quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Som de Joinville : Gênio Azarado

GARRIDA LÁBARO CLAVA PENHOR BRADO FULGURADA ......Não , o que você acabou de ler não é nenhum frase escrita no hoje praticamente morto LATIM . " MAS ENTÃO QUE RAIOS QUER DIZER ISSO ? " , neste exato momento está perguntando o sempre fiel e curioso leitor , e leitora , do ALAMEDA CULTURAL .
 
Talvez você até já tenha percebido : incrivelmente esses "palavrões " fazem parte do longo , difícil , chato , anacrônico e quase indecifrável HINO NACIONAL BRASILEIRO ! ( uma das musas da Jovem Guarda , VANUSA - ABAIXO -  , que o diga : em 2009 ela cantou o hino de uma maneira , digamos , "sonolenta " .....)  
 
Por todo o conjunto da obra -  um país tão carente de educação - tanto dentro quanto fora das escolas - , cidadania , PATRIOTISMO ( não confundir com NACIONALISMO : o patriota tem consciência de seus direitos e deveres , ama sua pátria mas respeita as demais nações ; já o nacionalismo é irmão da XENOFOBIA , ou seja , aquele sentimento daninho em que há raiva e desconfiança por tudo o que vem de fora ) , onde tudo o que vem de fora "é bom " e o que é nacional " não presta " ( o genial e saudoso escritor , jornalista e dramaturgo NELSON RODRIGUES - ABAIXO - classificou brilhantemente esse sentimento de " NARCISMO ÀS AVESSAS " )
 
 e onde SER HONESTO está virando cada vez mais uma virtude ( ontem foi postado um vídeo no Facebook em que uma multidão SAQUEAVA A CARGA de uma carreta tombada em uma estrada no interior de Minas Gerais..... ) - chega a ser IRÔNICO - para não dizer CÔMICO - que o Brasil tenha um hino como esse !
 
 Embora a melodia do Hino Nacional brasileiro date de 1822 , pouco depois da proclamação da independência ( seu autor foi o maestro , compositor e professor carioca FRANCISCO MANUEL DA SILVA- ABAIXO -  e ironicamente ele se tornou popular em 1831 , para comemorar a abdicação ao trono do então imperador e autor do famoso "Grito do Ipiranga " : o português , narcisista , mulherengo , aventureiro , impetuoso , autoritário e , dizem , também "mão de vaca " DOM PEDRO I ) ,
 
ele levou quase 1 século para ter uma letra : a letra atual data de 1909 . Nesse meio tempo o hino chegou a ter várias letras e em 1890 o então recém instalado governo republicano ( ABAIXO , O ENTÃO PRESIDENTE : O VAIDOSO E INCOMPETENTE MARECHAL ALAGOANO MANUEL DEODRO DA FONSECA ) chegou a promover um concurso para trocá-lo por outro hino ( diante da gigantesca rejeição popular , optou-se por se manter o hino ).......
 
Outro fato curioso : foi só em 21 de agosto de 1922 , mais especificamente por meio da lei 4.559 ( o então presidente da república era o juiz paraibano EPITÁCIO PESSOA - ABAIXO )  que o governo adquiriu - por 5 contos de réis , uma verdadeira fortuna à época - os direitos autorais da letra do hino .
 
Seriam necessários ainda mais quase 5 décadas para a atual versão do Hino Nacional brasileiro fosse enfim OFICIALIZADA : em 1971 vivia-se o auge da nada saudosa ditadura militar ( o ditador de plantão era o general gaúcho EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI - ABAIXO ) e a oficialização ocorreu por meio da lei 5.700 , de 1 de setembro ( É , até mesmo para mesmo se oficializar um hino as coisas andam às passos de tartaruga aqui em terras tupiniquins ! ) ......
 
Cheio , ou cheia , de curiosidade , você está aí do outro lado perguntando : " MAS , AFINAL QUEM FOI O SORTUDO E ' ILUMINADO ' AUTOR DA LETRA DO HINO NACIONAL ? Ele atendia pelo nome de JOAQUIM OSÓRIO DUQUE ESTRADA ( 1870-1927 ) e nasceu em Vassouras ( ABAIXO )  , uma simpática e histórica cidade do Rio de Janeiro , que no século 19 chegou a viver um período de prosperidade graças ao cultivo do CAFÉ , feito com mão-de-obra escrava . Embora tenha até chegado a cursar Direito , não conclui essa faculdade : em 1887 , portanto quando tinha apenas 17 anos ,  começou a trabalhar na atividade JORNALÍSTICA e exerceria esse ofício praticamente até os dias de sua vida .
 
De intensa atividade política , especialmente em sua juventude ( Joaquim foi um ativo militante dos movimentos abolicionista e republicano ) , Joaquim também foi diplomata , escritor , professor , inspetor de ensino , bibliotecário e ainda poeta nas horas vagas : filho e afilhado de militares , seus poemas tinham como uma de suas marcas registradas o nacionalismo e eram tipicamente PARNASIANOS ( explicando resumidamente : o parnasianismo foi um gênero literário muito em voga entre fins do século 19 e o princípio do século 20 e cujos poetas preocupavam-se mais com a sonoridade e a beleza das palavras do que propriamente em escrever algo que pudesse ser entendido pelos leitores - ABAIXO O GRANDE EXPOENTE DESSE GÊNERO : OLAVO BILAC ) .
 
Embora tenha sido dono de uma expressiva produção literária ( isso inclui 14 livros publicados e um número quase incontável de artigos publicados em várias revistas ) e chegado até a ocupar a cadeira de número 17 da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS , Joaquim ( ABAIXO ) acabou ficando mais conhecido - além , obviamente , da composição da letra do Hino Nacional - por " METER O SARRAFO NAS OBRAS DOS OUTROS " do que propriamente pela qualidade de suas própria obras :
 
entre 1914 e 1924 foi um ácido e temido crítico literário nos jornais cariocas  Correio da Manhã , Imparcial e Jornal do Brasil . Em tempo : com a  exceção da letra do Hino Nacional brasileiro , NENHUMA DAS OBRAS de Joaquim ( ABAIXO ) - até mesmo as suas ácidas críticas feitas às obras dos outros - foi eternizada e todas elas acabaram caindo no esquecimento !
 
     Resumo da ópera : além de estar a bilhões de anos-luz de ser uma  das grandes obras da riquíssima música tupiniquim , o Hino Nacional brasileiro teve autor de sua letra uma figura pouco expressiva e praticamente esquecida  da literatura nacional ......E é aí que surge a inevitável pergunta : " ENTÃO , QUAL SERIA A MÚSICA QUE DE REPENTE PODERIA SUBSITUIR O HINO NACIONAL ? " . Trata-se de uma pergunta bastante difícil de ser respondida e inúmeras músicas poderiam ser apontadas como possíveis candidatas . O autor ( ABAIXO ) de uma delas , por sinal , teve o perfil do típico brasileiro comum : talentoso , criativo e nascido em uma família bastante pobre , ele teve de ralar na vida para chegar onde chegou.......
 
" Carioca da gema " , mais especificamente do subúrbio de Piedade , WALDIR AZEVEDO foi criado no bairro de Engenho Novo e já com 7 anos de idade gostava tanto de música que para poder comprar uma FLAUTA TRANSVERSSAL teve que fazer algo inimaginável nos dias atuais , ainda mais em época de POLITICAMENTE CORRETO , ECOLOGIA e DIREITOS DOS ANIMAIS : aprisionou e vendeu passarinhos......
 
Já adolescente , Waldir ( ABAIXO )  costumava frequentar uma reunião de amigos , sempre aos sábados à tarde , e foi justamente por influência deles que ele acabou trocando a flauta pelo bandolim e , pouco depois , pelo CAVAQUINHO , instrumento que tocaria até o fim da vida e do qual é considerado o grande mestre tupiniquim .
 
Embora já se apresentasse em público desde os 10 anos de idade e desde muito cedo já demonstrasse ter uma impressionante e admirável vocação para a música , o sonho de Waldir era outro : SER PILOTO DE AVIÃO . Para tristeza dele e suprema felicidade da música brasileira , especialmente do brasileiríssimo CHORINHO , ele ( ABAIXO ) acabou sendo reprovado nos testes em virtude de problemas cardíacos e o jeito foi ganhar a vida trabalhando como funcionário público , mais especificamente como funcionário da Light , a empresa produtora e distribuidora de energia elétrica na cidade do Rio de Janeiro .
 
 Imagine a seguinte situação : você está curtindo sua Lua de Mel e , de repente e no meio do "bem bom " , você de um amigo a notícia de algo que em breve irá mudar a sua vida .......Pois é , corria o ano de 1945 e Waldir estava com sua cara metade na aprazível e simpática estação climática de Miguel Pereira ( ela está localizada na região centro sul do Estado do Rio de Janeiro e a 120 quilômetros da capital daquele Estado ) quando , de repente , um amigo telefonou para ele dando-lhe a boa nova : ele agora era o mais novo integrante do grupo liderado pelo grande violonista-compositor DILERMANDO REIS ( 1916-1977 - ABAIXO ) e que era contratado da rádio carioca CLUBE DO BRASIL ( hoje a emissora tem o nome de MUNDIAL e é uma das mais antigas do país : surgiu em 1924 ) .......
 
Em 1947 viria outra maravilhosa notícia : Dilermando Reis deixou o grupo e Waldir agora era o seu novo líder . Teve início alia ascenção daquele que os especialistas e músicos consideram quase que por unanimidade como o grande mestre não só do cavaquinho mas do próprio chorinho : ao longo da década de 50 ele foi um dos mais populares músicos brasileiros , tendo emplacado sucessos , como " PEDACINHO DO CÉU " , " CHIQUITA " e " VÊ SE GOSTAS " . Logo o Brasil tornou-se pequeno demais para seu talento ímpar : durante 11 anos , juntamente com seu grupo , Waldir ( ABAIXO )  excursionou por países da América do Sul e Europa , sendo que duas dessas excursões foram organizadas e financiadas pelo Ministério das Relações Exteriores , visto que Waldir tornou-se um dos grandes ícones nacionais .
 
No Japão , na Alemanha e nos Estados Unidos , então , foi uma loucura : as canções do mestre do chorinho estavam entre as mais tocadas e gravadas nesses países , tendo uma popularidade que chegava talvez a igualar a dos Beatles ! Para se ter uma ideia , nos Estados Unidos , a orquestra regida por PERCI FAITH ( ABAIXO ) regravou a música " DELICADO " e acabaram sendo vendidas perto de 1 milhão de cópias dessa gravação ......Fama , reconhecimento , sucesso , dinheiro .....que poderia querer algo melhor ? Mas , incrivelmente , as coisas de repente passaram a dar errado para o mestre do chorinho ......
 
     Em 1964 sua filha- MIRIAM -  , então com apenas 18 anos , acabou falecendo ; em 1971 , quando já residia em Brasília , Waldir acabou perdendo o seu dedo anular em um acidente com seu cortador de grama e em 1980 os velhos problemas cardíacos acabaram voltando com tudo : naquele fatídico 21 de setembro de 1980 , mais especificamente no Hospital da Beneficência Brasileira ( São Paulo - ABAIXO ) , o mestre do chorinho veio a falecer , aos 57 anos de idade ( nascera em 27 de janeiro de 1923 ) ......
 
Ironicamente , ele faleceu justamente em uma época em que sua carreira estava sendo retomada e às vésperas de gravar um disco . Acabou deixando um legado vasto e valiosíssimo : entre 1949 e 1979 gravou 56 discos , incluindo os hoje dinossauricos e desaparecidos discos ( ABAIXO )  de 78 rotações ( entre esses discos estão 3 trabalhos póstumos : os discos " DELICADO " e " DOIS BICUDOS NÃO SE BEIJAM " , ambos de 1995 , e o disco " MEUS MOMENTOS " , de 1996 ) , e uma longa lista de 75 músicas que podem ser consideradas clássicos do chorinho , como " ARRASTA PÉ " , " CARIOQUINHA " , ' FLOR DO CERRADO " , "MADRIGAL " , " RISO DE CRIANÇA " e " VOCÊ " .......
 
Ah , do que eu estava falando mesmo ? Ah , sim : de um possível substituto para o Hino Nacional brasileiro ! Uma das mais fortes candidatas é o frenético chorinho " BRASILEIRINHO " : embora Waldir a tenha composto em 1947 , foi só em 1949 que ela acabou sendo gravada . Coube a cantora potiguar ADEMILDE FONSECA ( 1921-2012 - ABAIXO ) , que alcançou fama e popularidade ao longo dos anos 40 e 50 justamente por interpretar versões cantadas de chorinho ( ela chegou a receber o título de " rainha do chorinho " ) ,
 
 a honra de ter sido a primeira pessoa a gravar essa grande e icônica canção ( entre os muitos cantores que posteriormente regravariam essa música o destaque vai para BABY CONSUELO - ABAIXO - , que a regravou nos anos 70 , quando ainda fazia parte do grupo NOVOS BAIANOS ) ......
 
Bom , agora chega de papo ! No vídeo que você terá a oportunidade de conferir em instantes , o grupo joinvilense MISTURA BRASILEIRA toca brilhantemente um dos clássicos do mestre do chorinho - "PEDAÇO DO CÉU " - em um sarau realizado em uma das casas da cultura , do conhecimento e da arte em Joinville : a livraria O SEBO ( ABAIXO ) .....PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=dssoOb5PiBg
 
 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário