sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Som de Joinville : Meu Nome É Alegria , Meu Sobrenome É Persistência

Ah , se o Brasil produzisse em escala industrial mais NELSONS RODRIGUES .....Como se já não bastasse o fato de ter sido um gênio - fantasiado de jornalista - ter revolucionado as letras e a dramaturgia tupiniquins e ainda ter sido um espirituoso frasista , coube a ele ( ABAIXO )  a mais genial definição já feita até hoje a respeito do POVO BRASILEIRO e que , por sinal , foi repetida , por ele em diversas de suas maravilhosas crônicas :

 " O BRASILEIRO ( ABAIXO ) É UM NARCISO ÀS AVESSAS ! " .....Maldito e infame complexo de inferioridade ! " O FILMES BRASILEIROS SÃO UM LIXO ! " , quantas vezes você não ouviu essa grandesíssima lorota , não é mesmo ? COMPLEXO DE VIRA-LATAS ( outra genial definição de Nelson Rodrigues ) esse que fez com que verdadeiras obras primas do cinema tupiniquim fossem solenemente ignorados pelo grande público ....

.Há cerca de 13 anos atrás este escriba teve o prazer e o privilégio de poder assistir a uma dessas maravilhas do cinema nacional : trata-se de um filme de 1976 chamado "O SEMINARISTA " , uma adaptação do romance homônimo de autoria do mineiro BERNARDO GUIMARÃES ( 1825 - 1884 - ABAIXO ) . Lançado em 1872 e ambientado no interior de Minas Gerais , o citado romance gerou enorme repercussão no provinciano Brasil , e não é para menos :

 Bernardo Guimarães ( ABAIXO ) " meteu o dedo na ferida " , questionando , entre outras coisas , o CORONELISMO , o PATRIARCALISMO , o CELIBATO RELIGIOSO e , de certa maneira e para horror de quase todos , valores da própria Igreja . O autor também questiona o fato de os jovens da época não poderem serem senhores de seu destino : eram os pais que determinavam a sua profissão e com quem se casariam ( durante muito tempo ingressar na vida religiosa foi uma das raras formas de ascenção social no Brasil )......

Devo lhe confessar uma coisa : infelizmente até hoje não tive a oportunidade de ler o livro mas , a julgar pelas informações que acabaram de ser passadas , o filme - que foi dirigido por GERALDO PEREIRA DOS SANTOS e só foi lançado em 1977 ( o filme ainda teve o luxo de contar em seu elenco com o hoje saudoso e grande RAUL CORTEZ - ABAIXO - , que interpretou o padre diretor do seminário )  - não fica nada a dever à história original .

Nele o seminarista em questão - chamado EUGÊNIO e interpretado pelo ator EDUARDO MACHADO - é enviado para uma pequena cidade do interior mineiro e acaba vivendo um drama : ele não sabe se segue a vida religiosa ou se entrega a um amor , uma jovem e bela moça da cidadezinha , chamada MARGARIDA e vivida pela atriz LOUISE CARDOSO ( ABAIXO )  . Acredite , não estou exagerando :

dramático ao extremo e sem um final feliz  , o filme não fica nada a dever ao clássico hollywoodiano " CASABLANCA " ( de 1942 e protagonizado pelos atores HUMPFREY BOGART e INGRID BERGMANN ) e no frescor de seus então 21 anos de idade , a atriz Louise Cardoso ( ela nasceu em 17 de abril de 1955 e aquele foi justamente a primeira dos suas até hoje 32 participações em filmes ) - tanto por sua beleza quanto sua atuação - lembra muito a musa sueca Ingrid Bergmann ( ABAIXO )  .....

Também devo fazer outra confissão : uma das coisas que me chamaram a atenção na ocasião em que assisti o filme foi um detalhe aparentemente insignificante e sem importância , ou seja , o próprio nome da atriz ( ABAIXO ) - LOUISE - cuja beleza e delicadeza tem tudo a ver com o personagem que viveu . Mas qual é a origem desse nome ?

 " Com certeza é um nome de origem francesa " , já deve ter respondido você aí do outro lado . Bem , é quase isso : por incrível que pareça ele teve em um remotíssimo nome , muito comum entre os povos germânicos ( ABAIXO ) que viviam ao centro e ao norte da Europa na antiguidade  , CHLODOVECH ( por sua vez ele teve origem nas palavras HLUD , que significa fama ou glória , e WIG , que significa guerreiro ).....Esse nome esquisito , remoto e feio acabou sendo latinizado pelos romanos - LUDOVICUS - e , mais tarde , transformado em LOUIS e consequentemente em LOUISE pelos franceses ( só a título de curiosidade , o território equivalente a atual França era a a província romana da GÁLIA ) .

Na Inglaterra , a história foi diferente : é provável que o nome CHLODOVECH tenha sido levado para a gelada e chuvosa ilha pelos invasores e colonizadores vikings ( ABAIXO ) , entre os séculos 8 e 10 . Lá ele acabou dando origem ao LUESE - muito comum na Inglaterra ao longo do século 18 - e que , por sua vez , acabou dando origem aos nomes LUÍS e LUÍSA ( bastante comuns em países de língua portuguesa e espanhola ) .

      Com absoluta certeza , aquele casal cuja filha ( ABAIXO ) acaba de vir ao mundo , em 13 de setembro de 1983 , sequer tivesse noção - e continue não tendo até hoje - da remotíssima origem do nome que escolheram para a menina ( teriam se inspirado no nome da atriz ? )  mas , sem querer , acabaram acertando "na mosca " ! 

Em primeiro lugar pela própria beleza do nome ; em segundo lugar , pela maravilhosa pessoa na qual aquela menina se transformaria ( ela - ABAIXO - própria se define como uma pessoa alegre , divertida , humana e que tem paixão pelas pequenas coisa da vida e basta conhecê-la ou conferir seus vídeos ou postagens no Facebook para comprovar isso ) e , em terceiro lugar , pelos significados do nome Louise : " combatente gloriosa " , "guerreira famosa " e " famosa na guerra " ......

JOINVILOCA com orgulho ( nasceu no Rio de Janeiro e está radicada em Joinville desde 1999 ) e formada em Artes Visuais pela Univille ( 2008 ) , LOUISE CRISTINE FERREIRA MACHADO ( ABAIXO )  já fez várias coisas até hoje : é professora de Artes em uma escola da rede pública municipal , foi integrante do CORAL DA UNIVILLE ( para poder pagar a faculdade ) , chegou a participar de uma das edições do Festival de Dança de Joinville , foi artista plástica ( como integrante do grupo XYZ participou da quadragésima edição da Coletiva de Artistas de Joinville , realizada em 2010 , e ainda teve exposições , como "PRETEXTO " , essa realizada no SESC Joinville ) e ainda monitora da Bienal de Porto Alegre .

 Embora a música faça parte de sua vida há muito tempo ( começou a cantar e a tocar violão aos 17 anos de idade e a partir de 2005 começou a encarar a carreira musical de uma forma mais musical , tornando-se uma presença constante na noite joinvilense ; também chegoua formar duplas , trios e a fazer parte de várias bandas , entre elas , a LANA WINTERS ) , durante muito tempo Louise a encarou de maneira secundária ( em 2004 ela chegou a gravar 4 músicas em um estúdio , trabalho que infelizmente acabou caindo no esquecimento ) : como ela mesma ( ABAIXO )  chegou a dizer certa vez , " Em Joinville as coisas são paradas " , e viver exclusivamente da arte é algo quase que utópico .

 Pelo menos até aparecer uma figura especialíssima em sua vida......A verdade era nua e crua : aquele banda de Guarulhos , chamada UTOPIA , não passava de uma versão tosca da icônica Legião Urbana ! Pois coube ao músico , produtor , empresário , multi instrumentista , arranjador e dono de um pequeno estúdio - o paulistano RICK BONADIO - não só tirá-la do limbo , como também lapidá-la e perceber que "daquele mato sairia cachorro ", e foi assim que a outrora obscura banda paulista transformou-se em um dos maiores , mais fugazes e inexplicáveis fenômenos da história tupiniquim : os MAMONAS ASSASSINAS ! ( ABAIXO ) 

 Ser descoberto ou ter um disco produzido por verdadeiro MIDAS - aquele rei mitológico que transformava tudo em ouro - é uma verdadeira dádiva divina : nomes , muitos deles , é verdade , de talento questionável  , como CHARLIE BROWN JUNIOR , FRESNO , CPM 22 , ROUGE e NX ZERO que o digam ! Pois naquele ano de 2012 , fazendo parte de um projeto chamado "FÁBRICA DE SONHOS ", o Midas da música brasileira ( ABAIXO ) lançou um desafio , via twitter : queria alguém novo , diferente e maluco , no bom sentido , é claro......

     Sem muitas pretensões e sem confiar muito em seu taco , Louise - com o auxílio de um amigo - produziu um vídeo caseiro em que cantava uma composição própria - " A NOITE " - , que já havia sido visualizada por alguns de seus alunos e o enviou ao Midas paulistano e para a surpresa de Louise ( ABAIXO )  , ela acabou sendo a pessoa escolhida ! 

Em setembro daquele mesmo ano , Louise gravou " A NOITE " em um dos estúdios de Rick - MIDAS MUSIC - e , de quebra , a música acabou ganhando um videoclipe ( com imagens da chegada de Louise a São Paulo e do próprio estúdio ; até hoje esse vídeo já teve mais de 18 milhões de visualizações  ) e sendo lançada no iTunes . E como se não bastasse esse verdadeiro e inesperado presente , Rick ( ABAIXO ) - encantado coma simplicidade e com a voz poderosa de Louise e que não fica nada a dever as grandes cantores norte-americanas de soul e gospel - fez uma promessa a Louise : caso a música estourasse em Joinville , ele produziria um disco dela ......

Infelizmente o tão aguardado disco de DA LOU - o nome artístico de Louise -ainda não veio mas , justificando os significados de seu nome , Louise segue em frente : em 16 de setembro de 2013 foi lançado o single " TEU OLHAR " e em 15 de novembro de 2014 , no fechamento do telejornal " JORNAL DO ALMOÇO " ( RBS TV ) , o single "PERDI MEU TEMPO ". Da Lou ( ABAIXO ) também chegou a participar de um concurso de calouros no programa da XUXA   e em 2015 , um pequeno disco , ou EP , com apenas 3 músicas . 

Além das canções de sua própria autoria , Louise também canta músicas de nomes que a influenciaram , como a canadense ALANIS MORRISETTE  ( ABAIXO ) , a banda irlandesa U2 , os cariocas MARISA MONTE e CAZUZA e a paulistana e rainha do rock tupiniquim RITA LEE . A professora-cantora-compositora também tem entre suas influências musicais , além do rock ´n roll , o soul , o rithm and blues , o pop-rock e ainda um pouco de MPB , e ela define o seu trabalho da seguinte maneira :

 " A vida me transforma em música , a paixão e a emoção podem tocar o meu coração ! " .......Bom , chega de papo ! Você poderá conferir o talento da Louise ( ABAIXO ) - ou DA LOU - no vídeo do dia : no estúdio MÁRIO LIMA , no Bucarein , e munida apenas de "um banquinho e um violão " , ela canta uma canção de sua própria autoria , "AO SEU ENCONTRO " . Para isso , clique no seguinte endereço : https://www.youtube.com/watch?v=tmyJWSUGI3w


Nenhum comentário:

Postar um comentário