quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Por Quatro Dias.....

Olá , tudo bem ? Você está preparado , e preparada , para responder uma pergunta ? Já vou avisando : pense e , principalmente , UTILIZE MUITO DE SUA IMAGINAÇÃO antes de responde-la ! Então lá vai : que definição você daria para a palavra SONHO ? Não , não vale responder que é aquela deliciosa massa arredondada e recheada e coberta de açúcar encontrada nas padarias ( ABAIXO - Este gordo escriba até já ficou com água na boca ! ) .....
 
Está certo , darei mais um tempo para que você pense  .....Huuummm , você ainda não encontrou palavras para definir algo tão especial ? ( ABAIXO , MULHER SONHANDO )  Pois a minha e inseparável amiga ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL lhe dará uma força ! Ela traz um longo texto a respeito desse tema e irei reproduzir os seus principais trechos :
 
" Na antiguidade os sonhos eram tidos como mensagens que alguma potência sobrenatural enviava ao homem , prevenindo-o sobre determinadas ocorrências . Entre os povos primitivos em que a ONIROMANCIA ( arte de interpretar sonhos - ABAIXO ) exerce papel importante , os sonhos assumiam idêntico caráter . O sonho , do ponto de vista do ANIMISMO ( religiões típicas de sociedades tribais , em que animais e elementos da natureza personificam divindades e espíritos ) , era tido como uma visita que a alma de um corpo morto efetuava à alma de um corpo vivo ....."  ,
 
  ".....A Teosofia , ciência de Deus , confere aos sonhos uma importância destacada e , para explicar o seu mecanismo , justifica que enquanto o indivíduo dorme , o cérebro etéreo , o corpo astral e o ego afastam-se do corpo físico , resultando daí os sonhos ....." ,
 
 " .....Apesar de todas as divergências surgidas , é inegável que a assertiva de FREUD ( SIGMUND FREUD - ABAIXO - , cientista que viveu entre 1856 e 1939 , nascido em Praga - então parte do Império Austro-Húngaro e hoje capital da República Tcheca - e tido como o criador da Psicanálise ) , de que o sonho era sempre a EXPRESSÃO DE UM DESEJO INCONSCIENTE OU RECALCADO durante a vigília e que SE REALIZAVA NO PENSAMENTO DO SONO , disfarçando-se sob formas simbólicas várias , significou um grande avanço no ramo da Psicanálise . A partir daí , possibilitou-se descobrir fatos que , no estado de vigília , o indivíduo tenta ocultar . " ......
 
Após esta pequena aula que minha amiga acabou de nos dar , fiquei pensando no quanto a ARTE já abordou e representou essa capacidade tão única e especial que a nossa espécie tem  ( isso sem contar aquele histórico discurso feito em Washington , em 1963 , pelo pastor evangélico e grande ativista negro MARTHIN LUTHER KING - ABAIXO - em esse que expôs seu SONHO de ver negros e brancos irmanados e convivendo harmoniosamente ) , aliás , por sinal , uma das funções primordiais da ARTE é FAZER AS PESSOAS SONHAREM !
 
 É até complicado e praticamente impossível apontar qual produção artística até hoje tenha melhor representado o que é um SONHO mas em todo o caso irei citar um exemplo......Sabe aquele grupo musical sueco formado por 2 casais - o ABBA ( ABAIXO )  - , que fez muito sucesso nos anos 70 e marcou época com sucessos , como " FERNANDO " e " DANCING QUEEN " ? Pois é , talvez a mais bela canção do quarteto da gelada Suécia é justamente a respeito de SONHO :
 
 a música em questão chama-se "I HAVE A DREAM " e é a terceira faixa do disco " VOULEZ VOUS " ( ABAIXO ) , lançado em abril do "jurássico " ano de 1979 . Eis o trecho inicial da música : " Eu tenho um sonho / Uma canção para cantar / Que me ajuda a enfrentar / Qualquer coisa / Se você vê maravilhas / Em um conto de fadas / Você pode agarrar o futuro , / Mesmo se você falhar ....." Após esta micro viagem poético-fantasiosa , irei fazer uma rápida recapitulação :
 
 na semana passada contei a história de 4 pessoas - o senador CÂNDIDO ABREU , o empresário FIDO FONTANA e sua esposa e o major do Exército FELINTO BRAGA - que partiram de AUTOMÓVEL , mais precisamente um Oldsmobile , de Curitiba rumo a Joinville . Em uma aventura ao mesmo tempo maluca e heroica , passaram por cidades , como Rio Negro , São Bento do Sul e Campo Alegre ; localidades então praticamente isoladas , como LENÇÓIS ( ABAIXO , EM DATA INDEFINIDA ) e ESTRADA DOS POLACOS ( ambas em São Bento do Sul ) ;
 
vivenciaram situações curiosas e até mesmo cômicas e enfrentaram uma série de dificuldades , como estradas e caminhos pessimamente conservados , subidas , morros , frio , chuva , neblina e as próprias limitações técnicas do automóvel que os conduziu , embora para os padrões da época um Oldsmobile fosse uma máquina moderníssima . ( ABAIXO , UM OLDSMOBILIE MODELO 1906 )
 
Mais precisamente às 6 horas e 45 minutos do 21 de maio de 1907 , ou exatamente 158 quilômetros , 9 horas e 7 minutos depois de terem saído de Curitiba ( andaram a uma velocidade média de 18 quilômetros por hora , algo espantoso para a época ) , finalmente chegaram a Joinville : acabaram tendo uma recepção digna hoje em dia de um pop star e acabaram sendo saudados , entre outros pelo então telegrafista e hoje nome de rua INÁCIO BASTOS ( 1862-1918 - ABAIXO , MAIS AO FUNDO DA FOTO E NA CONFLUÊNCIAS ENTRE OS RIOS BUCAREIN E CACHOEIRA , O ANTIGO PORTO DO BUCAREIN , QUE LOCALIZAVA-SE AO FINAL DA RUA INÁCIO BASTOS ) .......
 
Sem entender nada , você deve estar perguntando : " MAS O QUE ISSO TEM A VER COM SONHOS ? " . Calma , que já chegarei lá ! Como os 4 curitibanos não eram de ferro e também eram filhos de Deus , acabaram tendo um merecidíssimo descanso e pernoitando em um HOTEL DA CIDADE ( infelizmente os jornais da época não revelaram que hotel era esse - ABAIXO , O HOTEL BECKAMNN , QUE ACREDITO TER SIDO O LOCAL ONDE PERNOITARAM  ) . Chegar a Joinville e não conhecer a cidade , após tanto tempo de viagem, sacrifícios e dificuldades , não faria o mínimo sentido , não é mesmo ? Pois no dia seguinte a sua chegada na cidade , o quarteto passeou pela área central de Joinville .......Opa ! Era justamente aí onde ei queria chegar !
 
       Imagine agora aquela cidade DOS SONHOS : aquele lugar que embora seja  pequeno é aconchegante , encantador , florido e com ruas e espaços públicos SEM NENHUM TIPO DE SUJEIRA ; tenha um povo receptivo , acolhedor , educado e consciente ; onde , embora ainda não existam automóveis , as ruas são largas e perfeitamente conservadas e que , mesmo sendo uma cidade pequena , já mostra sinais evidentes de progresso ......( ABAIXO , CRUZAMENTO ENTRE AS RUAS BARÃO DO RIO BRANCO E SETE DE SETEMBRO , EM FOTO DE DATA INDEFINIDA )
 
A germânica e pacata Joinville daquele remoto 1907 ( ABAIXO , RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA HEINZELMANN NA ENTÃO  RUA PIRIRANGA , HOJE PLÁCIDO OLÍMPIO DE OLIVEIRA ) era um desses pequenos paraísos na Terra , um lugar dos sonhos parecendo ser cenário de um daqueles fantásticos contos de fadas , uma verdadeira SHANGRI-LÁ ( nome de uma  cidade paradisíaca e fictícia , cenário do livro ' HORIZONTE PERDIDO " , lançado em 1925 )  !
 
Diante dos mal tratos - ou ESCANGALHAMENTOS , como gosta de dizer um amigo deste escriba - que as sucessivas desadministrações municipais têm feito à cidade desde 1989 ( ABAIXO , O PRIMEIRA DESTA SEQUÊNCIA DE DESPREFEITOS : O TIJUQUENSE LUIZ GOMES , QUE GOVERNOU JOINVILLE ENTRE 1989 E 1992 ) , infelizmente junto com moradores locais ( ao contrário do que erroneamente pensam e dizem muitos , tem muito "joinvilense da gema " que depreda a cidade ) , o texto que irei reproduzir a seguir gera um sentimento misto de TRISTEZA , VERGONHA e RAIVA ......
 
Como cheguei a comentar na semana passada , o jornal curitibano "A NOTÍCIA " foi o veículo que trouxe o mais extenso e complexo relato da epopeia protagonizada pelo quarteto e eis a descrição que ele fez do passeio pela cidade : " O dia seguinte foi todo elle empregado em visita a bella cidade catharinense , com sua ruas largas e bem macadamizadas , sendo abastecida d´agua por pequenos chafarizes espalhados em profusão por todos os pontos da cidade . ( ABAIXO , A ANTIGA PRAÇA LAURO MUELLER , EM LOCAL ONDE HOJE ESTÁ BIBLIOTECA PÚBLICA ROLF COLIN )
 
    A cidade tem o aspecto florido de um bem cuidado jardim : as flores plantadas entre os passeios e as casas produzem uma impressão alegre e agradabilíssima aos visitantes .
 
 
    Uma observação que logo se faz sentir ao percorrer a cidade consiste consiste no facto de não  verificar-se qualquer damno nos canteiros apesar de estarem estes ás mãos de transeuntes ; Joinville tem o mérito de não conhecer o garoto damninho , que se delicia em destruir o que encontra , sob ação do seu instinto maligno . ( ABAIXO , RESIDÊNCIA LOCALIZADA NA ENTÃO DEUTSCHSTRASSE , OU RUA ALEMÃ , A ATUAL VISCONDE DE TAUNAY )
 
    O aceio da cidade  relembra as páginas do grande Ramalho a descrever as cidades FLAMENGAS ( não é o time de futebol mas sim as cidades da região de Flandes , na Bélgica ) ; é irreprehensível , quer no que diz respeito à Municipalidade , quer  toca aos particulares que se esmeram em conservar suas vivendas bem cuidadas e encantadoras com seus jardinzinhos floridos e rizonhos . ( ABAIXO , A ENTÃO CACHOEIRASTRASSE , OU RUA CACHOEIRA , A ATUAL RUA PRINCESA ISABEL )
 
    Está a cidade dotada de um magnífico mercado , de um bello e hygienico Hospital e de um Grupo Escolar bem espaçoso ( o tal grupo escolar era a ESCOLA DO PADRE CARLOS BOERGERSHAUSEN , em local - ABAIXO - que entre 1936 e 1974 sediou a Prefeitura e que acabou sendo demolido para a abertura da AVENIDA JK ) .
 
Diversas fábricas de tecidos de meia , de pregos , de arame farpado e de herva mate , denunciam a existência de uma população laboriosa e activa . ( ABAXO , A FARMÁCIA DELITSCH , LOCALIZADA NA ESQUINA ENTRE AS RUAS DO PRÍNCIPE E 15 DE NOVEMBRO )
    Brevemente será inaugurada uma fábrica de tecidos de algodão . ( a fábrica em questão é a MALAHARIA LEPPER )
 
    Todos os excursionistas se mostram encantados com a RISONHA CIDADE que tinha excedida a expectativa ....." ( ABAIXO , A AFAMADA CONFEITARIA PERTENCENTE A JULIUS KROEHNE E LOCALIZADA NA RUA DO PRÍNCIPE E ONDE PROVAVELMENTE O QUARTETO DEVE TER FEITO UM DELICIOSO LANCHE )
 
    Após a diversão , a realidade : havia chegado a hora de voltar . O quarteto saiu de Joinville na manhã de 23 de maio de 1907 , mais precisamente às 6 horas , e tiveram - durante cerca de uma hora - uma viagem relativamente tranquila , embora na véspera tivesse chovido , complicando ainda mais a vida deles ( ABAIXO ,  O TRECHO DO QUILÔMETRO 51 DA ESTRADA DONA FRANCISCA EM FOTO TIRADA EM 1915 ) . Só que nas proximidades de Campo Alegre aconteceu aquilo com o que certamente eles não contavam : o automóvel parou de funcionar ou , nas palavras de um jornal da época , "TEVE UM DESARRANJO " ( KKKK !!!! ) .....
 
.A rigor esse , felizmente , acabou sendo o único contratempo que o quarteto acabou tendo em sua viagem de retorno e em 24 de maio cada um deles já estava de volta a Curitiba e às suas "humildes " residências : terminou ali a epopeia das PRIMEIRAS PESSOAS A CIRCULAREM EM UM AUTOMÓVEL EM JOINVILLE ( ABAIXO , FIDO FONTANA - À ESQUERDA - EM FOTO DE 1904 E NAQUELE QUE FOI O PRIMEIRO AUTOMÓVEL DE CURITIBA ) ......Epa ! Agora , a REVELAÇÃO : MENTI DESCARADAMENTE para você ! Aliás , por apenas 4 DIAS de diferença essa mentira não se tornou uma verdade .....
 
Entre aquelas cerca de 20.000 pessoas que viviam naquela Joinville de 1907 havia uma que estava décadas à frente da grande maioria de seus conterrâneos e contemporâneos . Seu nome ? ADOLF TRINKS : membro de uma das mais antigas e tradicionais famílias da cidade , era proprietário - juntamente com GUSTAV GROSSEMBACHER - de uma fundição e oficina mecânica ( GROSSEMBACHER E TRINKS - ABAIXO ) , fora responsável pela instalação do PRIMEIRO APARELHO TELEFÔNICO em Joinville (  aproveito a oportunidade para já ir adiantando : esse será o destino de nossa próxima viagem pela história de Joinville ) 
 
e em fins de 1910 , juntamente com Gustav Grossembacher , BERNHARD OLSEN e LUIZ RITZMANN , fundara a EMPRESA FERROCARRIL JOINVILLENSE , empresa que explorou , no período entre 29 de janeiro de 1911 e 10 de abril de 1917 , aquele que veio a ser o primeiro serviço de transporte coletivo da cidade , BONDES PUXADOS POR BURROS . ( ABAIXO , UM RARÍSSIMO REGISTRO DA INAUGURAÇÃO DESSE SERVIÇO , EM 29 DE JANEIRO DE 1911 : A FOTO FOI TIRADA NA ENTÃO RUA DO NORTE , HOJE DOUTRO JOÃO COLIN )
 
E foi justamente por sua iniciativa , ou mais precisamente por uma importação feita por uma de suas empresas - TRINKS SUCESSORES - que em 17 de maio de 1907 , ou 4 dias antes dos curitibanos , os abismados joinvilenses pela primeira vez acabaram tendo a oportunidade de ver um automóvel ( ABAIXO ) - que levou cerca de 2 meses para ser montado -  circulando pelas ruas da cidade e que , curiosamente era da mesma marca que a do automóvel do quarteto corajoso de Curitiba : um Oldsmobile . Se , mesmo hoje em dia , um automóvel ainda é capaz de chamar a atenção e mexer com a maioria das pessoas  , imagine então em 1907 !
 
Embora praticamente 11 décadas tenham se passado desse acontecimento , é muito fácil imaginar a reação das pessoas ao se depararem com aquela moderna e "estranha " novidade ( ABAIXO ) , que era capaz de se locomover sem a ajuda e cavalos e burros - no bom sentido , é claro - e que ainda por cima era capaz de andar a uma velocidade de até "fenomenais " 20 quilômetros por hora : um sentimento que misturava surpresa , espanto , admiração , fascinação , incredulidade e até mesmo ORGULHO .
 
 Aquele Oldsmobile não era apenas o automóvel do " senhor Trinks " : ele era o AUTOMÓVEL DA CIDADE JOINVILLE ( ABAIXO ) , afinal a cidade foi uma das primeiras em Santa Catarina onde um automóvel circulou e possivelmente também uma das primeiras do Brasil . Mesmo antes de sua chegada , um dos jornais da cidade traduziu e resumiu bem esse sentimento de orgulho : " ' O AUTOMÓVEL ' deve chegar brevemente á esta cidade , talvez o segundo introduzido em nosso Estado . É seu proprietário o Snr . Trinks " .....
 
Empreendedor , visionário e pioneiro , Adolf Trinks também era ESPERTO : ele logo percebeu que aquela "exótica " e fascinante novidade também poderia lhe render alguns "trocados " , ou melhor , muuuuitos "trocados " ! Quem quisesse fazer uma passeio tendo como ponto inicial a ESTAÇÃO FLUVIAL ( localizada junto ao antigo porto do Mercado Municipal- ABAIXO -  e na altura da rua Sete de Setembro ,  funcionou até a década de 30 e dali saíam embarcações , sempre a passeio , rumo a São Francisco )  e como destino qualquer local de Joinville , teria que sacar do bolso a bagatela de 1 mil-réis ; já quem quisesse ter o prazer de conduzir aquela máquina , pagaria 5 mil-réis pelo aluguel .
 
Primeiro jornal de Joinville , impresso em alemão durante praticamente todos os seus longos 80 anos de existência ( circulou entre 20 de dezembro de 1862 e 21 de maio de 1942 ) e verdadeiro diário coletivo daqueles que fizeram Joinville surgir , crescer e se desenvolver , obviamente o "KOLONIE ZIETUNG " ( ABAIXO , PÁGINAS DE EDIÇÃO DE 1920 DO "KOLONIE ZEITUNG " ) não ficou imune à essa novidade e em uma de suas edições publicou o seguinte anúncio : " Atravessando Joinville de automóvel ! Todas as tardes , a partir das 6.30 , se o tempo permitir , o AUTOMÓVEL do Snr.Trinks leva passageiros de passeio pela cidade . Preço por pessoa 500 réis . Grossembacher E Trinks . "......
 
FERRARI  ( ABAIXO ) , CITROEN , MITSUBISHI , TOYOTA , LAMBORGHINI , MERCEDES BENZ , BMW ,PORSCHE ......sem sombra de dúvida , máquinas que além de simbolizam FORÇA , MODERNIDADE , VELOCIDADE e TECNOLOGIA , também representam PODER , DINHEIRO , STATUS , FAMA e , por que não , também SEXO .
 
Um daqueles apaixonados com certeza discordaria disso : para ele um Fusca 1969 é infinitamente mais valioso do que uma Ferrari recém saída da fábrica . No interessante vídeo do dia a jornalista joinvilense KAROLINE MEYER ( ABAIXO ) conversa com alguns desses apaixonados e que costumam se reunir , com suas possantes e bem conservadas máquinas na rua Leite Ribeiro , junto a antiga Estação Ferroviária . PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=GcyPoYc-za4
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário