terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Atanagildo , O Sofredor

O tempo passa , o tempo voa e os cabelos deste escriba continuam caindo à toa : em 2002 , portanto , há já distantes 15 anos atrás , trabalhava como estagiário e monitor no Museu Nacional de Imigração e Colonização . Lembro-me que na época não havia um guarda fixo ali : havia um rodízio entre eles e , sendo bem sincero , nenhum deles metia medo ( fisicamente eles estavam tão " acabados " quanto este escriba hoje.... ) em algum possível bandido que se atravesse a entrar ali . Mas tirando esse detalhe , todos eles eram pessoas finíssimas , contadores de histórias ( Alguém aí lembrou do ROBERTO SZABUNIA ? ) e alguns até piadistas , sendo que um  deles - infelizmente não me lembro o nome - era um daqueles tantos migrantes oriundos do sul do Estado e que se radicaram aqui na década de 70 ( ele era de Jaguaruna , uma cidade próxima a Laguna ) . Em fins daquele ano a Globo , mais especificamente durante o período eleitoral , acabou reprisando a polêmica e mega comentada minissérie " PRESENÇA DE ANITA " , exibida originalmente no ano anterior  ( para quem não se lembra , essa minissérie foi protagonizada pela então novata atriz MEL LISBOA - intérprete da personagem principal - e por JOSÉ MEYER , que deu vida ao amante do personagem de Mel Lisboa : a trama , que ainda tratava de temas delicadíssimos , como racismo e pedofilia , girava em torno do conturbado e tórrido romance vivido por esses personagens ) . Certa vez , comentando com o "guardinha " oriundo de Jaguaruna sobre a sorte de um sujeito como José Meyer contracenar com uma beldade como Mel Lisboa , e ainda por cima em cenas pra lá de " calientes " , ele se saiu com essa : " EU SOU VELHO , FEIO , POBRE E SÓ PEGO PÓ , CHUVA E GRIPE " ......Bom , " pegarei como gancho " essa historinha real que acabei de contar para dar início a mais uma sessão ( agora faça uma música de suspense aí do outro lado ) ......"VIAJANDO NA MAIONESE " ! Dando início à essa história imaginária , um senhor acabou ouvindo a minha conversa com o tal "guardinha " : de jeito sério - até mesmo carrancudo - , aspecto doentio e cansado e de andar lento , era um solitário visitante estrangeiro que estava no museu naquele instante . Escocês - mais precisamente da cidade de Glasgow - , chama-se SAMUEL L.DAVIDSON , tem uma remota origem familiar , por parte de mãe , em Portugal , e por isso mesmo acabou entendo a conversa ......Enxerido e falando português  , ele dirige-se ao "guardinha " e lhe diz o seguinte : " Engraçadinha ! Você ter gripe , você não ter nada ....eu ter diabetes ! " ( A história pode ser de mentirinha , mas o personagem - SAMUEL DAVIDSON - é real : nascido em 30 de julho de 1912 , só no período entre 1923 e 1994 ele injetou 77.200 doses de insulina ! ) . Acontece que nesse exato instante mais duas visitantes , ambas norte-americanas , chegam naquele exato instante e acabam ouvindo o escocês super ranzinza falar : mesmo sem entender bulhufas do que ele disse , as duas acabam entrando na conversa ( Caramba , só tem abelhudo nessa história ! ) e a mais jovem - bem corada , aparentemente saudável e que não revela seu nome - , com a ajuda e a tradução do impertinente escocês , começa contar seu drama .....
 
     Para espanto de todos , até mesmo de sua amiga , ele revela que de seu ovário direito foi retirada uma massa multicística , ou seja , um TUMOR pesando 137,6 quilos !!!! ( esse é outro fato real : a operação ocorreu em outubro de 1991 no Centro Médico da Universidade de Stanford , na Califórnia , durou 6 horas e acabou sendo chefiada pela professora KATHERINE O ´HANLAN ; a paciente , que tinha naquela ocasião 34 anos de idade e não teve o nome revelado , recuperou-se plenamente da cirurgia ) . A tal mulher revelou também que isso parece ser sina de família ( Êta familinha doente ! ) : seu bisavô - JAMES HENRY BRETT JUNIOR ( 1849-1961 ) - , que vivia em Houston ( Texas ) teve que ir "para a faca " quando já tinha inacreditáveis e intermináveis 111  e 115 dias de vida , ou mais precisamente em 7 de novembro de 1960 , para uma cirurgia no quadrio ( parece mentira e uma das tantas "abobrinhas " saídas da mente deste escriba , mas esse fato também real ) ......Bastante idosa - acredito que tivesse ter 82 anos - e aparentando ser uma pessoa extremamente tímida , daquelas que fazem economia de palavras , a amiga da mulher do tumor de Itu , chamava-se Ashley e foi a vez dela revelar seu drama : em 15 de março de 1989 removeram dela uma vesícula pesando inacreditáveis 10,4 quilos ( Esse é mais um fato da série "INACREDITÁVEL ! " : a cirurgia ocorreu no Centro Médico do Hospital Naval de Bethesda - Estado de Maryland - , teve como chefe o professor BIMAL C. GOSH e a paciente acabou tendo alta apenas 10 dias mais tarde ; o peso da vesícula equivalia mais ou menos a soma dos pesos de 3 recém nascidos ! ) . Acontece que um sujeito magro , de aspecto anêmico e que estava ali por perto , só de "butuca " ouvindo a conversa e seria justamente ele quem desempataria essa imaginária e bizarra disputa para ver quem tinha a pior doença : falando com dificuldade , ATANAGILDO - esse o seu nome - revelou , para assombro e espanto de todos os que estavam ali presentes , sofrer de praticamente todos os tipos de doença ! Bom, quem contará essa história não será esse limitado e humilde escriba mas sim o mestre do humor de São Chico - HILTON GORRESEN - em mais uma de suas impagáveis histórias .....BOAS RISADAS !
 
"
 
Durante muitos anos mantive um relacionamento diário com a Neusa ( ABAIXO ) . Santa companheira ! Foi sempre um alívio para minhas aflições e aborrecimentos .
 
Que Neusa ? Ah, sim, esqueci-me de apresentar : Neusaldina.
 
 Mais recentemente fui apresentado a um simpático casal : a alemã Frau Hérnia ( ABAIXO ) e o britânico Mr. Parkinson. Casal perfeito.
 
 Enquanto uma me travava os movimentos, o outro me deixava como uma pilha de energia ( ABAIXO ) . Nada como os opostos.
 
Esses dias, iniciei negociações com um notável cidadão de origem árabe, o senhor Al Zheimer ( ABAIXO ) . Meu círculo de boas amizades tem se ampliado ultimamente.
 
    Meu cálculo renal ( ABAIXO ) mereceu um registro no Guiness Book. Isso foi há uns três anos, mas minha marca até hoje não foi ultrapassada.
 
 O bendito do cálculo ( ABAIXO ) é maior do que o próprio rim, muito embora o rim em questão já esteja comido pela metade.
 
    Mas não tem nada, continuo seguindo em frente. Isso, claro, quando não tenho crise de labirintite ( ABAIXO ) , e costumo então andar em ziguezague.
 
 
    Hemorroidas ? ( ABAIXO ) Nem me falem !
 
Esses dias – culpa do Sr. Al Zheimer – acabei escovando os dentes com a pomada Hemovirtus. Imaginem o que fazer com a pasta de dentes...
 
    Andava uns tempos me sentindo mal, com sobrepeso, ocasionado pela tireoide ( ABAIXO , DE VERMELHO ) ;
 
felizmente sobreveio o diabetes que em pouco tempo me afinou o corpo, deixando-me elegante qual um dançarino espanhol.
 
 Somente não saí dançando para comemorar o novo físico por causa da artrose no joelho e do esporão no calcanhar.
 
 Foi tamanha a alegria que pensei em dar um grito ( ABAIXO ) para o mundo saber de minha sorte.
 
 Infelizmente, um acesso de bronquite ( ABAIXO )  me provocou espasmos de tosse tão violentos que quase vai junto a dentadura.
 
    Atualmente, estou inaugurando o Museu dos Medicamentos ( ABAIXO ) . Conservo em meu poder remédios que não existem mais há décadas : Antisardina, Urodonal, Phimatosan, Lugolina, Pílulas de Vida do Dr. Ross.
 
 O mais badalado, e por isso sofro constante assédio dos colecionadores, é o Rhum Creosotado, sobre o qual foi feita uma quadrinha publicitária nos assentos de ônibus ( ABAIXO ) no início do século 20 :
 
   '  Veja, nobre passageiro
    O belo tipo faceiro que você tem a seu lado
    E, no entanto, acredite, quase morreu de bronquite ( ABAIXO )
 
    Salvou-o o Rhum Creosotado '
 
Estou redigindo este diário aos poucos, conforme me permitem as condições físicas. Sempre tive vontade de escrever um livro  ( ABAIXO ) contando minha sofrida passagem por este mundo.
 
Se não fosse a tremedeira nas mãos, a dor nas costas, o glaucoma, e se as hemorroidas me permitissem sentar, faria... o que mesmo ?..."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário