quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Som de Joinville : Orgulhosamente Malandro

Acredite : um dos maiores show man de todos os tempos foi fruto de uma fuga ! Aliás , ROCK ´N ROLL TAMBÉM É INFORMAÇÃO : lá por 2003-2004 , ao me interessar e pesquisar tudo a respeito da icônica e saudosa banda inglesa QUEEN , soube que os pais do genial Farok Bulsara , vulgo FREDDIE MERCURY ( 1946-1991- ABAIXO ) , que eram indianos -veja só que ironia - com origem na hoje xiita , conservadoríssima e fechadíssima república islâmica do Irã e integrantes do grupo étnico-religioso PARSI , sendo portanto seguidores de um religião chamada ZOROASTRISMO .....
 
"Zoroastrismo ? Que raio é isso ? " Foram as perguntas que imediatamente me fiz , e foi assim que acabei chegando justamente àquele que acabou criando essa religião : ZOROASTRO ( ABAIXO ) , também conhecido como ZARATRUSTA . Acredita-se que ele tenha vivido entre os remotíssimos anos de 628 e 551 antes de Cristo , embora até hoje não tenha surgido nenhuma prova arqueológica de que ela tenha realmente existido .
 
Questionamentos histórico-arqueológicos à parte , acredita-se que ele tenha sido filósofo , astrólogo e matemático e que num belo dia teria tido uma visão : AHURA-MAZDÃ , ou o " SENHOR DA SABEDORIA " teria o escolhido para difundir e ensinar suas mensagens . Acredita-se também que como as ideias de Zoroastro incomodavam os poderosos da época , ele acabou tendo uma " morte matada "e o seu  túmulo estaria entre as ruínas da cidade de PERSÉPOLIS ( ABAIXO , UMA DAS RUÍNAS DE PERSÉPOLIS ) , um dos maiores tesouros históricos do planeta e primeira capital do Império Persa , que hoje é o Irã e , lenda ou verdade , o fato é que o zoroastrismo acabou tornando-se a religião oficial da Pérsia .
 
Provando que tolerância religiosa nunca foi muito o seu forte , os invasores árabes que ocuparam o país no século 7 e impuseram o islamismo , fizeram com que os seguidores do zoroastrismo deixassem a Pérsia , sendo que a maior parte deles  acabou buscando refúgio na Índia e dando origem ao grupo étnico-religioso do qual os pais do saudoso show man faziam parte ( um dos maiores nomes da música clássica , o maestro indiano ZUBIN MEHTA - ABAIXO -  , também é um parsi ) .
 
De maneira bem resumida , o zoroastrismo baseia-se na crença de que existe uma constante luta e interminável luta ORMUZD - ou AHURA-MAZDA - , o espírito do bem , e ARIMÃ - ou ANGRA-MAINYU - , o espírito do mau . Como em toda trama que se preze , o bem sempre vence no final , mas para isso é preciso que as pessoas colaboram com boas palavras , bons atos e bons pensamentos .( ABAIXO , OUTRA REPRESENTAÇÃO DE ZOROASTRO )
 
 Trata-se da mais antiga religião monoteísta do mundo ( ABAIXO , RELEVO ENCONTRADO EM RUÍNA NO IRÃ E QUE REPRESENTA O ZOROASTRISMO ) , que teve grande - senão total - influência sobre o judaísmo e o cristianismo primitivo e cujo número de praticantes , em 2004 , variava entre 145.000 e 210.000 pessoas ( infelizmente não existem números atualizados a respeito dos seguidores dessa religião : acredita-se que a maior parte deles viva na Índia ) .....
 
.A velha luta do bem contra o mau , do mocinho contra o bandido , do bem comportado contra o bad boy : saindo da História e da religião e entrando na história da música feita aqui em terras tupiniquins , encontraremos vários casos desses . Um exemplo ? Embora TIM MAIA e ROBERTO CARLOS tenham tido o mesmo habitat - o bairro carioca da Tijuca - e o mesmo berço musical - a banda de rock juvenil THE SPUTNIKS ( ABAIXO ) - são figuras completamente opostas :
 
ROBERTO CARLOS ( ABAIXO ) representa o lado bem comportado , sempre tendo feito questão de cultivar aquela imagem de bom moço , bom pai de família , religioso - até mesmo gravando músicas exaltando essa religiosidade e chegando a ter superstições pra lá esquisitas - , humilde e que de tão disciplinado , certinho e " caxias " , chega até a ser chato !
 
Já aquele saudoso , simpático , irreverente  e genial gordinho chamado Sebastião Rodrigues Maia , vulgo TIM MAIA ( 1942-1998 - ABAIXO )  , foi a perfeita personificação do que é ser um BAD BOY : personificação da palavra EXCESSO - tanto para o bem quanto o mal - , em seu dicionário não constavam palavras , como HORÁRIOS , COMPROMISSO e RESPONSABILIDADE , não abaixava a cabeça para as gravadores ( Tim  vivia denunciando a prática do "JABÁ " , ou seja , o pagamento por parte das gravadoras para que as músicas de determinado cantor ou banda tocassem nas rádios e emissores de TV ) ,  apesar de ter vivido uma curta fase místico-religiosa em sua vida , era um ateu convicto e , infinitamente mais talentoso que Roberto Carlos ( perdoem-me os fãs do eterno "Rei da Jovem Guarda " ) , infelizmente acabou falecendo muito antes do tempo ,vitimado por seus excessos .
 
 Na história do brasileiríssimo samba , houve algo parecido com esse , embora os seus protagonistas na verdade não chegassem a ser completamente diferentes ......Embora tivessem as mesmas paixões -A SEDUTORA E IRRESPONSÁVEL BOEMIA e o samba - e fossem  geniais letristas , NOEL ROSA ( 1910-1937 ) e WILSON BATISTA ( 1913-1968 ) eram de turmas distintas : Noel Rosa ( ABAIXO )  era o branco de classe média , com estudo ( embora jamais tivesse sido um modelo de aluno , Noel chegou a cursar a faculdade de Medicina , largando-a para se entregar à boemia ) e da cidade grande ( no caso , o subúrbio carioca de Vila Isabel ) ;
 
 já WILSON era o mulato de família humilde ,  de pouco estudo , que teve de " pegar no batente cedo " ( foi aprendiz de marceneiro e chegou a trabalhar como eletricista e contra-regra em um teatro na cidade do Rio de Janeiro ) e que veio de um modesta cidade  do interior ( Campos dos Goytacazes - ABAIXO -  , a principal cidade da longínqua e quentíssima região norte do Estado do Rio de Janeiro ) .
 
 Se 8 décadas depois do prematuro desparecimento do "poeta da Vila " , sua obra ainda é lembrada e exaltada , o mesmo , infelizmente , não se pode dizer em relação à vastíssima obra de Wilson , talvez até mais numerosa e expressiva que a de Noel ( entre o quase incontável número de canções compostas por Wilson ( ABAIXO )  , 175 delas podem ser consideradas clássicos , e até ícones do samba : músicas como , " ABIGAIL " , " CANSEI DE CHORAR " , " CHICO VIOLA " , " COWBOY DO AMOR " , " MARTÍRIO " , " MEUS VNTE ANOS " , " NÃO TENHO JUÍZO " , " POMBINHA BRANCA " e muitíssimas outras )......" WILSON BATISTA ? NUNCA VI MAIS GORDO ! " , deve estar pensando ou até dizendo você aí do outro lado . Bom , vamos lá .....
 
      Nascido em 3 de julho de 1913 , Wilson Baptista de Oliveira mudou-se com a família para a então capital federal no final da década de 20 e o então adolescente acabou não resistindo aos encantos e , principalmente às tentações da dita " Cidade Maravilhosa " : essas tentações atendiam pelos nome de CABARÉS NO BAIRRO DA LAPA ( o bairro - ABAIXO , UMA DE SUAS RUAS - é considerado o principal  habitat natural da hoje quase extinta espécie do Malandrus cariocus )
 
 e BAR ESQUINA DO PECADO ( Que nome sugestivo , não ? ) , na PRAÇA  TIRADENTES ( ABAIXO )  , um dos pontos de encontros de prostitutas , malandros , marginais , artistas e compositores naquela romântica cidade do Rio de Janeiro da primeira metade do século 20 .
 
 O estreito envolvimento de Wilson ( ABAIXO ) com típicos e legítimos representantes da malandragem carioca , especialmente os IRMÃOS MEIRA - dois notórios malandros - acabou rendendo à Wilson , por sinal diversas vezes , prisões por "vadiagem " . Imagine então , caro leitor e cara leitora , a reação que a família , especialmente ,  o pai de Wilson - um rigorosíssimo policial - deve ter tido ao saber do envolvimento do filho com pessoas "tão desclassificadas e imorais " .
 
Mais ainda : imagine a reação desse respeitabilíssimo senhor ao saber que , além disso , seu filho não só comporia em um futuro próximo músicas que EXALTAVAM A MALANDRAGEM ( " LENÇO NO PESCOÇO " , de 1933 ,  e " INIMIGO DO BATENTE " , de 1939 , são consideradas duas músicas-ícones do modo de ser do malandro carioca- ABAIXO -  e foi muito graças às canções de Wilson que acabou se criando uma imagem estereotipada e até romântica do malandro carioca :
 
um sujeito de sapatos pretos impecavelmente lustrados , chapéu panamá , calça branca , lenço no pescoço , camisa listrada de preto e branco e valente , sempre pronto para briga e com a sempre útil e inseparável navalha no bolso ; o personagem ZÉ CARIOCA - ABAIXO - , de WALT DISNEY , é fruto dessa imagem ) como , PIOR , elas seriam estrondosos sucessos ......
 
A malandragem pode até ter levado Wilson ( ABAIXO ) muitas vezes a acordar "vendo o sol quadrado " mas também acabou servindo para aflorar algo nobre : a MÚSICA . Ainda menino ele já tocava e compunha suas próprias canções ( Wilson chegou a fazer parte de dois grupos musicais em sua cidade ) e , por um breve período ( 1932-33 ) , chegou também a fazer da orquestra regida por ROMEU MALAGUETA , onde fez uma das segundas vozes e tocou pandeiro ( a primeira composição de autoria de Wilson - em parceria com Bendito Lacerda e Osvaldo Silva - a ter sido gravada foi o samba " POR FAVOR , VAI EMBORA " , em 1932 e que foi interpretada pelo obscuro cantor PATRÍCIO TEIXEIRA ) .
 
 Imagine agora a indescritível sensação de um jogador de futebol novato , ao estar formando uma dupla de ataque com ninguém menos que o português CRISTIANO RONALDO ( ABAIXO ) , um dos maiores jogadores da atualidade ......
 
pois , mal e porcamente comparando , essa foi a sensação que Wilson teve ao fazer a sua primeira canção em parceria - o samba " MIL E UMA TRAPALHADAS " - com José Barbosa da Silva , o SINHÔ ( ABAIXO ) , um dos autores do primeiro samba a ser gravado ( " PELO TELEFONE " , em 1917 ) . Curiosamente , essa música só veio a ser gravada nos anos 60 e , por sinal , por outro ícone da malandragem carioca : o sambista MOREIRA DA SILVA ( 1902-2000 ) .
 
 Em 1933 o sucesso começou a bater às suas portas : dois sambas de sua autoria - " BARULHO NO BECO " ( em parceria com Osvaldo Silva ) e " DESACATO " ( em parceria com Paulo Vieira e Murilo Caldas ) alcançaram considerável sucesso . O  sucesso também atrai muito "olho gordo " , e foi aí que surgiu uma das mais memoráveis disputas da história da música e quem acabou ganhando foi o apreciador da boa música , especialmente o fã de samba : como fruto da disputa NOEL ROSA X WILSON BATISTA surgiram pérolas da música tupiniquim , como " RAPAZ FOLGADO " , "MOCINHO DA VILA " , " FEITIÇO DA VILA " , " PALPITE INFELIZ " , "FRANKESTEIN DA VILA " e " TERRA DE CEGO " ( em 1956 a hoje extinta gravadora ODEON lançou um disco apenas com músicas resultantes dessa disputa , que recebeu o nome de "POLÊMICA " - ABAIXO - e teve suas músicas interpretadas pelos cantores ROBERTO PAIVA e FRANCISCO EGÍDIO ) .
 
De tanto brigarem , uma hora Noel e Wilson tinham de fazer as pazes : eles acabaram tornando-se amigos e fizeram , em parceria , a música " DEIXA DE SER CONVENCIDA " ( Noel fez a letra e Wilson , a melodia ) . Após fumar o "cachimbo da paz " com seu antigo adversário e fazer cantores , como FRANCISCO ALVES , SÍLVIO CALDAS , MURILO CALDAS e CASTRO BARBOSA brilharem , agora era a vez de Wilson ser A ESTRELA : em 1936 , juntamente com o cantor-compositor ERASMO SILVA ( ABAIXO ) , o pianista LAURO PAIVA e o percussionista ROBERTO MONTEIRO , ele acabou formando um grupo , que por sinal chegou a se apresentar na cidade natal de Wilson , Campos dos Goitacazes .
 
Após o breve retorno do bom filho á sua casa , veio a mudança : ao retornar ao Rio de Janeiro , o que era um quarteto virou uma dupla - Wilson-Erasmo - , a VERDE E AMARELO . Embora tenha durado pouco tempo , a dupla chegou a se apresentar em Porto Alegre e até em Buenos Aires ( chegaram a viver a trabalhar por lá durante 3 meses ) ; teve passagens pelas rádios ATLÂNTICA ( Santos ) , RECORD e TUPY ( ambas de São Paulo ) e MAIRYNK VEIGA ( Rio de Janeiro - ABAIXO  ) e gravou um disco , juntamente com as IRMÃS VIDAL , de apenas 2 músicas ( " ADEUS , ADEUS " e "ELA NÃO VOLTOU " ) , obtendo um relativo sucesso .
 
     Em 1939 as coisas já estavam em diferentes : a dupla com Erasmo Silva já não mais existia e , numa daquelas típicas e ridículas decisões de uma ditador - no caso , GETÚLIO VARGAS ( 1882-1954 - ABAIXO ) as velhas canções exaltando a malandragem agora teriam da dar lugar á músicas que exaltassem o TRABALHO e , principalmente o ditadorzinho - no sentido literal da palavra - que estava no poder ......
 
A saída foi fazer novas parcerias - com nomes , como ATAULFO ALVES , GERMANO AUGUSTO , GERALDO PEREIRA , HAROLDO LOBO e NASSARA - e  fazer letras que retratassem os tipos humanos existentes na cidade do Rio de Janeiro , muitos deles folclóricos . A partir dali , e até 1962 , Wilson tornou-se uma verdadeira fábrica de fazer sucessos , especialmente sambas e marchas carnavalescos , como " MANIA DA FALECIDA " , "OH ! SEU OSCAR " , " ACERTEI NO MILHAR " , "EMÍLIA " , "ROSALINA " , " NO BOTECO DO JOSÉ " e , principalmente , " BONDE DE SÃO JANUÁRIO " , o grande sucesso do Carnaval de 1941 ( ABAIXO , DESFILE DE ESCOLA DE SAMBA NO CARNAAL DAQUELE ANO ) .
 
 O sucesso e ainda a honra de ter suas composições interpretadas por nomes , como MOREIRA DA SILVA , LINDA BATISTA , CIRO MONTEIRO e outros nomes bem menos conhecidos e cotados , não impediu que Wilson continuasse a ter dissabores : em 1956 a música " TODO VEDETE " , uma referência a um tradicional baile gay que acontecia no teatro João Caetano , no Rio de Janeiro , acabou sendo CENSURADA . E olha que o então presidente da república , o mineiro JUSCELINO KUBITSCHEK DE OLIVEIRA ( 1902-1976 - ABAIXO  ) é conhecido por ter sido um dos mais liberais e democratas presidentes que o Brasil já teve , imagine então se não fosse !
 
Ironicamente , o velho boêmio e que tanto exaltara e contribuíra para construir a imagem do malandro carioca termino seus dias como um burocrata : por ocasião de sua morte , em 7 de julho de 1968 , Wilson ( ABAIXO ) trabalhava como fiscal na entidade que ajudara a criar , a UNIÃO BRASILEIRA DOS COMPOSITORES ( UBC ) , sendo enterrado na tumba da entidade , localizada no cemitério carioca do Catumbi ......
 
Joinville tem SAMBA ? Tem , sim senhor ! E dos bons ! No vídeo que você irá conferir dois "bambas " do samba local - o violonista GUSTAVO MACHADO e a cantora RAFAELA ANTONIOLI ( ABAIXO ) - prestam uma justíssima homenagem ao mestre Wilson , tocando e cantando uma de suas canções .....PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=2Tlawlqt8lM
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário