quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Saindo do Armário

Inicio a nossa prosa virtual de hoje lhe fazendo uma pergunta : alguma vez já  aconteceu de você adorar uma determinada música e , embora você não seja o AU-AU do vizinho em frente a casa deste escriba , ficar AMARRADÃO , ou amarradona , nela sem saber ao certo o por quê disso ? Bom , algo bem parecido aconteceu com este escriba naquele já longínquo fevereiro de 2011 : sabe-se lá por qual motivo resolvi comprar em um já extinto sebo de Joinville ( O sebo em questão era o BRECHÓ DA REVISTA cujo proprietário era o hoje cantor e músico FELIPE SILVEIRA que , desconfio , é um primo trigésimo do ex-jogador de futebol RONALDO FENÔMENO........Ah , se ele gosta também de travesti ? Bom , pergunte ao Felipe ! )  um disco de vinil - pequeno e de apenas duas músicas - , gravado no jurássico ano de 1976 e  do graaaaaande cantor , compositor , maestro , produtor musical , pianista e show man ELTON JOHN , ou melhor , SIR ELTON JOHN ( ABAIXO )
 
fazendo dueto com uma tal de KIKI DEE ( Como hoje este escriba acordou com uma PREGUICITE AGUDA VIRAL GRAVE , desta vez deixarei que você mesmo pesquise no Google para saber quem é essa cabocla - ABAIXO - .....Te vira meu nêgo ! ) e confesso que embora o "hômi " seja um gênio - independente do fato de se gostar ou não de suas músicas - e  dono de um vozeirão capaz até de fazer os ratos de Londres e adjacências deixarem as suas respectivas tocas , eu jamais havia me interessado em ouvir suas músicas e em acompanhar e procurar saber a respeito de sua carreira . Não lembro quanto FAZ-ME-RIR ( Não , eu não fiz cócegas no Felipe : FAZ-ME-RIR é uma velha expressão hoje quase em desuso e usada para se referir ao combustível - $ ) eu usei para levar o tal disquinho mas o investimento acabou valendo a pena : as duas músicas - "DON ´T GO BREAKING MY HEART " e " SNOW QUEEN " são simplesmente fantásticas , especialmente a última , que é totalmente acústica .
 
 Em relação à primeira música - " DON ´T GO BREAKING MY HEART " - , seu ritmo é aquele mesmo e tão característico das músicas da segunda metade daquela remota década de 70 , ou seja , canções com uma levada leve , gostosa , dançante e contagiante ( ABAIXO , ELTON JOHN E KIKI DEE ) , as suas letras não fogem da temática de sempre - " VOCÊ É O MEU MAIOR TESÃO , O GRAAAAANDE AMOR DA MINHA VIDA ! " , " VOCÊ É O MEU IAIÁ E O MEU IOIÔ " , " VOCÊ É O MEU MÁXIMO DENOMINADOR COMUM " ( " Jéééééésuis.......MÁXIMO DENOMINADOR COMUM ? Que troço é esse , ô 'seu ' escriba ? ) , " SEM VOCÊ A MINHA VIDA É QUE NEM A ADMINISTRAÇÃO DO ATUAL PRESIDENTE DO JEC : UMA M...... ! " , etc....etc.....- e teria tudo para ser mais uma das canções da praticamente infinita lista de sucessos do genial show britânico cujo verdadeiro nome é Reginald Kenneth Dwight e que nasceu , ou melhor , ESTREOU em Londres em 25 de março de 1947 , EXCETO POR UM DETALHE .......
 
Na época do lançamento dessa música ele ( ABAIXO ) declarou ser BISSEXUAL ( Na verdade Sir Elton John só veio a assumir plenamente a sua homossexualidade em 1988 e em 21 de dezembro de 2014 trocou alianças com cineasta canadense DAVID FURNISH , seu parceiro desde a década de 90 ) , o que para uma sociedade tão moralista e ferrenhamente apegada à antiquíssimos costumes e  tradições como a britânica seria algo mal e porcamente equivalente a um pobre e azarado ser vivente , bípede , racional dar de cara com a DILMA ROUSSEFF só de calcinha e sutiã ( Que horrrrrrooooooor !!!!!!! ) ........
 
Embora eu não seja um peão de boiadeiro de Barretos , por que eu fiz este RODEIO todo ? Bom , é que a exemplo de Sir Elton John ( ABAIXO ) eu tenho uma REVELAÇÃO a fazer , ou melhor , TIRAREI ALGO DO ARMÁRIO ( Caso você saiba de cor alguma música - só não vale funk e sertanejo universitário ! - , por favor cante ela aí do outro lado para que sirva de música de fundo para este grande momento que está se aproximando ) ........Não , não é o que a vossa cabecinha - por sinal , mais suja do que a cueca deste escriba - andou pesando e  reafirmo aquilo que cheguei a afirmar diversas vezes : pra mim todo marmanjo é feio , sendo uma mistura de gambá com filhote de cruz-credo !
 
Pois bem , há cerca de duas semanas atrás eu afirmei que em relação a Joinville não há nenhum documento equivalente a manjadíssima CARTA ESCRITA POR PERO VAZ DE CAMINHA e que é tido por muitos como a certidão de nascimento deste gigantesca piada de português apelidada de Brasil ......Pois EU MENTI DESCARADAMENTE ! ( Enganei um bobo na casca do ovo ! ) .......Esse documento EXISTE , ou melhor , existem vários documentos : eles fazem parte de uma coleção intitulada "AUTOS DE DEMARCAÇÃO E MEDIÇÃO " e entre eles está a primeira planta da região onde em um futuro não muito distante viria a surgir Joinville ( a tal planta foi desenhada no Arquivo Militar do Rio de Janeiro em 1846 e uma cópia dela acabou sendo feita em Paris - ABAIXO , UMA VISÃO DE JOINVILLE E REGIÃO EM PLANTA FEITA NO SÉCULO 19  )  ,
 
 sendo que os documentos originais estão em poder do DOMINÍO DONA FRANCISCA ( trata-se da mais antiga empresa de Joinville e que é mais velha até do que a própria cidade : ela foi criada em 1846 com o objetivo de lotear as terras do casal de príncipes de Joinville e Francisca Carolina na região e também administrar os bens pertencentes ao casal e a seus descendentes aqui na região ; em outras palavras : essa é a mais antiga IMOBILIÁRIA da cidade e até 2002 , por exemplo , havia um terreno no bairro Costa e Silva pertencente ao Domínio Dona Francisca - ABAIXO , UMA DAS TRADICIONAIS E ANTIQUÍSSIMAS FOTOS DE JOINVILLE : O ANTIGO PORTO DO MERCADO PÚBLICO EM FOTO TIRADA PROVAVELMENTE EM 1922  ) .
 
        Um dos principais "culpados " - se não o principal culpado - pelo fato de os tais documentos existirem e , consequentemente , de hoje sabermos como era Joinville ou que viria a ser Joinville muito antes de ela ser oficialmente fundada atendia pelo nome de JERÔNIMO FRANCISCO COELHO ( 1806-1860 - ABAIXO  ) , era natural de Laguna , conhecido popularmente como JEFINHO e na semana passada , ou  mais exatamente em 30 de agosto , este escriba trouxe parte do respeitabilíssimo currículo do cara ( O quêêêêêê ?????? Você ainda não leu o texto " QUEM É ESSE CABOCLO ? " , ô cara pálida ? ) . Pois bem , embora não fosse um jogo JEC X FIGUEIRENSE , aquela missão liderada por Jefinho e que começou a trabalhar em fins de dezembro de 1845 era uma verdadeira missão de GUERRA , visto a expressiva quantidade de militares que a compunham ( o próprio Jefinho ocupava a PATENTE - não , ele não estava no "trono " "barreando "! - de tenente-coronel de Engenharia do Exército brasileiro )
 
e , é claro , a sua importância ( Embora eu não seja o papagaio do vizinho do prédio aqui do lado da humilde residência deste escriba , seria até desnecessário REPETIR : as tais e famosas 25 léguas quadradas de terras foram um dote de casamento entregue pelo sempre generoso , "brother " e paizão imperador Dom Pedro II , embora , curiosamente , o imperador jamais tenha botado os seus imperiais e nobres pés e chulés por aqui , a exemplo de seu cunhado francês e de sua irmã - ABAIXO , MAIS UMA FOTO ANTIQUÍSSIMA DE JOINVILLE , DESTA VEZ DA ENTÃO MITTELWEG - " ESTRADA DO MEIO " , HOJE A RUA XV DE NOVEMBRO  - TIRADA EM DATA INCERTA ) . Como toda expedição que se preze , o próprio Jefinho também se encarregou de fazer um RELATÓRIO dela e , portanto , FALA JEFINHO :
 
" Anno do nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de 1845 , aos vinte do mez de dezembro no lugar denominado o Ribeirão do Leão , que também é conhecido como o Ribeirão do Cascalho , ao Norte do Rio Pirabeiraba , termo da Vila de Nossa Senhora da Graça do Rio de São Francisco , aonde foi vindo o Cons. Tenente Coronel de Engenharia Jerônimo Francisco Coelho ( ABAIXO ) , chefe da Comissão ; o Procurador fiscal da Thesouraria da Província , Polidoro do Amaral e Silva ; o Capitão graduado d ´Engenheiros , Cristiano Pereira de Azevedo Coutinho ; o Primeiro Tenente Juvêncio Manuel Cabral de Menezes , o Primeiro Tenente de Artilharia Manoel José Machado da Costa Jnr .....
 
para em cumprimento do mesmo aviso , proceder-se a medição e demarcação das 25 legoas quadradas de terras ( ABAIXO , DUAS FOTOS ANTIGAS DA RUA DO PRÍNCIPE E QUE ESTÃO NO LIVRO " ÁLBUM DEO CENTNEÁRIO DE JOINVILLE " , LANÇADO EM 9 DE MARÇO DE 1951 ) concedidas pelo Governo Imperial para complemento de Dote da Sereníssima Princesa de Joinville . E logo no mesmo dia , mez e anno , sendo presentes todas as pessoas já mencionadas , assentou-se o primeiro marco de pedra lavrada de forma cilíndrica na margem esquerda d ´este mesmo Ribeirão ......" Agora vem um MOMENTO IMPORTANTÍSSIMO e , como tal , embora você aí do outro lado não seja um CD-ROOM , um GRAVADOR , um PEN DRIVE ou um DISQUETE (  " Jéééééésuis !!!!!!!.......DISQUETE ? Isso existe ainda , 'seu' escriba ? " ) , eu peço que você GRAVE muitíssimo bem esta data : 5 DE JANEIRO DE 1846 .
 
 
 
 
Antes que eu lhe diga o porquê e como a alma penada do Jefinho está aqui do meu lado , quase me puxando da cadeira ( Que horrrrrrroooooor !!!!!!! - parte 2 ) , agora eu darei mais uma vez a palavra à ele ......portanto , FALA HOMEM : " (.....) Feito de Canela Amarela , falqueijado pelas quatro faces e sobre ele gravaram-se dois rumos em ângulo recto , um marcando para o Norte , por ser a direção geral em que vinha a demarcação da parte , outro indicando Leste , por ser a direcção da primeira volta do Rio Cachoeira no sentido da corrente .....visto tomar-se para limite natural a margem direita d ´este rio , até a sua confluência com o do Bucarein ....."( FALANDO EM BUCAREIN , EIS O CAIS DO ANTIGO PORTO DO BUCAREIN , EM FOTO TIRADA NA DÉCADA DE 50 )
 
Agora vem a pergunta que ,  embora não seja o pedreiro que está trabalhando na construção no início da modesta rua da humilde residência deste escriba , está MARTELANDO a vossa cabeça aí do outro lado : por que a tal data - 5 DE JANEIRO DE 1846 - é tão importante assim ? Bom , foi nessa ocasião que Jefinho e seus "brothers " acabaram fincando o MARCO DEMARCATÓRIO DE NÚMERO SETE - " Feito de Canela Amarela " -  , mais exatamente no ponto em que a atual rua Doutor João Colin é atravessada pelo rio Cachoeira ( quase ao lado hoje está o Terminal de Ônibus da zona norte da cidade ) . E o isso significa ? Seria justamente a partir desse local que teriam início os limites da futura cidade de Joinville .......( ABAIXO , OUTRA FOTO ANTIGA DA CIDADE PRESENTE NO LIVRO "ÁLBUM DE CENTÁRIO DE JOINVILLE " )
 
Como não havia muito tempo para descansar , comer , contar "causos " , usar o CELULAR , navegar na INTERNET , falar do jogo BRAGANTINO X JEC e nem de seres viventes , bípdeses , racionais do sexo feminino  ( " CELULAR ,  INTERNET E JEC em 1846 ? Eita escriba sem noção ! ) e como ainda havia um verdadeiro mundão de terras pela frente para cumprir a missão que , embora não fosse a "aranha caranguejeira " da atriz Cláudia Ohana , era 'CABELUDA " e , pelo que sabe , nenhum dos integrantes da expedição era dotado de poderes especiais e extraordinários e poderia prever o futuro , ( ABAIXO , A VISCONDE DE TAUNAY EM FOTO TIRADA EM DATA INCERTA E TAMBÉM PRESENTE NO LIVRO COMEMORATIVO AO CENTENÁRIO DE JOINVILLE )
 
 
 não havia outra alternativa para Jefinho e seus "brothers " , se não a de prosseguir o trabalho árduo que estavam fazendo , só que essa é a nossa prosa de semana que vem !.......Ah , se naquele jurássico 1846 já existisse uma coisinha tão maravilhosa chamada DRONE ! Com certeza isso renderia belíssimas imagens , como as que você verá no vídeo do dia e que traz várias pontos de visto desse lugar tão maravilhoso , apesar dos pesares , chamado Joinville ( MAIS OUTRA FOTO DA NOVE DE MARÇO , DESTA VEZ EM FOTO TIRADA EM 1950 E TAMBÉM PRESENTE NO " ÁLBUM DE CONETENÁRIO DE JOINVILLE " ) . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=YqR7ivji_5g
 
 
 

Um comentário:

  1. Esta é a 9 de Março que conhecí e viví... o prédio mais "moderno" (à esquerda) é a Drogaria Catarinense (até hoje) e em frente a saudosa Padaria Brunkow (em prédio novo recém construido por Eugênio Boehm) e a fábrica do Colin no canto extremo direito. No telhado que se vê quase no meio do lado direito (em primeiro plano) era meu quarto no sotão, desde 1961 ate' 1963 quando então, em 1964, "herdei" o quarto do Mário quando este se casou e se mudou para sua nova casa que construiu na Rua Mário Lobo.

    ResponderExcluir