terça-feira, 8 de novembro de 2016

Meu Dia Feliz ?

Ei , você que está aí do outro lado : que lembranças tem das aulas de GEOGRAFIA ? Serei bem sincero com você : nunca gostei muito dessas aulas , especialmente quando o tema era GEOGRAFIA FÍSICA . Questões de gosto e preferências à parte , então aqui vai : você sabia que a Terra faz 15 tipos de movimento ? Não ? Pois é , um deles é em torno de seu próprio eixo - uma linha imaginária de pólo a pólo - e recebe o nome de ROTAÇÃO : para realizar um movimento completo de rotação a Terra demora exatamente 23 horas , 56 minutos e 4 segundos ( nas regiões próximas a também imaginária LINHA DO EQUADOR a velocidade desse movimento é de 1.660 quilômetros por hora ; já nos pólos , ela é nula ) , ou seja , o equivalente a UM DIA . " Ué , mas se esse cara não gosta de Geografia então por que ele deu essa mini aula de Geografia ? Aonde ele quer chegar ? " . Calma , que já explico : a informação passada há pouco é uma daquelas típicas verdades científicas - precisas , exatas , inquestionáveis e absolutas - mas quando a definição  do que é um DIA é feita a partir de duas coisas que infelizmente andam escassas e esquecidos no nosso tão conturbado e maltratado planeta , aí a coisa muda de figura e é algo muito maior do que frios e exatos números ! E aí meu glorioso leitor , ou gloriosa leitora : qual foi o DIA MAIS FELIZ de sua vida ? Enquanto você pensa vou citando alguns casos ......" Loucos ! " , Desmiolados ! " , " Exibicionistas " , " Só querem aparecer com isso ! ", certamente esses foram alguns dos comentários - maldosos e invejosos , diga-se de passagem - feitos a respeito a respeito daqueles 9 corajosos e - por que não - loucos australianos que conseguiram a façanha de escalar os 6.768 metros do monte HUASCARAN , no Peru . Se conseguir um feito como esse já algo difícil - e arriscado - e é considerado " coisa de maluco " , imagine então JANTAR no cume desse monte .....Sim , foi isso que você de ler : além de uma mesa de jantar , cadeiras e até de um vinho , eles se vestiram à caráter , com cartolas , gravatas borboletas e vestidos longos , para celebrar seu feito . Essa aparente loucura tinha um motivo nobilíssimo : essas pessoas eram membros de uma instituição de caridade da cidade de Sidney - ANSETT SOCIAL CLIMBERS - e esse acontecimento foi uma maneira de chamar a atenção para as atividades realizadas por essa instituição . Se alguém perguntar a alguma dessas 9 pessoas qual foi o dia mais feliz de sua vida , ela não pensará duas vezes ao responder : 28 DE JUNHO DE  1989 , data em que essa incrível  façanha foi alcançada ......

    A já distante data de 1 DE OUTUBRO DE 1993 pode não ser a mais feliz da vida daqueles 326.913 britânicos mas , além de terem ficado alguns quilos mais gordos , em compensação ficaram com suas almas bem mais leves : esse foi o número de pessoas que compareceram aos 10.399 cafés da manhã realizados simultaneamente em várias regiões do Reino Unido por outra entidade beneficente - MACMILLAM NURSE APPEAL - , que com isso arrecadou a bagatela equivalente a cerca de 1,2 bilhão de dólares .....Já que o assunto agora é alma leve , lembrei-me do eterno " manezinho boa praça " Gustavo Kuerten , o GUGA : no auge da carreira ele afirmou seja um sujeito de sorte , pois fazia aquilo que amava e ainda por cima recebia dinheiro para isso ! Um norte-americano da cidade de Chicago , chamado FRED MAGEL , haveria de concordar com o " manezinho " .....Imagine então um emprego em que além de conhecer boa parte o mundo você ainda por cima é pago para comer e beber tudo do bom e do melhor : pois esse sujeito - que certamente nasceu com o traseiro virado para a lua - fez isso durante mais de 50 anos , 46.000 vezes e em 60 países trabalhando como CLASSIFICADOR DE RESTAURANTES ( em tempo : os seus pratos preferidos eram lagosta da África do Sul e musse de morangos frescos ingleses ) , portanto - como se não bastasse esse emprego - essas 46.000 vezes foram provavelmente os 46.000 dias mais felizes da vida de Fred Magel .....E aí , você ainda não se lembrou do dia mais feliz de sua vida ? Pois para o super japonês HIDEAKI TOMOYORI essa pergunta seria "fichinha ", ainda mais perto do feito que conseguiu ! Agora preste atenção no que esse indivíduo fez : entre os dias 9 e 10 março de 1987 - mais precisamente na TSUKUBA UNIVERSITY CLUB HOUSE , na cidade de Yokohama - ele recitou - DE MEMÓRIA - 40.000 casa decimais de PI ( só de falar em MORTEMÁTICA , ops ! , Matemática começo a ter um princípio de urticária .....) durante 17 horas e 21 minutos ! .....Ele não chega a ter um cérebro tão avantajado quanto o do super japonês mas ninguém recebe o título-apelido de FEORREST GUMP DE JOINVILLE à toa ! Dono de um tipo de memória raro e privilegiado , o jornalista e eterno contador de histórias ROBERTO SZABUNIA relembra alguns fatos marcantes de suas quase 6 décadas de vida em um texto que é um misto de crônica , nostalgia e filosofia .....CONFIRA : 

"O dia mais feliz da minha vida foi...
Qual foi, mesmo ? Pô, mas que pergunta difícil eu fui fazer pra mim mesmo. Que tarefa ingrata escolher um momento como O MAIS significativo ou importante ou determinante ou prazeroso ou satisfatório.

Ou... Tantas coisas, tantos motivos. São tantas emoções, como cantou Roberto ( ABAIXO ) um dia.

Há quem considere o dia mais feliz o primeiro da vida, no momento do nascer. Afinal, é quando se vê a luz cá do lado de fora.

Em contrapartida, conheço muitos que consideram esse o pior instante, preferindo ter permanecido na segurança uterina.

Bem, de minha parte, tiro esse da minha lista. Afinal, nem me lembro das circunstâncias. Pra minha mãe e pro meu pai, sim, é que deve ter sido um dia especial barbaridade. Afinal, traziam ao mundo o primeiro filho. ( ABAIXO , O PEQUENO - E EMBURRADO - ROBERTO AO LADO DE SEU SAUDOSO PAI , "IMPORTADO " DA GELADA POLÔNIA )

Então, teria sido o primeiro dia de aula no primário ? Acho que não, pois o pequeno fiapo de memória que guardo daquele dia foi o berreiro que larguei na entrada do colégio, quando minha madrinha me levou lá. Dizem que toda a cidade toda ouviu o choro – também, Rio Negrinho devia ter uns 8 ou 9 mil habitantes naquele distante 1963 ( ABAIXO , VISTA DE RIO NEGRINHO EM FOTO TIRADA NOS ANOS 60 ) .

Mas, segundo me contam, acabei ficando na aula, graças ao providencial apoio de um primo que já estudava lá. Pois lá se foi a candidatura desse dia como o mais feliz. Ao longo dos quatro anos de aulas com as irmãs do Educandário Santa Teresinha ( ABAIXO ) tive, claro, incontáveis momentos felizes.

Um bom candidato foi o último dia letivo de 1966, concluído o terceiro ano. Antes de entrarmos em sala, na tradicional fila no pátio, cada irmã destacou o melhor aluno de sua turma ( ABAIXO , UMA DAS SALAS DE AULA DO EDUCANDÁRIO SANTA TEREZINHA ) . Tremi de nervosismo e de felicidade quando irmã Antônia bradou meu nome e me cravou no bolso do uniforme a medalha de honra ao mérito com fita azul.

Do estudo fundamental também dá pra destacar a aprovação no exame de admissão para o ginásio ( ABAIXO , FOTO DE 1970 DE ALUNOS DO GINÁSIO SÃO JOSÉ , LOCAL ONDE O FORREST GUMP DE JOINVILLE TAMBÉM ESTUDOU ) , em terceiro lugar ( Hélio e Lete me superaram naquela ). Quatro anos depois, no final de 1971, a formatura (outra tremedeira das boas ao ser chamado pelo professor Pedrinho). A viagem pro Sul do estado.

Ah, essa foi legal. Um detalhe me marcou : em visita ao porto de Itajaí ( ABAIXO ) , o comandante de um navio da Armada permitiu não só que subíssemos a bordo, como deixou dois ' piás ' manobrarem os canhões de proa. Imagine, eu e o amigo Rainer, cada um num posto, olhos no visor, mãos na manivela, virando os canhões em direção a alvos ' inimigos ' . Foi supimpa !

O que mais ? O primeiro jogo no antigo Palestra Itália ( ABAIXO : INAUGURADO EM 1933 , O ESTÁDIO ACABOU SENDO DEMOLIDO EM 2010 PARA DAR LUGAR À ARENA PALESTRA ) . Tudo que eu ouvia no rádio estava ali, sendo vivenciado, vendo Ademir da Guia & cia. ao vivo, bem na minha frente.

Pô, mas ficou 0 x 0 contra o Coritiba, e ainda o carniça do Jairo ( ABAIXO , UM DOS ÍDOLOS FUTEBOLÍSTICOS DE ROBERTO E QUE , POR SINAL , É NATURAL DE JOINVILLE ) defendeu um pênalti cobrado justamente pelo Divino.....


O início do namoro. Taí um candidato forte a dia mais feliz : 31 de julho de 1978. Culminou no casamento, 17 de novembro de 1979, outro bom palpite. Os nascimentos dos filhos.( ABAIXO , ROBERTO COMA ESPOSA E A FILHA GISELA )

A primeira neta. Mas aí vem a segunda, e depois sei lá mais quantas ou quantos. Opa, acho que agora acertei na definição: o dia mais feliz da minha vida é o próximo. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário