quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

O Amigo Do "Hômi"

Dando uma olhada aleatoriamente em vários mapas de bairros de Joinville , acabei descobrindo as seguintes RUAS : ALVINO TILP ( América ) , SILVIO BERTOLOTTO ( Comasa ) , FRANCISCO SAID ( Glória- ABAIXO ) , JOSÉ RENTA FILHO ( Itaum ) , MANOEL CALIXTO RODRIGUES ( Jardim Sofia ) , JOÃO GOMES DE OLIVEIRA ( Santa Catarina ) e , pasmem , até mesmo uma rua chamada SÃO LUCIANO ( Boehmerwald ) .
 
E o que essas ruas têm em comum ? A resposta é ( clima de suspense no ar )........NADA ! Confesso que jamais ouvi falar nos ditos cujos que hoje dão nomes a essas ruas  , não sei o que fizeram para merecer tal homenagem , muuuito menos ainda sabia da existência do tal santo ( ABAIXO ) que é xará deste escriba ( Um santo chamado Luciano ? É ruim , hein ! )
 
e imagino que deva ser uma grandessíssima honra para as famílias dos homenageados saber que uma rua de uma das mais progressistas e industrializadas do Brasil leve o nome de seu ente querido ( está certo que nem todos aqueles que hoje batizam ruas , avenidas , praças , escolas , estádios e outros locais públicos fizeram por merecer tal homenagem : o nome de uma escola no Boa Vista , por exemplo , leva o nome do pior dos 5 generais-ditadores-presidentes que o país teve durante aqueles tenebrosos 21 anos da nada saudosa ditadura militar , EMÍLIO MÉDICI.......- ABAIXO  ) .
 
 Bom , imagine uma rua pouquíssimo movimentada e que ainda por cima termina em frente ao principal cemitério de Joinville ( ABAIXO )  : para os supersticiosos militantes e inveterados isso já não é uma homenagem mas sim um grandessíssimo de um CARMA !
 
Superstições e crenças à parte , com absoluta certeza as poucas pessoas que trafegam por ali ( ABAIXO , EDIFÍCIO LOCALIZADO NESSA RUA )  jamais pararam para pensar ou procuraram saber quem foi o sujeito que a batiza - OSCAR ANTÔNIO SCHNEIDER - e se você por acaso é uma dessas pessoas ou mesmo que sequer tenha ouvido falar na tal rua , aconselho a ler a história que contarei a partir de instantes.....
 
Apesar de hoje ser nome de rua , ele não chega a fazer parte do hall das figuras mais ilustres e importantes da história da cidade mas mesmo assim também teve a sua importância e essa história começou , na verdade 7 anos antes de seu nascimento : como já era rotineiro desde 1851 , naquele 14 de julho de 1857 mais uma navio veleiro ( ABAIXO )  chegou a São Francisco cheio de esperançosos imigrantes vindos d´além mar ou no típico dizer do caboclo de São Chico , " um monte de galego de fala arrevezada " ( KKKK !!!! ) .
 
 O tal veleiro era o navio "CANTON" , que partira do porto de Hamburgo em 28 de abril levando a bordo 110 passageiros ( aqui vai outra curiosidade : um deles era um menino de apenas 6 anos de idade , oriundo da cidade prussiana de Welschbillig , chamado JOHANN HANSEN e que acabou sendo o patriarca da família que fundou a hoje poderosa TUBOS E CONEXÕES TIGRE - ABAIXO , FOTO DE 1964 DA ANTIGA FÁBRICA , LOCALIZADA NO ANITA GARIBALIDI , MAIS ESPECIFICAMENTE NA RUA BAHIA ) ,
 
 entre eles justamente os pais de Oscar : ANTON SCHNEIDER ( então com 31 anos e que viria a falecer em 27 de setembro de 1875 ) e MARGARETHE SCHNEIDER ( então com 26 anos e que veio a falecer em 12 de março de 1899 ) , sendo que ambos eram naturais da cidade de Tuebingen , no então reino de Wuerttemberg ( essa região hoje faz parte do Estado alemão de BADEN-WUERTTEMBERG - ABAIXO , A SUA LOCALIZAÇÃO E BANDEIRA ) .
 
 
Em um povoado surgido há pouquíssimo tempo ( ABAIXO , UMA DAS MAIS ANTIGAS FAMÍLIAS DE JOINVILLE : OS KUEHNE , EM FOTO TIRADO PELO GÊNIO ALEMÃO FRITZ HOFAMNN EM 3 DE ABRIL DE 1937 ) , habitado majoritariamente por agricultores , artesãos e operários , onde praticamente tudo estava por se fazer e onde praticamente inexistiam escolas e bibliotecas pesar de já existir uma certa atividade artístico-cultural , usando uma definição bem poética ,
 
ANTON ERA UMA LUZ EM MEIO A ESCURIDÃO ( Caraaamba !!! Essa foi forte ! ) : ele era dono de uma biblioteca formada por clássicos da riquíssima literatura alemã ( livros de autores , como GOETHE - ABAIXO - , SCHILLER e HEYNE ) , várias enciclopédias publicadas no princípio do século 19 ,
 
um dicionário grego-alemão , entre outra preciosidades e raridades e embora assinasse todos esses livros como " JURISTA ANTON SCHNEIDER " , consta na lista de imigrantes do navio que trouxe ele e sua esposa que sua profissão era a de......LAVRADOR ! ( ABAIXO , UMA ANTIGA  FOTO INFELIZMENTE DE DATA INCERTA DE UM AREGIÃO RURAL DE JOINVILLE )
 
Sem a mínima vocação e condição para a sempre complicada lida na terra , ele acabou se estabelecendo na então ZIEGLEISTRASSE ( RUA DA OLARIA ) - hoje Rua do Príncipe ( ABAIXO , UMA VISÃO DA RUA DO PRÍNCIPE LOGO APÓS A ESQUINA COMA RUA PRINCESA ISABEL ) - , onde acabou montando um estabelecimento comercial e prosperando . Se Anton era milionário em matéria de cultura e conhecimento e nem tanto  em matéria de faz-me-rir ( $ ) , por outro lado , seu filho - que veio ao mundo em 12 de outubro de 1864 - revelaria ser um fenômeno na arte de ganhar dinheiro :
 
ele não só multiplicaria o patrimônio e o negócio de Anton como se tornaria um dos grandes magnatas do "OURO VERDE " , ou melhor , do milionário negócio que envolvia o cultivo , o beneficiamento , a comercialização e a exportação de ERVA-MATE , tendo sido um dos sócios da COMPANHIA INDUSTRIAL CATARINENSE , talvez o maior grupo empresarial do Estado em sua época e que existiu entre 1891 e 1906 . ( ABAIXO , O ANTIGO PORTO DO MERCADO PÚBLICO E FOTO TIRADA NA DE´CADA DE 20 E PROVAVELMENTE DE UM CARREGAMENTO DE ERVA-MATE )
 
     Como DINHEIRO E PODER são almas gêmeas , casadas e que sempre andam de mãos dadas , Oscar logo se tornaria um dos grandes amigos e parceiros de negócios  do todo-poderoso médico , comerciante , empresário e político baiano - radicado em Joinville desde 1888 - ABDON BATISTA ( 1851-1922 ) : ambos acabaram fundando , em 1906 , a companhia ervateira ABDON BATISTA E OSCAR ( ABAIXO , A FÁBRICA DE BENEFICIAMENTO DE ERVA-MATE PERTENCENTE À DUPLA E QUE ESTAVA LOCALIZADA QUASE JUNTO AO CAIS CONDE D ´EU ) e que tinha como a sua principal sede aquele antigo prédio na Rua do Príncipe onde durante muito tempo funcionou agência da Fininvest na cidade .
 
 Ter um padrinho forte é outra coisa : Oscar acabou lançando-se na política e , provavelmente coma ajuda do "parça " Abdon Batista ( ABAIXO , FOTO TIRADA POR OCASIÃO DO VELÓRIO DE ABDON BATISTA ) , não teve nenhuma dificuldade para ser eleito um dos 9 vereadores de Joinville na eleição municipal realizada em 20 de novembro de 1892  para um mandato que teria início no ano seguinte e que só terminaria em 1897
 
 ( em função de um levante iniciado no Rio Grande do Sul  que tinha como principal objetivo a deposição do então marechal-ditador-presidente alagoano FLORIANO PEIXOTO - ABAIXO  - a REVOLUÇÃO FEDERALISTA - e que acabou atingindo praticamente todo o sul do país , esse mandato acabou sendo encurtado e encerrado já em 1895 ) . Coincidência ou não , o prefeito nesse período foi ABDON BATISTA .....
 
Imagine uma eleição para prefeito em que haja apenas UM CANDIDATO .....Sem dúvida alguma , algo absurdo e sem pé nem cabeça " mas em se tratando de um lugar tão surreal e bizarro e que leva o nome de uma país chamado BRASIL , normalíssimo : naquele 2 de dezembro de 1906 , 1.054 joinvilenses foram às urnas para oficializar óbvio , ou seja , que OSCAR ANTÔNIO SCHNEIDER seria , pelo menos oficialmente , a principal autoridade da cidade ( ABAIXO , RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA MALSCHITZKY LOCALIZADO NO QUE HOJE É O BAIRRO SAGUAÇÚ )  entre janeiro de 1907 e janeiro de 1911 .
 
E por que esse absurdo  ? A elite que dirigia a cidade à época - leia-se : nomes , como ABDON BATISTA , PROCÓPIO GOMES DE OLIVEIRA , ALEXANDRE SCHLEMM , OSCAR RODRIGUES DA NOVA , FRANCISCO GOMES DE OLIVEIRA , FERNANDO LEPPER ( ABAIXO , MARCENARIA PERTENCENTE À FAMÍLIA LEPPER E QUE FUNCIONAVA NA RUA PRINCIESA ISABEL ) , GERMANO WETZEL , entre vários outros - decidiu que daquela vez deveria haver um nome de consenso , alguém que unisse todas as correntes políticas da cidade e que desse continuidade à administração progressista e realizadora de Procópio Gomes de Oliveira ( 1859-1934 ) à frente da Prefeitura .
 
Bom e habilidoso político , Oscar também revelou ser um bom administrador público : durante seus governo foram abertas novas ruas e avenidas e feitas obras de urbanização e embelezamento da área central da cidade ( ABAIXO , LOGO EM PRIMEIRO PLANO O ANTIGO HOTEL BECKMANN : HOJE ALI EXISTE O BANCO SAFRA ) . Mas , curiosamente , não foram as suas realizações como homem público que acabaram sendo lembradas , eternizadas e entrando para a história e sim 5 grandessíssimas novidades que simbolizaram o constante e acelerado processo de industrialização , modernização e crescimento de Joinville , e todas elas durante o seu governo :
 
 
 as chegadas dos primeiros APARELHO TELEFÔNICO e AUTOMÓVEL ( ambos em 1907 ) , as primeiras exibições de CINEMA na cidade ( em 1908 ) o início do fornecimento de LUZ ELÉTRICA ( inaugurado oficialmente em 14 de fevereiro de 1909 e a princípio restrito a algumas ruas da área central da cidade- ABAIXO , FOTO DA CASCATA DO RIO PIRAÍ TIRADA NA DÉCADA DE 20 PELO ONIPRESENTE FRITZ HOFAMNN : DESSE LOCAL SAÍA A NERGIA ELÉTRICA DE JOINVILLE  ) e a colocação dos trilhos ( em fins de 1910 ) onde em breve trafegariam BONDES puxados por burros ( entre 29 de janeiro de 1911 e 10 de abril de 1917 ) ......AONDE FOI QUE EU PAREI NA SEMANA PASSADA  ?.....
 
     Ah , sim : contei a você um pouco da história do surgimento do TELEFONE e da sua chegada a Joinville , por meio da dupla de empresários ADOLF TRINKS-GUSTAV GROSSEMBACHER . O então prefeito Oscar Antônio Schneider podia até ter cara de alemão , ser filho de alemão e viver em uma cidade predominantemente germânica ( ABAIXO , RUA LOCALIZADA NA ENTÃO PORTUÁRIA REGIÃO DO BUCAREIN )  mas acontece que ela está localizada no Brasil , a terra do "jeitinho "e da burocracia :
 
 como manda a velha e boa BURROCARCIA tupiniquim , embora os primeiros postes com fios telefônicos tenham sido colocados em outubro de 1907 foi só em maio do ano seguinte , ou mais especificamente pela resolução municipal número 142 de 8 de maio de 1908 , que a dupla de empresários enfim acabou recebendo oficialmente a concessão para explorar o serviço telefônico na cidade  . ( ABAIXO , MAIS UMA RESIDÊNCIA DA JOINVILLE DE ANTIGAMENTE : TRATA-SE DA CASA-LATOARIA PERTENCENTE A OTTO PFUETZENREUTER , POR SINAL , HOJE TAMBÉM NOME DE RUA )
 
Quinze anos de concessão EXCLUSIVA para explorar esse serviço , uma mensalidade no considerável valor de 5 mil e 500 réis para quem quisesse ter em casa todas as comodidades de um aparelho telefônico .....sem dúvida alguma , um excelente negócio mas como diz um velho, sábio e gastronômico ditado popular , "NÃO EXISTE JANTAR DE GRAÇA" : o artigo segundo da concessão dizia que " os concessionários obrigavam-se a ligar , SEM ÔNUS PARA A MUNICIPALIDADE , TODOS OS EDIFÍCIOS DO DOMÍNIO MUNICIPAL À REDE , fornecendo a empresa todo o material necessário " . ( ABAIXO , FOTO DE 1919 DA RESID~ENCIA DE ELISE HASSE : EM 1898 ELA VENDEU O TERRENO ONDE ATÉ 1936 FUNCIONOUA SEDE DA PREFEITURA E ONDE HOJE ESTÁ APRAÇA NEREU RAMOS )
 
A dupla Adolf-Gustav ainda teria que a cada 2 anos submeter a tabela de preços desse serviço á apreciação e provação do prefeito ( Ainda bem que o atual desprefeito de Joinville ainda nem sequer sonhava em nascer naquela época : com certeza a dupla Adolf-Gustav teria feito a "festa " ! ) .....Bom , a minha intenção era terminar de contar a história da chegada do telefone à Joinville hoje  , mas irei prolongar o mistério ! ( ENQUANTO ISSO VÁ CURTINDO MAIS UMA FOTO DA JOINVILLE DE ANTIGAMENTE : TRATA-SE DA FOTO DA ENTÃO RUA CONSEHEIRO MAFRA- HOJE , ABDON BATISTA - TIRADA NA DÉCADA DE 30 POR FRITZ HOFMANN )
 
 Também já irei adiantando o que você verá na semana que vem : uma divertida e curiosa carta , que exprime bem a reação que muitas pessoas tiveram diante daquele "estranho " aparelho . Voltando para 2017 , um telefone público - o popular "ORELHÃO " ( ABAIXO ) , hoje quase uma peça de museu - também pode servir de HABITAT PARA UMA ESPÉCIE ANIMAL .....Entenda melhor isso , vendo o curioso - e vergonhoso - vídeo do dia . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=VUrj96V1XAs
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário