quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Som de Joinville : Química do Rock

Até o maior e mais ferrenho ATEU do mundo  já ouviu falar nela  : uma das cidades que aparecem na  Bíblia e que , por sinal , é uma das mais citadas no dito livro santo , chama-se  JERICÓ ( ABAIXO )  , que em hebraico também é chamada de ARIHA . Trata-se de uma antiquíssima cidade , e bota antiga nisso : alvo de constantes estudos , escavações e pesquisas por parte de equipes de arqueólogos de várias regiões do mundo
 
e estando localizada a apenas 27 quilômetros da histórica , religiosa e problemática capital de Israel - JERUSALÉM - , ali mesmo e por volta do remotíssimo ano de 7.800 antes de Cristo , já existia uma comunidade com cerca de 2.500 pessoas  e que fazia parte de uma civilização que ainda é desconhecida . Isso faz de Jericó não só uma das mais antigas cidade do planeta como também A MAIS ANTIGA CIDADE MURADA DO MUNDO .....( ABAIXO , GRAVURA RETRATANDO PARTE DAS ANTIGAS E FAMOSAS MURALHAS DE JERICÓ )
 
Agora a pergunta inevitável : como os cientistas acabaram chegando a essa remota data se não sobrou uma só  pessoa para contar a história ? Muito provavelmente e nas raríssimas vezes em que aparece na mídia alguma matéria divulgando algum grande achado arqueológico , você já ter ouvido falar que os arqueólogos usaram como base para determinar a data dessa descoberta um tal de CARBONO 14 .....Essa técnica também é conhecida como DATAÇÃO POR RADIOCARBONO , é usada para datar espécimes vivos ( ABAIXO ) que tenham até 35.000 anos de idade e a sua explicação é a seguinte :
 
qualquer ser vivo - seja vegetal ou animal - ao longo de sua vida acaba entrando em contato e absorvendo uma forma radioativa do CARBONO , que é justamente o tal do Carbono 14 ; quando esse ser vivo morre , obviamente deixa de absorver essa substância e ela aos poucos vai se decompondo e se transformando em uma outra substância , o NITROGÊNIO 14 . ( ABAIXO , NITROGÊNIO EM FORMA LÍQUIDA )
 
Vamos supor que existam restos de um antigo ser vivo na madeira do mastro de um navio : o nível de Carbono 14 existente ali é comparado com a quantidade de Carbono 14 existente em uma árvore viva , revelando há quanto tempo atrás morreu a árvore da qual saiu a madeira do navio e dando uma indicação da idade do mastro .....( PARA UMA LEHOR VISUALIZAÇÃO , BASTA CLICAR NA GRAVURA )
 
.DEU PARA ENTENDER PELO MENOS ALGUMA COISA ? Agora serei bem sincero e honesto com você : DETESTO QUÍMICA , FÍSICA , bem como qualquer outra Ciência exata ( lembrei-me agora daquela famosa e bem humorada música do Legião Urbana - " FÍSICA " - presente no disco " QUE PAÍS É ESTE " - ABAIXO - , de 1987 , e que faz referência ao tão "querido " VESTIBULAR ) , só que pelos ossos do ofício tentarei explicar o que é o CARBONO .
 
Apesar disto , vamos lá : você se lembra das aulas de Química ? Se esse é o seu caso , então meus parabéns : até os elefantes têm inveja da sua memória avantajada ! Bom , caso você se enquadre nessa raríssima categoria deve se lembrar o que é um ÁTOMO ( ABAIXO ) : trata-se da menor parte de qualquer tipo de substância .
 
 A exemplo do que acontece no Universo , em que os planetas giram em torno de uma determinada estrela , ele é formado por uma parte central , ou NÚCLEO ( ABAIXO , A BOLA VERMELHA ) , - onde está concentrada a sua massa ( o núcleo é formada de partículas com energia positiva , os PROTONS  , e de energia neutra  , os NEUTRONS ) -
 
e em torno do qual existem  camadas onde giram as partículas de energia negativa que o formam , os ELETRONS ( são essas partículas , os ELETRONS - ABAIXO -  , que determinam como age o átomo em uma reação química ) .......
 
Graças a essa mesma memória avantajada você deve se lembrar da TABELA PERIÓDICA : ela foi criada em 1869 pelo físico russo DIMITRI MENDELEIEV ( ABAIXO ) , que classificou as substâncias encontradas na natureza de acordo com o seu número atômico  e as suas propriedades químicas e , ALÉM DE SER UM DOS MAIORES TERRORES DE ESTUDANTES E VESTIBULANDOS , sua função é prever como essas substâncias reagem juntas .
 
No caso do CARBONO , ele paz parte do grupo 4 ( na tabela periódica as substâncias estão divididas em 8 grupos e no grupo do Carbono também estão os semi metais SILÍCIO e GERMÂNIO e os metais ESTANHO - ABAIXO - e CHUMBO ) , seu número atômico é 6 ( um NÚMERO ATÔMICO é o número de partículas de energia positiva - os PROTONS - existentes no núcleo do átomo de uma substância ) e sua massa atômica é 12 ( a MASSA ATÔMICA é a soma das partículas de energia positiva e negativa - PROTONS e NEUTRONS - que formam o núcleo do átomo ) .
 
       Como cheguei a comentar , não existe um único tipo de Carbono : assim como o HIDROGÊNIO , ele é um elemento químico presente em praticamente tudo que se encontra na natureza ( o DIAMANTE e a GRAFITE , por exemplo , são formas de Carbono ) , quase todos esses tipos de Carbono são encontrados no estado  SÓLIDO e entre as formas gasosas de Carbono estão o ANIDRIDO CARBÔNICO , o MONÓXIDO DE CARBONO e o CO2 , popularmente conhecido como GÁS CARBÔNICO .
 
O gás carbônico é uma das substâncias vitais para qualquer tipo de vida que existe no planeta mas também pode ser extremamente perigoso e nocivo  : existindo uma quantia de 0,4 % de gás carbônico na atmosfera , isso já é suficiente para matar uma ave ! ( aqueles que trabalham em locais onde há queima de carvão correm o sério risco de terem envenenamento no sangue , provocado pelo monóxido de carbono resultante dessas queimas ) .
 
 E não é só para a vida no planeta que o Carbono é importante : ele é muitíssimo utilizado na indústria , especialmente na metalurgia e na siderurgia ( da mistura do Carbono com o FERRO  surge uma substância conhecida como CEMENTITA -ABAIXO -  e que acaba endurecendo o AÇO ) ......
 
Diante de tudo o que acabei de expor , surge a seguinte pergunta : QUAL É A RELAÇÃO ESPECÍFICA ENTRE O CARBONO E O ROCK ´N ROLL ? ( Não ria ! ) .....Nenhuma , ou melhor , EXISTE SIM : essa relação é o esquisito nome - aliás , um requisito quase que obrigatório para qualquer banda de rock que se preze - de uma banda joinvilense , e DAS BOAS .....CARBONARANTES ! Em relação ao som da banda ( ABAIXO ) - formada a princípio pelo vocalista RODRIGO FERRARI , pelo baixista JEAN REECK , pelo guitarrista RENATO INAYAN e pelo baterista HÉSSEX - , pode-se definir como um " MORDE E ASSOPRA " :
 
a Carbonarantes tem entre as suas muitas influências , o rock meio pauleira- meio suave de bandas , como PEARL JAM , STONE TEMPLE PILOTS e FOO FIGHTERS ; o rock mais calminho e inofensivo de bandas , como RADIOHEAD e COLDPLAY ; toda a adrenalina de bandas , como FRANZ FERDINAND e STROKES e ainda o GRUNGE , gênero de rock muito em voga na década de 90 e que teve como cenário a cidade de cidade de norte-americana de Seattle , terra do genial guitar man JIMI HENDRIX ( 1942-1970 ) e da NIRVANA ( ABAIXO )  , grande porta-voz e ícone do Grunge .
 
Esperta e ambiciosa , a moçada da Carbonarantes ( ABAIXO ) gravou um pequeno CD , ou EP , com 3 faixas em inglês : " I THINK " , " HOLD ON BE BRAVE " e " SUMMER ´S FOOLISH " ( o disco é completado pela canção ' APREÇO " , que aliás , é a primeira faixa ) e , como , felizmente , se tornou algo comum no cenário roqueiro joinvilense , seu trabalho é completamente AUTORAL ( quem se aventurar a entrar no Youtube para curtir o trabalho dos rapazes , além das canções citadas , irá ter o prazer de ouvir outras ótimas músicas de autoria da banda : " A VEZ " e " TROVADOR " ) .
 
Após um curioso e inexplicável "chá de sumiço " que durou exatamente 1 e 8 meses - entre maio de 2014 e janeiro de 2016 - e com uma mudança ( Héssex deu lugar ao baterista JUNINHO ) a banda acabou  voltando a mil : no estúdio MÁRIO LIMA ( localizado no Bucarein ) e com a luxuosa e competente produção de ANDERSON LIMA , gravaram a sua mais recente canção : " NOT AND IDOL " , que ganhou até clipe ! DIVULGAÇÃO E MARKETING , esses , infelizmente , não parecem ser os pontos fortes dos rapazes : as informações disponíveis a respeito da banda ( ABAIXO ) são raras e os anúncios de suas apresentações são esporádicos .......
 
Bom , agora chega de blá , blá , blá : o vídeo que você terá o prazer de curtir em instantes é uma apresentação ao vivo da ótima " I THINK " e qualquer semelhança com o som da Pearl Jam ( ABAIXO ) não é mera semelhança ! PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=pWuAq4P6rhc
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário