quinta-feira, 15 de junho de 2017

Magia Oriental

Huuummm.....por um desses incríveis acasos , você que está lendo estas mal escritas linhas é formado , ou formada , em História e ainda por cima é de Joinville ? Não é por nada não , caro , e cara , colega , mas agora serei seu AMIGO DA ONÇA ! Bom , primeiramente irei ao fato : naquela pacata e romântica Joinville no jurássico ano de 1940 ( HUUUMMM ....FALANDO EM COISA ANTIGA , EIS MAIS UMA FOTO DO "CARA " : UM GRUPO DE VISTANTES NA USINA HIDRELÉTRICA DO RIO PIRAÍ , PROVAVELMENTE NA DÉCADA DE 20 , EM TIRADA PELO GENIAL FOTÓGRAFO ALEMÃO FRITZ HOFMANN ) , dos seus cerca de 46.000 habitantes , UM deles era ( Tchan Tchan Tchan Tchan !!!! ) .....JAPONÊS !
 
 Sim , é isso mesmo que você acabou de ler ! Caso você seja um DOIDO VARRIDO ou DOIDA VARRIDA , ops ! , formado ou formada em História , eu tenho várias perguntitas "cabeludas " a lhe fazer : Afinal , quem era esse solitário japonês e o que fazia da vida  ? Por que veio morar justamente em uma cidade ainda fortemente influenciada pela colonização e cultura alemãs ? ( FALANDO EM ALEMÃO , EIS UMA FOTO DE 1927 RETRATANDO ALUNOS DIANTE DE UMA ESCOLA NA REGIÃO RURAL DE CANELA , NA ENTÃO LOCALIDADE PEDREIRA , HOJE PIRABEIRABA )
 
O que o trouxe e em que época chegou a Joinville ? Como era a sua relação com os demais moradores da cidade e como ele era visto por esses mesmos moradores ? Ainda vivia aqui por ocasião das celebrações do primeiro século de existência de Joinville ? Constituiu família e deixou descendentes por aqui ? ......( ABAIXO , EIS UMA VISTA DA ENTÃO RUA DUQUE DE CAXIAS - HOJE , DOUTOR JOÃO COLIN - EM FOTO PUBLICADA NO ÁLBUM DE CENTENÁRIO DE JOINVILLE , LANÇADO EM MARÇO DE 1951 )
 
Que servicinho mais cabreiro eu lhe dei , hein , colega ? Mesmo que o corajoso e fiel leitor do ALAMEDA CULTURAL não entenda rigorosamente nada de História e , ainda por cima , tenha aquela velha e equivocada ideia de que "História é decoreba de figuras históricas e datas " , inevitavelmente há de ficar intrigado , e intrigada , com esse fato : Caramba ! Um "japa " vivendo na Joinville de 1940 ? ( ABAIXO , EIS OUTRO REGISTRO FOTOGRÁFICO DA JOINVILLE RURAL DE ANTIGAMENTE : NESTA FOTO , TIRADA NA DÉCADA DE 20 , O PROFESSOR GUSTAV OHDE - DE TERNO ESCURO E HOJE NOME DA BIBLIOTECA PÚBLICA DE PIRABEIRABA - APARECE JUNTO COM SEUS ALUNOS )
 
O mais intrigante é que além de estar vivendo em um ambiente totalmente oposto ao seu , esse cidadão estava vivendo justamente em uma época em que Joinville era um dos principais alvos da truculenta e traumatizante CAMPANHA DE NACIONALIZAÇÃO , promovida pela então ditadura do gaúcho e nanico GETÚLIO DORNELLES VARGAS ( 1882-1954 )  havia já dois anos e que , como se sabe , tinha em sua mira as colônias italiana , alemã e japonesa espalhadas pelo Brasil ......( EIS UM GRANDE LEGADO DEIXADO PELOS COLONIZADORES ALEMÃES - O AMOR PELAS FLORES , EM FOTO DE DATA INCERTA DE UMA DAS PRIMEIRAS EDIÇÕES DA FESTA DAS FLORES )
 
Será que o tal japonês solitário era parente , mesmo que remotamente , da NOSSA PERSONAGEM  DO DIA ? Bom , pergunta "cabeluda " e irrespondível à parte , eu posso afirmar - sem medo de errar - que uma das MAIS BRLHANTES CANTORAS JOINVILENSES DA ATUALIDADE ( ABAIXO )  começou a se tornar um embrião na pré-histórico ano de 1895 :
 
 nessa ocasião foi assinado o TRATADO DE AMIZADE , NAVEGAÇÃO E COMÉRCIO entre o Brasil , então um jovem e promissor país que havia deixado de ser uma monarquia havia apenas 6 anos , e o Japão , que embora já nessa época fosse a mais ocidentalizada , rica , desenvolvida e industrializada nação asiática - ainda por cima em uma época em que praticamente todas as nações asiáticas eram colônias europeias - ainda visto mais como um curioso , exótico e remotíssimo país ( ABAIXO , O ENTÃO IMPERADOR JAPONÊS : YOSHIHITO , TAMBÉM CONHECIDO COMO TAISHO )  .
 
A bem da verdade esse era mais um tratado diplomático-comercial do que propriamente um passo inicial visando e planejando uma possível imigração dos nativos da chamada terra do "Sol Nascente " para terras tupiniquins e é muito provável que se não fosse um sujeito chamado RYU MIZUNO talvez nem houvesse imigração japonesa e , consequentemente , a bela e talentosa cantora sobre quem falarei ainda hoje ( ABAIXO )  nem teria se atrevido a nascer :
 
em 1906 ele era presidente de uma companhia colonizadora chamada COMPANHIA IMPERIAL e acabou percorrendo várias regiões do Brasil - mais especificamente centros agrícolas - , observando as condições de trabalho nesses locais . Resultado : Ryu Mizuno ( ABAIXO ) gostou do que viu ( Será que ELE RIU POR ÚLTIMO......Nossa , que trocadilho podre , ô "seu " escriba ! ) e em 1907 , representando o governo do Japão , ele acabou fechando e assinando com o governo brasileiro O PRIMEIRO ACORDO DE IMIGRAÇÃO BRASIL-JAPÃO .
 
Se a nossa personagem do dia começou a se tornar um embrião em 1895 , ela começou a nascer naquele entardecer de 18 de junho de 1908 em Santos ( ABAIXO ) : no gigantesco porto da quinhentona cidade litorânea paulista desembarcaram os primeiros 781 imigrantes japoneses , em sua maioria ( 381 pessoas )
 
oriunda do arquipélago de OKINAWA ( formado por 169 ilhas , tem consideráveis diferenças culturais em relação ao restante do Japão e também tem um verdadeiro sabor de PURGANTE - você já experimentou a agradável sensação de tomar um purgante ? - para os japoneses : após o término da Segunda Guerra Mundial , forças militares ocuparam o arquipélago e os o devolveriam ao Japão em 1972 , mesmo assim mantendo várias bases militares por lá ; portanto , Okinawa é uma espécie de GUANTÁNAMO - aquele misto de prisão e base militar americana encravada em Cuba - do Oriente - ABAIXO , UMA DAS BELÍSSIMAS PRAIAS LOCAIS  )
 
e que levaram quase e intermináveis dois meses para chegar ao Brasil ( saíram do porto de Kobe em 28 de abril , ou seja , 52 dias antes ) a bordo do navio "KASATO MARU" ( ABAIXO - apesar do nome japonês , o navio foi fabricado na Rússia e foi conquistado pelos japoneses durante a GUERRA NIPO-RUSSA DE 1904-1905 , por sinal , a primeira guerra em que uma dita potência europeia não só foi derrotada como também humilhada por uma nação dita "inferior " ; após ter sido utilizado como navio para transporte de imigrantes e como cargueiro , ele acabou sendo incorporado à Marinha japonesa e lamentavelmente bombardeado quando se encontrava no Mar de Bering - "braço de mar " entre Rússia e Alasca - , em 9 de agosto de 1945 ) .
 
 Ah , claro , entre tantas e anônimas pessoas havia uma presença ilustre : Ryu Mizuno ( ABAIXO ) , que anotou em um diário todos os detalhes da pioneira e histórica viagem . PROSPERIDADE FINANCEIRA e BOAS CONDIÇÕES DE VIDA : era o que esse grupo de pioneiros imigrantes - todos eles agricultores - queria , só que faltou avisar isso aos donos das fazendas para onde eles foram levados ......
 
           Tratados como escravos ( Consta que os japoneses recebiam metade dos valor pago aos imigrantes europeus em virtude de seu biótipo franzino e aparentemente frágil e por ser tidos como um "povo inferior " .....Aonde será que estava o glorioso Ryu Mizuno ? ) , nem mesmo valores milenares e orientais como disciplina , ordem e respeito à hierarquia acabaram resistindo : entre 1909 e 1910 houve uma fuga em massa de imigrantes japoneses ( em 1909 , ou um ano após a chegada do " Kassato Maru " , apenas 191 daqueles 781 imigrantes ainda viviam nas fazendas - ABAIXO - a que foram levados )
 
e , absurdamente , foi só a partir de 1911 , ou 3 anos após a chegada da pioneira leva , que os primeiros lotes de terra começaram a ser distribuídos a imigrantes japoneses ( mais precisamente às margens da Estrada de Ferro Sorocabana , ou mais exatamente , onde hoje é a cidade paulista de Cerqueira César - ABAIXO ) .
 
 Como se não bastasse isso , em 1914 - época em que viviam cerca de 10.000 japoneses em São Paulo - o governo paulista  acabou fazendo um grande " favor " ao cortar os subsídios que pagava pela vinda de imigrantes japoneses ( a partir de 1924 o próprio governo do Japão começou a financiar a vinda de imigrantes daquele país em função do seu excesso populacional - ABAIXO , FOTO DE 1928 DE FAMÍLIA ORIUNDA DA CIDADE KOBE  )
 
......LÊ , LÊ , LÊ , LÊ ......VIDA DE "JAPA " ( ABAIXO )  É DIFÍCIL , E DIFÍCIL COMO QUÊ : além disso tudo que acabei de contar e daquela já citada  perseguição durante a Campanha de Nacionalização ( absurdamente , os bens confiscados entre 1938 e 1945 só vieram a ser devolvidos pelo governo federal a partir de 1950 , ou 5 anos após o término da guerra.....) , houve algo pior , MUUUUIIIITO PIOR ! 
 
 Estou me referindo a SHINDÔ-REMMEI ( ABAIXO )  , uma organização TERRORISTA surgida em 1944 e que atuava no Estado de São Paulo : constituída que se que totalmente por imigrantes pobres e de classe média baixa e jovens , ela dividia a comunidade japonesa local em dois tipos - MAKETÁ ( Eram aqueles que admitiam a derrota japonesa na guerra e que por isso mesmo deveriam ser perseguidos e assassinados por assim  estarem se opondo a suposta divindade do imperador japonês e a dita "superioridade da raça nipônica " ......Parece mentira mas , infelizmente , é VERDADE : um dos maiores representantes do TINHOSO que a Terra conheceu - ADOLF HITLER - referia-se aos japoneses como " IRMÃOS ARIANOS AMARELHOS " ! )
 
 e KATÁ , ou seja , eles mesmos , aqueles que não só recusavam admitir a traumática derrota do Japão na guerra como se julgavam na obrigação de fazer algo , inclusive sacrifícios , em prol do Japão e do imperador . Você se arrepiou com esta descrição ? Pois havia ainda a TOKO-TAI ( algo como " Pelotão dos Jovens Suicidas " ) , uma ramificação ainda mais violenta da Shindô-Remmei ! ( ABAIXO , MEMBROS DA SHINDÔ-REMMEI ) Bom , chega de falar coisa ruim.......
 
É até inacreditável que aquele grupo de  pessoas baixas , mirradas , aparentemente frágeis , tímidas , desconfiadas ( ABAIXO ) , de um país e de uma cultura completamente opostos aos nossos , que pretendiam voltar o mais depressa possível para o Japão , quase que totalmente formado por agricultores e concentrado no Estado de São Paulo ( mais especialmente na região entre as cidades de Bauru e Araçatuba cortada pela Estrada de Ferro Noroeste )
 
 e que muuuuuiiiiitíssimo raramente se relacionava e se casava com nativos aqui de terras tupiniquins em função de uma série de motivos , tenha se transformado em uma das mais numerosas e expressivas comunidades estrangeiras radicadas em terras tupiniquins ( entre 1908 e 1972 , quando chegou ao Brasil o último navio trazendo imigrantes japoneses - o " NIPPON MARU " , que chegou em Santos - , exatos 249.152 nativos da "Terra do Sol Nascente " desembarcaram aqui em terras tupiniquins - ABAIXO , O FAMOSÍSSIMO BAIRRO PAULISTANO DA LIBERDADE  )   :
 
são cerca de 1,5 milhão de pessoas ( ABAIXO , MENINAS JAPONESAS IMIGRANTES  EM ROUPAS TÍPICAS E EM FOTO DE 1950 )  , ou algo como 0,7 % da população brasileira e que o faz o Brasil ter A MAIOR COMUNIDADE JAPONESA DO MUNDO ( Sabe qual é o Estado com a maior colônia japonesa depois de São Paulo e Paraná ? É ......a BAHIA- o quêêêê ???? - , com 78.844 pessoas .....Imagine aí do outro lado um "japa " dançando axé ! )  , com ; estando presentes em todas as regiões do país ( Até , pasmem , em ALAGOAS existe uma comunidade japonesa ; aliás , COMUNIDADE é apelido : são apenas 8 pessoas ! ) ;
 
tendo entre seus membros personalidades , como a atriz carioca DANIELE SUZUKI , a BOA humorista paulista SABRINA SATO ( ABAIXO - BOA , tanto no bom quanto no mal sentido ! ) , a cineasta TIZUKA YAMAZAKI e as cantoras FERNANDA TAKAI e LUCIANA MELLO ( por incrível que pareça a filha do saudoso , irrequieto e impagável cantor JAIR RODRIGUES é neta - pelo lado materno , é claro - de japoneses do norte ) e ainda deixando uma gigantesca contribuição nos mais variados setores da sociedade brasileira , o que exigira um texto específico e ainda mais quilométrico que esse mal escrito que você está tendo a coragem de ler .....
 
Em Joinville ( ABAIXO ) desde 1993 existe um entidade que congrega a reduzida comunidade japonesa , que é em sua quase totalidade oriunda de São Paulo e do vizinho Paraná e formada por profissionais liberais como advogados , médicos , dentistas e engenheiros civis
 
( consta que cerca de 28 % dos "JAPABRASILEIROS " , ops ! , nipo-brasileiros tem formação a nível superior ; não é um número expressivo mas é muito superior à média nacional e isso se explica por valores que para os japoneses são sagrados , como os já citados disciplina , ordem e respeito à hierarquia e ainda persistência , tenacidade , dedicação ,pragmatismo e , principalmente , EDUCAÇÃO : ao contrário de outras comunidades estrangeiras os japoneses - ABAIXO - não tinham uma igreja mas sim UMA ESCOLA como o seu principal ponto de encontro e congregação ) . Infelizmente INEXISTE UM TRABALHO MAIS DETALHADO ( Alô , alô , historiadores de Joinville : mais outro trabalho "cabeludo " para vocês ! ) a respeito dessa comunidade em Joinville .......
 
        Você deve estar impaciente aí do outro lado tentando saber quem é a TAL CANTORA DE ORIGEM JAPONESA que citei lá no início deste texto ( Ô , "seu " escriba , desembucha , fala logo quem é  , pô ! ) . Bom , apesar dos traços orientais e de um de seus sobrenomes - SAYURE - ela ( ABAIXO )  é brasileiríssima e é uma JOINVILENSE DA GEMA ( Seu outro sobrenome é lusitaníssimo MELLO .....Ó , raios ! ) : nasceu aqui em terras de Dona Francisca em 3 de janeiro de 1982 .
 
 Se quem é filho de peixe , peixinho é então quem é neto de peixe é o quê ? Com a música estando presente em sua vida praticamente desde que nasceu - um de seus avós cantava - , PATRÍCIA SAYURE DE MELLO ( ABAIXO ) começou a lapidar seu talento ímpar ainda muito cedo , tendo aulas de teoria musical e música popular na Escola de Música Villa-Lobos ( ela também chegou a fazer vários cursos de especialização musical em Curitiba ) e iniciando a sua carreira profissional quando tinha apenas 14 anos de idade , época em que passou a se tornar um nome frequente nos muitos festivais de música promovidas pelas comunidades japonesas de várias regiões do Brasil .
 
 Patrícia também acabou emprestando o seu talento e abrilhantando as apresentações e os trabalhos de duas bandas locais : DROP´Z e POEMA SONORO , da qual faz parte entre 2008 e 2013 e com a qual chegou a gravar 2 CDs e 2 músicas de sua própria autoria ( a reflexiva " NADA É POR ACASO " e a existencialista "HOJE PODE SER " ) . Os privilegiados espectadores que tiveram o privilégio de assistir a pelo menos um apresentação dessa última banda ( ABAIXO )  - hoje , lamentavelmente extinta - puderam conferir essa cantora de voz doce e suave e traços orientais dar vida , magia e ainda uma sensação de paz , harmonia e tranquilidade a inspiradíssimos versos de autoria de verdadeiros craques da poesia local , como MALÚ BARNI , CACO DE OLIVEIRA e NORBERTO WELL .
 
 Em carreira solo desde 2012 , Patrícia chegou a viver um momento complicado : ficou 7 meses parada em virtude de uma grave enfermidade , retornando em setembro de 2014 . Desde então Patrícia ( ABAIXO ) , cujo repertório varia entre a MPB , a bossa-nova , o pop nacional e músicas de sua própria autoria , chegou a gravar um CD - no fim de 2015 - e divide-se entre a carreira solo , o dueto com o guitarrista JÚNIOR GONÇALVES e um quinteto formado por ela , pelo citado guitarrista , pelo pianista FÁBIO OLIVEIRA e o baterista ANDERSON ZABOTE . No vídeo de hoje você terá a oportunidade de conferir todo esse talento de olhinhos puxados , no qual canta a música " NADA É POR ACASO "  e tem o luxuoso e especialíssimo auxílio de um coral infantil . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=vsJqSICOkWQ
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário