quarta-feira, 1 de março de 2017

Só Tem Tantan !

Março é um mês diferente , afinal é o mês de aniversário da nossa eterna e amada MENINA LOIRA - JOINVILLE ( ABAIXO , A RESIDÊNCIA DOS PASTORES LUTERANOS , QUE LOCALIZAVA-SE NA ENTÃO BIERSTRASSE - RUA DA CERVEJA - , A HOJE RUA JAGUARUNA )  - e abrirei este mês especialíssimo ( também  há exatamente 14 anos atrás este limitadíssimo e muy humilde escriba formou-se em História ) com mais capítulo da série CONFIDÊNCIAS DE LUCIANO ......
 
Uma das coisas sagradas que existem  na vida deste escriba são as diárias e necessárias caminhadas após passar o dia fundindo a cuca para atualizar este blog e a sempre aguarda SEXTA-FEIRA , afinal , este é meu dia de folga . Pois bem , estava eu caminhando na noite da última sexta-feira ( 24 de fevereiro ) pelo centro da cidade quando resolvi retornar para minha humilde residência dando a volta pela avenida Marquês de Olinda e acabei passando próximo ao Cemitério Municipal ( ABAIXO - Caraca , esse escriba está cada vez mais doidão ! ) .
 
Inevitavelmente me veio à mente as poucas imagens que existem daquilo que há décadas  não só as autoridades mas também muitos moradores de Joinville fazem questão de esquecer : o ASYLO MUNICIPAL DE ALIENADOS OSCAR SCHNEIDER ( ABAIXO ) , nome longo e pomposo encontrado denominar o HOSPÍCIO DA CIDADE ......
 
Imediatamente também vieram à cabeça diversas perguntas ( ABAIXO ) : quem foi internado naquele local , hoje ocupado pelo cemitério ? Como eram tratadas essas pessoas ? De onde vieram ? O que as fez terem perdido a razão ? .......Também fiquei pensando na verdadeira "bananosa " que era administrar um local como esse !
 
 E eis que , minha surpresa , acabei encontrando um artigo de jornal , mais especificamente da edição de 5 de julho de 1927 do hoje extinto "JORNAL DE JOINVILLE " .....Bom , então vamos à ele : " O sr. Nicolau Maeder Junior , adiantado comerciante nesta praça , acaba de ter um gesto que , nestes tempos rudes de egoísmo , mercê a mais larga divulgação e os maiores louvores .( ABAIXO , A INFELIZMENTE DEMOLIDA CASA PAROQUIAL DE JOINVILLE , EM FOTOPROVAVELMENTE TIRADA NA DÉCADA DE 20 )
 
  Nomeado diretor do Hospício de alienados ' Oscar Schneider ' , pelo actual superintendente municipal ,  nesse cargo que não se pode dizer que seja honorífico , porque constitue um posto de incommodos e até sacrifícios , o sr. Nicolau Maeder Junior fez as respectivas despesas, na importância de 3: 270 $ ( três contos e 270 mil-réis ) pelo SEU BOLSO PARTICULAR ....."( ABAIXO , NOTA DE UM MIL RÉIS , LANÇADA EM 1925 )
 
 ( não lembro exatamente que rua , mas nas proximidades do hoje infelizmente desativado MOINHO JOINVILLE existia uma via chamada justamente de AVENIDA MAEDER , ou "Meda " , na linguagem do povão- APROVEITANDO A OPORTUNIDADE , EIS UM CARTÃO-POSTAL DO MOINHO , PROVAVELMENTE DO FIM DOS ANOS 60  ) . OK , o tal comerciante tomou uma gesto muito bacana , emas e quem vivia lá dentro ?
 
Com absoluta certeza , nos dias atuais os PAPAS DO JORNALISMO MARROM E SENSACIONALISTA , como os apresentadores de televisão MARCELO REZENDE , JOSÉ LUÍS DATENA ( ABAIXO ) e LUCIANO FACCIOLI , iriam vibrar e até babar com uma notícia como essa , publicada na edição de 1 de fevereiro de 1935 , também do "JORNAL DE JOINVILLE " . Então , BOTA NA TELA , ops ! , vamos à ela :
 
" Hontem , seriam aproximadamente 7 horas da tarde , foi recebido na Delegacia de Polícia , um telephonema do hospício ' Oscar Schneider ' , solicitando urgentemente a COMPARÊNCIA ( ! ) do pessoal disponível do destacamento policial a fim de obstar de Joaquim ( nome fictício ) , condenado por crime de morte pelo Tribunal de Jury da Comarca de Campos Novos , depois de fiado na sua corpulência e musculatura , haver praticado na Penitenciária do Estado vários atentados e depredações , foi removido para o manicômio de Joinville . ( ABAIXO )
 
   Insubordinando-se há três dias , com ameaças de morte ao pessoal do Hospício , caso não lhe dessem liberdade , tornou-se necessário algema-lo e enclausura-lo no mais forte dos cubículos destinados ao loucos furiosos .( ABAIXO )
 
   Pacientemente , apezar de algemado , conseguiu fazer do cabo duma colher de estanho ( ABAIXO ) um afiado punhal , para depois assim armado , quebrar as algemas e investir contra as jaulas que dão para o pateo .
 
   O novo Sansão ( ABAIXO ) , certo de que apezar da fortaleza das jaulas , estas acabariam por ceder à força vigorosa dos músculos , o encarregado do Hospício solicitou o comparecimento da polícia , que para ali imediatamente se dirigiu .
 
   A entrada no cubículo ofereceu sérias dificuldades pois que , de punhal em punho , o sentenciado Joaquim ameaçava ferir aos que ousaram transpor as celas . O primeiro a entrar foi o soldado José Christovam contra quem Joaquim investiu , saltando a seguir o investigador Francisco Silva e acto contínuo as demais praças , que o subjugaram , sendo-lhes colocadas novas algemas . " ......( Muito provavelmente , depois de dar essa notícia , um dos ícones do jornalismo policialesco-sensacionalista brasileiro diria aquele seu famoso bordão : " BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO ! "- ABAIXO , POLICIAS MILITARES EM FOTO DA DÉCADA DE 30  )
 
    Nos quase 20 anos de existência do hospital muito provavelmente o tal Sansão-Joaquim deve ter sido o grande vencedor no quesito FÚRIA INDOMÁVEL mas encontrou um adversário à altura ! " Mulato , olhos castanhos , barba e cabelos pretos , rosto comprido , 1 metro e 75 centímetros de altura e católico " : esta é uma breve descrição de um interno que acabou recebendo o nome fictício de JOÃO . Tendo vários sinais de tiros e facadas , acabou sendo internado no Oscar Schneider ( ABAIXO ) por ordem da Delegacia da Chefatura de Polícia de Florianópolis em 26 de julho de 1931 , pouco antes de completar 52 anos de idade , e havia sido condenado a pegar uma "cana " de 17 anos e 6 meses  ( fico imaginando uma possível briga entre esse cara  e Sansão-Joaquim.....) .
 
E qual era profissão desse indivíduo ? " BANDIDO ! " , dirá , obviamente , você aí do outro lado . "ALGUM VAGABUNDO , SEM CASA E SEM FAMÍLIA  , QUE MERECIA LEVAR UMAS PORRADAS E SER MORTO ! " , diriam algum simpatizante do deputado federal  ADOLF , ops ! , Jair Bolsonaro ( ABAIXO ) . Muito pelo contrário : ele era casado e consta que sua profissão era a de .....FAZENDEIRO !
 
 Você acreditaria se eu lhe dissesse que uma das pessoas a terem sido internadas no hospício de Joinville era .....HÚNGARA ? Sim , por incrível que pareça isso também aconteceu naqueles quase 20 anos de Oscar Schneider : MARTA- outro nome fictício - era descrita como " católica , viúva , doméstica , tendo 1 metro e 45 centímetros de altura , rosto comprido , boca pequena , cabelos brancos , olhos castanhos , sem parentes no Brasil e tendo vivido em Blumenau " ( ABAIXO , UMA RUA CENTRAL DE BLUMENAU NA DÉCADA DE 30 ) . Tendo sido internada por força de uma ordem da Secretaria estadual de Interior e Justiça em 25 de outubro de 1932 , tinha nessa ocasião 66 anos de idade e veio a falecer no próprio hospício , em 30 de julho de 1934 , muito provavelmente tendo sido enterrada como indigente no Cemitério Municipal . E do que ela morreu ? Trata-se de algo tão curioso quanto a sua própria presença no hospício : ela morreu de......DISENTERIA ! ( no popular , curto e grosso : CAGANEIRA )
 
 " DE ONDE VIM ? " , " QUEM EU SOU ? " , "QUEM SÃO MEUS PAIS ? " : essas com certeza foram as perguntas ( ABAIXO ) que martelaram a cabeça daquela bonita adolescente , de cabelos loiros e olhos azuis mas que não podiam expressar mais claramente os seus pensamentos por ser MUDA . Assim como a gloriosa húngara que acabei de escrever , ele também vivera em Blumenau , só que em uma prisão ! Solteira , era descrita como tendo rosto redondo , boca grande e sendo ......IDIOTA ! (KKK !!! ) .
 
Internada por força de uma ordem da Chefatura de Polícia de Florianópolis em 27 de março de 1932 , veio a falecer no próprio hospício em 24 de outubro de 1938 , tendo sido vítima de anemia . Também , a exemplo da húngara Marta , provavelmente LÚCIA - esse o seu seu nome - foi internada no Cemitério Municipal ( ABAIXO ) como indigente .....
 
Uma mulher dando a luz à uma criança no HOSPÍCIO ? É algo esquisito , inconcebível e , é claro , bizarríssimo ! Só que aconteceu .....Uma internas do Oscar Schneider - conhecida como LURDES - era descrita como branca , brasileira , católica , solteira , sem profissão , tendo 1 metro e 46 centímetros de altura , boca grande , olhos castanhos , cabelos pretos . Tinha apenas  19 anos de idade quando foi internada , em 2 de dezembro de 1935 e por ordem do delgado de polícia de Blumenau ( Caramba ! Além de ser a terra do chopp , Blumenau - ABAIXO , EM FOTO DOS ANOS 30 - um dia também já foi a terra dos doidos varridos .....) .
 
 Incrível e surpreendentemente ela veio a ter no hospício uma menina , que recebeu o nome de CARMELITA e acabou sendo registrada em 7 de abril de 1940  e , ao contrário de seus colegas de hospício ela veio a ter um final feliz , ou pelo menos , é isso que se imagina : ela saiu do Oscar Schneider em 2 de setembro de 1941 ( coincidentemente a data de 2 de setembro é a do aniversário da fundação de Blumenau - ABAIXO , UMA VISÃO DA FAMOSA RUA XV NOS ANOS 30 ) , tendo retornando a viver com a as família ......
 
Obviamente e diante de tudo o que foi exposto , inúmeras perguntas acabam surgindo .
       Em relação ao tal comerciante "gente boa " - NICOLAU MAEDER - , aquele mesmo tirou um "tutu " legal do próprio bolso em prol do hospício : ele fez isso por altruísmo e interesses comunitários ( ABAIXO , UM DOS SÍMBOLOS DA JOINVILLE DE ANTIGAMENTE : A CONFEITARIA DIETRICH ) ou apenas por vaidade e interesses pessoais , políticos inclusive ?
 
O tal Sansão-Joaquim , o LOUCO INDOMÁVEL : ele era realmente um doido varrido ou um marginal que se fez passar por louco ? O que teria acontecido com ele depois daquele dia de fúria ( ABAIXO ) em 1935 ?
 
Provavelmente aquele que foi um de seus maiores desafetos no hospício , JOÃO : era proprietário de uma fazenda ou algum simples e humilde peão ( ABAIXO )  ? O que teria feito um sujeito casado e aparentemente ajuizado ter entrado para o mundo do crime e perdido a razão ? Que crime tão grave ele cometeu para ter recebido uma condenação por um período tão longo ?
 
Quanto a gloriosa húngara MARTA : o que a fez deixar sua pátria natal ( ABAIXO , UMA VISÃO DA CAPITAL DAQUELE PAÍS : BUDAPESTE ) e quando ela se radicou no Brasil ? Quem foi o seu falecido esposo ?  Tendo constado que ela era doméstica , para quem trabalhou e como veio a perder sua razão ?
 
E a muda loirinha de Blumenau : seria ela realmente louca ou naqueles precaríssimos tempos confundiram debilidade mental com mudez  ( ABAIXO ) ? Afinal , quem seus pais ? A tal menina chamada CARMELITA , que veio ao mundo no meio de gente demente : estará ela viva ? Quem foi o seu pai ? ......
 
Infelizmente talvez jamais essas perguntas , e incontáveis outras , venham a ser respondidas  : a corajosa pessoa que se propuser a pesquisar a respeito do hospício ou , de repente , quiser produzir algum documentário , peça teatral , livro ou filme de ficção a respeito desse  tema tão delicado e omitido terá uma tarefa árdua e espinho a pela frente ! Além de ter a suprema sorte de poder contar como fontes depoimentos das pouquíssimas e ainda vivas que conheceram o hospício ( seu antigo terreno , na rua Borba Gato , acabou sendo ocupado pelo Cemitério Municipal - ABAIXO ) ou dos raros conhecedores do assunto  , dos igualmente  raros e esparsos documentos e pronunciamentos oficiais e das ainda mais raras notas em jornais locais , essa pessoa simplesmente não terá a seu dispor os PRONTUÁRIOS dos pacientes que foram internados nesse hospício , exceto os prontuários daqueles que estavam internados ali por ocasião de seu fechamento ( o tal JOÃO estava entre eles ) ........
 
Mas , para a felicidade e sorte  dessa pessoa , faz parte do respeitável acervo do ARQUIVO HISTÓRICO DE JOINVILLE um livro em nome da DIRETORIA MUNICIPAL DE HIGIENE , datado de 23 de setembro de 1933 ( na época o responsável pelo órgão municipal citado era PLÁCIDO GOMES ) e contendo 500 folhas numeradas : na verdade trata-se uma coleção de formulários , com respostas e descrições breves e incompletas de internos do hospício e com fotos dos mesmos ( as descrições que você leu há pouco , exceto a de Sansão-Joaquim, foram tiradas desse livro ) . Como este 1 de março de 2017 está sendo a data das perguntas , aproveitarei para fazer outra : uma cidade da importância de Joinville e com um tremendo poderio econômico ( ABAIXO , Á ESQUERDA ESTÁ A ANTIGA FÁBRICA DE MEIAS DE PAULO SCHLEMM , NA RUA HENRIQUE MEYER : ALI , ENTRE 1987 E 2000 , FUNCIONOU A LIVRARIA "O SEBO ") não poderia ter hoje o mesmo hospício , só que obviamente ampliado e modernizado ?
 
Bom , a resposta para esta pergunta trarei na semana que vem ! E já que o tema do momento é LOUCURA , o  vídeo do dia mais uma vez uma vez traz uma das aventuras de uma das figuras mais folclóricas e engraçadas de Joinville : o MALUCO DO ZARCO ( a versão , em JOINVILÊS , para a palavra ÔNIBUS - APROVEITANDO A OPORTUNIDADE , ABAIXO EIS UM ANTIGO MODELO DE ÔNIBUS QUE CIRCULOU EM JOINVILLE ) ......Reconheço que , além de a duração do vídeo ser bastante curta , a qualidade do áudio não é lá essas coisas ( foi provavelmente gravado com um celular ) mas só o que essa figuraça diz ao fim do vídeo já vale assisti-lo ! PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=jYYdkkmi0no
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário