quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Super Poderosas

Estou pensando seriamente em tomar uma decisão drástica e importantíssima decisão ......Não , não é isso que passou agora em vossa cabecinha , ou seja , passar um certo respirando o ar puro e curtindo o agradabilíssimo , saudável e alegre clima de um HOSPÍCIO , mas sim convidar a gloriosa professora e internauta joinvilense PATRÍCIA GEÓRGIA HEYSE ( ABAIXO ) - aquela mesma que é tiete do por sua vez glorioso PRÍNCIPE DE JOINVILLE e o acha um GATO -  para ser minha parceira neste muy humilde blog , e como PAUTEIRA DOS ASSUNTOS DO BLOG , mesmo que seja de maneira involuntária .......( E aí , "fessora " ? Não tenho combustível - $ - mas te dou de casa , comida e roupa lavada ! Topas ? ) .
 
Pois bem , mesmo não sendo o Cristóvão Colombo ( ABAIXO ) , no último domingo ( 13 de agosto ) estava eu NAVEGANDO em um mar infinito e virtual chamado FACEBOOK quando , de repente , me deparei com uma postagem da "fessora " Patrícia  : teria tudo para ser uma despretensiosa , amorosa e carinhosa mensagem de DIA DOS PAIS , TERIA......
 
Uma mulher , cujo nome a já detonada e trintona memória não conseguiu guardar e a respeito dessa mesma postagem , comentou - mais ou menos com essas palavras - que o papel de um ser vivente , bípede , racional do sexo masculino no processo de criação de um filho é mínimo e que , portanto e em outras palavras , o DIA DOS PAIS não deveria ser comemorado .........( Para início de conversa , toda GENERALIZAÇÃO é injusta , exagerada e BURRA e entre um debate , um programa na TV ou um texto a respeito do tema HOMEM X MULHER , MACHISMO X FEMINISMO ou que nome você queira dar à isso e acompanhar um jogo do meu amado e maltratado BANGU , prefiro a segunda alternativa........- FALANDO NISSO , EIS O DREAM TEAM DO BANGU QUE TERMINOU O CAMPEONATO CARIOCA DE 1988 NA SEXTA COLOCAÇÃO ) .
 
Sabe-se lá que bicho ou coisa  mordeu ou se apossou do injuriado e enfurecido corpo desse ser vivente , bípede , racional do sexo feminino e cujo nome este escriba maluco não se lembra ( Seria um trauma ? Uma traição ? Um ser vivente , bípede , racional do sexo feminino mal amado ? o esposo ou o namorado que não anda - COM TODO O REPESPEITO - praticando direito AQUILO , popularmente conhecido como .......Bom , como o ALAMEDA CULTURAL é o blog da família brasileira , o nome para ISSO você escolhe aí do outro lado ! ) , no pré-histórico século 19 a possibilidade de UMA MULHER VOTAR seria , mal e porcamente comparando , algo semelhante a uma improvável vitória do PALMEIRINHA - um modestíssimo clube que disputa a terceira divisão de Joinville - contra o todo-poderoso e multi milionário REAL MADRI ( ABAIXO ) jogando na Espanha ou o time atual do BANGU vir a ser campeão mundial derrotando o igualmente todo-poderoso e multi milionário BARCELONA na final .
 
Mas pense ou tente pensar aí do outro lado como seria o nosso pobre e maltratado planeta caso não existissem os MALUCOS BELEZAS : os eternamente descontentes e contestadores , aqueles que lutam por um mundo e uma humanidade pelo menos um pouco melhor , aqueles que "botam pra quebrar " , "botam fogo na bodega " , "bagunçam o coreto " ou qualquer outra expressão que você queira usar para isso.......Um dos exemplares femininos da rara e necessária espécie Malucus Belezum atendia pelo nome de EMILY PANKHURST ( 1858-1928 - ABAIXO ) , uma inglesa  casada com um bem sucedido advogado chamado RICHARD PANKHURST - por sinal , um ativo militante de movimentos sociais e reformistas - e que entendia que a mulherada deveria votar e ser votada , participar ativamente e ter voz ativa nas mudanças e rumos da então ultra conservadora e fechadíssima sociedade britânica , mostrar que elas são tão capazes quanto eles em tudo e provar que a mulherada não é a MULHER MARAVILHA ( Não confundir com ELKE MARAVILHA , que , por sinal , já " foi pra Jesus " ! ) mas é SUPER PODEROSA ! 
 
 " A MULHERADA TAMBÉM VOTA , SIM SENHOR ! " , foi justamente com esse pensamento que em 1889 Emily acabou fundando uma entidade chamada WOMEN´S FRANCHISE LEAGUE ( Liga Pelo Direito Ao Voto das Mulheres ) , que não só reivindicava e exigia o voto feminino como também o fim de diversas leis sexistas e discriminatórias contra os seres viventes , bípedes , racionais do sexo feminino e certo tempo depois , mais precisamente em 1903 , Emily ( ABAIXO ) veio a fundar uma outra entidade feminista , ainda mais radical do que essa primeira que acabei sobre a qual acabei de comentar : a WOMEN´S SOCIAL AND POLITICAL UNION ( União Social e Política das Mulheres ) , que durante a Primeira Guerra Mundial ( 1914-1918 ) incentivou a mulherada da fria , cinzenta , formal e chuvosa terra da rainha a contribuir no ESFORÇO DE GUERRA , ou seja , arregaçar as mangas , ou melhor , AS SAIAS - no bom sentido , é claro ! - trabalhando nas fábricas e outras atividades consideradas pesadas e não femininas , mostrando com isso que elas tinham uma capacidade tão igual quanto eles .
 
 Em 1918 as praticamente 3 décadas de luta da incansável e SUPER PODEROSA Emily ( ABAIXO , SENDO CARINHOSAMENTE AGARRADA - COM TODO O RESPEITO ! - POR UM POLICIAL ) deram em fim um fruto : as mulheres do Reino Unido - país formado por duas nações ( Inglaterra e Escócia ) , um principado ( Gales ) e uma província ( Irlanda do Norte ) - enfim conquistaram o direito ao voto , LIMITADO , é verdade ( as mulheres britânicas só conquistariam o direito ao voto pleno e igual ao dos homens em 1928 ) . Na verdade isso não chegava a ser uma novidade : em 1867 uma certa LILY MAXWELL tornou-se uma das primeiras - se não a primeira - mulheres a votarem no mundo . Mas então como foi que isso aconteceu ? Bom , pelas leis britânicas da época as únicas pessoas que poderiam votar deveriam ter alguma propriedade e pagar impostos acima de um determinado valor ( chama-se isso de VOTO CENSITÁRIO ) : como esse distinto e respeitabilíssimo ser vivente , bípede , racional do sexo feminino tinha uma loja e pagava impostos pela atividade que exercia , obviamente estava apta a votar .
 
 
 Aliás , ainda falando em voto , caso aquela enfurecida e injuriada amiga virtual da "fessora " Patrícia vivesse naquela Inglaterra do remoto princípio do século 20 , com certeza não só seria uma eleitora como também uma ferrenha e ardorosa militante do PARTIDO DAS MULHERES ......Não , isso não é fruto das loucuras e delírios deste escriba : o tal partido existiu realmente - mais exatamente entre novembro de 1917 e 1919 - , foi criado por Emily Pankhurst , tinha uma ideologia e uma plataforma extremamente patrióticos e nacionalistas mas , infelizmente o seu desempenho foi mais pífio do que o time do Mogi-Mirim ( ABAIXO ) - um dos últimos colocados do Campeonato Brasileiro da série C - , ou seja , NENHUMA DE SUAS CANDIDATAS CHEGOU A SER ELEITA ( a mais próxima disso foi CHRISTABEL PANKHURST - por sinal , filha de Emily - , que concorreu nas eleições gerais de 1918 e perdeu por menos de 5 % do total de votos ) ..........
 
       "Pegando um gancho " em tudo isso que acabei de falar , eu diria que a joinvilense ROSENETE EBERHARDT ( ABAIXO )  é uma versão germânico-brasileira e light da gloriosa  , idealista e combativa Emily Pankhurst : só que ao invés de discursos inflamados , campanhas CORPO A CORPO - no bom sentido , é claro ! ( Eita mente suja ! ) - , projetos e plataformas político-ideológicos , muita música , acordes , notas , cantos , alegria , vibração , sentimentos , magia , fantasia , lirismo e um tanto até de idealismo .......
 
Ele não é um ZAGUEIRO DO BANGU e nem um xerife de filme de faroeste ou o Exército dos Estados Unidos , mas o currículo de Rosenete impõe RESPEITO : pedagoga , professora , pós graduada em gestão empresarial e educacional , mestra em Patrimônio Cultural e Sociedade , palestrante , compositora , instrumentista , cantora com 11 discos gravados e lançados e , ainda por cima e musicalmente falando , uma afinadíssima parceria com o maridão ( ABAIXO )  - o violonista MARCOS LLERENA - desde 2003 e que inclui apresentações em 7 países europeus entre 2006 e 2012 , 6 CDs ( o mais recente foi lançado em 3 de junho deste ano , em uma apresentação no teatro Juarez Machado )
 
e um fantástico projeto intitulado " SONORA BRASIL " e no qual a dupla ( ABAIXO ) percorreu 19 Estados e realizou 76 mágicas e memoráveis interpretando o melhor do graaaaande maestro e compositor carioca HEITOR VILLA LOBOS ( 1887-1959 ) , colhendo rasgados elogios dos - embora não sejam TIAGO NICÁCIO MACHADO ( Caso você esteja boiando mais do que uma pessoa que está nadando no MAR MORTO , trata-se de um HIPER MAL HUMORADO professor de Português em Joinville , historiador nas horas vagas e que chegou a ser entrevistado por este muy humilde e limitado escriba em janeiro de 2015 ) - quase sempre sisudos e mal humorados críticos musicais .
 
 Mesmo com esse currículo mega invejável e respeitável , Rosenete sentia que faltava algo e os ares puros e frescos do bucólico interior de Minas Gerais não só abririam a sua mente como lhe trariam a tão aguardada resposta .......Embora não tivesse se deparado com a alma penada de RAUL SEIXAS , Rosenete ficou IMPRESSIONADA com o viu : uma mágica apresentação , na antiquíssima e histórica cidade São João del Rey ( ABAIXO )  , do coral feminino MENINAS CANTORAS DE LAVRAS , brilhante e magistralmente regido pelo maestro JOSÉ MACIEL . A conversa com o tal maestro é que acabou trazendo a tal resposta : por que não criar algo semelhante em sua ALDEIA -leia-se : a estrada rural RIO BONITO , no distrito de Pirabeiraba - NATAL ? 
 
 As profissões eram as mais diversas - professora , emprega doméstica , cabeleleira , estudante , dentista , etc....etc...- , nenhuma delas jamais havia feito uma aula de canto e feito uma apresentação em público e muuuuiiiiito menos ainda , entrado em um estúdio : PODIA DAR CERTO ? Quando há muito empenho , amor , dedicação , vontade , perseverança , talento , paciência , compreensão , amizade e , principalmente , uma mulher como Rosenete Eberhardt a resposta é SIM ! Como um grupo de borboletas que se multiplica , de 3 elas se transformaram em 11 e em 2010 veio a boa , ou melhor , a graaaaande nova : o projeto do coral - que foi formado em 2009 e recebeu o nome de BABADO DE SAIA ( ABAIXO ) - fora aprovado tanto pelo Edital ( o que possibilitava 7 apresentações em locais públicos ) quanto pelo Mecenato do SIMDEC ( fundo municipal de apoio a projetos culturais ) ,
 
 o que possibilitou a gravação do tão sonhado e aguardado CD ( ABAIXO ) . Eclético , é composto de 23 canções , incluindo clássicos do folclore e da música popular tupiniquins - músicas como " LUAR DO SERTÃO ' , "CARINHOSO " e " MULHER RENDEIRA " - , pelos hinos de Santa Catarina e de Joinville e ainda por algumas EDELWEISS , ou seja , antiquíssimas canções folclóricas alemãs e foi lançado em 26 de junho de 2011 , em uma memorável apresentação no teatro Juarez Machado e que contou com as luxuosíssimas participações da cantora CONTRALTO ( uma CONTRALTO é uma cantora cujo alcance vocal oscila entre a de um tenor masculino e de uma mezzo-soprano feminina ) - e também escritora e terapeuta - KETI SAROM SCOTT , que estreou no grupo justamente nessa ocasião , e ainda de 4 crianças filhas de integrantes do coral .
 
Se o primeiro trabalho do Babado de Saia teve início no bucolismo do simpático interior , o disco seguinte - que veio a ser lançado em dezembro de 2012 ( ABAIXO )  em uma apresentação na tradicionalíssima Sociedade Cultural Lírica e com o grupo tendo 8 integrantes ao invés de 11 - nasceu com a marca do lúdico e da pura inocência infantil : " JÁ SÃO QUINZE PRA NOITE ? " , assim perguntou VITÓRIA , que não é o vice-lanterna do Campeonato Brasileiro mas sim a filha de Rosenete com o maridão Marcos . Além de um provável " ÓÓÓÓÓ .....QUE FOFA ! " , Rosenete deve ter pensado : " Caramba ! Por que não transformar isso no título do próximo disco do Babado de Saia ? " .
 
 Ao contrário do primeiro disco , o foco foi a obra de compositores joinvilenses , a começar pela própria Rosenete ( ABAIXO , A PRIMEIRA DA ESQUERDA PARA A DIREITA - das 22 faixas , 10 foram compostas por ela e dessas 10 , duas foram em parceria com o maridão Marcos ) . O disco ainda traz um verdadeira relíquia histórica - a canção "HINO A JOINVILLE " , até então inédita e jamais executada , composta no jurássico ano de 1932 e que fora encontrada entre a vastíssima papelada armazenada no Arquivo Histórico da cidade - e , musicalmente falando , um gostoso tempero , ou seja , músicas acompanhadas com violão , piano , flauta , baixo e percussão  .
 
 Hoje , é verdade , as meninas ( ABAIXO ) - que em fevereiro de 2016 ultrapassaram a marca de 100 apresentações - andam meio paradas mas não aqui no ALAMEDA CULTURAL : o vídeo do dia traz uma das magistrais e mágicas apresentações das SUPER PODEROSAS ou mais exatamente uma brilhante interpretação de " AZUL DO COR DO MAR " , por sinal , o primeiro grande sucesso do graaaande - em todos os sentidos - e saudoso TIM MAIA ( 1942-1998 ) .......PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=-bfrwbNmMDQ
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário