segunda-feira, 6 de março de 2017

Mulher Macho , Sim Senhor !

Certa vez , isso já há vários anos atrás , durante uma conversa com um velho amigo deste escriba ( Não , não é aquele que já esteve por diversas aqui no ALAMEDA CULTURAL e que costuma dizer que " O BRASIL É O FIOFÓ DO MUNDO " .....) , esse afirmou que para se construir uma MÁQUINA DO TEMPO seria necessário um tipo de material só encontrado nos traiçoeiros e desconhecidos BURACOS NEGROS ( ABAIXO ) espalhados pelo Universo , o que na prática obviamente é impossível  .
 
Uma informação verdadeira ou uma "viagem na maionese" desse meu amigo ? Bom , independente disso , vamos supor que os cientistas enfim consigam fabricar a tão sonhada máquina : qual seria o destino de sua viagem ?
 
Tudo bem que esse tipo de pessoa é até difícil de se encontrar  , mas vamos supor que uma das contempladas por essa viagem diferente seja uma daqueles pessoas extremamente bairristas , CATARINENSE até debaixo d´água e que em hipótese alguma admite que alguém fale mal de nosso Estado ......( ABAIXO , A TÃO PRESENTE E AO MESMO TÃO IGNORADA BANDEIRA DO ESTADO )
 
Obviamente o destino da viagem muito provavelmente será a cidade de Laguna ( ABAIXO ) e a época escolhida , o século 19 ( Dicas de viagem rumo ao passado : um vestido curto , preto e sensual combinando com sapato salto alto ? Cabelo moicano ? Roupa de grife moderna ? Calça rasgada estilo MENDIGO FASHION ? Gírias atuais ? Não ,  nem pensar ! Não seja VOCÊ uma atração turístico-exótica e alvo dos olhares alheios em algum ponto perdido do passado ! ) .
 
 Vamos supor que essa pessoa desembarque na pequena , aconchegante e histórica cidade do litoral sul catarinense em dezembro de 1839 , ou apenas alguns dias após o fim da curtíssima REPÚBLICA JULIANA ( ABAIXO , PRÉDIO ONDE FUNCIONOU A SEDE DESSA REPÚBLICA )  , que , como se sabe , foi um governo rebelde estabelecido por um grupo de revoltosos gaúchos - OS FARROUPILHAS - naquela cidade em julho daquele ano e que essa mesma pessoa , maravilhada e abismada com tudo com o que estava vendo e vivendo
 
comece a falar a respeito de uma jovem ( ABAIXO ) que ainda nem tem 20 anos de idade e  de características tipicamente açorianas : estatura baixa , um tanto franzina , olhos castanhos e cabelos negros e lisos e dona de uma beleza , digamos , exótica . Entusiasmada , vestindo uma roupa e falando um português típicos da época ( lembre-se das dicas de viajem que passei há pouco ) , essa pessoa conversa com algum típico e pacato morador local e usa palavras elogiosas ao se referir àquela mesma jovem : CORAGEM , AMOR , DESPRENDIMENTO , IDEALISMO , FIDELIDADE , FIBRA , DETERMINAÇÃO , etc...etc...
 
É muito provável que o morador , na melhor das hipóteses , lhe vire a cara e deixe essa pessoa falando sozinha ou então gaste todo um repertório de palavrões , críticas e xingamentos , sendo provavelmente a palavra VAGABUNDA a mais suave . Mas por que tanta ira e raiva contra a pobre moça ? Ela teria abandonado o seu esposo - um humilde sapateiro chamado MANUEL DUARTE AGUIAR - para viver com um "galego de fala arrevezada " ( na verdade aconteceu o oposto : o tal sapateiro , após 3 anos de casamento a abandonou para se alistar no Exército imperial - ABAIXO - que enfrentou os rebeldes gaúchos )  .....
 
Passaram-se quase 170 anos da morte da tal moça e até hoje se discute qual teria sido o seu local de nascimento : Lages , Tubarão ou Laguna ? Bom , o fato é que se o tal "galego " - na verdade um marinheiro nascido  na hoje portuária cidade francesa de Nice ( ABAIXO )  mas na época pertencente ao  REINO DE SABÓIA , um daqueles muitos e minúsculos países que em 1861 formariam a Itália moderna  - não tivesse posto os pés naquela cidadezinha a história seria completamente diferente : 
 
aquela jovem ( ABAIXO ) , filha de um modesto comerciante e tropeiro oriundo de Lages , viveria os seus últimos dias ali mesmo , sem jamais sair de Laguna , rodeada de um verdadeiro exército de filhos ; tendo vivido um longo e infeliz casamento com o tal sapateiro ( como acontecia com todas as mulheres de seu tempo , aos 14 anos ela fora forçada a se casar com ele e ao que consta o casamento não chegou a ser consumado , ou seja , eles não chegaram a fazer AQUILO .....) ; herdando o ofício de sua mãe ( era costureira ) e completamente anônima .....
 
      Um gênio é capaz de fazer coisas , até mesmo transformar de um reles mercenário em um  herói digno das mais fantásticas histórias da mitologia grega e o genial escritor francês ALEXANDRE DUMAS ( 1802-1870 - ABAIXO ) , autor da biografia do dito cujo e que o eternizou no clássico "OS TRÊS MOSQUETEIROS "  , que o diga !
 
Esse sujeito alto , loiro , de azuis ( ABAIXO ) e que enfeitiçara a pacata e conformada costureirinha lagunense , tinha uma ficha corrida : não que fosse um criminoso mas era um ativo militante de uma sociedade secreta e de moldes maçônicos chamada CARBONÁRIOS , que lutava pela transformação daquela verdadeira colcha de retalhos de um incontável número de minúsculos reinos , repúblicas e territórios - em sua maioria controlados pela Áustria ( por sinal em certas regiões do norte da Itália fala-se também o alemão )  - em uma única pátria , a sua tão sonhada e amada ITÁLIA !
 
Condenado á morte pelas suas atividades político-revolucionários e escapando de um epidemia que ceifava milhares de vidas em Marselha ( ABAIXO ) , portuária cidade francesa onde vivia ( ali nasceu um sujeitinho chamado Zinedine ZIDANE .....) , acabou parando em terras tupiniquins ou mais precisamente no Rio de Janeiro .
 
 Na ensolarada e então capital do Brasil , incrivelmente veio a conhecer outro carbonário - um conde e jornalista  chamado TITO LÍVIO ZAMBECARI - e um amigo desse - o general e fazendeiro gaúcho BENTO GONÇALVES ( ABAIXO ) - , que , por sinal , era o principal líder  daqueles revoltosos apelidados de "farrapos " ou "farroupilhas " e cujos confrontos com as forças imperiais desde 1835 vinham tingindo de sangue boa parte do sul do Brasil .
 
Imediatamente ele também virou um "farroupilha "( ABAIXO )  , não por idealismo e por ser contrário aos absurdos impostos cobrados sobre o valor do saborosíssimo charque produzido e exportado pelos gaúchos mas sim por um motivo muuuuiiito menos nobre : a perspectiva de enriquecer graças ao produto de saques e ataques durante a guerra - além do soldo que receberia como pagamento dos revoltosos gaúchos - era tentadora e real .....
 
Sendo bem frio e sincero e exceto a fantástica condução por terra ( ABAIXO ) das embarcações "SEIVAL " e " RIO PARDO " ( o litoral gaúcho estava bloqueado pelas forças do governo ) , ele não faz nada de extraordinário durante a guerra e sua participação nela acabou sendo quase que um completo fiasco ! E o que é pior : em 1845 ele negou a sua ligação com os revoltosos !
 
Com absoluta certeza , ANA MARIA DE JESUS RIBEIRO DA SILVA ( ABAIXO ) - a jovem lagunense de quem comentei ainda há pouco - jamais tomaria uma atitude dessas ! Corajosa e determinada , participou de inúmeras batalhas da longa e interminável GUERRA DOS FARRAPOS ( 1835-1845 ) - muitas vezes estando na mira do inimigo e flertando com a morte - e , apaixonada e fiel , invariavelmente sempre reencontrava o seu amado , mesmo tendo sido cafajesticamente tendo sido abandonada por ele em inúmeras ocasiões !
 
Mulher macho , sim senhor ( ABAIXO ) : capturada durante a BATALHA DE CURITIBANOS , em 1839 , conseguiu fugir a nado pelo rio Canoas e reencontrar - mais uma vez - o seu amado , que estava na localidade gaúcha de Vacaria ......Em 1841 a Guerra dos Farrapos agora era uma lembrança : os dois pombinhos agora estavam em terras uruguaias , mais precisamente em Montevidéu .
 
No ano seguinte , enfim surgiu o grande e tão sonhado momento , pelo para ela , que se fez passar por solteira  : GIUSEPPE GARIBALDI ( 1807-1882- ABAIXO  ) - o tal "galego de fala arrevezada " - e Ana , ou melhor , ANITA GARIBALDI , casaram-se na capital uruguaia , tiveram 3 filhos e viveram felizes para sempre , ou quase isso .....Só para não perder o costume e a prática , o casal envolveu-se - por dinheiro , é claro - no levante contra o então presidente do Uruguai e a partir de 1847 - dessa vez por puro idealismo - na longa, interminável e árdua luta pela unificação da madre e amada Itália de Giuseppe .
 
 MAIS MACHO DO QUE MUITO MARMANJO : em terras italianas Anita ( ABAIXO ) deu incontáveis provas de sua bravura , lealdade e coragem , especialmente na BATALHA DE GIANICOLO . Só que aí foi a vez de um inimigo muito mais poderoso do que os malvados e perigosos soldados austríacos entrar em cena : a TUBERCULOSE . Forçados a deixar Roma e fugindo rumo à Suíça , o casal já estava próxima da cidade de Ravena quando a longa enfermidade acaba abreviando a vida de Anita , que veio a falecer em 4 de agosto de 1849 ou a apenas 26 dias de completar 28 anos de idade ( nascera em 30 de agosto de 1821 ), sendo enterrada no mesmo local ode faleceu  .....
 
Como escreveu um certo ex-presidente-ditador , pouco antes de dar cabo na própria vida : SAIU DA VIDA PARA ENTAR NA HISTÓRIA . Anita hoje está livros de História  ; virou estátua ( ABAIXO , NO CENTRO DE LAGUNA ) e símbolo de sua cidade e de Santa Catarina ; ganhou retratos ; apareceu em peças teatrais , filmes e minisséries televisivas ; dá nome a ruas , praças , avenidas , escolas públicas , cidades , bairros - não só em Santa Catarina  mas também Brasil afora ( em Salvador existe uma avenida que leva o seu nome ) - e também a mais alta honraria que alguém pode receber no Estado de Santa Catarina .
 
     Uma mulher rude , "machorra " , masculinizada ? Não , muito pelo contrário ! Veja o que escreveu em uma carta datada de dezembro de 1840 : " Querida irmã , recebi , através de Lages , a sua carta e as roupinhas para Menotti ( FILHO MAIS VELHO DELA E DE GIUSEPPE ) . Agradeço a alegria que me deu . Também senti muita saudade porque lendo as suas palavras parecia que eu estava ouvindo a sua voz , de que me lembro melhor do que nunca , apesar dos anos . Agora também temos em comum a nossa experiência de mães , que nos une através da distância . "......( ABAIXO , UM VERDADEIRO TESOURO HISTÓRICO : AQUELA QUE TALVEZ SEJA A ÚNICA FOTO DE ANITA , JUNTO COM GIUSEPPE GERIBALDI )
 
Mulheres fortes , determinadas , corajosas , heroicas e ao mesmo tão sentimentais e femininas : essa parece ser , por sinal , a boa e grande sina , das pessoas do dito BELO SEXO ( Caramba ! Acabei tirando uma expressão bem do fundo do baú e do tempo do epa ! ) nascidas naquela pacata cidade do sul catarinense ( ABAIXO , O ANTIGO PORTO DE LAGUNA ) e a próxima personagem é um caso que comprova essa nobre regra . A exemplo de sua ilustre conterrânea , de repente um homem apareceu em sua vida e a mudou completamente ....Não , não é o que você pensando : ele era apenas um colega de trabalho e amigo dela e a procurou para expor algo que em breve revolucionaria a cidade .
 
 Se em algum dia daquele longínquo 1983 alguém dissesse a essa mulher ( ABAIXO ) , por exemplo , que o casal norte-americano BILL E BOBBIE IRVINE foi o mais bem sucedido da história da DANÇA , ou mais precisamente da história da DANÇA DE SALÃO ( entre 1960 e 1968 faturam 13 títulos mundiais ) , muito provavelmente ela reagiria dessa maneira : " Ah , é mesmo ? " . Definitivamente , essa não era sua praia : artista plástica de renome , era também formada em arte-educação e professora de Educação Artística na Casa da Cultura de Joinville , instituição na qual também ocupava o cargo de diretora .
 
 Quis o destino , ou a simples coincidência - como diriam os céticos e ateus convictos - que o tal colega , que atendia pelo nome de CARLOS TAFUR e era professor de dança ( ABAIXO ) naquela instituição , lhe procurasse para sugerir uma ideia : que tal realizar uma amostra de dança nas próprias dependências da Casa da Cultura para servir de intercâmbio com profissionais de outras regiões do país ? Ela acabou retrucando : " Por que não fazer algo muito maior : UM FESTIVAL DE DANÇA ? " ....
 
E SE o tal colega-amigo não a tivesse procurado ? E SE ela não fosse a diretora da Casa da Cultura ? E SE o então prefeito e hoje saudoso WITTICH FREITAG ( 1922-1998 ) não se mostrasse receptivo a essa ideia , embora deixasse claro que não haveria dinheiro público no projeto ? E SE eles não tivessem conseguido patrocínio ? ( APROVEITANDO A OPORTUNIDADE , EIS UMA FOTO DA HOJE INFELIZMENTE ESCANGALHADA PRAÇA "DARIO SALLES " , TIRADA EM 1985 )
 
Felizmente o "E SE " não prevaleceu , caso contrário hoje não teríamos o CENTREVENTOS CAU HANSEN ( alardeado pelo então prefeito e hoje falecido LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA - ABAIXO - e sua cometentíssima equipe de marqueteiros , á época de sua inauguração - 26 de junho de 1998 - como um dos maiores espaços multi eventos do país ) , o TEATRO JUAREZ MACHADO e , principalmente a filial tupiniquim da tipicamente russa e afamadíssima ESCOLA DE TEATRO E BALÉ BOLSHOI em Joinville .....
 
Também não teríamos aquele que com certeza foi um dos maiores casos de mobilização popular dos jovens 166 anos de Joinville ( previsto para ser um evento apenas regional e ter no máximo 160 participantes , a primeira edição do FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE ocorreu em julho de 1983 , na Harmonia Lyra e contou com 600 bailarinos , apesar das terríveis enchentes que castigaram o Estado naquela ocasião ) e nem o comércio , a rede hoteleira da cidade e a própria imagem de Joinville teriam sido vitaminados . Caso você seja um apaixonado , ou apaixonada , por dança ou simplesmente ame Joinville - a nossa eterna MENINA LOIRA -( ABAIXO , EIS OUTRA FOTO DA "DARIO SALLES " , TAMBÉM DE 1985 )
 
 agradeça , e muito , á dupla de mentes iluminadas formada por Carlos Tafur e , principalmente , ALBERTINA FERRAZ TUMA ( ABAIXO ) . Essa lagunense radicada em Joinville desde os 2 anos de idade , foi criadora da Escolinha de Artes Infantis da Casa da Cultura , diretora da Escola de Artes de Fritz Alt , diretora de artes e eventos da Fundação Cultural , coordenadora geral e um dos grandes ícones do Festival de Dança durante 12 anos e depois disso , dedicou-se a ajudar a promover grandes eventos teatrais e musicais em Joinville e em virtude dos quais vieram para cá grandes nomes dessas áreas , tanto a nível nacional quanto até mesmo internacional .
 
 Em virtude da longa ficha de notáveis serviços prestados à tão maltratado e esquecida cultura de Joinville , essa verdadeira batalhadora e heroína acabou recebendo uma incontável quantidade e homenagens e condecorações ( ABAIXO ) ......Vamos fazer o seguinte ? Deixarei que a própria Albertina conte um pouco mais dessa história a você . OK ? PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=KUsAQn6cjyU
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário