quarta-feira, 12 de julho de 2017

Socoooorro !!!!

Eu começo lhe fazendo uma pergunta : O QUE VOCÊ ACHA DA TV BRASILEIRA ? ......Xiiii , a sua reação aí do outro lado , com aquela típica cara de quem comeu um pedaço de coxinha de galinha de ontem , já diz tudo ! E com razão : seria até desnecessário dizer isso , a TV tupiniquim pode não ser um curral de cavalos ( ABAIXO ) mas está uma verdadeira B......( Como estou cansado de dizer , o ALAMEDA CULTURAL é um blog da família e obviamente  você sabe o que eu quis dizer ! ) . É óbvio que nem tudo está perdido e existem sim programas ótimos e até instrutivos .
 
Tudo bem que isso foi há praticamente 10 anos , mas mesmo assim vamos lá : corria o ano de 2008 , a cidade de PEQUIM ( ABAIXO ) - ou BEIJING - prepara-se para sediar mais uma edição da centenária GINCANA DO CRIOULO DOIDO , ops ! , OLIMPÍADA ( Aí , foi mal : não é CRIOULO DOIDO e sim AFRODESCENTE HISTÉRICO ) e a toda-poderosa Globo , popularmente conhecida como VÊNUS PLATINADA , decidiu fazer algo diferente mostrando não só a capital da remota e milenar China mas sim várias regiões daquele gigantesco país ,
 
 sendo que a jornalista que acabou sendo incumbida dessa missão acabou sendo a ótima "catarina " - de Caçador - SÔNIA BRIDI ( ABAIXO - Um quatrilhão de desculpas para quem é de fora , mas se é de Santa Catarina só pode ser bom ! ) e a matéria acabou indo ao ar e sendo tema do quase sempre interessante programa "GLOBO REPÓRTER " , por sinal , uma das reservas de vida inteligente na TV tupiniquim . Porém , o que acabou chamando a atenção deste escriba , e certamente de muitas pessoas que assistiram esse programa , não foram os atrativos naturais , a cultura e a looooonga história daquele país e sim um fato inusitado que acabou chamando a atenção :
 
 ao chegar em um daqueles vilarejos , a equipe da Globo - principalmente a própria Sônia Bridi - acabou sendo motivo de espanto e curiosidade por parte dos escassos moradores locais . Seria medo de uma possível invasão estrangeira ou por que descobriram que Sônia ( ABAIXO )  é "catarina " ? Nada disso : incrivelmente naquele aldeia que plateia o título de LUGAR ONDE JUDAS PERDEU AS BOTAS , jamais um ser vivente bípede , racional , de olhos e cabelos claros havia posto os pés , daí a reação daquelas pessoas . O glorioso PRÍNCIPE DE JOINVILLE e alguns de seus amigos viveram uma situação bem parecida em uma pequena localidade no interior da Bahia , só que de uma maneira , digamos , cheia de fortíssimas emoções .......
 
Relembrando rapidamente , na semana passada ou mais precisamente no texto " MALDITA DECISÃO ! " ( 5 de julho ) , comentei que o príncipe liderou uma expedição rumo a remota e sombria ilha de Santa Helena com a missão de trazer os restos mortais de ninguém menos que NAPOLEÃO BONAPARTE e que em função da falta de ventos acabaram não prosseguindo a viagem , mesmo assim chegando na Bahia e de Salvador indo em uma lancha à vapor até uma localidade a 110 quilômetros dali , CACHOEIRA ( ABAIXO )  . Trata-se de uma simpática , atraente , bucólica e antiquíssima cidade ( Cachoeira conquistou sua emancipação política em 1698 ) , às margens do rio Paraguaçu e que , segundo uma última estimativa feita em 2013 , tinha 34.244 habitantes ( Só comparando , RIO NEGRINHO nesse mesmo ano havia ultrapassado a marca dos 37.000 habitantes ) .
 
Berço de duas figuras ilustres da história do Brasil - ANA NÉRI ( 1813-1880 ; teve grande destaque na Guerra do Paraguai , felizmente não matando paraguaios mas sim salvando vidas : foi enfermeira e recebeu o apelido de " MÃE DOS BRASILEIROS " ) e ANDRÉ REBOUÇAS ( ABAIXO - 1839-1898 ; engenheiro civil e negro , acabou sendo - por um motivo óbvio - um dos grandes líderes do movimento abolicionista e sendo caninamente fiel á monarquia e á família imperial brasileiras , acabou deixando o Brasil após a proclamação da república : tendo projetado a fantástica ferrovia que liga Curitiba a Paranaguá , acabou tendo uma morte pra lá de suspeita em Funchal , a capital do arquipélago português da Madeira ) - ,
 
HISTÓRIA é o que não falta por ali : embora a cidade tenha sido oficialmente fundada em 1674 , é muito provável que ela tenha acontecido muito antes , mais precisamente em 1531 ( oficialmente a mais velha cidade brasileira é a praiana e paulista SÃO VICENTE , vizinha a Santos e que foi fundada em janeiro de 1532 - ABAIXO - por um expedição comandada pelo nobre e militar português MARTIM AFONSO DE SOUZA ) .
 
 Além de ser velha pra dedéu , Cachoeira também foi local de várias batalhas durante a GUERRA DA INDPENDÊNCIA ( Ao contrário do que todo mundo pensa , o Brasil não deu um " TCHAU , PORTUGAS ! " no famoso GRITO DO IPIRANGA mas sim na saída das últimas tropas portuguesas , pelo porto de Salvador , em 2 de julho de 1823 e após muitas e sangrentas batalhas em 5 regiões onde os "portugas " não largavam o osso de jeito nenhum : Pará , Maranhão , Piauí , o atual Uruguai - então província Cisplatina - e , é claro , a Bahia ) , é fortissimamente influenciada pela cultura africana e é dona de um dos maiores e mais bem preservados conjuntos de construções históricas do Brasil , sendo por isso conhecida como CIDADE-MONUMENTO ( ABAIXO , UMA VISTA DA IGREJA NOSSA SENHORA DO MONTE )  .
 
Não é um simples e pretensioso apelido , É ALGO OFICIAL : ela recebeu esse título por meio de um decreto assinado em 13 de janeiro de 1971 pelo então general-presidente-ditador gaúcho EMÍLIO GARRASTAZU e MÉDICI ( 1905-1985 ) e ainda recebeu outro título , a de MONUMENTO NACIONAL , por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ( IPHAN ) , sendo que sempre em 27 de junho a capital da Bahia é simbolicamente transferida para Cachoeira ( ABAIXO ) .
 
 Por tudo o que foi exposto , Cachoeira ( ABAIXO ) estava looooonge de ser um fim de mundo como aquele vilarejo perdido no fiofó da China no jurássico ano de 1840 , época em que o glorioso príncipe e alguns de seus oficiais botaram os pés ali : entre os séculos 18 e 19 a cidade viveu o seu auge em função de sua posição estratégica ( era ponto de encontro de várias estradas ligando Salvador a outras regiões do Nordeste e a Minas Gerais ) e de seu movimentadíssimo porto fluvial , por onde era escoada a produção - principalmente fumo e açúcar - de uma vasta região conhecida como RECÔNCAVO BAIANO .
 
           Como eu já havia comentado em ocasiões anteriores , foi justamente nesse lugar que a vida do príncipe e , consequentemente a própria existência de JOINVILLE estiveram por um fio ( FALANDO EM JOINVILLE , EIS DUAS FOTOS ANTIGAS : A PRIMEIRA É A DA PRIMEIRA IGREJA LUTERANA DE PEDEIRA , HOJE PIRABEIRABA E A OUTRA É DE ALUNOS DA ENTÃO ESCOLA PÚBLICA DE PEDREIRA - HOJE , OLAVO BILAC - POR OCASIÃO DE SUA INAUGURAÇÃO NA DÉCADA DE 20 ) ........Em um determinado ponto ás margens do rio Paraguaçu e seguindo uma velha e aristocrática tradição europeia , o glorioso príncipe e seus amigos resolveram caçar , matando uma considerável quantidade de papagaios , tucanos e , bem como de outros animais ( Se por um desses incríveis acasos algum ambientalista estiver se aventurando a ler estas mal escritas linhas , deve estar tendo coceiras por todo o corpo , espumando pela boca , estar mais vermelho do que este escriba branquelo e com mais raiva do que um AU-AU ROTVEILER ou que uma mulher quando está NAQUELES DIAS ......) .
 
 
O grande rei amarelo já estava se recolhendo a seus aposentos : não , não era nenhum rei asiático que mandava naquele pedaço mas sim O SOL QUE ESTAVA SE PONDO e o príncipe ( ABAIXO ) e seus amigos , após passarem por uma clareira em meio a mata fechada , seguiram por uma trilha rumo a uma vilarejo não muito distante dali . Estranhamente não havia um mísero ser vivente bípede racional por ali e todas - TODAS mesmo - as casas e também estabelecimentos comerciais estavam fechados ......Dois fatos  ainda mais estranhos : a igreja local estava aberta , deserta e com o incenso utilizado em uma cerimônia religiosa ainda acesso e no coreto daquele lugarejo cadeiras , partituras e instrumentos musicais estavam simplesmente largados !
 
 Será que aquele povo tinha sido raptado por extra terrestres ? Tinha ido a Salvador assistir a um Bahia X Vitória ou pular Carnaval ? Bom , agora eu passarei a palavra para ele ......FALA , PRÍNCIPE ! ( ABAIXO ) . " O povoado assim repentinamente abandonado começou a nos intrigar . Mas , esperando fazer ressuscitar a sua população e também levados por espírito de brincadeira , depusemos as espingardas , lançamos mão do bombo , dos trombones e das clarinetas e produzimos o mais formidável dos charivaris . Trabalho perdido ! Ninguém apareceu . " .......
 
 
Já estava anoitecendo - uma linda iluminada noite de lua cheia , por sinal - e , cansados de NÃO VER O QUE OS BAIANOS TEM , o príncipe e seus amigos resolveram fazer o que os TELETUBIES diziam na década de 90 : É HORA DE DIZER TCHAU  ! ( Para quem não sabe ou não se lembra , os TELETUBBIES - ABAIXO -  foram uns bonequinhos que......Ah , esquece ! ) . Quando eles já estavam quase embarcando na lancha que os trouxe .......SURPRESA : não é que todo aquele povo de repente apareceu ! E foi justamente naquele momento que o príncipe e seus amigos viram finalmente O QUE OS BAIANOS TINHAM : facões , sabres , paus , chuços e espingardas .
 
Também era o momento de dar as "boas vindas " aos gringos : o príncipe e seus amigos não eram Justin Bieber ( É aquele guri canadense que dizem ser cantor e também , digamos , ter gestos delicados ) mas foram AGARRADOS  , separados , desarmados , arrastados para o mato e levando mais porrada que o time do Atlético Goianiense na série A do campeonato brasileiro . O provável líder daquele povo todo - em sua grande maioria formado por negros e mulatos - , que não era o ator americano MICHAEL DOUGLAS mas que também estava EM UM DIA DE FÚRIA ( ABAIXO )  , era um sujeito de chapéu alto , um faixa a tiracolo e munido de uma espécie de espada :
 
 mais estropiado que um lutador de UFC depois de lutar contra ANDERSON SILVA e falando um português de dar inveja ao SEU CREYSSON (  ABAIXO - Para quem não sabe ou não se lembra , trata-se de um impagável personagem do extinto programa televisivo de humor do grupo carioca CASSETA E PLANETA que vivia maltratando e estuprando a coitada da língua portuguesa ) , o príncipe tentou dizer quem ele e seus amigos eram , o porquê e como vieram parar ali e ainda encontrou tempo de dar uma valente , dizendo que todo aquele povo não tomaria xarope mas se arrependeria AMARGAMENTE de tudo o que estava fazendo .
 
Se o tal "chapeludo " entendeu o que o glorioso príncipe disse , isso eu não sei , mas se a coisa  já estava fedendo passou a feder mais do que o rio Tietê : o príncipe acabou sendo arrastado e levado a um montículo e não só a sua própria vida mas a história de JOINVILLE ( ABAIXO , DUAS FOTOS COM O SELO FRITZ HOFMANN DE QUALIDADE : A PRIMEIRA FOI TIRADA NA ESTRADA DO SALTO I - REGIÃO DO RIO PIRAÍ - NA DÉCADA DE 30 E A OUTRA É DA PROPRIEDADE DO PRÓPRIO FRTIZ , NA ATUAL AVENIDA GETÚLIO VARGAS ; AS CRINAÇAS SÃO DOIS DE SEUS FILHOS : WALTER E HILLDEGARD ) , que surgiria 11 anos mais tarde , passaram nesse exato instante a estar em jogo . Só que esse é um papo para semana vem ! Enquanto vá se deslumbrando e admirando as belíssimas imagens aéreas de CACHOEIRA no vídeo do dia . PARA ISSO ,CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=3WfR0BzG7UY
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário