terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Não Era Bem Isso....

Ah , os AMIGOS ; os VERDADEIROS AMIGOS , diga-se de passagem ! Que bom sempre ter aquele a quem você sempre pode confiar , sempre prestativo , ou prestativa , disposto ou disposta a lhe ajudar e que muitas vezes o tira de grandes enrascadas . Pois bem , ontem este escriba foi dormir com ELA pegando no pé e hoje acordei sem que ela sequer parasse de desgrudar de meu pobre pé ! Antes que você me pergunte quem é ELA já vou me antecipando : trata-se da palavra MODERNO . Após certo tempo curtindo um merecidíssimo descanso , resolvi fazer a minha velha e inseparável amiga e colega ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL trabalhar e veja o que ela me respondeu : " Atual , presente , de hoje ; hodierno ( ? ) , de pouco tempo ; que está na moda ; relativo ou que convém à época atual ; que não é antigo em qualquer corporação , em qualquer emprego " . Como nunca estou contente com o que a minha diz , resolvi fazer uma viagem até a Roma do tempo dos Césares : os antigos romanos usavam o termo MODUS quando queriam se referir às palavras MEDIDA e MANEIRA . Com o tempo Modus "acabou parindo um filhote " : MODERNUS , que tinham os mesmos significados da palavra atual ......Uma pessoa que tenha vivido nos remotíssimos séculos 4 e 5 antes de Cristo ( Caramba ! ) pode então ser considerada MODERNA ? A resposta é SIM , especialmente quando essa pessoa foi um sujeito chamado HIPÓCRATES ( 460 antes de Cristo - 366 antes de Cristo ) .....CURAR E SALVAR AS PESSOAS , uma tarefa , sem dúvida alguma , nobre e ao mesmo tempo complicada , de altíssima responsabilidade e que encantou desde cedo aquele garoto nascido na ilha de CÓS ( atualmente ela faz parte  da Turquia e na época do nascimento de Hipócrates fazia parte de um dos maiores e mais poderosos impérios que a humanidade já conheceu : o IMPÉRIO PÉRSA cujo centro equivale hoje a república islâmica xiita do Irã ) : neto de um dos mais respeitados médicos da ilha - chamado NEBRUS - acabou seguindo o ofício do avô . O que faz uma pessoa se agigantar e muitas se tornar uma figura histórica icônica ? Isso passa por uma palavra - nada mágica - chamada DETERMINAÇÃO e Hipócrates colocou isso em sua iluminada cabeça , " SEREI O MELHOR CURADOR DE TODOS OS TEMPOS " , mas como ser o melhor se a Medicina daqueles remotos tempos era dominada pela tradição , pela mágica , pelo misticismo e na confiança cega  e absoluta naquilo que os demais médicos diziam ? A resposta estava ali mesmo , na própria ilha de Cós , mais especificamente , na providencial biblioteca que fazia parte de um tempo religioso local : seguindo um velho costume do lugar , as pessoas que haviam sido curadas de doenças doavam àquele templo TABUINHAS com os registros dos sintomas das doenças que as haviam atingido e os procedimentos que haviam sido tomados para que elas fossem curadas . Inteligente , estudioso e metódico , Hipócrates se dedicou a lê-las e a estuda-las , classificando as doenças por categorias e fazendo uma lista dos tipos de tratamentos que pareciam funcionar melhor contra cada uma dessas doenças . Baseando-se naquilo que havia lido e estudo e seguindo suas próprias ideias e princípios , Hipócrates ainda era jovem - tinha 25 anos - quando começou a entrar para a história : começou a tratar as pessoas partindo dos princípios de que a doença tem como origens O SANGUE ( corpo físico ) e A FLEUMA ( estado de espírito da pessoa ) e que o próprio corpo já continha os elementos necessários para a cura , bastando ao médico ter acesso ao conhecimento ......Diz um velho e bem humorado ditado popular que " QUEM FAZ FAMA DEITA NA CAMA " : a fama e o prestígio de Hipócrates já eram tão grandes , mesmo ainda sendo jovem , que ao ser atingida por uma terrível praga , as autoridades da cidade de Atenas não pensaram duas vezes e acabaram mandando buscar Hipócrates . O jovem médico da ilha de Cós - munido de livros e listas de sintomas e curas -  escolheu um grupo de 42 pessoas , isolou-as , estudou seus sintomas e verificou a relação desses sintomas com os seus registros : desse grupo , 17 pessoas acabaram sobrevivendo .....
 
    Questionador e curioso , como todo bom leitor , ou leitora , do ALAMEDA CULTURAL é , você deve estar se perguntando : " MAS QUE GRANDESÍSSIMO MÉDICO FOI ESSE QUE CONSEGUIU SALVAR MENOS DA METADE DE UM GRUPO DE 42 PESSOAS ? Naquela precária e remota época - mais especificamente no ano de 430 antes de Cristo - esse era considerado um feito e tanto : o fato é que os demais médicos de Atenas seguiram os mesmos procedimentos de Hipócrates e a epidemia , felizmente , pôde ser controlada . Em virtude disso Hipócrates foi declarado CIDADÃO DE ATENAS , foi pago com uma expressiva e valiosíssima quantia em OURO e a partir dali em torno de sua figura  surgiu uma aura de SER DIVINO , sendo muitas difícil separar o homem Hipócrates do mito Hipócrates : muitos acreditavam que Hipócrates era um dos descendentes de HÉRCULES ( uma das figuras de maior destaque da fantástica mitologia grega , eram atribuídos à ele , entre outros feitos , a façanha de ter matado duas gigantescas e temíveis SERPENTES quando ainda era um bebê ......em outras palavras : super heróis , como SUPER HOMEM , CAPITÃO AMÉRICA , FLASH GORDON e HOMEM ARANHA não são nada perto dele ! ) ......Para a sorte e bem da humanidade , as palavras VAIDADE e EGOCENTRISMO não faziam parte do dicionário de Hipócrates : ele entendia que seus conhecimentos deveriam ser compartilhados com os demais médicos e com todos aqueles que quisessem exercer esse ofício . De repente , a inexpressiva , pequena e esquecida ilha de Cós tornou-se um dos centros do conhecimento do mundo antigo : para lá se dirigiam jovens das mais diversas regiões da Grécia e além das aulas com o mestre Hipócrates , havia também muita troca de experiências . Não bastava apenas adquirir os sábios e valiosíssimos conhecimentos do mestre , era necessário garantir que eles seriam realmente seguidos e aplicados : ao final do curso os alunos faziam um JURAMENTO enfatizando princípios éticos e o comprometimento profissional com a pesquisa e a cura ( uma das versões desse juramento é até hoje utilizada nas formaturas dos futuros profissionais de Medicina ) . Hipócrates jamais se deixou iludir pela fama e pela glória : até o fim da vida , mesmo sem jamais ter voltado a deixar a ilha de Cós , manteve ativa e intensa correspondência e troca de experiências com outros médicos e disso acabou resultando uma gigantesca biblioteca apenas com suas observações ! Outro resultado disso foi uma coleção de 72 livros , que recebeu o nome de CORPUS HIPPOCRATICUM ( Coleção Hipocrática ) e que é tida como uma verdadeira BÍBLIA DA MEDICINA : ela só veio a ser descoberta no final da Idade Média e inclui , pasmem , observações a respeito da prática de atividades físico-esportivas para se ter uma vida mais saudável ! Hipócrates costumava repetir a seguinte frase : " A VIDA É CURTA , A ARTE DA MEDICINA É LONGA , A OCASIÃO É TRANSITÓRIA , A EXPERIÊNCIA É ENGANOSA E O JULGAMENTO , DIFÍCIL " .....Um dos  personagem da crônica de hoje é justamente um desses discípulos do mestre Hipócrates . " HUM , UMA HISTÓRIA SÉRIA , TALVEZ ATÉ DRAMÁTICA " , deve estar pensando você . Quando o autor da crônica é um sujeito chamado HILTON GORRESEN , o sempre irreverente escritor são chiquense , DRAMA e MAU HUMOR não têm vez ! ......BOA RISADA !
 
"
 
Quando entrei, o consultório estava apinhado de gente.
 
Calmamente, por trás do balcão, a secretária ( ABAIXO ) atendia a três ou quatro clientes que aguardavam ao redor. Quando se dispersaram, perguntei :
 
– O Doutor Carranza ( ABAIXO ) está atendendo ?
– Sim. O senhor aguarde um instante, por favor. Eu lhe chamarei.
 
Consegui um lugarzinho apertado entre uma senhora gorda e um jovem entretido com seu smartphone.
 
 Como percebi que iria demorar um pouco, me levantei e escolhi, numa mesinha de tampo de vidro, uma revista do mês anterior ( ABAIXO ) e passei a folheá-la.
 
Após mais de uma hora, outra secretária, de jaleco branco ( ABAIXO ) , me chamou e me fez entrar numa salinha ao lado.
 
 Primeiro subi numa balança e ela registrou meu peso e altura. Depois me pediu para sentar e mediu a pressão.
 
Voltei à sala de espera ( ABAIXO ) .
Foram chamados mais uns três clientes.
 
Quando já ia me levantar, impaciente, a segunda secretária novamente me chamou. Entrei em outra salinha ( ABAIXO ) , onde havia diversos aparelhos.
– Por favor, tire a camisa e deite-se nesta maca.
 
Eu me deitei de costas e a moça colou umas sanguessugas de borracha em meu peito e nos braços. Era um eletro.
 
Sem dizer nada, ela me deu uns guardanapos para limpar o creme que melecara meu corpo e abriu a porta para que eu ( ABAIXO )  regressasse à sala de espera.
Após mais uma meia dúzia de clientes, a secretária me chamou :
– O senhor pode entrar.
 
Finalmente. Entrei na sala ampla, com ar condicionado; na parede, dois quadros modernistas ( ABAIXO ) , daqueles que não se entende, mas são bonitos.
 
Doutor Carranza ( ABAIXO ) , apesar do nome, era um cara simpático.
 
 Levantou-se, me cumprimentou gentilmente e me fez sentar numa maca no canto da sala ( ABAIXO ) . Auscultou meu peito, comprimiu com os dedos meu estômago. Depois, pegou um martelinho e deu um golpe seco no ossinho de meu joelho, minha perna saltou feito uma rã.
 
 Em seguida me pediu para sentar na poltrona diante de sua mesa e perguntou :
– Você tem dormido bem ?
– Sim, otimamente.
 
– Tem evacuado com frequência ?
– Como ?
– Tem feito cocô direitinho ( ABAIXO ) ?
– Sim, doutor, mas eu não...
 
– Não se preocupe, você não tem nada grave. Vai viver ainda uns cem anos – gracejou.
– Mas eu ( ABAIXO ) ...
– Não diga nada. O médico aqui sou eu ou é você ?
 
Depois puxou seu bloco de receitas e garatujou rapidamente algumas palavras ( ABAIXO ) .
– Pronto. Siga isso direitinho e volte daqui a trinta dias.
 
Agradeci ao bom doutor, paguei ( ABAIXO ) a consulta e os exames à secretária e sai com a receita em mãos.
 
Como são as coisas : e eu que tinha ido ali apenas para lhe entregar um carnê ( ABAIXO ) da loja em que trabalho."
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário