quinta-feira, 9 de março de 2017

Som de Joinville : Embarque Nesse Balão

Antes de tudo , quero fazer questão de afirmar que o fato que você irá ler a seguir não é fruto da fertilíssima imaginação de gênios da Literatura , como o colombiano GABRIEL GARCIA MARQUEZ ( ABAIXO - a marca registrada de sua obra é a mistura de fatos reais com fatos fictícios que beiram o absurdo ) e o francês JÚLIO VERNE ( um dos mestres e percussores da ficção científica ) ; nem da  limitada e árida imaginação deste escriba e , muito menos ainda , de algum possível surto de loucura deste que vos escreve : trata-se de um acontecimento realíssimo e que está até mesmo registrado no LIVRO MUNDIAL DAS BIZARRICES , ops ! , GUINESS BOOK .
 
Pois então  lá vai : em 29 de maio de 1989 e mais precisamente na cidade inglesa de Dawlish  , um cidadão chamado RORY BLACKWELL ( ABAIXO )  conseguiu tocar , AO MESMO TEMPO , 108 instrumentos musicais ( 19 instrumentos melódicos e 89 instrumentos de percussão ) . Detalhe : esse cidadão também estava equipado com um pedal duplo de percussão de pé esquerdo , de pé direito , 22 pinos e 3 fileiras e um soprador de foles de 12 saídas .....
 
Ficou de boca aberta ? (  ABAIXO - Cuidado para não babar ou deixar entrar um mosquito ! ) . Pois saiba que isso foi "café pequeno " perto de outro feito , por sinal , conseguido pelo mesmo Rory Blackwell : exatamente 4 anos e 2 dias antes - em 27 de maio de 1985 e também na cidade de Dawlish - tocou 314 instrumentos durante 1 hora , 23 minutos e 7 segundos de apresentação ( a diferença é que nessa apresentação de 1985 ele não os tocou de maneira simultânea ).......
 
Agora eu aposto a minha CUECA FURADA  com você : com absoluta certeza , você jamais tinha ouvido nesse tal de Rory Blackwell , não é mesmo ? Por um triz e na mesma Inglaterra , duas décadas antes desses feitos que beiram o absurdo - ou mais precisamente no movimentado e efervescente ano de 1968 - outra banda de um músico só não surgiu . Não se tratava de um anônimo e ilustre desconhecido como glorioso músico inglês que acabei de citar , muito pelo contrário : trata-se simplesmente de um dos maiores , brilhantes , geniais e ao mesmo tempo intuitivos e criativos GUITARRISTAS que o mundo já conheceu e que atende pelo nome de James Patrick Page , ou melhor , JIMMY PAGE ( ABAIXO ) ......
 
Ironicamente ele , que havia sido o último a entrar na banda THE YARDBIRDS ( em junho de 1966 substituíra o baixista PAUL SAMWELL-SMITH , logo trocando o baixo pela guitarra ) , era agora um de dois únicos remanescentes , juntamente com o baixista CHRIS DREJA . Que banda - seja ele profissional ou de garagem - não gostaria de ter em sua formação monstros sagrados da guitarra , como JIMMY PAGE , ERIC CLAPTON e JEFF BECK ? Pois a The Yardbirds ( ABAIXO ) teve esse raríssimo privilégio ! Apesar dessa honra e  ter tido alguns sucessos , sabe-se lá por qual motivo , a banda jamais chegou a emplacar e a se tornar um legenda do rock´n roll na época em que existiu .
 
 A apresentação realizada em julho de 1968 no Luton College of Technology , na cidade inglesa de Bedfordshire , acabou sendo o fim da linha : a banda ( ABAIXO ) , que surgiria em 1963 , desaparecia de maneira melancólica , a bilhões de anos-luz do reconhecimento e do sucesso que merecia ter tido e ficando para Jimmy Page e Chris Deja a "bananosa " tamanho família de cumprir uma série de compromissos assumidos pela agora desparecida banda , principalmente uma turnê a ser realizada pela  Escandinávia ( região europeia formada por Dinamarca , Suécia , Noruega , Finlândia e Islândia ) , e sem contar as dívidas......
 
E eis que de repente Jimmy Page recebe outra péssima notícia : o Chris Deja decidiu abandonar a carreira de músico para seguir a de fotógrafo . E AGORA , JIMMY ? A ideia de se formar uma outra banda para substituir a já desgastada The Yardbirds era antiga : em outubro de 1966 Jimmy Page , Jeff Beck , o baterista Keith Moon ( ABAIXO )  e o baixista John Entwitle chegaram a discutir e a planejar formar essa banda ( os cantores Steve Winwood e Steve Marriott também chegaram a ser cogitados para fazer parte dela ) . De prático apenas a gravação da música "BECK´S BOLERO' e a ideia acabou morrendo ali .....
 
Voltando a 1968 , Jimmy acabou convidando um velho conhecido para fazer parte da banda que estava planejando : o cantor TERRY REID . Só que , para outra desagradável surpresa de Jimmy , esse recusou o convite e indicou um ilustre desconhecido , que vivia na cidade interiorana de Stourbridge e era vocalista das bandas BAND OF JOY e HOBBSTWEEDLE . E quem seria esse cara ? Para agradabilíssima surpresa de Jimmy , e certamente de outras pessoas que estavam presentes naquele bar , aquele garoto loiro , tímido e a quem aparentemente ninguém dava nada por ele , era dono de uma voz poderosíssima : era um branco com voz de negro ! Se nome ? ROBERT Anthony PLANT ( ABAIXO )  .....
 
Jimmy o convidou para uma visita a seu apartamento em Londres , os dois acabaram ouvindo muitos discos e , para felicidade deles , acabaram descobrindo que tinham muitos gostos musicais em comum : obviamente , o vocalista da nova banda só poderia ele ! Para baterista , Robert acabou indicando um velho amigo seu , baterista da Band of Joy : um rapaz um tanto bronco , impulsivo e de raríssimas palavras chamado JOHN  BONHAM ( ABAIXO ) .....
 
E quem seria o baixista ? Essa foi fácil : o escolhido acabou sendo JOH PAUL JONES ( ABAIXO ) , um ainda jovem e requisitadíssimo músico de estúdio que também tocava piano e teclado e que chegara a participar da gravação de "Beck´s Bolero " .
 
Mas antes ainda era preciso fazer um teste , saber se com aquela formação a coisa "daria liga " : o local escolhido foi uma sala embaixo de uma loja de discos , em Londres ( mais precisamente na Gerrard Street ) e a música seria " TRAIN KEP-A ROLLIN" , que , por sinal , havia sido gravada em 1966 pela agora finada The Yardbirds ( originalmente essa música foi gravada em 1951 pelo obscuro cantor de jazz e rithm and blues TINY BRICHTAW mas só veio a ser conhecida do grande público na versão da banda  ) . E não é que a coisa deu certo ! Felizes e entusiasmados , os 4 rapazes( ABAIXO )  reagiram a esse momento dizendo frases , como " Valeu ! "e " É isso aí , cara ! " e começaram a se preparar para o seu primeiro grande desafio : participar dali a alguns dias da  gravação da música ' JIM´S BLUES " , que foi interpretada pelo obscuro cantor P. J . PROBY mas que só veio a ser lançada em 1969 .
 
       Agora era a hora de encarar a tão esperada turnê pela Escandinávia : o teste de fogo dos rapazes seria na cidade dinamarquesa de Gladsaxe , ou mais precisamente no Gladsaxe Teen Clubs , em 7 de setembro de 1968 , na apresentação que abriria essa turnê . Parecia que eles já se conheciam e tocavam juntos há muitos anos , tamanho o entrosamento entre eles , ou no mais legítimo "futebolês " : apesar de recém montado o time estava bem entrosado e jogando por música .....Os rapazes ( ABAIXO ) , que se apresentaram usando o nome de THE NEW YARDBIRDS , tocaram um repertório que era um misto de antigas músicas da falecida Yardbirds com canções novas e de autoria própria , como " COMMUNICATION BREAKDOWN " , " I CANT´T QUIT YOU BABY " , " YOU SHOOK ME " , " BABY I´M GONNA I LEAVE YOU " e " HOW MANY MORE TIMES " e que estariam em um possível primeiro disco da banda .
 
 Já de volta à fria , chuvosa e formal Inglaterra , a banda deu início a uma rápida turnê pelo Reino Unido ( país formado pela própria Inglaterra , pela Escócia , por Gales e pela Irlanda do Norte ) apresentando-se em 4 de outubro de 1968 , só que nem tudo eram rosas : Chris Dreja ( ABAIXO ) resolveu dar uma de mala da história : proprietário dos direitos do nome da antiga The Yardbirds , proibiu a utilização do nome THE NEW YARDBIRDS ......
 
" E AGORA , JIMMY ? - PARTE 2 " : para rebatizar a banda , o guitarrista acabou se lembrando de uma antiga conversa que tivera em 1966 com Keith Moom e John Entwitle . Naquela ocasião , Keith Moom - entre irônico , desconfiado e lembrando-se do desastre aéreo ocorrido em 1937 ( ABAIXO ) com o balão dirigível "HINDERBURG" - , comentou que a banda que estava seno planejada " DECOLARIA COMO UM BALÃO DE CHUMBO ! " e aí foi a vez de John Entwitle corrigir : " ......COMO UM ZEPELIN DE CHUMBO ! " .....
 
BINGO ! Ficou decidido que o novo nome da banda ( ABAIXO ) seria LED ZEPPELIN , que significa "Zepelin de chumbo " ( na verdade o correto seria LEAD em vez de LED , mas por sugestão do empresário da banda - PETER GRANT - optou-se por simplificar essa palavra , especialmente para aqueles que não tinham muita intimidade com a língua de Shakespeare ) e a primeira apresentação com o novo nome aconteceu em 25 de outubro de 1968 , na Universidade de Surrey , sediada na cidade de Gildford .
 
 Durante a turnê pelo Reino Unido a banda tratou de trabalhar duro : naquele mesmo mês de outubro eles gravaram o primeiro disco . Sabe aquela expressão tão expressada pelo saudoso Chico Anísio , "VAPT VUPT " ? Pois é , foi isso o que demorou a gravação do disco : com uma repertório já pronto e conhecido de parte do público , a banda acabou levando apenas 9 dias e 36 horas para gravá-lo . Jimmy Page era mesmo homem da "bananosa " : com a Led Zeppelin ainda sem ter contrato com alguma gravadora ( o disco foi gravado no OLYMPIC STUDIOS , em Londres - ABAIXO )  , coube a ele pagar as 1.782 libras esterlinas necessárias para se gravar o disco e essa grana saiu do seu próprio bolso !
 
O som do disco ( ABAIXO ) varia entre a leveza maliciosa do blues e o mais puro e legítimo rock pesado ( segundo muitos especialistas , o disco marca o início dos gêneros HEAVY METAL e HARD ROCK ; particularmente este escriba não classifica a banda em um determinado gênero de rock : para mim a LED ZEPPELIN é única e tão somente um dos grandes ícones do rock ´n roll ) e traz técnicas então inovadoras , como o ECO INVERTIDO ( o som de um eco antes da música ) , a conexão da guitarra a uma espécie de alto-falante , a guitarra tocada com um arco de violino ( conta-se que o autor dessa ideia teria sido o engenheiro de som inglês DAVID MACCULLUM no tempo em que Jimmy Page ainda era um músico de estúdio ) e os tão esperados e marcantes duelos entre a poderosa voz de Robert Plant e a guitarra de Jimmy Page .
 
O empresário Peter Grant ( 1935-1995 - ABAIXO  )  podia até ser obeso ( por sinal , na juventude , ele chegou a ser lutador de Telecatch , popularmente conhecido como LUTA LIVRE ) e parecer ser lerdo , mas de lerdo ele só tinha o jeito : espertíssimo e mestre na arte de ganhar combustível ( $ ) , conseguiu um contrato dos rapazes com a gravadora americana ATLANTIC RECORDS ( fundada em 1947 até então ela investia pesado em cantores negros de soul , jazz e blues e aos poucos começava a voltar os seus olhares para bandas de rock britânicas ) e ainda um adiantamento no valor de 143.000 dólares , uma "mixaria " no multi milionário mundo musical de hoje mas uma verdadeira fortuna naquele tempo , ainda mais em se tratando de uma banda recém surgida e que ainda não tinha um disco lançado no mercado ......
 
      A gravadora ainda deu carta branca para que os rapazes decidissem , por exemplo , quando seriam as datas dos shows e dos lançamentos de seus discos e de que maneira promoveriam e lançariam as suas músicas . Resolvida a questão do faz-me rir , era a era de novamente botar o pé na estrada : o show realizado na cidade americana de Denver ( ABAIXO )  , em 26 de dezembro de 1968 , acabou sendo o primeiro que a banda fez fora do Reino Unido utilizando o nome de Led Zeppelin ( essa apresentação também abriu um turnê por aquele país ) e foi justamente na terra do Tio Sam que aconteceu o lançamento do disco "LED ZEPPELIN I " , em 12 de janeiro de 1969 .
 
E o que disse a imprensa a respeito do disco ? Incrivelmente e de maneira geral , as críticas foram negativas : em artigo publicado na revista americana "ROLLING STONE " , Robert Plant ( ABAIXO ) foi taxado " COMO UM ALMOFADINHA IGUAL A ROD STEWART " ( !!!! ) O '"jêniu " que escreveu isso deve ter estar arrependido até hoje :
 
o disco ( ABAIXO ) vem figurando entre os 50 primeiros colocados em todas as listas dos melhores discos de rock´n roll que vem sendo feitas desde 1993 ( em 2003 a mesma revista americana que criticara a banda em 1969 apontou "LED ZEPPELIN I "  como o vigésimo nono melhor disco de todos os tempos ) , é presença praticamente obrigatória na estante de qualquer roqueiro militante e inveterado e especula-se , POR BAIXO , que só em 5 países - Estados Unidos , Reino Unido , Austrália , Espanha e Suíça - tenha ultrapassado a marca de 10 milhões de cópias vendidas !
 
UM ROQUEIRO CONHECER A OBRA DO LED ZEPPELI É ALGO TÃO BÁSICO E OBRIGATÓRIO QUANTO UM PADRE CONHECER A BÍBLIA : a banda joinvilense CLÃ ( ABAIXO ) haveria de concordar em gênero , número , grau , substantivo e adjetivo com essa afirmação ! Surgida em julho de 2006 e tendo feito a sua primeira apresentação em novembro daquele ano , ela é formada por EDUARDO ( voz e guitarra ) , ELVIS MARTINI ( bateria ) , ÉMERSON ( guitarra e voz ) , PABLO (  baixo ) e PAULO ( teclado ) e , além de fazer seus fãs e admiradores viajarem ao som de clássicos do VELHO ZEPELIN DE CHUMBO ,
 
 também tocam e cantam clássicos do rock ´n roll das décadas de 60 , 70 e 80 , principalmente das bandas DEEP PURPLE , WHITESNAKE , KANSAS , RUSH e BLACK SABBAH . Então esses caras ( ABAIXO ) fazem pura e simplesmente cover ? Uma coisa é fazer cover e a outra é fazer COVER : eles sempre procuram tocar e interpretar essas músicas com emoção , intensidade e um toque bem pessoal .......Bom , agora chega de papo furado : no vídeo que você terá o prazer de conferir em instantes eles tocam "GOOD TIMES BAD TIMES " , justamente a faixa que abre o disco "LED ZEPPELIN I " . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=EPjHGqcibEo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário