segunda-feira, 13 de março de 2017

Labirintos Da Vida

Iniciarei esta semana com mais um episódio da série " FUÇANDO COISAS QUE JÁ PASSARAM "......Lembro que já cheguei a comentar certa vez a respeito disso - em setembro , se não estiver enganado - e aproveitarei para lhe fazer pergunta : você saberia me dizer o porquê daquela famosa e bem humorada expressão popular " NASCIDO- OU NASCIDA - COM A BUNDA PRA LUA " ? ( ABAIXO ) Huuummm , não sabe ? Nem "chutando " ?
 
Pois então vai lá : a bunda aparecendo antes da cabeça do bebê .....é algo até estranho , não é mesmo ? Pois além de ser algo incomum e estranho , esse tipo de parto - chamado de PARTO PÉLVICO - exige uma perícia incrível do médico obstetra e as chances  de o bebê nesse caso são próximas à zero , daí a explicação para a sua associação com aquele tipo de pessoa extremamente sortuda ( ABAIXO - Você deve estar se perguntando : "E O QUE A LUA TEM A VER COM ISSO ? " Bem , isso tem a ver com uma velha crença popular de o único satélite de nosso planeta também influencia no nascimentos das crianças ) .....
 
" CARAMBA , MAS QUE BUNDA ! " . Não , com esse típico elogio de pedreiro este escriba não está se referindo a alguma mulher dona de alguma ABUNDÂNCIA descomunal , como CARLA PERES ( ABAIXO - aquela que certa vez , durante uma entrevista , disse que o seu HOBBY preferido era "um pretinho " e que tem , digamos , uma má relação com a língua portuguesa  .....) , a ex-dançarina e dublê de cantora GRETCHEN e as hoje dançarinas aposentadas SHEILA MELLO e SHEILA CARVALHO
 
  mas sim a uma mulher que com certeza você jamais ouviu falar : a inglesa TRACEY EMIN ( ABAIXO ) . Não que ela seja dona de uma " BUSANFA " monumental - para espanto dos sempre formais , frios e discretos ingleses - mas sim em virtude de um fato que justifica aquela expressão com a qual iniciei estas mal escritas linhas :
 
 nascida em 3 de julho de 1963 em CROYDON - um dos 32 distritos de Londres ( nessa região funcionou até a eclosão da Segunda Guerra Mundial o principal aeroporto da capital britânica e a polêmica , nitroglicerínica e precoce e lamentavelmente falecida cantora AMY WHINEHOUSE - ABAIXO - foi a sua mais ilustre moradora ) - ,
 
em 1999 ela foi indicada para os prestigiadíssimo PRÊMIO TURNER ( mal e porcamente comparando , uma espécie de Oscar das Artes Plásticas no Reino Unido ) e em 2007 , quando já havia alcançado o nível de CELEBRIDADE , acabou sendo convidada e ingressando na seletíssima ACADEMIA REAL DE ARTES ( trata-se de uma honraria que no Reino Unido tem um grau de importância quase tão grande quanto os títulos de SIR e CAVALEIRO DO IMPÉRIO BRITÂNICO , que por sua vez são concedidos aos cidadãos britânicos ou de países de língua inglesa que tenham feitos relevantes- ABAIXO , UM DOS AGRACIADOS COM A MEDALHA DA ORDEM DE CAVALEIRO DO IMPÉRIO BRITÂNICO : O CANTOR E ETERNO BON VIVANT ROD STEWART  )
 
e tudo isso em virtude , pasmem , de UMA ÚNICA OBRA DE ARTE ! Não se trata de uma artista de uma única e solitária obra : Tracey ( ABAIXO ) é aquilo que se pode chamar de MULTI ARTISTA , sendo escultura , pintora , desenhista , fotógrafa , produtora de textos em neon e de apliques em tecido e até mesmo cineasta ! Mas , afinal de contas , o que era a  tal obra de arte ?  Era uma cama desfeita "decorada " com camisinhas e roupas íntimas usados ( Que nooooojjjooo !!! ) ......
 
OK , a função primordial da ARTE é justamente isso - chamar a atenção , chocar e fazer as pessoas pensarem e refletirem ( aqui entra outra coisa sobre a qual  já cheguei a comentar anteriormente : as pessoas confundem ARTE , que são obras como essa que acabei de citar , com ARTESANATO , que são obras cuja caraterística primordial é a BELEZA , como quadros com paisagens , esculturas , estátuas , retratos , etc...etc....- ABAIXO , UM DOS MAIORES ARTISTAS PLÁSTICOS DE JOINVILLE : O ESCULTOR FRITZ ALT  ) -
 
 mas aí acabam surgindo várias perguntas : será que todas as demais obras da gloriosa artista plástica inglesa não deveriam ter o mesmo tipo de reconhecimento ? ( Em tempo : as obras de Tracey têm como marca registrada o fato de serem extremamente pessoais e confessionais e na década de 80 ela chegou a ser tida como uma espécie de "artista maldita " - ABAIXO , TRABALHANDO DE UMA MANEIRA , DIGAMOS , DESINIBIDA ) Será que não existem artistas autores de obras tão ou mais polêmicas e impactantes quanto a dela e que , portanto , mereciam ter tato ou mais reconhecimento do que ela ?
 
 Será que um LABIRINTO não é algo muito mais intrigante e que mexe muito mais coma cabeça das pessoas do que uma cama desarrumada e repleta de camisinhas , baby dolls , calcinhas e cuecas sujos e cheios de "bodum " ? Por falar nisso , a mais antiga representação de um LABIRINTO ( ABAIXO ) de que se tem conhecimento está presente em uma tábua de argila e foi encontrada na cidade grega de PILOS : acredita-se que ela tenha sido feita por volta do 1220 antes de Cristo .
 
       Ah , se esse remoto , anônimo e pioneiro artista pudesse ainda estar vivo no já distante ano de 1993 ! Simpático , sociável e festivo - como todo bom grego - muito provavelmente ele não só aplaudiria como daria calorosos abraços em inglês chamado ADRIAN FISHER ( ABAIXO )  ......Podemos dizer que Adrian , nascido na cidade de Saint Albans , é um verdadeiro LABIRINTÓLOGO : até aquele ano de 1993 ele havia planejado , desenhado e liderado a construção de 100 labirintos pelo mundo mas aquele - que recebeu o nome " CORNELIUS , O ESTEGOSSAURO " foi , de maneira disparada , o mais especial e memorável de todos os seus trabalhos .
 
E não era para menos : o tal labirinto foi feito em uma plantação de milho e ( ABAIXO ) m uma região conhecida como Lebanon Valley College - no Estado norte-americano da Pensilvânia - , possui 152 metros de comprimento e cobria uma área de 11.70 metros quadrados . Em resumo : trata-se do MAIOR LABIRINTO JÁ CONSTRUÍDO NO PLANETA ATÉ ENTÃO ! Pena que durou pouquíssimo tempo : ele existiu entre os meses de setembro e novembro de 1993 .....E por que um labirinto de proporções tão descomunais como aquele ? Bom , ao invés de continuar gastando o meu limitado Português com você , deixarei com que o próprio Adrian Fisher responda esta pergunta .
 
 Portanto , fala aí, Adrian : " Foi uma destas excepcionais ocasiões quando tudo parece surgir ao mesmo tempo . Don Frantz , um ex-estudante que desejava que o Lebanon Valley College ( ABAIXO ) auxiliasse a campanha da Cruz Vermelha em prol das vítimas das enchentes de Midwest , onde milhões de plantações de milho foram devastadas . O que seria melhor do que usar um campo de milho para arrecadar fundos e trazer diversão para todos ? O maior labirinto do mundo certamente chamaria a tenção da imprensa . Levamos adiante a ideia e , deste modo , nasceu o fantástico labirinto .
 
    Durante todo o verão as trilhas foram cortadas através de fileiras de milhos de 1,8 metro . Juntamente com Chase Senge , criamos uma experiência incrível para os visitantes do labirinto e , contando com um grande número de funcionários , oferecemos passeios em carroças , churrasco o dia todo , um sistema de som e música instalado em toda extensão , pistas com enigmas , reproduções portáteis coloridas do labirinto ( ABAIXO ) e uma fonte de soda grátis nos cantos .
 
    A gigantesca imagem vista do céu atraiu os canais de televisão , rádio e imprensa de costa a costa dos Estados Unidos e do resto do mundo . Durante um fim-de-semana ensolarado , 6.000 visitantes totalizaram uma arrecadação de 32.000 dólares ( ABAIXO ) para a campanha da Cruz Vermelha . Foi um dos mais divertidos eventos com labirinto de que eu já participei . " ......Que bacana , hein !
 
A fria e chuvosa terra da rainha parece ser a pátria-mãe  dos labirintos : inaugurado em 6 de junho de 1978 , o LABIRINTO COM O CAMINHO MAIS EXTENSO DO MUNDO ( São 2,72 quilômetros ! ) está localizado na cidade inglesa de LONGLEAT e tem a agradabilíssima presença de 16.180 árvores , que fazem a sua ornamentação ( Alô , Homus Sincerus e grande defensor do rio Cachoeira  MILTON WENDEL - ABAIXO , À ESQUERDA : eis aí um lugar para você visitar ! ) ......
 
Quando se fala em HOLANDA , logo vêm à mente imagens como a dos seus belíssimos canais , dos seus tão característicos moinhos e de extensas e intermináveis  plantações de TULIPAS - a flor-símbolo do país - , porém , curiosamente se esquece daquele que é simplesmente o MAIOR LABIRINTO PERMANENTE DO MUNDO : localizado na pequena cidade de RUURLO ( ABAIXO ) , ocupa uma área de 8.740 metros quadrados e é totalmente feito de FAIA , um tipo de vegetação característica daquele país .......
 
Exceto o gosto pela leitura - infeliz e lamentavelmente uma excentricidade em terras tupiniquins - ele ( ABAIXO )  parece ser o típico e PACATO CIDADÃO DA CIVILIZAÇÃO : calmo e tranquilo , gosta de visitar amigos , acessar a internet e ouvir música e é possível que neste exato instante , além de algumas anotações e de fotos de sua querida filha , a sua carteira tenha apenas uma carteira de motorista e alguns poucos e miúdos trocados ; apenas parece.....
 
O joinvilense ANDERSON ALBERTON ( ABAIXO ) define a ARTE como "coisa pra louco " e também como " filosofia " : tendo completado 15 anos de carreira no último mês de janeiro , Anderson - a exemplo daquela artista plástica inglesa de quem comentei lá no início do texto - é um MULTI ARTISTA , sendo ao mesmo tempo desenhista , fotógrafo , produtor e editor de vídeos  e pintor , tendo se formado em Artes Visuais , pela Univille , em 2004  .
 
Um dos mais talentosos valores da nova geração de artistas plásticos de Joinville , Anderson tem como um dos lemes de sua produtiva vida um antigo e sábio provérbio romano - " IN STATUS QUO ERANTE BELUM , CARPE DIEM ET MEMENTO MORRI ! " ( " No estado atual das coisas , viva o momento pois o Homem sabe o seu fim ! " ) e como fontes de inspiração , as mais variadas e inusitadas situações que vivencia em seu cotidiano ; seus próprios tipos de leitura ( livros , como " BILHÕES E BILHÕES " , de autoria do falecido cientista norte-americano CARL SEGAN - ABAIXO - ; " SEIS CONTOS DA ERA DO JAZZ , de autoria de SCOTT FRITZGERALD e " O VIAJANTE E SUA SOMBRA " , de autoria do genial pensador alemão FRIEDRICH NIETSCHE e ainda revistas científicas , como " PLANETA TERRA " , "SCIENTIFIC AMERICAN " e " SUPER INTERESSANTE " ) e ciências , como Filosofia , Sociologia , Antropologia e História ( Opa ! Esse é dos bons ! ) .
 
 O sujeito que considera uma BOA VIDA ter liberdade , pensar e adquirir conhecimentos para se sentir bem também vem colhendo frutos com sua arte : entre as premiações que recebeu nestes 15 anos de carreira está o segundo lugar na Mostra de Artes de Almirante Tamandaré ( Paraná - ABAIXO ) e boas repercussões graças aos intrigantes e curiosos vídeos , que capotam situações aparentemente banais do nosso cotidiano e que estão  presentes tanto na internet quanto em algumas edições da tradicional Mostra de Artistas Plásticos de Joinville , realizada desde 1971 .
 
Ainda há pouco eu não falei de LABIRINTOS ? Pois é , uma das marcas registradas das pinturas de Anderson é justamente o desenho em forma de labirinto . E por que isso ? Segundo o próprio Anderson e em uma entrevista para a TV CIDADE , em 2014 , trata-se de uma referência à NOSSA PRÓPRIA VIDA ( Ah , bom ! ) .......Para os gênios , não existe um local específico para exibir sua arte : ela pode estar em qualquer lugar , até mesmo no muro de uma escola ! Tendo como tela o muro da Centro de Educação Infantil ( CEI ) do bairro Espinheiros , Anderson ( ABAIXO )  produziu essas três maravilhas que você terá o prazer de conferir no vídeo do dia ! PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=JzJwls2afpU
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário