segunda-feira, 15 de maio de 2017

Gogó de Ouro

Inicio a terceira semana do mês das mães ( ABAIXO -  Ei , você aí do outro lado : deu um presente para a sua mami ? ) e do fim da infame escravidão aqui em terras tupiniquins fazendo um MEA CULPA , ou seja , reconhecido um velho defeito : a mania que este escriba tem de se abrir e revelar suas intimidades , mesmo para QUEM não tem muita intimidades com este escriba . Mas uma coisa me deixa tranquilo e de alma leve : o QUEM da frase anterior é o pequeno mas fiel , inteligente e curioso PÚBLICO  deste muy humilde blog !
 
 Bom , já que há exatamente 4 anos , 1 mês e 3 dias , ou mais precisamente , desde 12 de abril de 2013 você já se habitou aos desejos , manias , preferências , opiniões e loucuras deste escriba , procurarei contar rapidamente uma história familiar que aconteceu no último sábado ( 13 de maio ) na minha humilde residência : após longo e tenebroso inverno uma prima ( ABAIXO ) , que sempre foi quase como uma irmã e que também foi uma das primeiras pessoas a conhecerem naquele chuvoso , frio e jurássico 4 de julho de 1980 aquele então gordo , saudável e corado bebê ( Sim , por incrível que pareça , um dia este escriba já foi bonito ! ) ,  VOLTOU A VISITAR  este que vos escreve e seus pais .
 
 E ela não veio só : a acompanhavam sua mãe ( Imagine uma pessoa que já vem ao mundo xingando a parteira ; vive ao longo de mais de 3 décadas aos tapas e beijos com o seu esposo ; reclama da cotação do real , do frio , do calor , do penteado do presidente  CONDE DRÁCULA , ops ! , Michel Temer , ou seja , de absolutamente tudo e que consegue ser engraçada justamente por causa dessa ranzinice .....pois é : eis um breve perfil da adorável tia deste escriba ) e sua filha , uma bela , simpática e aparentemente querida jovem de 22 anos de idade ( Aí foi a vez deste escriba retribuir a gentileza : quando esta hoje bela garota - ABAIXO - veio ao mundo , em 3 de dezembro de 1994 , eu fui uma das primeiras pessoas a conhece-la ) .
 
Em um determinado momento dessa inesperada e especialíssima visita a mãe deste escriba tocou teclado para o trio de visitantes e nessa ocasião , perguntei a minha prima que tipo de música a sua filha gosta . A fatídica resposta : SERTANEJO ( Se o tal "sertanejo " - ABAIXO - que tocam hoje em dia é UNIVERSITÁRIO eu fico imaginando como deve ser o SERTANEJO PRIMÁRIO ......) .......Um pensamento que na hora me veio à cabeça : " Ó , COITADA ! " .
 
 Falando agora sério , isso me fez lembrar a longa e ótima conversa que tive recentemente com os vovôs-garotos da banda joinvilense D80 ( ABAIXO - O quêêêê ???? Você não leu essa entrevista ? Mesmo assim eu lhe darei uma "colher de chá " : ela foi postada no último dia 30 de março ) e uma excelente e pertinente pergunta feita por um dos membros da banda : OS JOVENS DE HOJE OUVEM AQUILO QUE DIZEM SER MÚSICA POR UMA QUESTÃO DE GOSTO MUSICAL E POR QUE ISSO FOI SIMPLESMENTE ATIRADO PARA ELES PELA MÍDIA ? Bom , pontos de vista à parte , de qualquer maneira é lamentável , e ATÉ TRISTE ,  que os jovens de hoje tenham sido criados ao som de MÚSICAS TÃO RUINS ( Perdoem-me os fãs do sertanejo universitário , funk e companhia limitada mas esta é a minha opinião ) .
 
Essa mesma prima deste escriba , hoje uma senhora que no próximo dia 23 de agosto soprará sua quinquagésima segunda velinha e que é uma leiga em matéria de música como qualquer pobre e reles mortal , lá na hoje longínqua década de 80 costumava ouvir músicas de nomes , como JOANA ( para quem não sabe ou não se lembra , trata-se de uma cantora carioca - ABAIXO - que fez considerável sucesso , inclusive no exterior , interpretando canções romântico-meloso-açucaradas ) , CAZUZA , SANDRA DE SÁ , PINK FLOID , ABBA ,
 
QUEEN .....Aliás , agora " pegando um gancho nisso " e falando em Queen , citar essa legendária banda inglesa de rock e se esquecer de um cidadão chamado Farock Bulsara , ou melhor , FREDDIE MERCURY ( ABAIXO ) , seria mais ou menos o mesmo que um guia turístico da cidade do Rio de Janeiro ignorar a presença do icônico Cristo Redentor  ! Eu até chego a imaginar se aquela pequena e antiquíssima ilha da costa leste da África chamada ZANZIBAR não tivesse se tornado livre do já longo domínio britânico naquele ano de 1963 ( a ilha hoje faz parte da República Unida da Tanzânia )......
 
É bem provável que a música mundial ficasse privada não só de uma voz maravilhosa e inigualável como de um cidadão que não se limitava apenas a cantar : ele próprio era o show ! INGLÊS E INDIANO eram duas espécies em vias de extinção na ilha de Zanzibar ( ABAIXO ) : em 1964  havia um fortíssimo ressentimento beirando o ódio dos moradores nativos daquela ilha contra essas duas comunidades ( Freddie veio ao mundo naquela ilha , em 5 de setembro de 1946 , e , curiosamente e em praticamente todas as regiões dominadas e colonizadas por britânicos também se estabeleceram funcionários e trabalhadores indianos : o pai de Freddie era funcionário do governo colonial britânico na ilha )
 
e como os pais de Freddie eram indianos , não restou outra alternativa se não a de fazer as malas , "picar a mula " e tomar o rumo da fria , chuvosa e formal cidade de Londres . Em relação ao desfecho dessa história , todo mundo já sabe : em 1970 Freddie , o baterista ROGER TAYLOR e o guitarrista BRIAN MAY formaram o Queen ( ABAIXO - o baixista JOHN DEACON só entrou no ano seguinte ) e dali para o sucesso , a consagração , a fama , a eternização de seus nomes , as quantias estratosféricas de dinheiro e , infelizmente , também os excessos , acabou sendo uma questão de tempo ....... 
 
Fazer um dueto com uma das maiores divas da música erudita : a soprano espanhola - ou CATALÃ , como fazem questão de dizer os eternamente descontentes moradores daquela região , CATALUNHA , que há séculos luta por sua independência - MONTSERRAT CABALLÉ ( ABAIXO )  .....É ruim , hein ! Mas para um gênio ( Ou seria extra terrestre ? ) como Freddie Mercury isso seria algo tão banal e trivial quanto andar de bicicleta ou tomar café :
 
naquele histórico e mágico 8 de outubro de 1988 e depois de mais de um ano de negociações , contatos e gravações , ele e a já citada soprano espanhola , ops ! , catalã realizaram uma apresentação  nas escadarias do secular e belíssimo CASTELO DE MONTJUIC ( ABAIXO ) diante de uma abismada e maravilhada plateia , incluindo o então rei espanhol JUAN CARLOS I .
 
      A apresentação contou com o mesmo repertório do disco da dupla lançado pouco tempo antes e marcou oficialmente o início dos preparativos para a Olimpíada de Barcelona que seria  realizada dali a menos de 4 anos e , infeliz e lamentavelmente , não pôde ser vista pelo próprio Freddie ( ABAIXO )  : ele faleceu em Londres naquele triste 24 de novembro de 1991 , aos 45 anos e vítima do assassino vírus da AIDS . Consta que durante os ensaios Freddie e Montserrat fizeram uma disputa vocal e adivinhe quem ganhou : o nome começa com FRE e termina com DDIE .....
 
O genial e saudoso show man africano podia até ter uma voz indiscutivelmente maravilhosa , imponente , ímpar e de altíssima extensão mas no MUNDO DA NATUREZA a sua voz não passava de um reles e inexpressivo PIO : o alcance normal de uma VOZ HUMANA INTELIGÍVEL ( ABAIXO ) , em espaço aberto e sem vento , não passa de 180 METROS . É claro que , como , aliás , tudo na vida , existem exceções .
 
Certamente você já deve ter ouvido falar nas ILHAS CANÁRIAS ( ABAIXO ) : trata-se de um arquipélago localizado no litoral noroeste da África e pertencente à Espanha ( a sua área de 7.447 quilômetros de extensão e ali vivem atualmente 2.218.347 pessoas )  .
 
 
 
Pois bem , em uma dessas ilhas , chamada LA GOMERA ( ABAIXO ) , fala-se uma língua peculiaríssima , restrita apenas a essa ilha e que é conhecida como SILBO : sibilante , daí o seu nome , é inteligível através de vales e , sob condições favoráveis , pode atingir uma extensão de 8 QUILÔMETROS , o que com certeza deixaria de queixo caído e causaria uma baita inveja no saudoso Freddie Mercury .......
 
 
 
Então seria esse o recorde de extensão da voz humana ? De jeito nenhum , muito pelo contrário : existe um registro de uma voz humana que foi detectada a uma distância de 17 quilômetros ( !!! ) e mesmo assim sob condições acústicas excelentes , águas paradas e , ainda por cima , à noite ( Eu fico imaginando aquela voz maravilhosa de Freddie Mercury com uma extensão dessa : todo mundo sairia do show surdo .....mas feliz ! Só que também existe o outro lado da moeda : imagine a voz do GALVÃO BUENO - ABAIXO - tendo essa extensão ......Bom , é melhor nem pensar nisso ! ) ......
 
É até contraditório que justamente esta capacidade tão única , especial e valiosa que temos - a DE FALAR - ; que fez com que a nossa espécie - Homo sapiens sapiens - sobrevivesse e tivesse continuidade , ao contrário de outras tantas espécie de hominídeos que viveram há dezenas de milhares de anos atrás e que dominemos outras espécies animais e esse tão judiado e destruído planeta chamado Terra , seja algo tão insignificante dentro da  NATUREZA e isso só vem a ser uma das incontáveis provas do quanto somos seres ( ABAIXO )  reles , insignificantes e limitados , para não dizer medíocres  !
 
Só que para muitas pessoas , por mais inexpressiva que seja a voz humana , ela é praticamente a única ferramenta para se ganhar a vida , ou melhor , ir sobrevivendo ......RECONHECIMENTO E ATENÇÃO por parte das outras pessoas ? Muito pouco , para não dizer , próximo a ZERO : as VITRINES  são muuuuuuito mais atraentes e tentadoras que suas vozes e até um mendigo é mais visível que eles . CAPAS DE JORNAIS E REVISTAS , NOTÍCIAS , CELEBRIDADE E FAMA ? Ah , quem pudera : isso tudo não existe nem sequer nos seus fantásticos e delirantes sonhos ! Eles podem até ser olimpicamente ignorados mas são parte indiscutível e presente da PAISAGEM URBANA : estou me referindo aos tão gloriosos e desvalorizados LOCUTORES DAS LOJAS ( ABAIXO ) ou a quem este muy limitado escriba prefere chamar de os ARTISTAS DO COTIDIANO !
 
Um deles veio ao mundo em 5 de outubro de 1972 na cidade paranaense de Campo Mourão ( a cidade , que tem nos cultivos da soja e do milho as suas principais receitas e é sede da terceira maior cooperativa do mundo - a COAMO - , está localizada a remotos 477 quilômetros de Curitiba e em 2014 ali viviam 92.300 pessoas )  e prefere tão somente ser chamado de ZÉ .....ZÉ LUIZ ( ABAIXO ) . Em 2016 Zé , que já trabalhou em várias lojas da área central de Joinville , honrou o ALAMEDA CULTURAL coma sua presença em duas oportunidades e no vídeo do dia mostra que não tem habilidade e talento apenas com o seu "gogó " ......PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=24ykGYi0heE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário