quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Casa Dos Loucos

Você se lembra do ANTIGO MIRANTE DE JOINVILLE ? Caso você seja de Joinville é muitíssimo provável que tenha  estado ali não uma mas sim inúmeras vezes e que , a exemplo das outras incontáveis e maravilhadas pessoas que também estiveram por  lá , do alto daquele local tão especial ( ABAIXO )  simplesmente ,
 
 em um misto de incredulidade e surpresa , perdeu a fala e de "queixo caído " tenha exclamada   muitos "ÓÓÓÓ !!! " ( os mais desbocados devem ter expressado seus sentimentos soltando sonoros palavrões - ABAIXO - mas como o ALAMEDA CULTURAL é o blog da família brasileira , não irei reproduzi-los aqui ) .....
 
Pois saiba que você e essas pessoas subiram no HIGINO AGUIAR ! "ÃH ??? " , com certeza deve estar reagindo você , abismado - e abismada - aí do outro lado : por incrível esse era o nome oficial do mirante ( ABAIXO )  , inaugurado em fins de 1982 , quase coincidindo com o término do mandato do então prefeito
 
 VIOLANTINO RODRIGUES ( para quem não sabe ele - ABAIXO - foi médico , vereador no período entre 1973 e 1976 e , na condição de vice-prefeito , acabou assumindo o governo municipal em março de 1982 em virtude da renúncia do titular - LUIZ HENRIQUE DA SILVEIRA - para concorrer ao cargo de deputado federal ; seu mandato foi encerado em 31 de janeiro de 1983 e hoje vive em uma cidade do  interior do seu Estado de origem : Minas Gerais ) e que já velho , obsoleto e sem apresentar condições de segurança acabou sendo desativado em 2013 .
 
 O mirante fazia parte de um projeto ousado e visionário surgido ainda no governo de PEDRO IVO CAMPOS ( 1930-1990- ABAIXO , À DIREITA  ) , que teve início em 31 de janeiro de 1973 e término em 31 de janeiro de 1977 : previa-se , no cume do morro do Boa Vista , as construções de um hotel , de um restaurante , de uma boate , um estacionamento e ainda várias estações de TELEFÉRICOS ( na verdade o projeto era muito mais complexo e previa , entre outras coisas , um jardim botânico , um zoológico , um jardim contemplativo e pólos esportivo-recreativos em 4 diferentes partes do morro ) . Nem é preciso ser bem informado , e informada , para saber que de tudo isso praticamente nada saiu do papel ( Ah , se a elite de Joinville não fosse tão tacanha e colona ! ) .....
 
Bom , tudo muito legal , mas , afinal de contas , QUEM FOI O TAL DO HIGINO AGUIAR ? Infelizmente , as únicas informações  que tenho são que o dito cujo foi prefeito de Araquari ( se eu não estiver enganado , no período entre 1959 e 1963 ) e que desde 2000 uma velha escola estadual ( ABAIXO ) surgida em 1946 e que está localizada no Itinga  ( mais especificamente no quilômetro 5 da estrada que vai em direção a São Francisco do Sul ) também leva o seu nome .
 
Mas , espere aí : ARAQUARI ? O que um indivíduo que nem joinvilense era fez para merecer tamanha homenagem ? Sinceramente eu não faço a mínima ideia ! De qualquer maneira deve ter uma grande honra para a família do homenageado( ABAIXO , PARTE DA FAMÍLIA AGUIAR : BERNARDO AGUIAR FOI O PRIMEIRO PREFEITO DE BARRA VELHA , QUE ATÉ DEZEMBRO DE 1961 FOI UM DISTRITO DE ARAQUARI )  saber que seu ente querido e famoso batizava um dos mais importantes pontos turísticos da maior cidade do Estado , se é que eles sabiam que o mirante levava o nome de Higino Aguiar......
 
Agora imagine que ao invés do mirante o dito cujo batizasse o HOSPÍCIO DE JOINVILLE ! ( ABAIXO ) Com absoluta certeza ,  essa é a típica homenagem que ninguém , mesmo depois de morto , gostaria de ter ......Pois sete anos após a sua morte , o ex-prefeito OSCAR ANTÔNIO SCHNEIDER acabou recebendo essa duvidosa homenagem !
 
Como diria um personagem-ícone das telenovelas brasileiras - ODORICO PARAGUAÇÚ ( ABAIXO ) , vivido pelo saudoso ator PAULO GRACINDO ( 1911-1995 ) - , " ANTES DOS FINALMENTES VAMOS AOS INCIALMENTES " : há duas semanas atrás cheguei a contar a você um pouco da história de Oscar Antônio Schneider ( caso você ainda não tenha lido , o texto tem o título de " O AMIGO DO ' HÔMI ' " e foi postado em 1 de fevereiro e , caso você já o tenha lido , "pegarei um gancho " no nome daquele famoso e velho programa vespertino da Globo : VALE A PENA VER DE NOVO ) .
 
Filho de um casal de imigrantes oriundos do reino de Wittemberg ( hoje , Alemanha ) e que chegaram em Joinville em 1857 , Oscar tornou-se um bem sucedido e rico comerciante e industrial e , sendo também amigo e sócio ( ABAIXO , RESPECTIVAMENTE , FOTOS DA SEDE DA EMPRESA ABDON BATISTA E OSCAR - O PRÉDIO MAIOR , Á DIREITA DA FOTO - E DA FÁBRICA DE BENFICIAMENTO DE ERVA-MATE , QUE ESTAVA LOCALIZADA QUASE JUNTO AO CAIS COND´EU ) do todo-poderoso e matreiro industrial , comerciante , político e médico baiano ABDON BATISTA ( 1851-1922 ) , também foi uma cria política desse : foi vereador , entre 1892 e 1895 , e prefeito , entre 1907 e 1911 .
 
 
 
      Em 1915 ele ( ABAIXO ) já havia deixado a vida pública e muito provavelmente , apesar de ter feito uma boa administração como prefeito , o seu nome teria caído no esquecimento quando , de repente , acabou recebendo um convite especialíssimo .......Diz um trecho daquela musiquinha da campanha do "CRIANÇA MUTRETA " , ops ! , " CRIANÇA ESPERANÇA " : " TER UM AMIGO / É MUITO BOM TER AMIGOS " .
 
Oscar Antônio Schneider foi uma grande prova disso , aliás , ter um Abdon Batista ( ABAIXO ) como amigo-padrinho é outra coisa : naquele ano de 1915 - ocasião em que , por sinal , o bom baiano tomou posse como prefeito de Joinville pela segunda vez ( a primeira foi entre 1893 e 1895 )
 
- Oscar foi nomeado DIRETOR DO HOSPITAL SÃO JOSÉ ( ABAIXO ) , mesmo sem entender rigorosamente nada de saúde ! Antes que você descarrega toda a sua fúria e comece a xingar Abdon Batista e o pobre ex-prefeito que virou nome de hospício , esclareço : o cargo NÃO ERA REMUNERADO e , apesar de curta , a administração de Oscar Antônio Schneider acabou sendo satisfatória .
 
 Antes mesmo de ter sido nomeado para esse cargo Oscar passou a ter quase que uma obsessão : lutar para que os "indigentes mentais " , como os jornais da época diziam , tivesse um local adequado onde pudessem ser tratados e alojados . Porém , Oscar não era o único a ter tido  um misto de interesse e preocupação por esse assunto : em 1906 o então prefeito PROCÓPO GOMES DE OLIVEIRA ( 1859-1934- ABAIXO  ) - a exemplo de Oscar , outro político e magnata da erva-mate -  fez um pronunciamento a respeito dele ; portanto........FALA , PREFEITO :
 
 " Tendo-se por falta de outro lugar , recolhido até agora , no quartel , os doidos indigentes e levando em consideração que estes pobres infelizes tinham de suportar as infecções e o mau trato de uns quartos insalubres e sem luz , consegui ,  (.....) uma verba destinada à manutenção daqueles pobres desgraçados , (.....) havendo-se a Câmara comprometido a recolher em edifício mais apropriado os seis alienados existentes (....) " . ( ABAIXO , UM A VISÃO DA PARTER ANTIGA DO HOSPITAL SÃO JOSÉ : PARA LÁ FORAM ENVIADOS OS TAIS "ALIENADOS " )
 
Aqui entra aquela velha frase , "JOGAR A SUJEIRA POR DEBAIXO DO TAPETE " : ignorados e desprezados pela sociedade - ainda mais em uma cidade ( ABAIXO , UMA VISÃO - INFELIZMENTE DE DATA INCERTA - DA ENTÃO RUA CACHOEIRA , HOJE PRINCESA ISABEL : A PRIMEIRA CASA É DA ANTIGA DOS CORREIOS NA CIDADE E A SEGUNDA É A RESIDÊNCIA DO EMPRESÁRIO HERMANN AUGUST LEPPER ) onde desde sempre se ostenta e se vende uma imagem de um "povo ordeiro , trabalhador e disciplinado " - os ditos " LOUCOS INDIGENTES " entre 1858 e 1906 foram alojados , ou melhor , AMONTOADOS em um local que era chamado de O QUARTEL DA CIDADE . A não ser por raríssimos pronunciamentos e documentos oficiais , como o que acabei de reproduzir , não se sabe praticamente nada a respeito desse local e , incrivelmente , nem mesmo onde ele estava localizado !
 
 Em um outro pronunciamento oficial , dessa vez provavelmente de 1907 , o próprio Oscar Antônio Schneider expôs os seus pontos de vista a respeito desse assunto tão delicado e inconveniente : " O hospício parte integrante não preenche em sentido algum as exigências estabelecidas pela sciencia . Além de não oferecer o edifício , que serve de hospício , espaço bastante para nelle recolherem-se esses infelizes desequilibrados de suas faculdades mentaes , que no município existem , ele carece de tudo que a natureza da doença de seus reclusos exige para o tratamento especial (....) É dever inadiável e imprescindível do governo providenciar que seja creado um estabelecimento especial em que sejam recebidos todos os alienados existentes neste Estado . " ( ABAIXO , OUTRA FOTO ANTIGA DOHOSPITAL SÃO JOSÉ , QUE SERVIU DE HOSPITAL PROVISÓRIO ; A FOTO FOI TIRADA PROVAVELMENTE EM 1965 )
 
......Espere aí : ele disse ESTADO ? Sim , a intenção era criar um estabelecimento que não atendesse apenas o município de Joinville : entre os raríssimos documentos que sobraram do hospício que futuramente levaria o nome do ex-prefeito estavam fichas de pessoas oriundos principalmente de Blumenau e Florianópolis . Só que Oscar Antônio Schneider acabou falecendo sem ver o seu SONHO sendo realizado , se é que a palavra SONHO possa ser relacionada a um HOSPÍCIO : ele acabou falecendo em São Paulo em 13 de março de 1916 e a 7 meses  de completar 52 anos de idade ( nascera em 12 de outubro de 1864 ) ......( ABAIXO , UMA FOTO DA CONSTRUÇÃO DA IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS , PROVAVELMENTE TIRADA EM 1916 , O ANO DO FALECIMENTO DO EX-PREFEITO )
 
Quem não deixaria esse "sonho " morrer junto com Oscar seria justamente a sua esposa - FRANCISCA CORNELSEN SCHNEIDER - mas esse é um assunto para semana que vem . Bom , já estou falando de LOUCOS ( ABAIXO )  , que tal um pouco de humor para descontrair ? O sujeito que parece no vídeo do dia é o futuro......bom , é melhor você conferir o vídeo mas PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=JaOkJtk-Fsg
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário