quarta-feira, 28 de junho de 2017

Pague O Pastel !

A cabeça deste escriba não é MULHER DE MALANDRO mas até alguns instantes atrás algo estava batendo  nela com frequência : era uma pergunta , um tanto "cabeluda" , e que de tanto martelar a minha pobre cabeça estava  provocando fortes dores nela ( Eita , escriba exagerado ! ) ......Mas que pergunta tão danada era essa ? Bom , trata-se de  algo que com absolutíssima certeza você tem ouvido - e como ! - ultimamente : CASA DA MÃE JOANA . Mas que raios foi a tal da Joana ? Aonde a dita cuja morava ? Seria alguma "casa de massagem " ( ABAIXO ) para homens ? (Em português curto e grosso : um P......Bom , obviamente você o que é ! )  .
 
 Quem acabou trazendo uma luz à pobre e confusa mente deste escriba foi simplesmente a alma iluminada que mais estudou , pesquisou , divulgou , exaltou e conheceu a verdadeira enormidade de culturas espalhadas por esse Brasilzão de meu Deus : o advogado , professor , escritor , antropólogo , historiador , intelectual , folclorista e , ufa ! , linguista potiguar CÂMARA CASCUDO ( 1898-1986 - ABAIXO ) , por sinal , a pessoa que conseguiu descobrir a origem dessa expressão tão popular , folclórica e enigmática .
 
 A "PARADA " foi a seguinte : no período medieval , ou mais precisamente entre os anos de 1326 e 1382 , viveu uma rainha conhecida como JOANA I e que , além de ter governado o REINO DE NÁPOLES ( entre 1343 e 1382 - ABAIXO , O BRASÃO E O MAPA , EM AMARELO ESCURO , DO REINO DE NÁPOLES - ; como eu já havia comentado em outra oportunidade , a Itália moderna como uma nação moderna e um país unificado como conhecemos hoje só surgiu em 1861 ) , acumulou os títulos de RAINHA DE JERUSALÉM e CONDESSA DE PROVENÇA ( trata-se de uma região ao sul da França ) . PAZ e TRANQUILIDADE eram duas palavras desconhecidas do dicionário da tal rainha : praticamente todos os seus 56 anos de vida foram turbulentos , tendo vivido em eterno pé de guerra com a Igreja
 
 
e sido assassinada por um grupo de soldados a mando de um primo em segundo grau - um certo CARLOS  DE DURAZZO ( 1345-1386 ) - , que estava de olho "gordo " no seu trono e que ficou inconformado pelo de Joana ( ABAIXO ) ter declarado o seu único filho - LUÍS DE ANJOU , por sinal adotivo - o seu sucessor ( Esse é um exemplo de que O CRIME NÃO COMPENSA , desde que esse crime NÃO ACONTEÇA NO BRASIL : pouco tempo depois do assassinato , o tal primo traíra da rainha acabou sendo preso e acabou morrendo envenenado na cadeia )   .
 
Curiosamente , em 1347 , ela chegou a ser EXPULSA do país que reinava , mudando-se para AVIGNON , uma sossegada e antiquíssima cidade localizada ao sul da França e que - VOCÊ SABIA DISSO ? - chegou a ser sede da Igreja Católica durante mais de 1 século ( entre 1309 e 1417 ) . E por que a gloriosa rainha ( ABAIXO ) levou um pé no sua nobre e real traseiro ? Até hoje esse é um gigantesco ponto de interrogação : alguns estudiosos afirmam que teria sido em função de sua participação na trama que resultou no assassinato de sua querida e amada cara metade ( o REI ANDRÉ ) , já , segundo outros historiadores , a Igreja é que a teria expulsado em virtude de a rainha supostamente ter um tipo de vida libertino e permissivo ( Como se na Igreja não existisse isso.....) .
 
Controvérsia à parte , o fato é que em seu novo lar - Avignon ( ABAIXO , O MAGESTOSO PALÁCIO ONDE VÁRIOS PAPAS CHEGARAM A MORAR )  - ela logo acabou tornando-se uma figura bastante querida e respeitada , mais especialmente pelas........Bom , se entre as muitas palavras de amor e carinho que  JUÍZES DE FUTEBOL ouvem das torcidas é aquele simpático elogio às suas MÃES , eu diria que a rainha foi uma verdadeira MÃEZONA - sem trocadilho ! - das DITAS CUJAS : uma de suas primeiras medidas foi legalizar os PROSTÍBULOS DE AVIGNON e criar uma série de leis que proibiam os clientes de agredirem as "meninas " e sair sem pagar .
 
Automaticamente , como  a rainha Joana foi uma figura muitíssima popular entre as "babás masculinas " , em Portugal surgiu a expressão " PAÇO-DA-MÃE-JOANA " , para se referir aos prostíbulos e aqui em terras tupiniquins a palavra PAÇO acabou sendo substituída por CASA , passando com o tempo a ter um outro significado : algum lugar ou situação sem comando , anárquico, totalmente fora de controle e onde todos se acham no direito de mandar e fazer qualquer coisa ......( ABAIXO , A CASA DA MÃE JOANA , OPS ! , O CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO )
 
Até parece , mas não é : eu contei essa história não para me referir a algum fato ocorrido nesta verdadeira e gigantesca piada de português apelidada de BRASIL e nem na nossa tão amada e , ultimamente tão abandonada e maltratada JOINVILLE ( Você já foi à rua São Paulo ? Não , meu nêgo ? Então Vá ! - JÁ QUE ACABEI DE FALAR O NOME MÁGICO - JOINVILLE - EIS DUAS FOTOS ANTIGAS : A PRIMEIRA É A ANTIGA RESIDÊNCIA DE ELISE HASSE , ONDE HOJE É UM PRÉDIO NA ESQUINA ENTRE AS RUAS NOVE DE MARÇO E DO PRÍNCIPE E A OUTRA FOTO É DE 1947 , DE UM GRUPO DE MENINAS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA NA COMUNIDADE RURAL DO RIO DA PRATA , EM PRIRABEIRABA ) , mas sim em um país ano norte do continente e que , por sinal , guarda muitas semelhanças com o Brasil .
 
 
Golpes de Estado e levantes militares constantes , um governo acéfalo e incompetente , autoritarismo , ausência de respeito e direitos aos cidadãos , corrupção , banditismo , dívidas externas enormes e impagáveis .....esse verdadeiro roteiro de filme de terror ou , quem sabe , de uma comédia pastelão e que se encaixaria como uma luva em qualquer país latino-americano era vivido pelo MÉXICO - o sempre sofrido México ! - naquele remoto ano de 1838 e essa verdadeira CASA DA MÃE JOANA ASTECA , portanto , era um alvo fácil para qualquer invasão ou aventureiro estrangeiro ( ABAIXO , O ENTÃO PRESIDENTE DO MÉXICO : ANASTASIO BUSTAMANTE )  .
 
Antes de contar essa história , eu lhe farei uma pergunta : O QUE CAUSA UMA GUERRA ?  Petróleo e recursos naturais ? Dinheiro ? Religião ? Litígios fronteiriços ? Interesses da indústria bélica ?  E se eu lhe disser que entre 27 de novembro de 1838 e 9 de março de 1839 FRANÇA e MÉXICO entraram em guerra por causa de ......TCHAN TCHAN TCHAN ! .....UM PASTELEIRO ? ......Sim , juro que isso NÃO É MAIS UMA DAS PALHAÇADAS DESTE ESCRIBA : é isso mesmo que você acabou de ler ! Bom , o que se "assucedeu " foi o seguinte : na Cidade do México vivia um pasteleiro chamado REMONTEL . Se o pastel ( ABAIXO , SÓ PARA DAR ÁGUA NA BOCA , EIS UM LEGÍTIMO PASTEL FRANCÊS ) que o cara fazia era bom , isso eu não sei , mas certamente era O MAIS CARO DO MUNDO :
 
 o tal pasteleiro exigia do governo mexicano uma indenização no valor de 6.000 pesos pelo fato de o seu estabelecimento supostamente ter sido um dos alvos de um levante ocorrido anos antes ( Para que você tenha uma ideia , um reles , pobre e mortal operário mexicano recebia diariamente 1 peso - ABAIXO - , ou seja , ele teria de trabalhar de maneira ININTERRUPTA e durante quase 10 anos , para conseguir juntar esse valor ! ) .
 
Como o então presidente mexicano ANASTASIO BUSTAMENTE fez que nem aquele macaquinho - NÃO VIU , NÃO FALOU E NEM DISSE NADA - o glorioso pasteleiro teve de apelar para o rei francês LUÍS FELIPE ( 1773-1850 ) . Se o glorioso rei da França ( ABAIXO ) chegou a experimentar e gostou ou não do pastéis do cara , eu também não sei , mas o fato que é esse era o pretexto que a França queria para cobrar do México a gigantesca dívida que esse país tinha com ela ( Perdoe-me , mas é impossível não lembrar daquele personagem da TURMA DO CHAVEZ , o "SEU " BARRIGA : "PAGUE O ALUGUEL ! " ) ......
 
          Resultado : no início de 1838 uma frota de navios de guerra acabou sendo despachada em direção ao México , levando diversas exigências ( uma delas era o pagamento de uma indenização não de 6.000 mas sim de 60.000 pesos )  e estabelecendo a data de 15 de abril para que elas fosse atendidas . Como mais uma vez o governo mexicano deu uma de João-sem-braço , os franceses acabaram ocupando os portos de Tampico e Vera Cruz ( ABAIXO , O FORTE DE SAN JUAN DE ULÚA , CONSTRUÍDO PARA PROTEGER O PORTO DE VERA CRUZ ) - justamente os maiores portos do México -
 
 e se apoderando de diversos navios mercantes daquele país , não acabou restando outra alternativa aos sempre sofridos mexicanos se não a de a de utilizar os portos do TEXAS , então uma província rebelde pertencente ao próprio México ( formado em sua maioria por pessoas oriundas dos Estados Unidos e imigrantes europeus , o Texas declarou a sua independência em 1836 , tendo sido reconhecida apenas e obviamente pelos Estados Unidos , que acabariam o anexando em 1845 - ABAIXO , MAPA DO MÉXICO EM 1831  ) .
 
Descontentes com a malandragem mexicana , os franceses decidiram "BOTAR PRA QUEBRAR " : em 27 de novembro de 1838 uma frota de 20 navios de guerra bombardeou a fortaleza de SAN JUAN DE ULÚA , que protegia o porto de Vera Cruz , e a própria cidade , apoderando-se também dela . Em velocidade de tartaruga , o governo mexicano acabou demorando 3 dias para declarar guerra à França , só que essa aparente preguiça tinha uma explicação simples : era impossível vencer essa briga ! Em números : além de ter um Exército mal treinado , despreparado , mal equipado , dividido e desmotivado , o México tinha 3.259 homens o defendendo contra......TCHAN TCHAN TCHAN ! ......cerca de 30.000 FRANCESES ! ( ABAIXO , FRANCESES NO PORTO DE VERA CRUZ )
 
( Para sorte dos eternamente azarados mexicanos , embora o então rebelde Texas - o mesmo que , curiosamente , abriu seus portos ao México - e os Estados Unidos tenham apoiado a França , eles não chegaram a participar da guerra - ABAIXO ) . Os coitados dos mexicanos até que tentaram fazer alguma coisa ( das 292 mortes e baixas registradas na guerra , 224 foram de soldados mexicanos ) e no início de 1839 , felizmente , acabaram recebendo a ajuda da Inglaterra , que chegou a enviar um navio de guerra para o México  :
 
 não que os ingleses tivessem pena dos mexicanos mas sim por questões comerciais e porque os portos mexicanos que foram ocupados e bloqueados eram muito importantes no comércio mundial . Final da ópera : em 9 de março de 1839 assinou-se um tratado na Cidade do México , mexicanos e franceses acabaram fumando o cachimbo da paz e os portos e navios ocupados durante a guerra acabaram sendo devolvidos pelos franceses ........Tudo muito bom , tudo muito legal , mas o que uma guerra que aconteceu lá no México e no tempo em que a  minha bisavó era virgem tem a ver com Joinville ? ( COMO MAIS UMA VEZ , EU CITEI O NOME MÁGICO - JOINVILLE - AQUI ESTÃO MAIS DUAS FOTOS ANTIGAS : A PRIMEIRA É DE UMA PLANTA DA CIDADE  DE JOINVILLE EM 1958 E A OUTRA É DA RESIDÊNCIA DE RUDOLF NEUMANN , NA ENTÃO KATHARINENSTRASSE - HOJE , AVENIDA GETÚLIO VARGAS - , EM 1927 )
 
 
 
Ahá , aqui é que ENTRA - no bom sentido , é claro ! - o nosso amigo François Ferdinand Phillipe Louis Marie d ´Orleans , vulgo PRÍNCIPE DE JOINVILLE ( ABAIXO )  : liderando uma embarcação chamada "LA CREOLE " , ele acabou participando do bombardeio e da tomada de Vera Cruz e , liderando um grupo de fuzileiros , acabou fazendo de refém o GENERAL VISTA , simplesmente um dos "cobras " do pobre e fraco Exército mexicano ! Pela sua atuação de destaque durante o conflito e por ter demonstrado ousadia , sagacidade , inteligência e coragem - se é que em algo tão estúpido como uma GUERRA essas virtudes realmente têm valor - , o glorioso príncipe acabou sendo promovido a capitão e recebendo a medalha da LEGIÃO DE HONRA , simplesmente uma das maiores honrarias que um ser vivente racional existente em um planeta chamado Terra pode receber !
 
Trata-se de uma comenda criada em 20 de maio de 1802 por NAPOLEÃO BONAPARTE ( 1769-1821 - ABAIXO ) - aquele baixinho encarnado , mega ambicioso , que não vivia nu mas sempre estava com a mão no bolso e que governou a França com mão de ferro , primeiramente como cônsul e depois como imperador , entre 1799 e 1815 - e que contempla todas as pessoas , independente de serem francesas ou não , militares ou civis , que tenham realizado algo de importante em prol da humanidade ( curiosamente , algumas cidades e vilas chegaram a ser contempladas com essa honraria em virtude de algum fato extraordinário ali ocorrido , como , por exemplo , a então cidade soviética de Leningrado , em 1984 , hoje , a cidade russa de SÃO PETERSBURGO ) .
 
Trata-se de algo tão extraordinário , que os descendentes dos contemplados pela honraria têm direito de estudar em uma rede de escolas privadas nas cidades francesas de Saint Denise e Les Loges e , nestes 215 anos ,  apenas 21 brasileiros a receberam , a maioria no período em que o Brasil foi uma monarquia ( 1822 a 1889 ) , e essa lista inclui vários ex-presidentes , como Juscelino Kubitschek ( 1902-1976 ) , Epitácio Pessoa ( 1865-1942 ) , TRAÍRA CARDOSO , ops ! , Fernando Henrique Cardoso e , pasmem ,........( MÚSICA DE TERROR , POR FAVOR ! ) ......ZÉ DA SARNA , ops ! , José Sarney ........( ABAIXO , A MEDALHA DA LEGIÃO DE HONRA )
 
Voltando ao que interessa , ou seja , ao príncipe , em virtude daquilo que falei há pouco - participação destacada naquela inusitada guerra contra o México - e provavelmente , também um pouco por ser filho do "hômi " - o rei Luís Felipe - em 1840 ele acabou sendo incumbido para chefiar uma missão tão ou talvez até mais honrosa do aquele honraria que recebeu . Eu vou mais longe : se aquele fato , digamos desagradável , ocorrido durante essa viagem , mais exatamente  no interior da Bahia , tivesse chagado ÀS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS a nossa eterna MENINA LOIRA -JOINVILLE ( POR ÚLTIMO , MAIS 2 FOTOS : A PRIMEIRA É DO DIRIGÍVEL GRAF ZEPPELIN PASSANDO PELO CENTRO DA CIDADE EM 1 DE JULHO DE 1934 E A OUTRA É UMA VISÃO DE JOINVILLE EM 1920 ) - nem existiria e consequentemente você não estaria aqui neste muy humilde blog lendo as minhas palhaçadas ! SÓ QUE ESSE É UM TEMA PARA A NOSSA PRIMEIRA PROSA DE JULHO ........
 
 
Falando nisso , você leu o texto " NOSSO AMIGO CHICO " , postado na semana passada ( 21 de junho ) ? Ei , homem ! Ô , mulher : o que você está fazendo que ainda não leu esse texto ? Pois é , naquela ocasião comentei um pouco a respeito da pequena cidade francesa de JOINVILLE-LE-PONT , que emprestou seu nome para o título de nobreza do glorioso príncipe ( ABAIXO ) e onde , de certa maneira , começou a história da Joinville brasileira ( nessa ocasião também postei um link de um vídeo mostrando imagens dessa cidade ) . Eu lhe pergunto : alguma vez você já viu alguma FOTO dessa cidade ? Reformularei a pergunta : alguma vez você já vu alguma FOTO ANTIGA DA JOINVILLE FRANCESA ? . Pois agora verá : o vídeo do dia traz FOTOS DE 1894 ( Caraaaaca , véio !!!! ) da Joinville francesa . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=gShJxiPjL4M
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário