terça-feira, 1 de novembro de 2016

O Sem Noção

Já são quase 3 anos e 7 meses de blog e você deve estar CARECA  de saber - mais até do que este calvo escriba -  que não sou casado com as palavras , aliás , não sou nem sequer amante delas ! Mesmo assim , dentro de minhas limitações e como bom cavaleiro , faço tudo o que é possível e tento cortejá-las .......Ah , se não se fossem os meus valiosíssimos amigos chamados NEURÔNIOS ! Espere aí ! Eu escrevi NEURÔNIOS ? Sim , agora foi a vez de uma de minhas velhas colegas e companheiras - a CURIOSIDADE - me perguntar , praticamente  exigindo : " Querido , por que você não explica aos nossos amigos o que é NEURÔNIO ? " .....Boa , amiga CURIOSIDADE ! Já que você pediu , ou melhor , EXIGIU , então aqui vai : estima-se que essas , que são as nossas maiores células - os NEURÔNIOS - , sejam aproximadamente em número de UM TRILHÃO ( !!! ) . É óbvio que nem todos os neurônios são iguais : existem os NEURÔNIOS SENSORIAIS ( conduzem as informações das sensações que temos , como frio e calor , por exemplo , para o SISTEMA NERVOSOS CENTRAL ) , NEURÔNIOS MOTORES ( conduzem informações do SISTEMA NERVOSO CENTRAL para nossos órgãos e músculos ) e NEURÔNIOS DE ASSOCIAÇÃO ( ligam os neurônios sensoriais e motores e ainda conduzem as mensagens que chegam ao cérebro , onde são interpretadas e respondidas ) . A partir dos neurônios existem e estendem-se fibras chamadas de AXÔNIOS e é justamente por meio dos axônios que as informações que chegam ao nosso cérebro circulam . 

    O tamanho de um axônio , que pode estar ligado a mais de um neurônio ,  pode variar ( existem axônios finos e microscópicos e também aqueles que podem atingir até 1 metro de comprimento , como o que se estende da medula espinhal até a ponta dos dedos ) e eles estão envolvidos por um fibra feita de proteína , conhecida como MIELINA ( a sua função é isolar o axônio e ajudar a aumentar a velocidade dos impulsos nervosos que passam por ele ) . Curiosamente , os neurônios não estão ligados diretamente uns aos outros : o que faz isso é um neurotransmissor conhecido como SINAPSE , que conduz os impulsos nervosos através de uma fenda  para um outro neurônio ......Já que acabei de atender o pedido de minha amiga CURIOSIDADE e expliquei como funcionam nossos neurônios , aproveito pra lhe fazer um desafio . QUAL É O PRODUTO DA MULTIPLICAÇÃO DE 7.686.369.774.870 POR 2.465.099.745.779 ? Fácil , facílimo , moleza , "mamão com açúcar " , barbada , pelo menos para a indiana SHAKUNTALA DEVI ......Na distante data de 18 de junho de 1980 ele demorou brevíssimos 28 segundos ( caraaaaca !!!!! ) para responder - CORRETAMENTE - que o resultado dessa multiplicação é 18.947.668.177.995.426.462.773.730 . Isso é que é ter NEURÔNIOS AVANTAJADOS ! Por incrível que pareça - até mais incrível do que o caso que acabei de citar - um mestre na difícil de fazer rir , o escritor são chiquense  HILTON GORRESEN , não anda muito contente com seus neurônios ......Taí um grande motivo para escrever mais uma de suas bem humoradas crônicas e fazer você iniciar o penúltimo mês do ano dando gargalhadas e abrindo aquele sorrisão ! ......CONFIRA : 

"Confesso que sou um desorientado espacial ( ABAIXO , HILTON GORRESEN ) . Dizem que

homem detesta pedir informações sobre sua localização em lugares

desconhecidos.

 Pois eu peço. Se não fizer isso, nunca vou me

localizar. Já pensei em implantar um GPS no cérebro, será que sai

caro ?


Costumo passar diariamente pelos mesmos locais, em minhas

andanças. Mas não me perguntem se determinado imóvel fica antes

ou depois do sinaleiro.

 Se me vendarem os olhos e me largarem em

uma de nossas ruas, vou achar que estou em outra cidade.


Descobri esse pequeno problema ainda quando adolescente.

No tempo de ginásio, a gente algumas vezes tinha aulas de educação

física nos campos de futebol. Após as aulas, o professor liberava uma

' pelada ' . ( ABAIXO , UM A FOTO DE 1960 DO CLÁSSICO QUE DURANTE DÉCADAS PAROU SÃO FRANCISCO : ATLÉTICO , DE CAMISA LISTRADA  X  YPIRANGA )

Numa dessas, no campo do Ypiranga Futebol Clube ( ABAIXO ) , tive

uma participação quase brilhante : peguei a bola, baixei a cabeça e

saí driblando todo mundo. Os adversários não me detinham. Na

boca da área, ajeitei a bola e preparei meu potente chute.

Ao

levantar a cabeça, vi que estava cara a cara com o nosso goleiro. É

mole ? Por pouco não marquei o gol número três de minha curta

carreira de jogador.


Pulo a narrativa para quando comecei a trabalhar. Estava

atendendo meu primeiro cliente no balcão. Então, tive de me

deslocar para a parte interior a fim de apanhar um documento no

arquivo ( ABAIXO ) .

Ao voltar, tive de fazer a vergonhosa pergunta a um colega :

você sabe onde está a pessoa que eu estou atendendo ?


Isso pode não ser tão grave. Mas quando se começa a ficar

velho ( isso é apenas uma hipótese, naturalmente ; não é o meu caso )

se juntar com a falta de memória, dor nas juntas, vista cansada, falha

de audição ( ABAIXO ) e outros probleminhas, a coisa pode ficar feia.

Preciso

economizar um dinheirinho para, daqui a alguns anos, contratar um

' personal guide ' ( ABAIXO )  para me acompanhar nos passeios longe de casa.


É verdade que nunca tive problemas por causa dessa

característica, a não ser gastar um pouco mais de combustível para

rodar

procurando determinados locais, pois às vezes não recordo

qual das ruas tem acesso permitido.


Se Deus ( ABAIXO ) me deu essa dificuldade, naturalmente me concedeu

algum talento para compensar,

 pois não dizem que quando Deus

fecha uma porta abre uma janela ? Só que até hoje não descobri qual

é esse talento. ( ABAIXO , HILTON GORRESEN , EM UMA EVIDENTE DEMONSTRAÇÃO DE EXCESSIVA HUMILDADE )


Minha maior preocupação é encontrar o caminho do Paraíso ( ABAIXO )

quando ' fechar o guarda-chuva  ' ( como dizem os franceses ) , ou seja,

bater as botas.

Se não cuidar, posso me dirigir por engano ao

estacionamento de Satanás ( ABAIXO ) e ser convidado a permanecer nesse

aprazível local. Que Deus me livre disso ! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário