quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Mas Bach !

Agora um momento SÓ LOVE , SÓ LOVE aqui neste muy humilde blog , aliás , eu diria que desde março de 2015 o coração deste escriba está ......PEGANDO FOGO : naquela ocasião me apaixonei por uma mulher bonita , atraente ,  que , embora cinquentona ( completou 55 anos no último dia 18 de maio ) , está enxuta , com tudo em cima e ainda DÁ - no bom sentido , é claro ! - um belíssimo caldo ! Embora seja alemã - mais precisamente de Saarbruecken ( ABAIXO )  , uma cidade muito próxima a fronteira com a França ( Aqui vai uma curiosidade histórica : o Estado alemão do qual essa cidade é a capital  - SARRE - chegou a ser um país independente , entre 1947 e 1957 ) - , ELA tem um ritmo MUUUYYYY CALIENTE , GOSTOSO , SENSUAL E QUE FAZ ESSE DESAJEITADO E DESCADEIRADO ESCRIBA MEXER "A CADEIRA " ! Que deusa , que musa , que ninfa , que tesão ! ........
 
Se , por um acaso , passou em aí em vossa cabecinha maliciosa que este escriba este se referindo ÀQUILO que essa sua cabeça , que embora não seja o rio Tietê , é SUJA e está pensando , o seu chute foi tão errado quanto o de um atacante do JEC no jogo contra o todo-poderoso São Bento de Sorocaba , pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série C : estou me referindo à graaaande , à estupenda , à talentosíssima Sandra Ann Lauer , ou tão somente SANDRA ! Confesso que até a data que contei há pouco eu não tinha a mínima ideia de quem fosse essa cabocla ( ABAIXO ) , até que um erro de digitação ao acessar o Youtube - bendito erro ! - me apresentou ELA : o vídeo da música que por acaso acabei acessando era de " (I´LL NEVER BE ) MARIA MAGDALENA " e apenas o primeiro acorde bastou para que eu reconhecesse essa música .
 
Trata-se de um mega hit que fez estrondoso sucesso no jurássico ano de 1985 , tendo sido uma das canções mais ouvidas no mundo inteiro ao longo daquele ano : em nada menos do que 41 países essa música chegou a ser a mais ouvida . Aliás , lembro-me como se fosse ontem dessa música tocando à toda hora nas estações de rádio e  televisão e , de certa maneira , ela também acabou sendo uma das músicas que acabaram a infância deste escriba , que naquela ocasião era um fedelho de 5 anos de idade ( Ao contrário do que pode parecer , naquele tempo este escriba ainda não era avacalhado das ideias : só comecei a me tornar louco a partir de 1999 , quando ingressei na Faculdade de História .....- ABAIXO , O CAMPUS DA UNIVILLE ) .
 
História interessante a dessa outrora garotinha de cabelos pretos , filha de um comerciante francês e de uma vendedora de sapatos alemã , irmã de um rapaz paraplégico , que começou a ter aulas de balé aos 5 anos de idade e que aos 10 anos não só tocava violão como já compunhas as suas próprias canções : certa vez acontecia em sua cidade natal um desses concursos musicais de novos talentos tão comuns em toda a Europa e a nossa personagem , então com 13 aninhos , estava na plateia junto com a sua respectiva mami . Terminado o concurso e com os jurados ainda decidindo quem seria o vencedor , Sandra disse para a mamãe que iria ao banheiro : embora não fosse o Zé Carioca  , isso acabou sendo uma MALANDRAGEM da futura pop star .......Ela ( ABAIXO ) dirigiu-se ao palco , convenceu o DJ a tocar uma versão instrumental de um velho sucesso de Olivia Newton John ( Huuummm......se que esse favor prestado pelo glorioso DJ saiu de graça ? Será que .......Bom , solte a vossa imaginação e vá pensando aí do outro lado ! ) e SOLTOU O GOGÓ , fazendo com que a plateia , embora não tenha visto o EDUARDO CUNHA PELADO ( Cruuuuzes ! Cruuuuzes ! Cruuuuzes ! Vate retro ! ) , ficasse simplesmente  ABISMADA , ESPANTADA E SURPRESA !
 
 Tamanha ousadia - aliada à esperteza e à determinação - acabou dando resultado : para alegria e orgulho da mamãe , em 1976 Sandra acabou assinando um contrato com uma gravadora local e gravou um disco com apenas uma música - " ANDY MEIN FREUND " ( "Andy , meu amigo " ) - e que era uma homenagem .......AO SEU CACHORRO ( ÓÓÓÓÓÓÓ !!!!!! Que fofo ! ) . Embora não estivesse em extinção , Sandra ( ABAIXO )  acabou pagando o maior MICO de sua ainda curta vida : a música , embora não fosse a Chapecoense jogando contra o Barcelona ( Caso você ainda não saiba , o jogo entre os dois terminou 5 a 0......para o Barcelona , obviamente : para a Chapecoense ganhar deles só em um conto de fadas ou graças a uma crise coletiva de diarreia dos jogadores adversários ......) , foi um tremendo FRACASSO e Sandra só retomaria a carreira em 1979 ........
 
Embora não vivesse em um zoológico , nesse ano Sandra e as também cantoras MICHAELA ROSA e VETTER JASMINE formaram um verdadeiro trio de PANTERAS e que recebeu o nome de ARABESQUE ( ABAIXO )  , com o som feito por esse trio sendo majoritariamente de DISCO MUSIC , o grande ritmo daquele momento . Embora não fossem o Sérgio Cabral , as meninas , em apenas 5 anos de existência do trio , trabalharam feito CONDENADAS : foram 9 discos gravados , um considerável sucesso - especialmente no Japão - e a belíssima "MARIGOT BAY " ( 1981 ) como o seu grande destaque . Queda de popularidade e divergências entre as meninas ( Será que no camarim uma roubava o batom e o estojo de maquiagem da outra ? ) acabaram apressando o fim do trio , em 1984 : chegara a vez e Sandra tomar o seu próprio caminho .
 
 E agora , a pergunta que não quer calar : afinal , quem venceu aquele concurso de música no qual a gloriosa e divina Sandra estava na plateia ? Bom , 42 anos depois desse fato , 33 anos de carreira solo , 19 discos , 40 SINGLES ( Para quem não sabe ou não se lembra , os SINGLES  eram músicas com potencial de fazer sucesso e que eram lançadas antes mesmo do próprio disco ) e hits , como " LITTLE GIRL " ( 1985 ) , " LOREEN " ( 1986 ) , " EVERLASTING LOVE " ( 1987 ) , " HEAVEN CAN WAIT " ( 1988 ) e " ONE MORE NIGHT " ( 1990 )  depois , embora não seja o dinheiro de um político brasileiro no arquipélago caribenho das ilhas Caymann , Sandra ( ABAIXO ) - que também chegou a se aventurar como atriz ( ela chegou a atuar em 3 filmes ) - leva uma vida SOSSSEGADA na paradisíaca ilha espanhola de Ibiza , curtindo a sua tão merecida , avantajada e sarada fortuna .
 
Quanto ao vencedor do concurso : você ainda está interessado , e interessada , em saber ? ........Talvez a cantora alemã , que chegou a ser tida como a PRINCESA DA MÚSICA POP nos anos 80 e 90 e que hoje leva uma vida de rainha , nem sequer desconfie disso : mas se não fosse por um alemão de Eisenach ( ABAIXO , EIS A CASA ONDE O DITO CUJO NASCEU ) - uma minúscula cidade localizada no atual Estado da Turíngia ( entre 1949 e 1990 essa região fez parte da hoje falecida , comunista e nada saudosa Alemanha Oriental ) - talvez a MÚSICA MODERNA  nem existiria e consequente e musicalmente falando , nem Sandra ......
 
          Estou falando do graaaande , do fenomenal , do genial JOHANN SEBASTIAN BACH ( 1685-1750 ) ! Falando em uma linguagem futebolística , Bach ( ABAIXO ) seria aquele jogador que bate o escanteio , cabeceia , marca o gol e , embora não seja aquele antigo personagem da Escolinha do Professor Raimundo - 'seu " Boneco - CORRE PRA GALERA : ele era mestre de capela - ou seja o músico principal e oficial - do príncipe Leopold Von Anhalt Coethen ( Eita diacho de nome ! ) , compositor , cravista ( o CRAVO não é aquela flor que namora a rosa mas sim uma espécie de piano rústico , muito em voga entre os século 17 e 18 : consta que o próprio Bach não só tocava divinamente bem esse instrumento como também dominava o processo de fabricação desse instrumento ) , organista ( ele tocava ÓRGÃO .....não , não é aquilo que a vossa poluída cabeça pensou mas sim outro percussor do piano ) , regente , professor de música , violinista e violista .
 
 Eclético , Bach acabou sendo fortemente influenciado pelas músicas italiana e francesa e fez composições ( ABAIXO , PARTITURA DE UMA DELAS )  em praticamente todos os gêneros musicais que existiam na época - como concertos , missas , oratórios , melodias , prelúdios , sonatas , corais , etc...etc... - , exceto a ÓPERA , ou quase isso .....Bach tornou-se um especialista em compor CANTATAS , ou seja , composições feitas para serem interpretadas por um ou dois cantores , acompanhados de uma orquestra - algumas vezes de um coral - e que geralmente tinham temas religiosos e cuja trama era a respeito das sensações sentimentais do personagem ( Huuummm.....profundo ! ) , tendo fortíssima influência operística . Caracterizada , entre outras coisas , pelo arrojo , pela harmonia  e a expressividade , a obra de Bach tem entre seus destaques as composições " CONCERTOS BRANDEMBURGUESES " , " CONCERTO EM DÓ MENOR " , " MISSA EM SI MENOR " , " CANTATA NUPCIAL " , ' ORATÓRIO DE NATAL " , " O CRAVO BEM TEMPERADO " , "  ARTE DA FUGA " , " OFERENDA MUSICAL " e " PAIXÃO SEGUNDO SÃO MATEUS " .
 
 E agora vem a pergunta que , embora não seja o Galvão Bueno , NÃO QUER CALAR : afinal , o que esse cara ( ABAIXO ) fez para ser considerado uma espécie de pai da música moderna ? Bom , Bach foi um dos ícones de um movimento - por sinal , muito presente não só na música mas também na arquitetura , na escultura , na pintura e nas vestimentas da nobreza - chamado BARROCO e que tinha como uma de suas marcas registradas a ideia de se fazer obras belas e ao mesmo tempo simples e não muito complexas . Em outras palavras : a maneira como Bach compôs as suas músicas acabou influenciando na maneira como se compõe as músicas modernas e por isso , musicalmente falando existiram ou existem nomes , como os dos Beatles , Led Zeppelin , a gloriosa e divina Sandra , etc...etc... ( Você gosta de funk e sertanejo universitário ? Xiiiiiii.......) .
 
 Curiosamente a obra de Bach só veio a ser descoberta décadas após a sua morte ( ele faleceu em 28 de julho de 1750 , em Leipzig ) e em um desses fenômenos que nem Freud explicaria , ele se torno um ícone cultural : o ROCK PROGRESSIVO ( Trata-se daquele tipo de rock , digamos , VIAJÃO , cheio de efeitos sonoros , letras complexas e que teve na hoje extinta e icônica banda inglesa PINK FLOYD - ABAIXO - a sua grande representante ) , por exemplo teve fortíssima influência em arranjos de composições de Bach ........
 
Os GÊNIOS bebem nas melhores fontes e com um tal de HEITOR VILLA LOBOS ( 1887-1959 - ABAIXO ) não poderia ter sido diferente . Fãzaaçoaçoaço de Bach , o graaaande músico , compositor e maestro carioca fez a seguinte parada : entre 1930 e 1945 ele compôs uma série de 8 obras em estilo e estrutura épicos e monumentais e com forte tom nacionalista ( o então ditador de plantão era o nanico , gaúcho e ultra nacionalista GETÚLIO VARGAS ) e que misturam ritmos tipicamente brasileiros com a música erudita , principal e obviamente a obra de Bach . O nome escolhido para o conjunto dessas obras foi tão óbvio quanto uma possível derrota do Criciúma no próximo jogo contra o JEC : "BACHIANAS BRASILEIRAS " .......
 
Talvez você esteja se perguntando aí do outro lado : embora não seja uma SURUBA , aonde é que a MÚSICA DE JOINVILLE entra nisso ? A resposta atende pelo nome de CAMERATA DONA FRANCISCA ( ABAIXO ) , uma orquestra de câmara surgida em 2007 e que atualmente é formada por 14 componentes , entre músicos , profissionais , professores , alunos e ex-alunos de escolas de música de Joinville : ela surgiu com o objetivo de disseminar e popularizar a música erudita , realizações apresentações nos mais diversos lugares e mostrando que , embora não seja a Bruxa do 71 , ela não é UM BICHO DE SETE CABEÇAS .
 
O repertório é variado - além de clássicos de monstros sagrados da música erudita , como Verdi , Mozart , Haydn , Beethoven e o próprio Bach , toca-se também canções folclóricas , canções natalinas e até mesmo canções populares - a orquestra , não poucas vezes , conta com participações luxuosas em suas apresentações , como os do barítono joinvilense DOUGLAS HAHN , do trompista JONATAS COSTA e da LUCY MARY . Diz também uma velha máxima futebolística que um grande time começa por um GRANDE TÉCNICO e a Camerata ( ABAIXO ) pode esnobar : ela tem 3 grandes técnicos ! São eles o seu regente - o maestro VOLDIS ELEAZAR SPOGLIS , o seu coordenador - o produtor musical TOBIAS SCHROEDER - e o seu diretor musical , o músico ( é integrante da Orquestra de Câmara de Curitiba ) e professor de viola e violino no curso superior da Escola de Música e  Belas Artes de Curitiba , ROBERT HUEBNER .
 
Bom , agora chega de papo ! No vídeo do dia a Camerata ( ABAIXO ) toca um dos trechos - a ária "ADAGIO " - daquela que é justamente a mais conhecida das 8 Bachianas Brasileiras , a NÚMERO CINCO , composta entre 1938 e 1945 especialmente para ser interpretada por uma cantora soprano e 8 violoncelos ( parte da autoria da composição da Bachiana Brasileira Número 5 é da soprano RUTH VALADARES CORRÊA ) . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=353ixb3rmtU
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário