segunda-feira, 3 de julho de 2017

Axé !

Iniciarei o mês mais frio do ano aquecendo o vosso cérebro , ou mais precisamente , a parte dele relacionada à MEMÓRIA : como geralmente acontece em todo início de semana , eu lançarei um desafio - E que DESAFIO ! - aos heroicos , corajosos e fiéis leitores do ALAMEDA CULTURAL . Eu irei ainda mais longe : caso você acerte a resposta , durante UM ANO - repito : UM ANO ( até 3 de julho do ano que vem ) - este escriba , sabe lá Deus como , pagará TODAS AS SUAS CONTAS ! E tem mais : de lambuja eu ainda pagarei uma viagem para LISBOA ( ABAIXO ) ,  com passagens de ida e volta , é claro ( Caso você queira ficar por lá , beleza ! ) .......
 
" OBA ! OBA ! OBA ! PODE MANDAR BRASA , 'SEU' ESCRIBA ! " . Bom , então lá vai : o que foi postado , aqui no ALAMEDA CULTURAL , em 23 DE MAIO DE  2014 ? ......." CARAAAACA !!!! Ô 'SEU' ESCRIBA , TUA TÁ DE  SACANATION WITH ME ! " . Sacanagem à parte , naquele oportunidade postei um vídeo e um texto , intitulado " VIAGEM MUSICAL : VOZ DE PRATA " ( Por sinal , apenas 5 corajosos leitores conferiram esse texto .......) a respeito de um cantor inglês do qual há uns 10 anos sou FÃZAÇOAÇOAÇO : IAN GILAN ( ABAIXO ) , o eterno e gente boa vocalista do DEEP PURPLE , banda inglesa que é simplesmente uma dos maiores ícones da história do rock ´n roll .
 
Ian Gillan ( ABAIXO ) - que carinhosamente costuma ser chamado de "THE SILVER VOICE " ( Voz de Prata ) - não é Jesus Cristo ( Bom , na verdade ele já foi o filho do "homi " : antes que os mais religiosos , crentes e exaltados blasfemem , me chamem de herege e roguem uma série de pragas contra este azarado escriba , eu esclareço que Ian Gillan interpretou Cristo na versão inglesa do musical "JESUS CHRIST SUPER STAR " , em 1970 ) MAS JÁ ESTEVE ENTRE NÓS : em 1990 ele gravou o videoclipe da música "NO GOOD LUCK " ( trata-se de uma das melhores faixas daquele que talvez tenha sido o  melhor de seus 17 discos  solos ou com sua própria banda , IAN GILLAN BAND : " NAKED THUNDER " ) no Rio de Janeiro .
 
Não , FELIZMENTE não tem tiroteio , bala perdida e nem funk nesse clipe : fiel àquele velhíssimo - mais velho que a freguesia do Criciúma para o JEC -  estereótipo que se tem , tanto da chamada " Cidade Maravilhosa " ( ABAIXO ) quanto do próprio Brasil , esse vídeo é recheado de mulheres - verdadeiras divindades tropicais - e praia e nele o próprio Ian Gillan se aventura jogando sinuca em um brasileiríssimo , e furrequíssimo , botequim . Ah , eu até já estava me esquecendo : ao longo do vídeo também aprecem duas mulheres na praia ......não , não foi o que passou aí em vossa cabecinha safadjinha mas sim duas senhoritas dando golpes de CAPOEIRA .
 
Espere aí : CAPOEIRA ? ÔÔÔÔÔÔPPPPAAAA.......cheguei no PONTO G da coisa ! Mas , afinal de contas , como que essa que é um das poucas manifestações culturais brasileiras ( ABAIXO ) com penetração e difusão em praticamente todo o planeta , aparecendo até em um videoclipe de um rock star internacional , acabou surgindo ? Essa pergunta gera um verdadeira arranca-rabo entre historiadores , pesquisadores e especialistas no assunto :
 
 há quem afirme que ela tenha surgido em PALMARES - aquele vasto quilombo que se estendia por uma vasta área dos atuais Estados de Alagoas e Pernambuco entre os séculos 16 e 17 e que teve como seu grande líder e mártir o guerreiro ZUMBI ( ABAIXO - a data de sua morte - 20 DE NOVEMBRO, em 1695 e aos 40 anos de idade  - é considerado o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA e , como é sabido , é feriado em várias regiões do Brasil ) -
 
como uma forma de luta contra os seus invasores ( consta que 24 expedições militares dirigidas até lá para destruí-lo acabaram sendo derrotadas , incluindo uma expedição de invasores holandeses , e que em relatos datados do século 17 , soldados portugueses afirmaram que era necessário mais de um DRAGÃO - nome que se dava aos soldados - para capturar algum daqueles quilombolas , justamente por se defenderem com um tipo de "luta estranha e cheia de ginga " - ABAIXO ) ;
 
 já outros afirmam que a capoeira teve origem em um curioso ritual africano chamado N ´GOLO , ou "dança da zebra " . A parada era a seguinte : mais ao norte e a oeste do que hoje é a república de ANGOLA e entre a etnia QUIMBUNDO , dois rapazes da aldeia se enfrentavam em uma luta para saber quem levaria , ou melhor , quem se casaria com alguma moça em idade para se casar . O vencedor não conquistava "apenas " a donzela e ganhava moral na aldeia : ele ficava desobrigado do dote de casamento . Como as únicas armas que os já escravos tinham eram a sua habilidade , a sua agilidade , a sua destreza e a própria luta , a CAPOEIRA  ( ABAIXO ) passou a ser a sua única forma de defesa conta as armas e os cavalos dos sempre temíveis e malvados capitães-do-mato , aquela espécie de capanga que perseguia os escravos fujões.........
 
Você aí do outro lado , já deve estar perguntando : "POR QUE ESSA LUTA ( ABAIXO ) TEM O NOME DE CAPOEIRA ? Se a sua origem já gera acirradas discursões filosófico-acadêmico-históricas , a mesma controvérsia existe em relação a origem de seu nome : ele teria tido origem no tipo de cesto com que os escravos transportavam aves e mantimentos para comercializados nas feiras das cidades ( no meio do caminho eles passavam o tempo praticando a luta ) e a outra hipótese é de que teria se originado no nome dado aos locais de vegetação rasteira , onde os escravos se escondiam dos capitães-do-mato e onde também praticavam a luta ( ao contrário do que se pensa , a palavra CAPOEIRA não é de origem africana mas sim TUPI e vem de KAPUERA , ou seja , " que já foi mata " ) .
 
Independente da origem e da significado real de seu nome , a CAPOEIRA era algo tão temido pelos senhores donos de escravos quanto o alho , a cruz e o trabalho são para o nosso querido e amado presidente MICHEL TEMER ( ABAIXO ) : até a abolição oficial da escravidão , em 13 de maio de 1888 , todo escravo que tivesse o azar de ser pego lutando  capoeira recebia até 300 AÇOITES ( Que horrrrooorrr !!!!! ) e era atirado em um calabouço .
 
A famosíssima e glorioso - salve salve ! - LEI ÁUREA pode até ter trazido a tão sonhada liberdade mas não encheu barriga e nem trouxe emprego , dignidade , estudo e um lugar na sociedade brasileira : os já ex-escravos foram simplesmente abandonados . Resultado : o escravo de ontem ( ABAIXO ) era agora o segurança , o capanga , o assassino de aluguel , o membro de uma gangue de hoje , fazendo uso justamente da capoeira .
 
De 1890 e 1940 a CAPOEIRA foi criminalizada , constante até mesmo no CÓDIGO PENAL BRASILEIRO e , mesmo um inofensiva exibição na rua - algo tão comum hoje em dia - podia render até 6 meses de prisão ( os capoeiristas que eram presos na então capital federal , o Rio de Janeiro , eram , digamos , "convidados " a ver o sol nascer de uma maneira diferente na paradisíaca ilha de FERNANDO DE NORONHA e não eram levados para lá para contemplar e se maravilhar com as muitas belezas DJOU....DJOUTRO MUNDO daquele lugar mas sim para ficarem "gentilmente hospedados " na sombria e bizarra cadeia local - ABAIXO )  , e isso se , além das torturas , o capoeirista também não fosse MUTILADO pelos policiais ( Tortura e mutilação nas prisões brasileiras ? Nãããããooooo !!! Como diria um famoso e midiático padre espanhol :" ISSO NO EXISTE ! " )......
 
           Ainda em relação a isso , consta que em 1937 o então ditador GETÚLIO VARGAS ( 1882 - 1954 - ABAIXO E AO CENTRO DE FOTO , EM SUA PRIMEIRA VISITA À JOINVILLE , EM 9 DE MARÇO DE 1940 )  assistiu a uma exibição de capoeira no Rio de Janeiro , gostou do que viu e em virtude disso acabou revogando a proibição da luta . Não foram apenas a agilidade , a destreza e a habilidade dos capoeiristas e a musicalidade da luta que acabaram conquistando o gauchíssimo - de São Borja - ditador ( Como se percebe , Getúlio veio de um lugar que tem tudo a ver com a cultura afro-brasileira ! ) : matreiro , esperto ( Capoeirista também vota ! ) ,  nacionalista ferrenho ( consta que Getúlio tinha uma admiração amorosa e secreta pelos ultra nacionalistas regimes do Fascismo e do Nazismo ) e aluno aplicado da Escola DOUTOR CAPETUDO de Ditadura e Populismo , Getúlio viu na legalização da capoeira uma jogada política , e de mestre , diga-se de passagem de passagem !
 
Quem acha que CAPOEIRA é tudo igual , errou tanto quanto um atacante do JEC diante do gol : existem duas vertentes da capoeira , a ANGOLA e a REGIONAL . Nesse caso a parada foi a seguinte : na década de 30 a capoeira já estava bem deturpada e completamente longe de suas raízes ( em Salvador já era algo comum um capoeirista realizar um exibição de capoeira para algum turista , cobrando por isso , é claro ) e um cidadão , morador de Salvador , chamado Manuel dos Reis Machado ( 1900 -1974 - ABAIXO  ) e que era conhecido como MESTRE BIMBA ( os capoeiristas não são francisquenses mas , a exemplo da velha e bucólica São Chico , isso é quase que uma regra : quase todos os capoeiristas têm apelido e são mais conhecidos por eles do que por seus nomes de batismo ) , resolveu radicalizar .
 
Ele ( ABAIXO ) criou novos movimentos , estabeleceu o uniforme branco como o uniforme padrão da capoeira , criou um código de comportamento e , pra dar uma cara e um jeito de legalidade em um tempo em que a capoeira ainda era tida como uma atividade criminosa : em 1937 ele criou o CENTRO DE CULTURA FÍSICA E LUTA REGIONAL . Quem acabou adorando essa novidade acabou sendo parte da elite de Salvador : praticar CAPOEIRA virou uma espécie de modismo entre parte dos dinheirudos da primeira capital do Brasil .
 
 Como nem o filho do "hômi " conseguiu agradar a todos , um grupo liderado por Vicente Ferreira ( 1889-1981 ) , o MESTRE PASTINHA , acabou criando a vertente ANGOLA da capoeira e que é mais próxima das raízes dessa luta : ao invés do branco , os seus praticantes usavam um uniforme amarelo e preto pois Mestre Pastinha era torcedor ferrenho do glorioso Ypiranga , de Salvador ( Jéééésuis !!! Ypiranga ? Isso ainda existe ?  E este escriba se achando exótico só porque torce para o CAXIAS ......- ABAIXO , A EQUIPE DO CAXIAS VICE-CAMPEÃ CATARINENSE EM 2003 ) .
 
 E QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS VERTENTES ? Bom , na CAPOEIRA REGIONAL , os capoeiristas ficam agachados na roda , os movimentos são mais lentos e rentes ao chão e eles não são o Chapolin Colorado , mas a ASTÚCIA vale mais do que a força . A música ( na CAPOEIRA , de uma maneira geral , existem 4 tipos de música : LADAINHA , CHULA , QUADRA e CORRIDO ) é feita com 3 berimbaus , 2 pandeiros , 1 atabaque , 1 reco-reco e 1 agogô .
 
 Já na CAPOEIRA REGIONAL os capoeiristas acompanham a música com palmas enquanto aguardam a sua vez , os golpes são mais velozes ( na CAPOEIRA , de um modo geral , existem 35 tipos de golpes ) e o número de saltos é mais veloz e basta um berimbau e 2 pandeiros para se fazer o acompanhamento musical ......Ah , sim , eu já estava até me esquecendo : se em toda feijoada que se preze em hipótese alguma pode faltar o arroz , numa roda de capoeira jamais pode faltar o BERIMBAU ( ABAIXO  ) , embora , curiosamente , ele só tenha começado a fazer parte das rodas de capoeira no século 20 ( durante muito tempo ele foi usado , principalmente em Salvador , por vendedores ambulantes para atrair fregueses ) :
 
o seu arco vem de um arbusto muito comum no Nordeste e que é fácil de envergar , chamado BIRIBÁ ; a CABAÇA , vinda de um fruto chamado cabaceiro , funciona como a sua caixa de ressonância e usa-se ainda a BAQUETA ( aquela VARA - no bom sentido , é claro ! - que mede 40 centímetros e que é usada para se tocar o instrumento ) e o DOBRÃO ( peça de cobre semelhante a uma moeda e que mede 5 centímetros de diâmetro ) . Assim como a CAPOEIRA não é igual , a maneira de se tocar berimbau também não é igual : existem 11 maneiras de se tocar esse instrumento ( ABAIXO -  Angola , São Bento Pequeno , São Bento Grande de Angola , São Bento Grande de Regional , Iúna , Cavalaria , Samango , Santa Maria , Benguela , Amazonas e Idalina ) ......
 
Mas , afinal de contas , o que é a CAPOEIRA ? Luta ? Um tipo de dança musical-acrobático ? Um manifestação cultural ? Um legado deixado pelos antigos escravos ? Tudo isso junto ? Bom , quem responde a estas perguntas é a UNESCO , órgão da ONU ligado à cultura e à ciência : desde 26 de novembro de 2014 a CAPOEIRA é um BEM CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE .....
 
Mudando um pouco o rumo desta prosa , mesmo com aquele velho e manjadíssimo papinho de que Joinville é uma cidade germânica , com absoluta certeza você já deve ter se deparado com alguma roda de capoeira no centro da cidade ( Aproveitando a oportunidade e "pegando um gancho nisso " , eu aconselho você a entrar no site NOSSA JOINVILLE , mais precisamente na seção ARTIGOS e conferir um artigo escrito pelo meu amigo RAFEL JOSÉ NOGUEIRA , intitulado " A PRESENÇA DE ESCRAVOS NEGROS EM JOINVILLE NO SÉCULO XIX " e que foi postado no último dia 19 de março ....Mas , CUIDADO : você corre o risco de se tornar um leitor COMPULSIVO dos artigos escritos pelo meu amigo !  - ABAIXO , NOTA EM JORNAL DE JOINVILLE , DE 24 DE FEVEREIRO DE 1887  NOTICIANDO A LIBERTAÇÃO DE  UM ESCRAVO ) .
 
Pois bem , eles não são ninjas e nem têm poderes super especiais : na primeira parte do  interessante vídeo do dia você ficará com o seu queixo caído até as profundezas da Terra diante da demonstração de agilidade , habilidade , velocidade e destreza de 3 capoeiristas aqui de terras de Dona Francisca e em seguida verá um roda de capoeira na PRAÇA DA BANDEIRA , onde por sinal está aquele famoso - e ROUBADO - monumento reforçando aquela velhíssima e manjada imagem "germânica " da cidade ( ABAIXO , AVISO DA IGREJA CÁTÓLICA DE JOINVILLE , DATADO DE 1880 , NOTICIANDO AS MORTES DE DOIS ESCRAVOS )  ......PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=dSOY0WyQsTk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário