terça-feira, 22 de agosto de 2017

O Testamento

Você gostou , você pediu , você exigiu e este muy humilde escriba atendeu : hoje , eis mais um capítulo da série UM ESCRIBA E SUAS HISTÓRIAS DO TEMPO DO EPA ......Bom , isso - caso eu não esteja enganado - foi em 2007 : como o meu combustível ( $ ) andava escasso - e , por sinal ele ainda está - , pedi para que um certo atendente-dono de um sebo de Joinville ( Como não estou ganhando $ , não direi quem é o cara e nem o nome da loja ......Fazer propaganda de graça ? É ruim , hein ! ) me reservasse um DVD para outro dia . Ele reservaria ......desde que eu desse um AVISO ( $ ) , ou seja , pagasse parte do $ do DVD . " Pegando um gancho " nessa micro história , ontem e como esse cara tinha me pedido-exigido há longos 10 anos atrás , eu soltei o AVISO .....não esse ( $ ) mas este : no texto " DISCÍPULOS DE APOLO " comentei muito brevemente que acho o ABBA - aquele famosíssimo e icônico quarteto pop sueco da jurássica década de 70 e que era formado por uma loira  e uma morena de parar o trânsito de Estocolmo e redondezas , um cara barbudo que mais parece aquele tiozão gente boa que não perde uma festa de família e ainda um cara que parece ter um remoto parentesco com o cantor "portuga " ROBERTO LEAL - muito BREGA ! Sabe aquele cantor ou banda que em uma determinada fase de sua vida  você achava o máximo e depois de uns 10 ou 15 anos , acha um SAAAAACÔÔÔÔ ? Pois bem , foi justamente isso que aconteceu comigo em relação à esse verdadeiro fenômeno da música mundial e que , embora não fossem 4 pinguins , veio da geladíssimaíssimaíssima Suécia : no período que vai de 2002 até mais ou menos 2013 eu cheguei a ser um fãzaçoaçoaço do quarteto de nome de fábrica de sardinha ( Não é mais uma das palhaçadas deste escriba  : a tal fábrica de sardinha existe mesmo ! ) e cujos principais sucessos foram gravados em versões em português de maneira , digamos , exótica e com sotaque carregado por PERLA , que , embora seja paraguaia ,  não é FALSIFICADA (Além de , para desespero da numerosíssima legião de abbamaníacos , ter detonado com as músicas do ABBA , o seu tórrido caso com o empresário e comendador itajaiense CÍDIO SANDRI acabou dando início ao fim de uma fortíssima e popular rede de supermercados cuja sede era na portuária cidade localizada a 90 quilômetros de Joinville )  , colecionando CDs - alguns deles raríssimos , textos , DVDs e alguns pré-históricos vinis ( Talvez você esteja perguntando aí do outro lado : AONDE FOI PARAR TODO ESSE MATERIAL ? Bem , parte dele serviu para me abastecer com umas poucas doses de combustível - $ - e a outra parte eu tive a HONRA de entregar para aquele que é O GARRINCHA DA FOTOGRAFIA DE JOINVILLE - o Pelé é o graaaaande FRITZ HOFMANN- e que atende pelo nome de ÉBERSON THEODORO : para ele , por exemplo , os BEATLES são PINTO - no bom sentido , é claro ! - perto do legendário quarteto sueco ) . Em meus tempos de abbamaniaco , para falar a verdade , eu não gostava lá muito dessa música , a não ser pela brilhante interpretação da norueguesa - criada na Suécia a partir dos 2 anos de idade - ANNIFRID LYNGSTAD ( Trata-se da "morena " do ABBA ) e do fantástico acompanhamento ao piano feito pelo seu então esposo BENNY ANDERSON , aquele cara barbudo com cara de tiozão legal : ela tem o sugestivo título de "MONEY , MONEY , MONEY " e é uma das faixas do disco " ARRIVAL " , lançado em 10 de outubro de 1976 e que acabou levando o quarteto sueco definitivamente ao estrelato mundial . Com letras realistas e levam uma forte pitada de bom humor , eu diria que ela é uma música do gênero DISCO MUSIC DE PROTESTO ; aliás , eis os seus versos iniciais : " Eu trabalho a noite toda , eu trabalho o dia todo , para / para pagar as contas que tenho que pagar / Não é triste ? / E ainda parecer não sobrar um único centavo para / mim / Isso é muito ruim / Nos meus sonhos eu tenho um plano / Se eu encontrasse um homem rico / Eu não teria que trabalhar , ficaria à toa e daria um / baile ......"
 
        Além de retratar com perfeição e bom humor a realidade de qualquer pobre , reles e subnutrido - dinheirísticamente falando - ser vivente , bípede , racional , isso chega a ser uma ironia : há muitíssimo tempo $ não é problema para aqueles outrora dois casais que esbanjavam felicidade e que hoje são 4 bons amigos que se reencontram muito esporadicamente . Consta que os hoje ex-membros do ABBA - além dos igualmente esporádicos trabalhos artístico-musicais ( o grupo acabou sendo dissolvido em fins de 1982 , embora , curiosamente , eles tenham declarado na época "estarem dando um tempo " e retornarem em breve ) , dos royalties pelas vendas de qualquer produto que leve a marca ABBA e das impressionantes vendagens de seus discos , mesmos longínquos 35 anos após as suas últimas gravações ( as últimas músicas a serem gravadas pelo quarteto foram a dramática " THE DAY BEFORE YOU CAME " , a um tanto épica " CASSANDRA " e a alegrinha e futurista " UNDER ATTACK "  : a princípio essas músicas fariam parte de um disco a ser lançado em fins de 1982 mas em razão de 10 anos de trabalho intenso e praticamente ininterrupto do quarteto e do clima pesado e de velório - os dois casais já haviam se separado - , mais ou menos equivalente ao existente após mais uma das costumeiras derrotas do meu amado e judiado  BANGU , o disco jamais saiu )  - , figuram nas listas de acionistas de várias grandes empresas e já no jurássico fevereiro de 1977 , mais precisamente durante uma conferência de imprensa em sua turnê pela quentíssima e gigantesca Austrália , BENNY ANDERSON - o barbudo com cara de tiozão legal - declarou que " A PREOCUPAÇÃO JÁ NÃO É MAIS O DINHEIRO MAS SIM TER FELICIDADE NO TRABALHO " (Anos mais tarde - em 1984 , caso eu não esteja enganado - o mesmo Benny Anderson declarou que o dinheiro ganho pelos 4 já ex-membros do ABBA " ERA SUFICIENTE PARA SUSTENTAR GERAÇÕES " ) .........Bom , ele não tem AQUILO AVANTAJADO - obviamente a conta bancária ( Pensou que fosse o quê , ô cara pálida ? ) - como os hoje ex-membros do ainda legendário quarteto sueco mas em suas veias corre um pouco de sangue , tão escandinavo quanto os de AGNETHA FALTSKOG , BJORN ULVAEUS , ANNIFRID LYNGSTAD e BENNY ANDERSON ( Importante : não houve nenhum ERRO DE DIGITAÇÃO ......os nomes deles são esses mesmos ! ) : o sobrenome GORRESEN não nega .....ELE É UM NORUEGUÊS DA GEMA , ou quase isso ! ( o patriarca da família - MARCUS FABER JHONSON GORRESEN - , um comerciante que acabou se radicando e vivendo boa parte de sua vida na vizinha São Francisco do Sul , fez parte daquela leva de imigrantes noruegueses que ajudou a fundar Joinville ) . O irreverente escritor que veio ao mundo na eternamente bela e bucólica São Chico em 13 de outubro de 1945 ( Foi mau , 'seu ' Hilton : revelei a sua idade ! ) e que traduz com perfeição em seus impagáveis textos todo o bom humor e temperamento festeiro de seus conterrâneos ilhéus , tem uma revelação importantíssima a fazer : hoje ele nos revela o testamento que acabou de fazer , com os bens que deixará para os seus - caso este amalucado escriba não esteja enganado - amados quatro pimpolhos .......Huuummm.....teria esse pacato e tímido - um tanto arredio - ex-funcionário do Banco do Brasil ganho na Mega Sena acumulada ? Teria ele enfim vencido a sua timidez e ganho muuuuiiiiito dinheiro contando piadas , desenhando quadrinhos ou quem sabe , comas extraordinárias vendas de algum disco de bolero que acabou gravando  ? Teriam os vários livros escritos por ele enfim "bombado " e se tornado best sellers ? Teria alguma tia dele dado boa parte de seus bens e fortuna para aquele outrora menino tímido , leitor voraz , inteligente e , INFELIZMENTE , flamenguista ? Teria ele ficado com parte do tal e suposto tesouro escondido por seu longínquo ancestral norueguês ? ............... NANANINANÃO !!!!! Ficou com curiosidade em saber quais são esses bens ? Então CONFIRA a ótima crônica de autoria desse , que é um dos mestres do humor :
 
"
 
Acabei de fazer meu testamento. Não pretendo deixar esta vida tão cedo, mas a gente deve se prevenir, não se sabe o que pode acontecer. Um motorista imprudente, uma bala perdida, um leitor descontente ( ABAIXO ) ...
 
Deixo ( ABAIXO , HILTON ) para os filhos todos os meus livros, filmes, revistas, CDs de música, arquivos na internet, um livro inacabado e centenas de textos publicados.
 
Ao que parece, não gostaram muito da herança. Pombas, tirando os expurgos e as doações a bibliotecas ( FALANDO EM BIBLIOTECA , EIS O QUE EXISTIU ONDE É HOJE A BIBLIOTECA PÚBLICA DE JOINVILLE ,O CORETO DA ANTIGA PRAÇA PÚBLICA LAURO MUELLER E O BUSTO DA PRINCESA DONA FRANCISCA , COLOCADO ALI EM 1926 , DURANTE OS FESTEJOS DOS 75 ANOS DE JOINVILLE )  aí está o patrimônio de toda uma vida. Anos e anos de revirar livrarias, sebos, de procurar edições quase inexistentes ;
 
 
 
de alegrias, surpresas, decepções ; de buscas na internet, achados em viagens; até livrarias da França ( ABAIXO , UMA LIVRARIA EM PARIS ) e da Espanha entraram com sua parte, primorosos álbuns e histórias em quadrinhos.
 
Gibis da década de 1950 ( ABAIXO ) , filmes que alguém se lembrou de gravar da saudosa ' Sessão da tarde ' . Aquele livro ou aquele filme que passou pela minha juventude.
 
Grandes ícones do cinema. Cantores da era do ouro do rádio. Coisas que não mais se encontram nem procurando com a lanterna de Diógenes ( ABAIXO ) . Talvez o destino disso tudo seja um sebo.
 
Mas meus bens não se resumem nisso. Deixo o ouro de minhas esperanças. Deixo o espaço da porta de casa até a amplidão do mundo.
 
 A imensidão de quilômetros andados que trago nos pés, o tempo de construção do conhecimento a partir das primeiras leituras.
 
Deixo o que deixei de fazer, o vazio das mãos, as opções equivocadas, as confianças traídas, a decepção pelas impunidades.
 
Deixo a saudade de mim mesmo, daquele garoto magro, tímido, esperançoso do futuro. As árvores em que me balancei, as trilhas que segui, as peladas que joguei, os amores que não tive. A luta inútil contra o Tempo. ( ABAIXO , EIS MAIS DUAS FOTOS DAS ANTIGAS , DESTA VEZ DE SÃO CHICO : A PRIMEIRA FOI TIRADA PROVAVELMENTE EM 1935 E A OUTRA É DE 1908 E TRAZ AO FUNDO A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA , INAUGURADA EM 1907 )
 
 
Deixo também a saudade dos tempos que não vivi, dos cavaleiros da Idade Média, dos mosqueteiros do rei de França,
 
de algum lugar no passado, onde talvez tivesse encontrado a bela jovem de espartilho, vestido longo e cabelos apanhados em coque.
 
Deixo a inércia de minha geração, permitindo que a ética e a honestidade se desvanecessem por entre seus dedos ( ABAIXO ) , criando um mundo no qual se plasmou o avesso da dignidade, em que o interesse pessoal suplanta os bons princípios.
 
 Deixo a minha inútil indignação em posts, mails, páginas, tabuletas, outdoors, tambores, sinais de fumaça. Esse mundo já não me pertence.
 
Deixo aquilo que nunca tive ( mas que está em aberto para os que ficarem ) : fama, poder e fortuna  ( ABAIXO ) – com a ressalva de que nunca deles necessitei e que não são necessários para se viver. "
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário