segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Bençãos De Santo Amaro

Assim cantava em 1970 o imprevisível , maluco e saudoso " síndico do Brasil " - TIM MAIA ( 1942-1998 - ABAIXO  ) - logo no primeiro verso daquele que veio a ser o primeiro de seus muito mega sucessos , a maravilhosa "AZUL DA COR DO MAR " : " Ah , se o mundo inteiro me pudesse ouvir / Tenho muito pra contar , dizer que aprendi / E na vida a gente tem que entender/ Que um nasce pra sofrer enquanto o outro ri " .....

Essa poderia ser perfeitamente a música-tema de um sujeito que atendia pelo nome de Manuel Pedro dos Santos , vulgo BAHIANO  ( ABAIXO ) . De nada adiantara o seu talento , o fato de ter sido um artista bastante popular até a década de 20  e nem o fato de ter sido - juntamente com CADETE , MÁRIO PINHEIRO e EDUARDO DAS NEVES - um dos primeiros cantores brasileiros a , em 1902 , ter o privilégio de poder GRAVAR UM DISCO (os 4 cantores citados eram contratados da CASA EDISON , uma afamada loja de discos do centro do Rio de Janeiro e que pode ser considerada a primeira gravadora brasileira ) : a sua vida se revelara ser a sua grande madrasta .....

Viver exclusivamente da música ? Uma hipótese praticamente impossível , visto o tacanho preconceito da sociedade para com todos os tipos de artistas e a precariedade dos meios de comunicação e informação da época ( só a partir da década de 30 , com o início da popularização do rádio no Brasil é que os cantores foram elevados á categoria de " pop stars " - ABAIXO , UM DOS ASTROS DA ERA DO RÁDIO : O CANTOR FRANCISCO ALVES , CONHECIDO COMO "CHICO VIOLA " ) .

 Melancólico e conformado , esse baiano ( ABAIXO )  natural  da pequena SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO ( nasceu em 5 de dezembro de 1870 ) , murmurou , ou melhor , cantou a autobiográfica " QUEM EU SOU " : " Quem eu sou ? / Um baiano atirado / Nessas vagas soberbas do mar / Já sem leme , bem perto da rocha / Desse abismo que vai me tragar   Canto há tantos anos e nunca arranjei nada / Finalmente consegui um empregozinho nesta casa / Com o que vou vivendo graças a Deus "......Pobre e praticamente esquecido e solitário , acabou falecendo em 15 de julho de 1944 .

 Parecia até ser uma sina : a cidade onde nascera o cantor também chegou a viver momentos de glória para logo cair no abismo da decadência . Uma das mais antigas cidades brasileiras ( foi fundada em 1557 , tendo conquistado a a sua emancipação política em 1727 ) , até fins do século 19 Santo Amaro  teve na cultura da cana -de-açúcar a sua grande fonte de renda e por seu principal rio - SUBAÉ ( ABAIXO ) - e seu porto eram escoados não apenas os principais produtos locais como também de boa parte da região  do chamado RECÔNCAVO BAIANO ( especialmente açúcar , cachaça , fumo , vinagre , farinha de mandioca e rapadura )

e de tão importante , a cidade foi um dos locais de pernoite do imperador DOM PEDRO II e sua comitiva em viagem pela Bahia e de lá saíram figuras importantíssimas do tempo do Brasil império , como o MARQUÊS DE SANTO AMARO ( primeiro presidente do Senado brasileiro ) , o CONSELEHIRO  SARAIVA ( autor da LEI DOS SEXAGENÁRIOS , de 1885 e que libertava os pouquíssimos escravos que tinham a partir de 60 anos ) e ainda , a CONDESSA DU BARRAL ( ABAIXO - uma das responsáveis pela criação das princesas ISABEL e LEOPOLDINA e amante dos discretíssimo imperador ) .

 No entanto , a partir da libertação dos escravos , em 1888 , a cidade caiu em uma longa noite de trevas da qual não se recuperou até hoje ( ABAIXO , UM DOS PRÉDIOS HISTÓRICOS DA CIDADE : O SOLAR PARAÍSO )  : como se não bastasse o fato de a sua população ter estagnado e ser praticamente a mesma desde a década de 80 ( segundo a última estimativa , feita em 2013 , ali viviam 61.047 pessoas ) ,

o rio Subaé ( ABAIXO ) - outrora vital para a cidade - está quase que totalmente poluído e Santo Amaro ainda convive com o drama de ter boa parte de seu solo contaminado por terríveis e pesadíssimos metais , como CHUMBO , ARSÊNIO e ZINCO , em função da irresponsabilidade criminosa de uma empresa ( COMPANHIA BRASILEIRA DE CHUMBO , subsidiária de uma empresa francesa - PENARROYA OXIDE - e que esteve instalada na cidade entre 1958 e 1993 ) .

Outro fato , MACABRO , por sinal : em 1855 cerca de metade de sua população perdeu a vida em função de uma epidemia de cólera ......Mas não é só de tristezas , tragédias e lamentos  de que são feitos a história e as vidas dos habitantes dessa antiquíssima cidade do interior baiano ( ABAIXO , UMA DE SUAS PRINCIPAIS PRAÇAS : A DA PURIFICAÇÃO )  e que está localizada a 72 quilômetros de Salvador : os santoamarenses têm muito do que se orgulhar !

     Embora a presença e a influência da cultura e do elemento NEGRO em terras tupiniquins sejam enormes pouquíssimas cidades brasileiras as mantiveram tão bem preservadas : embora oficialmente 77 % de sua população seja católica ( ABAIXO , PRÉDIO DO HOSPITAL SNTA CASA DA MISERICÓRDIA ) , o sincretismo religioso com as crenças trazidas pelos antigos escravos ali é gigantesco , existindo cerca de 60 terreiros de CANDOMBLÉ ( Por favor , não confunda com MACUMBA ! ) e a ÚNICA MANIFESTAÇÃO DE CANDOMBLÉ DE RUA DO MUNDO ( chamada de BEMBÉ DO MERCADO , ocorre sempre em 13 de maio ) .

Profundamente marcada pela religiosidade de seus moradores , ali ocorrem festividades como o TERNO DE REIS ,a FESTA DO SENHOR SANTO AMARO , a FESTA DE NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO e FESTA DO ROSÁRIO e em uma cidade tão antiga , é claro que não poderiam deixar de existir monumentos históricos , como a igreja matriz NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO , o SOLAR DO BIJU ( ABAIXO ) , o CONVENTO DE NOSSA SENHORA DOS HUMILDES e o SOLAR ARAÚJO PINHO ( local onde Dom Pedro II pernoitou ) .

 Mas Santo Amaro não é feita só de tradições , religiosidade e histórias : felizmente e apesar da poluição , há ainda muito verde . Quem se aventurar e resolver conhecer essa simpática cidade pode contemplar e se maravilhar com as suas muitas grutas , cavernas ( especialmente as de VITÓRIA , URUBU e NANÃ ) e ainda a praia de ITAPEMA e , é claro , não dá para falar de Santo Amaro da Purificação e esquecer de 3 de seus filhos mais ilustres : CAETANO VELOSO ( ABAIXO ) , MARIA BETHÂNIA e .....O SAMBA !

A história de um dos maiores ícones culturais tupiniquins teve a sua provável origem em uma curiosa forma de dança surgida com os antigos escravos e típica do interior da Bahia : era o SAMBA-DE-CHAVE , também conhecido como SAMBA CORRIDO . Nessa curiosa dança um grupo de dançarinos formavam uma roda e um deles fingia procurar uma chave no meio dessa roda , sendo imediatamente substituído assim que a "encontrava " . Cabia a um desses dançarinos cantar um dos versos , enquanto o outro verso era cantado pelos demais integrantes da roda , sendo os instrumentos mais geralmente utilizados , o pandeiro , o chocalho , o violão e , muito dificilmente , o berimbau e até mesmo CASTANHOLAS ( ! - ABAIXO )  ......

O cenário agora é outro , mais precisamente a cidade do Rio de Janeiro : em fins do século 19 a então capital do Brasil - título que ostentava desde 1763 - passava por um processo de crescimento acelerado e atraía expressivas levas de mineiros , paulistas , pernambucanos e , principalmente , baianos . Em sua esmagadora maioria eram negros e mulatos oriundos de regiões rurais , sendo que alguns deles haviam lutado na GUERRA DE CANUDOS ( ABAIXO ) - conflito ocorrido em pleno sertão baiano entre 1893 e 1897 - e haviam sido absurdamente enganados , com a promessa de terras na capital federal

 ( sem ter onde morar deram origem ás primeiras FAVELAS : a primeira delas localizava-se no MORRO DA PROVIDÊNCIA - ABAIXO - , vizinho a estação ferroviária da Central do Brasil ; já o termo FAVELA vem de FAVEIRO , uma pequena espécie de árvore característica do sertão nordestino ) . Havia uma peculiaridade : perseguidas por questões religiosas - afinal , eram mães-de-santo - estavam as chamadas TIAS BAIANAS .....

Esses migrantes fixaram-se em considerável número em regiões , como o Morro da Conceição ( ABAIXO ) , a Pedra do Sal , as imediações das praças Mauá e Onze , o bairro da Saúde , uma região conhecida como Cidade Nova e ainda a região portuária da cidade : esses locais eram chamados de " PEQUENAS ÁFRICAS " , com fortíssimos contingentes de moradores negros e a preservação da cultura , religião , tipos de música e danças trazidos pelos antigos escravos .

Entre as chamadas " tias baianas " estavam nomes , como  AMÉLIA ,  BEBIANA , MÔNICA , PRISCILIANA , ROSA OLÉ , SADATA , VERDIANA e , principalmente , HILÁRIA BATISTA DE ALMEIDA , a TIA CIATA ( 1854-1924 ) , que por sinal era oriunda de Santo Amaro da Purificação . Ela liderava um grupo de "tias baianas " e ganhava a vida produzindo doces , vários tipos de quitutes ( ESSA É PARA DAR ÁGUA NA BOCA : ABAIXO , UM QUINDIM , UM DOS MUITOS QUITUTES DE ORIGEM AFRICANA ) , fantasias para Carnaval e respeitadíssima , até mesmo por parte da elite carioca , embora incrivelmente existam raríssimas fotos dela .

O mais provável é naquele virada de século 19 para século 20 e em sua casa - um misto de terreiro de candomblé com ponto de encontro de músicos , compositores , boêmios e malandros - tenha surgido o mega brasileiríssimo SAMBA , que por sua vez surgiu como uma mistura de LUNDU ( ABAIXO - outro ritmo surgido a partir do batuque dos escravos , mais especificamente dos etnia BANTO oriunda de Angola : popularíssimo ao longo do século 19 , teve entre seus grandes adeptos ninguém menos do que DOM PEDRO I ! ) , movimentos de capoeira CAPOEIRA e danças rituais do candomblé . E qual foi o primeiro samba ?

     Infelizmente as primeiras composições de samba perderam-se no tempo mas o primeiro samba a ser gravado foi "PELO TELEFONE " , mais especificamente na Casa Edison , em janeiro de 1917 . Adivinhe quem foi o primeiro cantor a gravar um samba ? Sim , ele mesmo : Manuel Pedro dos Santos , ou simplesmente Bahiano . Coube ao azarado personagem ( ABAIXO ) que deu início a este texto a honra a a primazia de gravar em um hoje pré-histórico e desaparecido disco de 78 rotações  aquela especialíssima e histórica música de 4 minutos e 3 segundos de duração .

Diz a história , e o registro - mais especificamente , de 27 de novembro de 1916 - que essa canção , que a princípio teria o título de "ROCEIRO " foi uma criação do compositor Ernesto dos Santos , o DONGA ( 1890-1974 - ABAIXO ) , em parceria com o jornalista MAURO DE ALMEIDA , porém a verdade é bem outra : é provável que a canção tenha surgido em uma  de roda de samba na casa de Tia Ciata ( havia uma espécie de lei tácita :

todo samba que se prezasse tinha que ser tocado na casa de Tia Ciata e ser aprovado pela mesma e pelos "bambas " que frequentavam a sua casa ) e que entre seus autores , estejam nomes como , JOÃO DA BAIANA , HILÁRIO JOVINO , CANINHA , SINHÔ e um rapaz alto , bom , generoso , incapaz de criticar alguém ou alguma coisa chamado Alfredo Viana mas que todos chamavam de PIXINGUINHA ( 1897-1973 - ABAIXO ) ......

Há ainda quem torça o nariz : "PELO TELEFONE " seria mais um MAXIXE ( ritmo surgido na comunidade negra do Rio de Janeiro no século 19 e que chegou a ser muito popular na Argentina e no Uruguai ) do que propriamente um samba .  Controvérsias à parte , o fato é que por volta de 1930 o samba não só já estava consolidado como já era popularíssimo e já se confundia com o Carnaval ( agora já deu para entender o porquê das famosas "ALAS DAS BAIANAS "- ABAIXO -  nos desfiles das escolas de samba ) .

Tudo muito bom , mas , afinal , de onde vem o nome SAMBA ? ( ABAIXO , UMA RODA DE SAMBA EM UM MORRO CARIOCA , EM 1936 ) Existem 3 versões : a primeira - muito pouco provável - é de que essa palavra vem do árabe ZAMBRA ou ZAMBA ( no século 8 Portugal e Espanha foram invadidos pelos MOUROS , povo oriundo do norte da África e de cultura e religião árabes ) ; a segunda , é de que teria origem no dialeto QUIMBUNDO ( falado principalmente ao norte de Angola ) e significaria " COISA QUE CAI " e a outra , a mais provável , é venha do termo SEMBA , que significa " UMBIGADA " ( referência a um dos movimentos da dança , no qual o homem e a mulher tocavam suas barrigas e que era tido como "indecente " ) .

Embora a palavra SAMBA até já existisse e fosse usado como um nome genérico para se referir às danças dos negros do interior da Bahia , ele só foi citado pela primeira vez em um texto no século 19 : na edição de 3 de fevereiro de 1838 da revista O CARAPUCEIRO , publicada em Recife , o obscuro frei MIGUEL DO SACRAMENTO LOPES GAMA usou o termo " SAMBA D ´ALMOCREVE " para se referir a um tipo de dança dramática então existente entre os escravos ( ABAIXO ) .......

Bom , mal e porcamente comparando , ficar só escrevendo ou falando de samba é mais ou menos como tomar uma CERVEJA QUENTE : não tem graça ! Ah , mas você não gosta de samba ou dança muito mal ? Não tem problema : com os mestres-dançarinos da escola joinvilense da dança ESTÚDIO DOIS PRA LÁ , DOIS PRA CÁ ( ABAIXO ) não tem como ficar parado ! PARA ISSO , CLIQUE NO SEGUINTE ENDEREÇO : https://www.youtube.com/watch?v=o7HJ2aBf7lQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário