quinta-feira, 13 de julho de 2017

Piratas do Som

Bom , eu já tinha feito isso e não custa nada fazer de novo : quero ver se você é um ALAMEDISTA INVETERADO ! OK , eu admito que o que eu lhe pedirei não é algo , digamos , lá muito agradável mas se você é um típico , fiel , corajoso e legítimo leitor do ALAMEDA CULTURAL topa qualquer parada ......"Ô 'SEU' ESCRIBA , PODE ' MANDAR BALA ' ! " . Bom , já que você também pediu , então lá vai : imagine aí do outro lado , no conforto do seu sagrado e doce lar ou na correria e dureza de suadíssimo ganha-pão , uma pessoa malvada , extremamente má , sádica , que por todo lugar onde passa deixa um cheiro de coisa podre no ar - um cheiro mais podre que o rios Cachoeira e Tietê ou daqueles puns que o seu avô solta  - , que tenha prazer em humilhar  as pessoas  e em vê-las  sofrer , em fim , a legítima encarnação do TINHOSO ( Pô , também não precisa exagerar : o SEU CHEFE - ABAIXO - também é gente ! ) ......
 
Sei também que faz tempo pra dedéu , mas agora tente se transportar no túnel do tempo para o remoto século 17 e mais precisamente para a paradisíaca e quentíssima região do Caribe ......Huuummm......acho que agora você já atingiu O PONTO G DA COISA : este escriba está se referindo não ao atacante argentino BARCOS ( ABAIXO )  , um  ex-jogador do Grêmio e do Palmeiras aos terríveis e temíveis PIRATAS ( Para quem não entendeu essa piadinha pra lá de podre , o tal jogador argentino tem o apelido de PIRATA por tapar um dos olhos durante as muitas comemorações de seus gols ) .
 
E qual teria o mais cruel deles ? É possível que não só o pior de todos os piratas mas também um dos mais brilhantes discípulos do TINHOSO em toda a história da nossa tão limitada humanidade tenha sido um sujeito que veio ao mundo na formal , gelada e chuvosa Inglaterra em 1680 . O nome do meliante ? EDWARD TEACH , mas também pode chama-lo de "BARBA NEGRA "( ABAIXO )  ......Até parece incrível mas esse verdadeiro capeta em forma de pirata e que fez reis e rainhas da malvadeza , como JEREMIAS ( Para quem não está ligando o nome à música , trata-se do vilão da quilométrica e clássica " FAROESTE CABOCLO " , da saudosa banda LEGIÃO URBANA ) , ODETE ROITMAN e MICHEL TEMER serem  PINTOS - no bom sentido , é claro - perto dele , chegou a ser um pacato cidadão da civilização : ele era um obscuro e despercebido marinheiro .
 
 Só que a partir de 1712 ele começou a ser amigo do TINHOSO : nessa ocasião ele servia em um NAVIO CORSÁRIO baseado em portos da Jamaica ( a princípio uma colônia da Espanha , a Jamaica acabou passando para o domínio inglês em 1655 , só vindo a conquistar a sua independência - uma meia independência , é verdade - em 1962 : a exemplo do que acontece em várias ex-colônias britânicas , a rainha Elizabeth é a sua chefe de Estado ) e que realizava ataques a navios mercantes provenientes de portos de colônias espanholas na América , sempre carregados com generosas quantidades de ouro e prata . ( Os CORSÁRIOS - ABAIXO - eram navios de guerra pertencentes a particulares que , no entanto , seguiam leis de guerra e portanto estavam a serviço do governo do seu país ) .
 
 Em 1714 a Espanha e o já REINO UNIDO ( o país que hoje é formado pela união de Inglaterra , Escócia , Gales e da eternamente conflituosa e rebelde  Irlanda do Norte surgiu em 1707 , a partir da unificação das coroas inglesa e escocesa ) podem até ter fumado o cachimbo e parado de se estranhar durante algum tempo , mas o malvado Edward agora já estava em outra :  seguindo o princípio profundo , reflexivo e filosófico que "DOUTÔ EURICO " ( Para quem não sabe , "DOUTÔ EURICO " é  Eurico Miranda - ABAIXO - , o todo-poderoso presidente-dono do VASCO DA LAMA , ops ! , Vasco da Gama ) diria séculos mais tarde - "ÉTICA É COISA DE FILÓSOFO ! " - Edward tornou-se um fora-da-lei , passando a viver da pirataria . Seja sincero , e sincera , você encararia um cidadão com esse perfil : cabelo e barba grandes e revoltos , fósforos acessos enrolados nos cabelos para se envolver em fumaça , fortíssimo cheiro de enxofre queimado e ainda , uma espiada afiadíssima junto a cintura para dar "as boas vindas "e ainda um cinturão preso no ombros com 6 pistolas ......
 
Bom , se você está com as suas faculdades mentais em perfeitas condições e tenha amor pela sua vida , obviamente não se meterá a besta com um cara como esse , né ! Pois esse era o visual , digamos , nada convencional de Edward , ou melhor , "BARBA NEGRA" e que se tornou uma de suas marcas registradas , para horror e azar dos pobres e indefesos comandantes , oficias e tripulantes dos navios abordados em seus ataques . Seus ataques concentraram-se em uma vasta região que incluía a zona do golfo do México e a costa leste do que décadas mais tarde viriam a ser os Estados Unidos : consta que em um desses ataques , realizado em maio de 1718 , o porto da cidade de Charleston ( ABAIXO ) - na Carolina do Sul ( trata-se de uma das então 13 colônias britânicas que em 1776 vieram a se unir e a formar os Estados Unidos ) acabou sendo bloqueado , 8 navios acabaram sendo tomados e o malvado pirata e seus homens só se retiraram dali após o pagamento , pelo governador local , de um altíssimo resgate .
 
 Como diria o misto de filósofo e sambista BEZERRA DA SILVA ( 1927-2005 ) : " MALANDRO É MALANDRO , OTÁRIO E OTÁRIO ! " . Seguindo esse reflexivo , profundo e filosófico princípio dito pelo rei da malandragem séculos mais tarde , "Barba Negra " acabou encalhando de propósito esse mesmo navio saído daquele porto da Carolina do Sul e acabou fugindo , juntamente com um alguns de seus comandados mais próximos à ele , em um pequeno barco à vela com toda a grana e as joias : LIERALMENTE quase toda a tripulação ficou a ver navios ! Com toda a delicadeza , gentileza , educação e diplomacia que lhe eram característicos , SUBORNOU o governador da Carolina do Sul - que diga-se de passagem , não era SÉRGIO CABRAL ( ABAIXO )  -  para que o perdoasse e acabou se radicando ali . Teria o temível e terrível " Barba Negra " se regenerado e se transformado em um outro homem ? Teria o malvado pirata se "enrabichado " por uma americaninha bonitinha e insinuante , que estava lhe dando mole ?
 
          Bom , casar ele até se casou mas quem é bandido jamais perde a malvadeza : após uma vista a sua humilde residência , feita por um outro pirata - CHARLES VAINE - , terem discutido a respeito da legislação trabalhista e do futuro da classe profissional dos piratas e , como bons ingleses , terem bebido muuuuiiiito e discutido a respeito do último clássico Liverpool X Manchester United ( ' Ô , " seu " escriba : em mil setecentos e minha tatatatataravó era virgem já existia futebol ? ) , o temível e terrível "Barba Negra " acabou voltando à ativa ......ALEXANDER SPOTSWOORD , governador da Virgínia não era ANDERSON SILVA ( ABAIXO ) mas estava determinado a BOTAR PRA QUEBRAR :
 
 ele acabou adquirindo alguns navios veleiros rápidos e bem armados e confiou o seu comando a um oficial da Marinha britânica conhecido apenas como MAYNARD ( Teria ele um remoto parentesco com o ex-colunista da revista "Veja " e amigão do peito de Lula , DIOGO MAINARDI ? ) , com ordens não só de acabar coma pirataria e a farra de "Barba Negra " mas também a sua própria vida . Missão dada , missão cumprida : em 22 de novembro de 1718 o navio comandado pelo malvado e agora azarado " Barba Negra " acabou sendo encontrado na altura da cidade de Ocracoke , na Carolina do Norte ( ABAIXO , GRAVURA RETRATANDO O ANTIGO FORTE DE OCRACOKE ) .
 
Diz um velho e popular ditado que "VASO RUIM NÃO QUEBRA " : foi só depois de 5 tiros , 1 golpe de lança e 20 golpes de espada ( Em bom "joinvilês " : ÉÉÉÉÉÉÉGUA !!!!!! ) que o COISA RUIM acabou falecendo e indo fazer companhia ao seu mestre TINHOSO . Mesmo não sendo galinha , você ficou chocado , e chocada , com isso ? Ainda tem mais : MAYNARD amarrou a já cortada cabeça do agora defunto pirata em um mastro na proa do seu navio e acabou retornando com o "troféu " para a Virgínia ( MAYNARD ......BARBA ......Sei não mas acho que esse cara é parente remoto do DIOGO MARNARDI ! - ABAIXO )  ......
 
Bom , chega de falar de coisa ruim : agora eu falarei de ......PIRATARIA ! Não , não se trata de outro discípulo do TINHOSO , CRAMULHÃO , CAPETA , BELZEBU , LÚCIFER , ou que nome carinhoso  você queira dar ao tão temido e odiado rival do TODO-PODEROSO mas sim do já clássico filme "PIRATAS DO CARIBE " , protagonizado pelo excelente ator americano JOHNNY DEEP , que , ao que consta , teria tido como uma das fontes de inspiração - se não a principal - o eternamente rebelde e Rolling Stone roqueiro KEITH RICHARDS ( ABAIXO - É sério : o guitarrista inglês chegou a ser cogitado para interpretar o pai do pirata vivido por Johnny Deep .....KKKKK !!!!! )
 
 .....Ahá , peguei você ! ( Enganei um bobo na casca do ovo ! ) . Para desespero das fãs do cinquentão e charmoso ator hollywoodiano que por um desses incríveis e inexplicados acasos estão se aventurando a ler estas porcas e mal escritas linhas , eu não falarei do filme e , muito menos ainda , do ator ! Não foram só as celebrações dos 160 anos da fundação de Joinville o único fato marcante ocorrido em março de 2011 : a cidade ganhava uma nova ORQUESTRA . Estudando música desde que se entende por gente , mais precisamente desde os 7 anos de idade , e sendo cria da Escola de Música Villa Lobos , o joinvilense RAFAEL DANIEL HUCH ( ABAIXO ) aperfeiçoou e ampliou o seu inato talento graduando-se em composição e regência pela Escola  de Música  e Belas Artes do Paraná , em Curitiba .
 
Era conhecimento demais para ficar guardado e em março de 2011 , Rafael - para felicidade geral de Joinville , especialmente dos apreciadores de um artigo raro hoje em dia , chamado BOA MÚSICA - resolveu ser generoso e dividir seus enciclopédicos conhecimentos musicais regendo uma orquestra ( ABAIXO ) de madeiras e sopros e que levasse e democratizasse a MÚSICA ERUDITA a todos tipos de lugares e a todos os tipos de públicos , acabando com isso com aquela velha imagem - mais velha do que freguesia do Criciúma para o JEC - de música elitista e reservada a alguns pouquíssimos privilegiados , endinheirados e entendidos no assunto .
 
 O plano acabou dando mais do que certo : nestes 6 anos de atividade , A ORQUESTRA PRELÚDIO ( ABAIXO )   - que realiza ensaios semanais e chegou a contar com a graaaaande violinista e maestrina joinvilense FABRÍCIA PIVA - tem sempre se apresentado em locais com a capacidade lotada ! Contando com o financiamento do SIMDEC ( fundo municipal de apoio e financiamento a projetos culturais ) e os apoios da Prefeitura de Joinville e das empresas Whirpool e Hacasa , a Prelúdio está envolvida com um projeto intitulado "VIVALDI IN CONCERT " : trata-se de 5 apresentações em locais e de 3 ensaios abertos nos quais o repertório são as composições do padre italiano - ANTÔNIO VIVALDI ( 1678-1741 ) - que ficou mais célebre em virtude delas do que como religioso .
 
 Caso você tenha tido a prazerosa e mágica experiência de ter podido acompanhar uma apresentação da Prelúdio ( ABAIXO ) e é um fã inveterado  , e uma fã inveterada , dela , prepare-se , que vem coisa boa : estão previstos um concerto para violão e orquestra com a participação do solista JAIR CORRÊA , uma apresentação com a participação da soprano lírica KARLA CRISTINA ZIEMER , uma apresentação com um dueto formado pela mesma Karla e a também soprano lírica ESTER MARTINS e , ainda , a participação do mezzo sopranista JEAN CARLOS GORGES .......
 
Mesmo não estando numa piscina você deve estar BOIANDO : mas o que têm a ver um pirata inglês que viveu no tempo em que minha tatatatatataravó  era virgem , o filme "PIRATAS DO CARIBE " e uma orquestra de Joinville ? A resposta está no vídeo do dia : uma apresentação de gala - como sempre - da Prelúdio ( ABAIXO ) na igreja luterana da estrada rural RIO BONITO ( distrito de Pirabeiraba ) tocando justamente a canção-tema do filme hollywoodiano , " TWO HORNPIPES " . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=CmUed7VH6tk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário