quarta-feira, 5 de abril de 2017

Adeus , Minha Amada !

Não existe uma estatística a respeito disso e acho que nunca ninguém se preocupou com isso - mas deveria se preocupar - mas creio que para no mínimo 90 % de todas as pessoas que estão estudando ( ABAIXO )  - isso desde a primeira série do ensino básico até quem está fazendo pós graduação , passando pelos alunos de supletivos e vestibulandos -
 
existe algo  que será eternamente extremamente terrível e atemorizante ( Você já chegou a assistir o filme " O EXORCISTA " ? - ABAIXO - Caso a resposta seja SIM então pense naquelas cenas "maravilhosas " desse filme .....)  e o grande vilão dos estudantes , algo capaz de causar urticárias , calafrios e coceiras por todo o corpo só no momento em que seu nome é pronunciado
 
e que é algo tão bizarro quanto , digamos , a imagem de DILMA ROUSSEF e MICHEL TEMER juntos ( ABAIXO ) , abraçados , nus e fazendo você sabe o quê ( Que horrrrrrrrrroooooorrrrrrrr ! ) : essa COISA atende pelo nome de .......
 
LÍNGUA PORTUGUESA ! ( ABAIXO ) Substantivos , adjetivos , advérbios , pronomes possessivos , sujeitos diretos e indiretos , consoantes , vogais ......estudar e saber tudo isso e muito mais chega a ser um martírio , uma verdadeira tortura contra a numerosa e indefesa massa de estudantes brasileiros ! ( Sem ser , obviamente , com o objetivo de estudar ou lecionar  , alguém em sã consciência compraria um LIVRO DE GRAMÁTICA ? )
 
 Brincadeiras e bobiças à parte , não há a menor dúvida que a língua portuguesa é uma das mais complexas e difíceis do mundo mas ,  justiça seja feita ,  também é uma das mais ricas e líricas e AS GÍRIAS E EXPRESSÕES POPULARES  representam esse lado , digamos , divertido dela .
 
Mal e porcamente comparando , se os PALAVRÕES seriam o equivalente aos filhos rebeldes , contestadores e malditos da família LÍNGUA PORTUGUESA e as palavras e expressões cultas equivaleriam aos filhos prediletos , bem tratados e arrumados e mimados , as GÍRIAS E EXPRESSÕES POPULARES seriam o lado informal, despojado - "exótico " , talvez - e divertido da família , aquelas que estão sempre sorrindo e de bem com a vida ( ABAIXO )  ,  brincando e contando piada de tudo e de todos .
 
Também não sei se alguém algum dia teve a ideia e a inciativa de escrever algum livro ou dicionário compilando e contando as origens e os significados das gírias e expressões populares : caso esse livro , ou dicionário , ainda não tenha saído , ELE DEVE SAIR ! Pode até parecer que não mas uma gíria ou expressão popular pode contar muita coisa a respeito da cultura , dos costumes e da história de um determinado povo e ser reflexo de uma determinada época .
 
 Um exemplo ? Com absoluta certeza , você deve ter ouvido inúmeras vezes aquela expressão de que " FULANO OU FULANA NASCEU EM BERÇO DE OURO " para se referir a alguém nascido em uma família rica mas , obviamente , essa expressão não é usada em todos os países . Você sabia que na Inglaterra e na maioria dos países onde se fala a língua de William Shakespeare ( 1564-1616 ) , usa-se a expressão " NASCIDO OU NASCIDA COM UMA COLHER DE PRATA NA BOCA " (  ABAIXO - He - She was born with a silver spoon in his mouth ) para se referir a uma pessoa de família rica ?
 
Pois é , trata-se de uma expressão com origem no PERÍODO MEDIEVAL ( Para quem não sabe ou não se lembra , trata-se de um longo período , iniciado com o fim do Império Romano , no ano de 476 , e encerrado com a invasão e a conquista da cidade Constantinopla - a atual Istambul , ABAIXO - pelos turcos em 1453 ) :
 
naqueles difíceis e precários tempos onde o domínio da Igreja Católica era absoluto , só as pessoas ricas tinham o privilégio de possuir talheres de prata e a ralé utilizava colheres de madeira , e isso quando havia colher.....Por sinal , um costume curioso existente em vários países é o de os padrinhos presentearem seus afilhados de batismo e crisma justamente com colheres de prata ( ABAIXO ) .
 
 Infelizmente eu não saberia lhe responder se na ALEMANHA essa expressão existe ou se na terra de Beethoven , Bach , Goethe , Beckembauer , Gerd Mueller , Lothar Matheus e companhia limitada existe uma outra expressão equivalente a isso mas se aquele indivíduo que veio ao mundo em 24 de março de 1818 na cidade de Waldenburg ( ABAIXO , UMA VISTA DO BELÍSSIMO CASTELO MEDIEVAL DESSA CIDADE )  , no então reino da Saxônia ( uma curiosidade : entre 1949 e 1990 a maior parte desse antigo país equivaleu a comunista e hoje extinta Alemanha Oriental ) , nasceu com alguma colher na boca , ela não era de prata e nem de madeira : seu pai não era um dito "nobre de sangue azul " mas sim uma espécie de amigo do rei , ou melhor , do príncipe .
 
 O pai de OTTOKAR DOERFFEL ( ABAIXO ) exercia o pomposo e burocrático cargo de REGISTRADOR DA CÂMARA DO PRÍNCIPE DE SCHOENBURG e em razão do privilegiado trabalho de seu pai , ele cresceu brincando com os principezinhos no castelo .....O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER ? Se essa clássica , velha e manjada pergunta feita a todas as crianças fosse feita ao então pequeno Ottokar , talvez ele respondesse " PRÍNCIPE ! " mas como em suas veias não corria sangue azul , ele teve de escolher uma profissão , trabalhar , "ralar " e acabou optando pela complexa e complicada carreira jurídica :
 
 formou-se em 1842 em Ciências Jurídicas , na cidade de Leipzig e após passar 5 anos peregrinando e trabalhando como estagiário em várias cidades e localidades da Saxônia , Ottokar só veio a encontrar um porto seguro tanto em sua vida quanto em sua carreira em 1 de maio de 1847 , quando foi nomeado SERVENTUÁRIO DA JUSTIÇA da cidade de Glauchau ( ABAIXO ) .
 
 Jovem , competente , promissor , honesto e confiável , Ottokar começava aos poucos a ascender na carreira : curiosamente o mesmo sujeito que 3 décadas mais tarde - entre 1874 e 1877 - seria prefeito de Joinville ( ABAIXO , UMA ANTIQUÍSSIMA FOTO DE UMA DAS RUAS CENTRAIS DE JOINVILLE E , INFELIZMENTE DE DATA E LOCAL INCERTOS ) , em 1849 e já aos 31 anos de idade foi nomeado BURGOMESTRE - cargo equivalente ao de prefeito - da cidade de Glauchau , também , curiosamente , um dos pólos industriais da Saxônia naquele tempo .
 
        Muito provavelmente esse seria o ponto de partida para uma longa e bem sucedida carreira política só que , de repente , o destino , ou melhor , o lado negro dele " pousou na sopa " de Ottokar : ironicamente o mesmo indivíduo ao longo de boa parte de suas quase  9 décadas de vida  que esteve tão próximo do poder e que também foi um grande aliado das pessoas que ocuparam o poder ( POR FALAR EM PODER , EIS A CASA DE ANTÔNIO PEREIRA DE MACEDO , PAI DE ARLINDO PEREIRA DE MACEDO , QUE FOI PREFEITO DE JOINVILLE ENTRE 1945 E 1946 : A CASA ABAIXO ESTAVA LOCALIZADA NA ATUAL RUA MINISTRO CALÓGERAS , EM FRENTE À ESQUINA COM A RUA DO PRÍNCIPE )
 
( repetirei algo que está se tornando um bordão do ALAMEDA CULTURAL : caso você ainda não lido , confira o texto " O PELEGO " , postado no último dia 29 de março , e caso já tenha lido , faça que nem a Globo todos os dias à tarde , VALE A PENA VER DE NOVO ) , que foi um homem da lei , um conciliador e negociador nato e que tanto lutou para manter aquilo que se chama de STAUS QUO , ou seja , tudo como está , tendo verdadeira alergia às palavras REVOLUÇÃO E REBELIÃO , de repente tonou-se um........RÉU ! ( ABAIXO , OUTRO REGISTRO DA JOINVILLE DAS ANTIGAS E QUE CERTAMENTE OTTOKAR DOERFFEL CONHECEU : UMA VISTA DE UM TRECHO FINAL  DA RUA DO PRÍNCIPE )
 
Mas , justiça seja feita , ele não teve culpa de nada ! O que aconteceu foi o seguinte : entre 1848 e 1849 em várias regiões , tanto da Saxônia ( ABAIXO , O BRASÃO DO ANTIGO REINO DA SAXÔNIA ) quanto de outras regiões da futura Alemanha , pipocaram rebeliões e movimentos revolucionários que lutavam justamente pela união e transformação daquela verdadeira colcha de retalhos formada por um sem número de pequenos reinos e minúsculos  principados , ducados e repúblicas que tinham várias manifestações culturais e a língua "alemã " como fatores em comum em um só país .
 
 
Tiveram de esperar por isso até janeiro de 1871 mas , em compensação , uma das poucas coisas que conseguiram foi justamente atrapalhar a vida do glorioso Ottokar Doerffel ( ABAIXO )  : embora tivesse ideias liberais - até bastante avançadas para a época - e fosse desde sempre um nacionalista ferrenho , o então burgomestre da cidade de Glauchau tentou negociar e impedir por meios pacíficos que uma tropa de rebeldes chegasse até a sua cidade .
 
 Em vão : além de não conseguir , Ottokar acabou sendo considerado participante do movimento rebelde e , portanto , declarado réu . Existe uma controvérsia em relação a qual pena Ottokar teria recebido : há quem afirme que ele teria sido condenado em primeira instância a pena de morte por alta traição ao rei da Saxônia ( ABAIXO , O ENTÃO REI FREDERICO AUGUSTO II )  , em segunda instância a uma pena de 12 anos de prisão , tendo recebido a absolvição em terceira instância e , já outros , afirmam que ele teria respondido a um processo que durou  3 anos .
 
 O fato é que não havia mais clima para que Ottokar permanecesse em seu país e não lhe restou outra alternativa senão a que foi seguida por milhares de seus compatriotas durantes décadas : comprar uma passagem ,  pegar seus pertences , arrumar as malas , se dirigir ao porto de Hamburgo e tomar o rumo da remotíssima e desconhecida COLÔNIA DONA FRANCISCA e reiniciar sua vida por lá .....( ABAIXO , EM FOTO DE 1928 UMA VISTA DE UMA DAS PRIMEIRAS RUAS A SEREM ABERTAS EM JOINVILLE : A ENTÃO SÃO PEDRO , HOJE MINISTRO CALÓGERAS , EM SUA ESQUINA COM A ENTÃO KATHARINENSTRASSE , HOJE GETÚLIO VARGAS )
 
Viajar de navio naquele precário tempo , ainda mais em uma verdadeira "casca " que era um veleiro , era um ato de heroísmo e coragem : as condições de higiene , acomodação , alimentação e segurança eram mínimas , praticamente inexistentes e conseguir chegar vivo ao local do destino por si já era uma verdadeira dádiva , ou como diz uma bem humorada expressão , a pessoa tinha " de lamber os beiços " ! ( ABAIXO , IMIGRANTES A BORDO DE UM NAVIO , EM FOTO TIRADA POR FRITZ HOFMANN )
 
Fazendo valer essa trágica regra , o veleiro " FLORENTIN " - justamente o navio que trouxe Ottokar Doerffel  - partiu do porto de Hamburgo em 30 de setembro de 1854 levando 213 passageiros a bordo ( curiosamente , segundo o RELATÓRIO DA DIREÇÃO DA COLÔNIA DONA FRANCISCA , esse número foi de 2002 passageiros ) e chegou a São Francisco do Sul quase dois meses mais tarde - em 20 de novembro - , só que , infelizmente , 35 dessas pessoas não puderam realizar o sonho de iniciar uma nova vida aqui em terras de Dona Francisca  : ao longo da viagem faleceram a bordo 10 homens , 6 mulheres e 19 crianças ......( ABAIXO , QUINTAL DA RESIDÊNCIA - NA ENTÃO KATHARNENSTRASSE - DE UM IMIGRANTE : O COMERCIANTE E FOTÓGRAFO ALEMÃO FRITZ HOFMANN )
 
A viagem pôde ter sido complicada mas , certamente para a alegria e o orgulho do nacionalista Ottokar Doerffel , apenas 9 passageiros não eram "alemães " : 7 suíços ( curiosamente quase todos eles estabeleceram-se no que hoje é o bairro Glória ou mais precisamente na atual rua Brigadeiro Guia Lopes - ABAIXO , UNFORME E DISTINTIVO DO CLUBE QUE BATIZOU O BAIRRO : O GLÓRIO FUTEBOL CLUBE , FUNDADO EM 9 DE JULHO DE 1928 ) ,
 
um solitário imigrante norueguês ( o pregador religioso e solteirão convicto JOHANN WESSEL CROGER , oriundo de CRISTIÂNIA - a atual Oslo - , então com 46 anos de idade e descrito pelo próprio Ottokar Doerffel como " um tipo excêntrico , que muito nos divertia " ) ,  outro solitário imigrante oriundo do então ducado dinamarquês de SCHLESWIG ( era o ecônomo e também solteirão C. SOPHUS GUSTAV EMIL STEMANN , oriundo da cidade Husum e que veio a falecer em Joinville em 21 de maio de 1871 , aos 51 anos de idade - ABAIXO , UMA ANTIQUÍSSIMA FOTO DE UM TRECHO DA RUA XV DE NOVEMBRO TIRADA A PARTIR DA ATUAL RUA DOUTOR JOÃO COLIN )
 
e entre os "alemães " ( ABAIXO , UM TECHO DA ANTIGA DEUTSCHSTRASSE , OU RUA ALEMÃ - HOJE , RUA VISCONDE DE TAUNAY - , PRÓXIMO DA ESQUINA COM A RUA PEDRO LOBO ) a predominância - 151 pessoas,  para ser mais exato - foi de imigrantes oriundos dos reinos de HANNOVER e SAXÔNIA ( eram 83 hanoverianos e 68 saxões ) . Aliás , em matéria de diversidade , aquela leva de imigrantes trazida pelo " Florentin " foi uma ricas destinadas a então colônia Dona Francisca : estavam a bordo profissionais de 34 profissões distintas ( Você já ouviu falar em OPERÁRIO FLORESTAL ? Pois é , estavam a bordo 4 deles ) e imigrantes oriundos de 10 países : Hannover , Saxônia , Altemburg , Meckelemburg-Schwerin , Schwarzburg-Sonderhausen ,Reuss , Prússia , Dinamarca , Noruega e Suíça .....
 
Assim cantava e falava o saudoso cantor-poeta CAZUZA em 1987 : "SOLIDÃO , QUE NADA ! " , e o mesmo poderia ser dito por Ottokar Doerffel que  na sua corajosa atitude de lançar rumo ao desconhecido - leia-se a colônia Dona Francisca ( ABAIXO , UMA JOINVILLE QUE OTTOKAR NÃO CHEGOUA A CONHECER , A DAS INDÚSTRIAS E CHAMINÉS : A FOTO É DE FRITZ HOFMANN E DA ANTIGAS INDÚSTRIAS COLIN , DEMOLIDAS EM 1974 PARA A BERTURA DA AVENIDA JK )   foi acompanhado por  uma mulher baixinha e meiga que atendia pelo nome de IDA DOERFFEL , ou seja ,a sua esposa :
 
 nascida em Glauchau ( seu sobrenome de solteira era GUENTHER : seria ela parente de HERMANN GUENTHER , justamente o engenheiro que escolheu o local onde seria a colônia Dona Francisca ? - ABAIXO , UMA DAS COSEQUÊNCIAS DA BRILHANTE ESCOLHA DO GLORIOSO ENGENHEIRO : UMA ENCHENTE , PROVAVELMENTE OCORRIDA EM 1929 E EM FOTO DE FRITZ HOFMANN )  e então com 32 anos de idade , a prendada , fidelíssima  e companheiro esposa de Ottokar estava quase sempre às voltas com problemas de saúde e veio a falecer em 27 de janeiro de 1889 , ou 17 anos antes de seu esposo , infelizmente sem ter tido nenhum filho . Mas ela não foi a única companhia dele a bordo do " Florentin " ......
 
Bom , essa parte da história eu deixarei para contar na semana que vem : portanto , aguarde ! Mudando um pouco de assunto , este escriba durante várias de suas rotineiras caminhadas noturnas vem presenciando uma cena agradabilíssima quando passa por aquilo que um dia foi a propriedade de Ottokar Doerffel ( ABAIXO )  : trata-se de grupos de jovens que se reúnem naquele belo e bucólico espaço cultural para namorar , jogar conversa fora ou até cantar e tocar violão . Felizmente eles não são os únicos : é o que você irá conferir no interessantíssimo vídeo do dia . PARA ISSO ,CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=F7giIhn6qhE
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário