinville e onde , por sinal , está localizado o mirante : falando , obviamente em sua língua , certamente ela diria algo como " CARAAAAAACA , VÉIO !!!!! É MERMO , É ? " ........
 
Como eu já adiantei na semana passada , ou mais exatamente no texto " COLÍRIO DIET " ( postado em 8 de novembro ) , uma vasta região na margem leste do rio Cachoeira - incluindo o local onde hoje está o Arquivo Histórico de Joinville - anteriormente habitada por um expressivo contingente de luso-brasileiros ( ABAIXO , EIS UM DOS PRNCIPAIS PNTOS DE ENCONTRO DOS LUSO-BRASILEIROS DA CIDADE : O PRÉDIO - INAUGURADO EM 1913 - ONDE FUNCIONOU O CLUBE JOINVILLE E ONDE ATUALMENTE FUNCIONA A CASA SOFIA ) acabou sendo adquirida e fazendo parte daquele verdadeiro mundão de terras pertencente ao Príncipe de Joinville e que acabou não sendo vendido à Sociedade Hamburguesa .
 
 Como o glorioso príncipe não era MILITANTE PETISTA , ops ! , BOBO nem nada essa vasta quantidade de terras a leste do rio acabou sendo loteada pelo seu todo-poderoso representante oficial LEONCE AUBÉ ( ABAIXO - 1816-1877 ; Você não tem a mínima ideia de que é esse caboclo ?  Bom , então eu sugiro que você dê uma olhada no texto " VENDE-SE UM DOTE " , postado em 1 de novembro ) , ou QUASE LOTEADA ......
 
           Ao contrário dos imigrantes que adquiriam lotes da Sociedade Hamburguesa e que teriam 3 anos para , embora não fossem os seres viventes , bípedes , racionais que tem a micosa experiência de participar de um dos quadros do programa do cahtérrimoérrimoérrimo FAUSTÃO , " SE VIRAR NOS TRINTA " e pagar pelo lote , ( FALANDO EM IMIGRANTES , EIS A CASA DO PATRIARCA DE UMA DAS MAIS ANTIGAS E TRADICIONAIS FAMÍLIAS DE JOINVILLE : HENRICH JORDAN )
 
 
quem adquiria um lote na margem leste do Cachoeira não recebia contratos impressos e papéis timbrados mas sim um contrato escrito á mão pelo todo-poderoso Leonce Aubé , que tinha 8 parágrafos e determinava as condições de pagamento , o preço e o local do terreno ( o pagamento era feito anualmente e sempre na casa - ABAIXO - de Leonce Aubé ) .
 
O tal contrato determinava , entre outras coisas , que o valor do preço deveria ser de meio real por braça quadrada de terreno , que o imigrante que adquiria o terreno deveria cultiva-lo todo ou pelo menos em parte ( caso isso acontecesse ele perdida os seus direitos ), que deveria ser pago um valor adiantado de 10 mil réis pelas despesas de demarcação e mediação do terreno   e que em caso de venda das benfeitorias feitas no terreno , 2,5 % da "bufunfa " que o imigrante receberia deveria ser paga a Leonce Aubé . 9 ABAIXO , EIS A ANTIGA CATEDRAL DE JOINVILLE , INAUGURADA EM 1867 , DEMOLIDA EM 1963 E EM FOTO DA DÉCADA DE 50 )
 
Só que havia um bilaudojaponêsico , ou seja , PEQUENO detalhe : os terrenos não eram vendidos mas sim ARRENDADOS .....E POR QUE ? É que essa foi uma artimanha jurídica para , embora não fosse o Garrincha , DRIBLAR e não violar aquele famoso contrato que havia sido assinado em 5 de maio de 1849 e que cedia 8 das tais e famosas 25 léguas quadradas de terras ( ABAIXO , OUTRA CASA DE IMIGRANTE , DESTA VEZ DO AÇOGUEIRO AUGUST STOCK , ORIUNDO DO ENTÃO REINO DA SAXÔNIA , MAIS TARDE , ALEMANHA ) à Sociedade Hamburguesa ( Como diria um dos "bichos quentes " da Filosofia , PLATÃO : "Malandro é malandro , otário é otário ! " ) ......
 
Os sócios e diretores da Sociedade Hamburguesa logo acabaram ficando que nem o glorioso e querido ZÉ LAMBANÇA , ops ! , Udo Doehler , ou seja , DE CABELO EM PÉ e fazendo biquinho , e não foi para conversar em francês com Leonce Aubé ! Arrendar um lote nas terras do príncipe era muito mais vantajoso do comprar um lote da Sociedade Hamburguesa : ( ABAIXO , EIS O PRÉDIO ONDE ENTRE 1936 E 1974 FUNCIONOU A SEDE DA PREFEITURA DE JOINVILLE E QUE VEIO A SER DEMOLIDO PARA POSSIBILITAR A ABERTURA DA ATUAL AVENIDA JK )
 
os terrenos eram maiores e mais férteis ; o contrato não tinha um prazo determinado ; os valores pagos pelo arrendamento dos terrenos eram nelsonnédicos , ou seja , BEM MENORES que os dos terrenos da Sociedade Hamburguesa e podiam ser pagos em pequenas , suaves e infinitas parcelas e era possível abandonar o terreno arrendado caso o imigrante quisesse . ( ABAIXO , EIS UM ÍCONE DE JOINVILLE - A ANTIGA SEDE DO CORPO DE BOMBEIROS , POR SINAL DESDE 1913 NO MESMO LOCAL EM QUE ESTÁ ATUALMENTE )
 
 A coisa acabou dando tão certo que das 10 casas que existiam ali em fins de 1853 , três anos mais tarde já eram 25 lotes arrendados , existindo inclusive , uma OLARIA , plantações das mais diversas culturas agrícolas - aipim , cana-de-açúcar , batata , verduras , café , etc...etc...- e até mesmo um ENGENHO DE ARROZ e que aproveitava as águas cristalinas e piscosas de um riacho existentes nas vertentes do Morro do Boa Vista ( mais tarde - isso a partir de 1884 - as águas do tal riacho foram utilizadas no primeiro sistema de abastecimento de água potável em Joinville - o riacho era chamado pelos alemães de REISMUEHLENBACH , ou " riacho do engenho de arroz "  e o tal engenho estava exatamente onde é hoje o ZOOBOTÂNICO - ABAIXO ) .
 
Só que havia ainda mais um formiguinhodachúvico , ou seja , PEQUENO detalhe : por ter sido criado por Leonce Aubé em terras de seu patrão , que embora não fosse cruzeirense ou gremista , tinha SANGUE AZUL e , portanto , por um motivo óbvio , a maioria esmagadora dos imigrantes estabelecidos ali ( ABAIXO )  era de FRANCESES E SUÍÇOS DE CULTURA E LÍNGUA FRANCESES e , por isso , os alemães acabaram chamando aquela pequena comunidade de FRANZOESISCHE COLONIE , ou Colônia Francesa .
 
Obviamente havia ainda outro motivo para o pessoal da Sociedade Hamburguesa fazer biquinho : isso ameaça o projeto de criar em terras do nordeste da então província de Santa Catarina um TERRITÓRIO "ALEMÃO " (  A Alemanha é de 1871 ! )  e que fosse fornecedor de minerais , matérias-primas e produtos agrícolas a preços biquinidagarodaitaipávicos , ou seja , IRRISÓRIOS ( Praticamente todos os imigrantes que vieram para estas bandas , mais especialmente entre 1851 e 1902 , se não eram oriundos de países de fala cultura e fala alemãs eram pelo menos originários de países de fala e cultura  germânicos e mais ou menos semelhantes aos dos alemães  , como Suécia , Noruega e Dinamarca  - ABAIXO , EIS UMA ANTIQUÍSSIMA VISÃO DA RUA DO PRÍNCIPE CAPTADA PELOS OLHOS DE ÁGUIA DE MESTRE FRITZ HOFMANN )
 
 Resumo da ópera : foi assim que acabou surgindo o hoje valorizadíssimo e nobre bairro SAGUAÇÚ ( ABAIXO - como esse nome já indica , ele é de origem indígena : SA vem EÇA , que quer " OLHO " e GUAÇÚ quer dizer "GRANDE " , ou seja , a Lagoa do Saguaçú vista do alto ou mais exatamente de onde hoje está o mirante parece um olho grande )  ........
 
Bom , agora chega de papo : o interessante vídeo do dia traz o MIRANTE , as pessoas que o visitam e , é claro , e as fantásticas vistas de Joinville que se têm  a partir dele ( PARA ENCERRAR , EIS UMA FOTO QUE SIMBOLIZA UM CAPÍTULO DA HISTÓRIA DE JOINVILLE QUE MUITOS PREFEREM ESQUECER : O PRÉDIO ONDE ENTRE 1923 E 1942 FUNCIONOU O HOSPÍCIO OSCAR SCHNEIDER E QUE VEIO A SER DEMOLIDO EM 1969 ) . Ah , o PRÍNCIPE mandou dizer , do Além , que esse vídeo "ESTÁ DO CA-RA..... ! " ( A pureza e a ingenuidade deste escriba me impedem de completar a frase ! ) . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=9QKu1TeKeqo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário