segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Vem Cá Meu Boi !

Iniciarei o mês do início da primavera e da independência desta gigantesca piada de português apelidada de Brasil trazendo uma pergunta que , embora não seja uma locução do GALVÃO BUENO ou o LULA PELADO ( " Pô , 'seu ' escriba : para de sacanation with me ! Assim ainda vou ter pesadelo ! " ) ,  atormenta , aflinge , angustia , provoca cólicas e calafrios e tira o sono talvez de bilhões de seres viventes , bípedes , racionais espalhados por este mundão de meu Deus : AFINAL DE CONTAS , QUEM INTERPRETOU MELHOR O AGENTE SECRETO JAMES BOND , SEAN CONNERY OU ROGER MOORE ? ......Bom , particularmente este desmiolado escriba prefere  o londrino Roger Moore , por sinal , o quarto dos 6 atores que até hoje viveram o agente  britânico de espionagem sedutor , elegante , cavalheiro , divertido ,  bon vivant  ( ABAIXO , EIS O PRIMEIRO JAMES BOND : O GRAAAAANDE ATOR ESCOCÊS SEAN CONNERY )
 
 e que é tão secreto quanto os escândalos de corrupção do nosso querido amado , idolatrada , salve salve , bonito e sexy ( "ÊÊÊÊÊÊÊ !!!!!! Este escriba enrustido não me engana mais ! " ) presidente NOSFERATU , popular e carinhosamente conhecido como Michel Temer ( O fato de James Bond ser um espião nada secreto me faz lembrar uma piada : um português torcedor do Vasco - ABAIXO - estava viajando pela "terrinha " , ou seja , por Portugal e mandou uma carta para a sua digníssima dizendo que chegaria em casa de surpresa ; detalhe : nessa carta ele diz o dia e o horário em que chegaria em casa ........KKKKKK !!!!! ......Agora eu tomarei um pouco de ar ........KKKKKK !!!!!!! ) .
 
Como este escriba já chegou a comentar em inúmeras outras ocasiões , os meus conhecimentos de cinema são equivalentes a de um pacato cidadão brasileiro a respeito das músicas folclóricas da república da MOLDÁVIA ( Ao contrário do que o nome indica , não se trata da TERRA DAS MOLDURAS  mas sim de uma das 15 repúblicas que até , oficialmente , o Natal de 1991 formaram a hoje falecida e  nem um pouco saudosa União Soviética - ABAIXO ,A CAPITAL DA MOLDÁVIA : CHISINAU ) , ou seja , são IGUAIS A ZERO !
 
Porém e pelos poucos dos 24 filmes produzidos de 1962 até hoje e protagonizados pelo agente nem tão secreto ( Em Londres e redondezas consta que o galanteador James Bond - popularmente conhecido como AGENTE 007 e ainda como O GARRINCHA DA ESPIONAGEM , pelo fato de  que SETE era o número da camisa do gênio de pernas tortas do Botafogo e da Seleção Brasileira e também por não sossegar o facho quando vê um ser vivente , bípede , racional do sexo feminino - é conhecido também pela alcunha de "EL COMEDOR " .......) , acho que Roger Moore ( ABAIXO ) - que diga-se , de passagem , atuou em 7 desses 24 filmes  , entre 1973 e 1985 - foi o que melhor encarnou o personagem ( o ator , que também foi um grande filantropo - desde 1991 ele era um dos embaixadores da UNICEF , órgão da Organização das Nações Unidas ligado à infância e à juventude - , completaria 90 anos no próximo dia 14 de outubro e acabou indo pra Jesus no último dia 23 de maio , em uma cidadezinha nos cafundós da Suíça , vítima de um câncer ) .
 
 Bom , preferências e discussões à parte , aqui vai uma informação que raríssimas pessoas sabem : o tal James Bond - que o povão também chama de JAIME DO BONDE - REALMENTE EXISTIU ! A parada foi a seguinte : no princípio da década de 50 IAN FLEMING ( 1908-1964 ) , um inglês , que , embora não soltasse gazes com frequência era PODRE de rico e era um misto de jornalista e agente do serviço secreto britânico , resolveu passar suas férias de verão na Jamaica , então uma colônia britânica . Não , ao contrário do que você está pensando ele não estava fumando um tipo de cigarro , digamos , mais forte e que o saudoso reggae man BOB MARLEY ( 1945-1981 ) afirmava e jurava de pés juntos ser um presente do deus Jah : ele estava lendo um inofensivo , científico e didático livro emprestado por sua esposa e cujo autor era um ORNITÓLOGO chamado .......TCHAN TCHAN TCHAN ......JAMES BOND ! (  ABAIXO - Não , este escriba não falou nenhum palavrão "cabeludo" - mais "cabeludo " que a "zona do agrião " da atriz CLÁUDIA OHANA - , indecente , impublicável e ofensivo à moral , à pureza e aos costumes da família brasileira : ORNITÓLOGO é um ser vivente , bípede , racional que estuda , pesquisa , classifica e analisa os PÁSSAROS ) .
 
 O desfecho dessa história praticamente todo ser vivente , bípede , racional sabe : o livro - publicado em 14 de março de 1953 com o título de CASSINO ROYALE " - acabou dando início a série de 12  livros de bolso e a dois contos escritor por Ian Fleming ( ABAIXO )  , a inúmeros livros baseados na trama do escritor-espião inglês e escritos pelos mais diversos autores , aos já mencionados 24 filmes , a um seriado de televisão nos Estados Unidos , a videogames , histórias em quadrinhos ,  uma série de produtos licenciados e levando a marca James Bond , etc.....etc......Sinceramente e pensando cá com os meus botões e com os meus neurônios doidões - até rimou ! - , acho que a história não foi bem assim  .......Utilizando o infalível , mega confiável e científico método  ( Consta que até bambambans da Ciência , como Einsten e Pasteur ,chegaram a utilizá-lo ! ) do CHUTÔMETRO , acho que o nobre escritor-espião da terra da dona rainha teve uma de suas fontes de inspiração , além , é claro , dele mesmo , um ser vivente , bípede , racional que atendia pelo nome de FRANCISCO DE MELLO PALHETA .
 
          E agora vem a tradicional e inevitável pergunta : QUEM É ESSE CABOCLO ? Bom , eu diria que ele é um personagem quase tão oculto quanto um amigo secreto de fim de ano ou um caixa 2 da campanha eleitoral de um político brasileiro e tão embaçado quanto o óculos deste escriba : infelizmente não se sabe nem quando e em que local ele nasceu ( teria sido por volta de 1670 : segundo alguns historiadores teria sido em Belém do Pará - cidade que , segundo declaração de um jogador do Internacional gaúcho nos anos 70 , teria sido o lugar em que Jesus Cristo nasceu - e , segundo outros , na região portuguesa do Alentejo ) e nem quando foi pra Jesus ( teria sido por volta de 1750 , em Portugal ) e uma das raríssimas coisas que se sabe a respeito dele é que era um militar e que ocupava a PATENTE ( Não , ele não estava "barreando " ! ) de sargento-mor . ( ABAIXO , UM BILHETE DA LOTERIA FEDERAL REPRODUZINDO UM SUPOSTO RETRATO DE FRANCISCO DE MELLO PALHETA )
 
Agora imagine algo FERRADO , mas muuuuuiiiiito FERRADO .......Não , não é uma picada de abelhas africanas ( Aaaaaaiiiiii !!!!!! ) , um vestibular da Unicamp , o povo brasileiro ou o JEC mas sim uma expedição realizada no remotíssimoíssimoíssimo  ano de 1722 pelo encachoeirado , dificílimo e traiçoeiro rio MAMORÉ ( esse rio corta parte do território do atual Estado de Rondônia ) rumo a aldeia de Santa Cruz de Cajajuvas , sede de uma missão de padres jesuítas no Peru ( o relato dessa expedição - por sinal , feito pelo próprio Francisco de Mello Palheta - só veio a ser publicado em 1884 , por meio do escritor e historiador maranhense CAPISTRANO DE ABREU - ABAIXO ) .
 
 Certamente impressionado , admirado , maravilhado , incrédulo e tendo soltado um " CARAAAAACA , VÉIO ! NÃO É POS-SÍ-VEL ! " ,  em 1727 o então governador do Estado do Maranhão e Grão-Pará ( Embora não fosse a quantidade de lambanças da Prefeitura de Joinville , esse território era VASTÍSSIMO : incluía os atuais Estados do Piauí ,  Maranhão , Pará , Amazonas , Amapá , Roraima e Rondônia , ou seja quase toda a região norte e parte do nordeste brasileiros ) , JOÃO MAIA - que não era vascaíno mas era DA GAMA - acabou escolhendo e incumbindo Francisco que , embora não fosse o JEC subir para a série B , também era complicadíssima ! Bom , a parada foi a seguinte : oficialmente a missão de Francisco era se dirigir a Guiana Francesa ( ABAIXO , UMA VISÃO DA CAPITAL DA GUIANA FRANCESA : CAIENA ) e exigir do governador francês daquela colônia - CLAUDE D ´ORVILLIERS - o cumprimento do TRATADO DE ULTRECH , um acordo diplomático assinado entre Portugal e França em 1713 na cidade holandesa de mesmo nome e que defina o rio Oiapoque como o rio que delimitaria a fronteira entre Brasil e Guiana , tratado esse que , embora não fosse um monte de livros colocados no local de um baile funk , vinha sendo SOLENEMENTE IGNORADO pelos franceses .
 
 Na verdade a parada era bem outra , aliás , eu diria que Francisco - popularmente conhecido como CHIQUINHO DA PALHETA - foi uma espécie de pai dos muambeiros vindos do Paraguai : sua missão na verdade era  contrabandear clandestinamente mudas de CAFÉ ( ABAIXO , GRÃOS  DE CAFÉ ) daquela colônia para o Brasil , visto que a França , a exemplo de outras potências europeias em suas colônias , proibia a saída de mudas de café e a divulgação de seu cultivo ( Tanto sigilo tem uma explicação : desde 1652 , quando a primeira loja de café foi aberta em Londres , o café era um produto raríssimo e caríssimo na Europa , visto que era uma bebida então restrita à nobreza , às elites , reis , príncipes e princesas , intelectuais e cientistas ) .
 
Embora não sejam cobras cascavéis , dizem as más e VENENOSAS línguas que algo acabou facilitando a missão de Chiquinho da Palheta : ele teria estudado e observado melhor a anatomia feminina  da esposa do governador da Guiana Francesa ( ABAIXO , OUTRA  VISÃO DE CAIENA ) e ela teria feito o mesmo nele , em uma típica TROCA científica ( Bom , deu para entender aí do outro lado o que eu quis dizer ! ) .......Se isso é verdade ou não o fato é que a missão acabou sendo cumprida e foi no Pará que acabou acontecendo o primeiro cultivo de café em terras tupiniquins de que se tem registro : essa plantação chegou a ter mais de mil pés de cafés e , de tão grande , ali foram empregada a mão-de-obra de 100 casais de escravos .
 
Escrever a respeito das consequências dessa bem sucedida missão à la James Bond exigira não um texto em um blog furreca como este em que você está se aventurando neste exato instante ou um livro mas sim uma quantidade de livros que enchesse umas 1.000 bibliotecas do tamanho da Biblioteca Municipal Rolf Colin ! Como a minha intenção obviamente não é essa e não quero ser um LUÍS ROBERTO ( ABAIXO - Para quem está boiando sem estar nadando e ainda relacionou o CHATO à CHATICE ou o PORRE à RESSACA , trata-se de um locutor da Globo que consegue a proeza de ser mais chato que o Galvão Bueno ! ) , irei falar rapidamente de uma dessas consequências : a cidade de PARANAVAÍ , no norte do Paraná ......
 
Com uma população pequena ( em 2014 ali viviam 86.218 seres viventes , bípedes , racionais ) para um território grande ( são 1.202,4 quilômetros quadros , mas já foi bem mais : 9 cidades acabaram se emancipando de Paranavaí ) , essa cidade( ABAIXO )  - que está a 504 quilômetros de Curitiba - tem 9 faculdades , universidades e instituições de curso técnico-profissionalizante ; 4 hospitais ( dois deles são regionais ) , 2 estações de televisão , 9 estações de rádio , 2 jornais , 3 revistas e é a maior produtora de laranja do Estado .
 
 
 Em Paranavaí tem futebol ? Tem , sim senhor ! Em 1992 a seleção canarinho chegou a jogar ali ( Em jogo amistoso contra a Costa Rica e jogando em um estádio - ABAIXO - localizado em um terreno outrora erodido , o Brasil acabou fazendo a mesma coisa que MIKE TSON fazia com seus pobres e desprotegidos adversários nos anos 80 : SOCOU 4 a 2 nos pobres coitados dos costa-riquenhos ! ) e o clube da cidade - ATLÉTICO CLUBE PARANAVAÍ , fundado em 14 de março de 1946 - chegou a ser campeão paranaense em 2007 , vice-campeão em 2003 e campeão estadual da segunda divisão 3 vezes . Assim como o JEC o Paranavaí também tem tomado bola nas costas : atualmente ele está na segunda divisão do Paraná e , como não conseguiu subir este ano , embora não seja uma música dor-de-corno do Valdick Soriano , passará mais um ano na RUA DA AMARGURA ......
 
Vitaminada , sarada e avantajada graças ao cultivo do CAFÉ , a cidade ( ABAIXO ) cresceu muito rapidamente : conquistou a sua emancipação política - antes era distrito de Mandaguari - em 14 de dezembro de 1952 , ou apenas 8 anos após o início de sua colonização , e 4 anos mais tarde  recebeu de ninguém menos que o então presidente Juscelino Kubitschek o certificado de ser uma das CIDADES MAIS PROGRESSISTAS DO BRASIL . Nada mal para um lugar que não passava em 1944 praticamente de um gigantesco e abandonado sertão verde e cujo único acesso era uma rústica estrada que partia da cidade paulista de Presidente Prudente .........Talvez você esteja pensando aí do outro lado : " Ô , ESCRIBA ALOPRADO : O QUÊ UMA CIDADE QUE ESTÁ MAIS DISTANTE DE CURITIBA QUE O JEC SUBIR PRA SÉRIE B , TEM A VER COM JOINVILLE ? " .
 
         Bom , embora ele não seja a Mauro Moura essa PONTE atende pelo nome de VALÉRIO MATTOS ! ( ABAIXO , À DIREITA E DE CAMISA PRETA ) Tendo nascido , ou melhor , ESTREADO em Paranavaí em 7 de março de 1967 e feito de seu choro o seu primeiro espetáculo , em 1975 e a exemplo de milhares de famílias daquele Estado , Valério e sua família acabaram tomando o rumo aqui de terras de Dona Francisca em busca de um futuro melhor . Agora imagine um jogador de futebol recém iniciante tendo aulas com ninguém menos que Leonel Messi ou Cristiano Ronaldo , um pintor novato tendo aulas com Juarez Machado ou ainda um político inexperiente tendo aulas de corrupção com Michel Temer .......Pois é , aos 18 anos de idade Valério acabou vivendo algo semelhante aos 18 anos de idade : seu professor foi ninguém que o genial e saudoso escultor MÁRIO AVANCINI ( 1926-1992 ) !
 
Futebolisticamente falando , Valério ( ABAIXO , VALÉRIO COM UM DE SEUS PEQUENOS FÃS ) seria aquele jogador que defende com garra , joga no meio-de-campo com inteligência e visão e marca gols com classe e oportunismo : ele é pintor , desenhista , ilustrador , caricaturista , bonequeiro , ventríloquo , contador de histórias , show man e ainda encontra tempo para ser HERÓI , ou melhor , PROFESSOR . Formado em Educação Artística pela hoje UNIVILLE e pós-graduado em Interdisciplinaridade , também pela UNIVILLE , Valério é autor de um feito igual ao de uma pessoa andar nua pela gelada Estocolmo - a capital da Suécia - e não pegar resfriado e pneumonia : em tempos de desemprego e incertezas , desde o longínquo 1990 ele leciona na escola municipal ANA MARIA HARGER , sendo um patrimônio não só dessa escola como também da própria Educação de Joinville .
 
 Presença certa e constante tanto em exposições artísticas coletivas e individuais quanto em antologias da Confraria do Escritor de Joinville e da Associação Confraria das Letras , Valério , embora não seja a Coreia do Norte , vem "BOMBANDO " e  sendo sucesso absoluto de vendas nas últimas edições da Feira do Livro ( Valério é autor de 2 livros infantis e de desenho e ilustração : " O MUNDO MÁGICO DAS CORES " - ABAIXO ,  esse , em sua terceira edição - e "DESENHANDO COM CHIMBICA - BICHINHOS DO QUINTAL " ) . Cadeirante e embora não seja a XUXA ou a MARA MARAVILHA - Valério faz a alegria da garotada percorrendo e se apresentando nas escolas públicas da cidade :
 
 dono de um certo talento musical , ele costuma também cantar e tocar violão e foi justamente a partir das apresentações feitas com bonecos-fantoches de espuma que acabou surgindo seu mais icônico e célebre personagem , o impagável e divertidíssimo boneco CHIMBINHA ( Quem se aventurar a entrar no Youtube encontrará várias aventuras protagonizadas pelo divertido boneco - ABAIXO , VALÉRIO E CHIMBINHA ) ......Ah , eu já ia me esquecendo :
 
 em suas andanças pelas escolas Valério tem se emprenhado em resgatar a tradição do BOI-DE-MAMÃO , outrora muitíssimo forte e presente entre as populações luso-brasileiras , pejorativamente chamadas de "caboclas " , de Joinville ( ABAIXO , RESPECTIVAMENTE , O ANTIGO PORTO DO MERCADO  EM 1913 E O CAIS DO ANTIGO PORTO DO BUCAREIN : NO ENTRORNO DESSES PORTOS HAVIA FORTE DE CONCENTRAÇÃO DE MORADORES LUSO-BRASILEIROS ) . Bom , agora chega de papo : com vocês , no vídeo do dia , uma memorável apresentação de Valério junto com sua esposa - Bernardete - e a musicista , escritora e arte-educadora BETH FONTES - popularmente conhecida como MINEIRINHA - e ainda as luxuosas participações especiais dos também escritores Bernardete Costa e Donald Malschitzky . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=MUVGKuhZa2c
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário