segunda-feira, 19 de junho de 2017

Fala , Dona Noca !

Queres uma boa dica para um bom "PROGRAMA DE ÍNDIO " ? Bom , já que você pediu e como provavelmente  você é um , ou uma , MASOQUISTA inveterado então lá vai : no domingo à noite , mais precisamente a partir das 21 horas , gaste o seu preciosíssimo tempo assistindo alguma das muitas MESAS REDONDAS DE FUTEBOL ( ABAIXO ) que vão ao ar quase que simultaneamente em várias emissoras de TV tupiniquins .
 
Até cerca de um ano atrás para este escriba isso era algo praticamente sagrado : passar um domingo sem assistir a algum desses programas era algo inconcebível ! ( Bom , como ninguém é perfeito , um dia todo mundo já fez a sua BURRADA NA VIDA  :  até pouquíssimo tempo atrás e durante quase 28 anos torci para um certo clube - ABAIXO - do eixo Rio-São Paulo .....Se você aí do outro lado sabe qual é , peço ENCARECIDAMENTE que não conte a ninguém para não comprometer a reputação deste pobre e muy humilde escriba ! ) .
 
Pois bem , se você aí do outro lado mesmo não gostando e não entendo rigorosamente nada do chamado "esporte das multidões " quiser sacanear alguém com requintes de crueldade , escolha um ESTUDANTE DE JORNALISMO e o obrigue a assistir a algum desses programas : é até provável que horas mais tarde o pobre coitado , ou pobre coitada , saia mais enraivecido do que aquele personagem brilhantemente vivido por MICHAEL DOUGLAS no filme " UM DIA DE FÚRIA "( ABAIXO )  ou até mesmo fique com a sua sanidade mental seriamente debilitada !
 
 Motivos para isso não faltam e são um pouco do retrato do tão maltratado jornalismo brasileiro , de uma maneira geral : erros primários de português ( Isso me fez lembrar uma antiquíssima música , de 1984 , da banda PARALAMAS DO SUCESSO : " ASSASSINARAM A GRAMÁTICA "- ABAIXO , A CAPA DO DISCO EM QUE ESTÁ ESSA MÚSICA : " O PASSO DE LUI "  )  , comentários e piadinhas infelizes , fontes de informação duvidosas , falta de conhecimento do assunto que estão debatendo , bairrismos imbecis , imparcialidade próxima a zero ......
 
Um desses "jeniais " jornalistas esportivos brasileiros chama-se VÍTOR SÉRGIO RODRIGUES ( ABAIXO ) e está desde 2007 - por sinal , a data em que foi criada a emissora em que trabalha - no ESPORTE INTERATIVO ( para quem não sabe ,  trata-se de uma emissora , sediada no Rio de Janeiro , que só é possível ser captada via antena parabólica e que já há tempo pertence ao gigantesco grupo americano de comunicação TURNER ) :
 
quando esse cidadão ( ABAIXO ) quer se referir a algum fato que poderia ter acontecido mas que não aconteceu - o famoso "E SE ...." - ele, esbanjando conhecimentos em Biologia , sempre  o seguinte bordão , que virou até sua marca registrada ......" SE MEU PAI FOSSE MULHER , EU TERIA DUAS MÃES " ( Consta que o glorioso Vítor Sérgio  é formado pela Universidade DOUTOR TIRIRICA  ) ........
 
"Pegando um gancho " no profundo bordão de autoria desse cidadão - que é um misto de jornalista , filósofo , sábio e cientista - , caso aquela EXPULSÃO não tivesse acontecido no jurássico ano de 1819 , muito provavelmente a história de parte de Santa Catarina e , indiretamente , também da CULTURA DE JOINVILLE teria sido completamente outra ! Seguindo uma velha recomendação do mestre FREDDIE KRUGER , IREI POR PARTES ......ANTÔNIO MENEZES VASCONCELOS  DRUMMOND ( ABAIXO ) : o nome longo e afrancesado já evidenciava e denunciava a condição aristocrática desse indivíduo , que ganhava a vida como DIPLOMATA ( Ô , vidinha difícil ! ) e que viera ao mundo na cidade do Rio de Janeiro .
 
Acontece que a sua boa vida estava com os dias contados : ele entrara em desgraça com o então e bonachão rei português DOM JOÃO VI ( 1767-1826 - ABAIXO ) e , com isso , fora banido da CORTE , ou seja , daquele círculo de nobres , comerciantes , traficantes de escravos , puxa-sacos e afins que vivia em torno do monarca português vindo d´além mar e que estava radicado em terras tupiniquins desde janeiro de 1808 .
 
Mas por que Antônio Menezes Vasconcelos de Drummond , vulgo TOTONHO ( Este apelido é uma criação MADE IN LUCIANO , ou seja , deste escriba..... ) , de repente perdeu a mamata e acabou sendo enxotado da Corte ? Teria ele zuado da obesidade do guloso Dom João VI ? Teria ele feito alguma piada a respeito do estilo tartaruga SLOW MOTION do rei português , que seria uma espécie de EDUARDO SUPLICY luso ? Teria "Totonho" feito alguma insinuação maldosa a respeito da considerável coleção de CHIFRES do bonachão rei português proporcionada  pela sua horrível , antipática , odiada e irascível esposa espanhola , CARLOTA JOAQUINA ( ABAIXO ) ?
 
Bom , na  verdade "Totonho " fez algo muito pior , pelo menos naquela época e naquelas circunstâncias : ele defendia , ABERTA E PUBLICAMENTE , a INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.....Dom João VI poderia simplesmente tê-lo condenado à morte baseando-se no crime de LESA-MAGESTADE mas como se tratava de um aristocrata e , ainda por cima , de um diplomata , o Eduardo Suplicy luso preferiu "apenas " expulsar "Totonho " de seu círculo próximo . Um homem da condição de "Totonho " poderia ter se exilado em alguma grande metrópole europeia , como Londres , Paris , Berlim e Viena mas , curiosa e inusitadamente , optou por se radicar em ( Mistério no ar ! ).............SANTA CATARINA , então uma minúscula e desimportante capitania com um território com um tamanho de menos da metade do que é hoje ( ABAIXO , UMA GRAVURA FEITA NO SÉCULO 18 RETRATANDO A ENTÃO DESTERRO , HOJE FLORIANÓPOLIS ) .
 
 Após percorrer boa parte do litoral barriga-verde , algo chamou a atenção do diplomata briguento : tratava-se de um vastíssimo rio em cuja foz existia um ótimo porto natural e esse rio nada mais é do que o longo ITAJAÍ-AÇÚ . Também não se tratava de um lugar onde só havia mato , animais selvagens e índios , muito pelo contrário : acredita-se que desde por volta de 1658 a região já fosse ocupada por europeus ( o pioneiro teria sido JOÃO DIAS DE ARZÃO , um dos integrantes da trupe liderada pelo português - radicado em São Paulo - MANOEL LOURENÇO DE ANDRADE , que em 23 de março de 1658 fundou SÃO CHICO , popularmente conhecida como São Francisco do Sul - ABAIXO , EM FOTO TIRADA NA DÉCADA DE 30 PELO GENIAL FRITZ HOFMANN - : João Dias de Arzão teria se estabelecido na região hoje conhecida como FAZENDA embora a hipótese mais provável é a de que essa região seria na verdade a atual cidade de Navegantes ) ;
 
 tanto documentos antiquíssimos como relatos de viajantes já faziam referência ao tal porto natural ( O livro "MEMÓRIA POLÍTICA DA CAPITANIA DE SANTA CATARINA " , de autoria de Paulo Miguel José de Brito e que foi publicado em 1816 trouxe a seguinte descrição daquele local : " o porto de TAJAHY é pequeno e pouco frequentado por não haver ali povoação , mas é seguro e abrigado e pode vir a ser de transcendente utilidade " - ABAIXO , O ANTIGO CAIS PARA EMBARCAÇÕES À VAPOR ) ;  desde por volta de 1750 a região já era habitada - esporadicamente , é verdade  - por famílias açorianas ou de origem açoriana ;
 
 desde 1777 já existiam ali inúmeros sítios e fazendas pertencentes a famílias , como os LEÃO COUTINHO , os NUNES LEAL CORRÊA e os NEGREIROS e nas vizinhanças existiam localidades como PENHA , CAMBORIÚ , RIBEIRÃO GARCIA , NAVEGANTES e VICENTE SÓ ( ESSA LOCALIDADE ESTAVA ONDE É HOJE BRUSQUE , NA ANTIGA  FOTO ABAIXO ) . Resumindo : condições para que ali viesse a surgir uma cidade importante , próspera e riquíssima não faltavam , pelo contrário , SOBRAVAM mas , incrível e curiosamente , não existia naquele local nada lembrasse nem sequer um mísero povoado ou até uma aldeia !
 
        "No peito e na raça " , com a força , a ousadia e a coragem , coube ao glorioso "Totonho " mudar esse estado de coisas , ou melhor , a um reduzido grupo de empregados contratados e pagos por ele : o ano já era 1820 e após um breve retorno ao Rio de Janeiro , quando pediu ajuda e favores ( $ ) para THOMÁS ANTÔNIO DE VILA-NOVA PORTUGAL - ministro que era uma espécie de braço-direito de Dom João VI - , os homens de "Totonho " arregaçaram as mangas , abriram uma clareira naquele local , ergueram as primeiras casas , construíram um engenho de serrar madeira , um estaleiro , deram início às primeiras plantações agrícolas ( ABAIXO , ITAJAÍ EM 1960 )
 
e ainda construíram uma modesta embarcação - " SÃO DOMINGOS LOURENÇO "( ABAIXO )  - que zarpou rumo ao Rio de Janeiro abarrotada de milho , feijão e madeira serrada ( Há quem afirme que "Totonho " e sua trupe não se estabeleceram ali mas sim onde hoje é Navegantes ou , mais precisamente , em terras cedidas por um certo coronel Joaquim Francisco de Salles Mello e por uma certa dona Ana Margarida de Santa Cruz de Mello Rodrigues ) .
 
 Após tudo isso "Totonho " provou que ( Mistério ! )  ...........como colonizador e empreendedor era um ótimo diplomata : aquela tentativa de se fundar uma cidade simplesmente não deu em nada e em 1821 o rebelde e frutado diplomata acabou retornando ao Rio de Janeiro . Aqui entra a sessão ....."FOFOCAS HISTÓRICAS " : dizem as más línguas que os homens de "Totonho " apenas fizeram uma clareira no local e não construíram ali rigorosamente nada . Dizem ainda esses mesmos Nelsons Rubens da História que "Totonho " ( ABAIXO , JOVEM E IDOSO )  não pagava nem promessa : ele teria feito antigos moradores das redondezas trabalharem no tal engenho de madeira sem receber um mísero e furado tostão !
 
Fofocas , controvérsias e fatos históricos à parte , caberia a um comerciante português AGOSTINHO ALVES RAMOS - que , por sinal , já tinha um estabelecimento comercial naquela região - finalmente fundar um povoado naquele local em 1824 e que acabou recebendo o longo e carola nome de SANTÍSSIMO SACRAMENTO DE ITAJAÍ ( Ao contrário do que muitos devem pensar , a construção mais antiga de Itajaí não é a sua belíssima e impressionante catedral - por sinal , inaugurada em 1955 - , mas sim , uma modesta capela - ABAIXO -  localizada no centro da cidade e que começou a ser erguida em 1834 ) .
 
Embora o porto de Itajaí recebesse a cada ano um expressivo número de navios trazendo imigrantes europeus , um movimento comercial intenso e em seu então vastíssimo território surgissem localidades prósperas , ricas e industrializadas , como BLUMENAU e BRUSQUE , aquela então freguesia de Porto Belo só viria a conquistar a sua emancipação política em 15 de junho de 1860 , ou 36 anos após a sua fundação ( Só a título de comparação , Joinville levou quase a metade desse tempo- 18 anos -  para conquistar a sua emancipação política : foi fundada em 9 de março de 1851 e se emancipou politicamente em 13 de janeiro de 1869 - SÓ PARA NÃO PERDER O COSTUME , EIS OUTRA FOTO DE FRITZ HOFMANN : TRATA-SE DO GRANDE HOTEL , EM FOTO TIRADA EM 1920 ; NESSE LOCAL HOJE EXISTE O BANCO SAFRA ) . 
 
Hoje vivem ali ( ABAIXO ) perto de 210.000 pessoas e daquele vasto território de Itajaí  sobraram hoje 289,255 quilômetros quadrados .  Resumo da ópera :  se não fosse aquele gesto de rebeldia  de "Totonho " , muito provavelmente Santa Catarina estaria hoje privada de um de seus principais escoadores de suas exportações ( o porto de Itajaí é o segundo maior do país em movimentação de conteiners - só perde para Santos - e é o maior porto pesqueiro do Brasil ) e cidades como Blumenau e Brusque , bem como outros municípios vizinhos como Ilhota , Gaspar e Pomerode jamais viriam a surgir .
 
Salve , " Totonho " : também não se fosse sua rebeldia , uma página - LÚDICA , diga-se de passagem - da CULTURA DE JOINVILLE não teria sido escrita .......Sabe aquela pessoa TAGARELA , que parece ter nascido cum uma pilha DURACELL acoplada ao corpo ( Só quero esclarecer que não recebei um mísero tostão furado dessa empresa ! ) e que não para um instante sequer ? Ele poderia ter sido locutor esportivo ou quem sabe até POLÍTICO ( Vate Retro ! ) , mas , para felicidade e bem geral da nação , ALEX NASCIMENTO ( ABAIXO , "DISFARÇADO " E DESENHADO DE GNOMO ) - um filho de Itajaí - optou por ser ATOR : fascinado e maravilhado desde sempre  pela cultura e o folclore açorianos , ele acabou aprendendo e se especializando na artesanal arte (  Ou seria MAGIA ? ) de CRIAR BONECOS .
 
Após passagens pelas companhias ANDANTE e EXPERIMENTUS e ainda pelos teatros em miniatura e lambe-lambe , em fins de 2010 ele acabou zarpando de sua portuária e natal Itajaí , onde veio ao mundo em um momento em que 1988 dava adeus ( Alex nasceu em 28 de dezembro ) , esse sujeito - baixinho na altura mas gigantesco no talento -  encontrou em Joinville o seu porto seguro junto com o seu inseparável parceiro HUMBERTO SOARES , o ETERNO MENINO ( o curitibano Humberto já deu o seu ar da graça aqui no ALAMEDA CULTURAL em inúmeras ocasiões e chegou a dar a honra de ser o entrevistado deste muy humilde blog em fevereiro de 2016 ; trata-se de um típico e autêntico caso de artista versátil : Humberto é desenhista , quadrinista , escritor , ator , artista plástico e contador de histórias - ABAIXO , HUMBERTO E ALEX ) .
 
 Itajaiense da gema e orgulhoso e fiel a suas origens , Alex encena o espetáculo " QUEDELHE BOI ? " ( teatro de bonecos que reproduz o espetáculo do BOIDE MAMÃO ) e várias figuras do folclore açoriano , como a impagável curandeira DONA NOCA ( ABAIXO ) . Além do teatro de bonecos , Alex dedica-se ao ORIGAMI ( aquele milenar arte japonesa que consiste na dobradura de um pedaço de papel e sua transformação em inúmeras formas , como bichos e pássaros ) e atualmente ensaia também entrar com tudo em espetáculos com desenhos animados .....
 
Ah , sim : a detonada memória deste escriba já estava me fazendo esquecer disso ! Ainda naquele ano da graça de 2010 Alex e Humberto ( ABAIXO ) criaram a PEQUENINUS : atualmente contando também coma experientíssima e competentíssima jornalista TETE SOARES como sua assessora e com a ajuda do faz-tudo TIAGO NASCIMENTO , o grupo dedica-se a um sem-número de atividades voltadas ao público infantil e também a adultos que insistem em serem ETERNOS MENINOS e  ETERNAS MENINAS . Entre essas atividades estão os já citados espetáculos de teatro de bonecos , vivências artísticas , narrações de histórias , exposições de trabalhos de arte visual , espetáculos teatrais , livros infantis ilustrados e oficinas de MANDALAS ( desenhos , pinturas e objetos tidos como sagrados e que representam os 4 elementos básicos do planeta : terra , água , ar e fogo ) , origamis , contação de histórias , desenhos em quadrinhos e narrações visuais .
 
 Os locais em que se apresentam ? Os mais variados : escolas , empresas , feiras de livros , festivais teatrais ......Só que , lamentavelmente e em um daqueles típicos e trágicos PRESENTES DE GREGO que o nada saudoso ano de 2016 deixou , o grupo acabou transferindo-se para CANELINHA ( ABAIXO )  , um pequeno município vizinho de Tijucas , com 11.781 habitantes e que tem como algumas de suas marcas registradas a grande quantidade de olarias ali existentes , o MORRO DA PIPA ( excelente local para a prática do voo livre ) e a sua PISTA DE MOTOCROSS , por sinala maior da América Latina . Mas , apesar dos pesares , a Pequeninus nasceu joinvilense e será eternamente joinvilense ! Em virtude disso , encerro fazendo um APELO para a mágica e talentosa dupla : ALEX E HUMBERTO , por favor , VOLTEM ! .....No vídeo doa dia , ALEX , ou melhor , DONA NOCA , tem um aviso importante a dizer . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=CY22zQvO0d0
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário