segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Quanto Vale ?

Não é preciso que o amigo leitor , ou amiga leitora , seja um grande observador , ou observadora ou tenha aquele raro e dito "cérebro de elefante " , ou " de computador " , para perceber uma MANIA que esse pobre e modesto escriba vem tendo já há alguns meses : DESCOBRIR A ORIGEM DAS PALAVRAS ( ABAIXO ). Mas como realizar mais uma das já costumeiras viagens histórico-etimológicas com você , que mais uma vez está se aventurando a ler estas mal escritas linhas , se nem sequer havia escolhido o tema pra o texto de hoje ?

Confesso que a escolha-inspiração para o tema de hoje veio de uma memorável apresentação que foi ao pela TV Globo no fim do hoje longínquo ano de 1988 : pela primeira e única vez na história duas legendárias bandas do rock tupiniquim dos anos 80 - LEGIÃO URBANA ( ABAIXO ) e PARALAMAS DO SUCESSO -

apresentaram-se  juntas e em uma das entrevistas desse especial , quando indagado a respeito do tema RELACIONAMENTO , foi a vez  do cantor-guitarrista HERBERT VIANNA ( ABAIXO , COM A CANTORA PAULA TOLLER ) responder fazendo uma outra pergunta ; " SERÁ QUE O CASAMENTO É A MELHOR FORMA DE RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS ? " .....Bom , diante disso aí foi a minha fez de me perguntar : Afinal , de onde vem a palavra CASAMENTO e quais seriam as origens de costumes como a ALIANÇA e a LUA-DE-MEL ?

 Agora , simbora para mais uma viagem histórico-etimológica : CASAMENTO tem origem em uma antiga palavra do latim - CASAMENTUM - , ou seja , " terreno com casa " ( outro fato curioso : originalmente a palavra CASA  queria dizer " CHOUPANA ou MORADIA POBRE " e uma MORADIA , que hoje chamamos de CASA , era chamada pelos antigos romanos de DOMUS ) .....Ahá : agora está explicado o porquê daquele misto de ditado popular e jogo de palavras , "QUEM CASA QUER CASA"

( até algumas décadas atrás e até mesmo hoje , em algumas regiões do mundo , terrenos e casas fazem parte dos dotes de casamento : basta se lembrar o que foi o dote de casamento do Príncipe de Joinville com a princesa Dona Francisca- ABAIXO -  e no que que esse dote acabou se transformando  .....) .

Vastidão , poder , influência e esplendor : este seria um brevíssimo resumo do que foi o IMPÉRIO ROMANO ( ABAIXO )  , um dos mais poderosos e longos que a humanidade já conheceu e que , mesmo exatamente 1.540 anos após seu fim , ainda continua presente em nossas vidas , principalmente através da LÍNGUA ( vale lembrar que o português , o espanhol , o italiano , o francês , o catalão e em grau muito menor , outras línguas , como o alemão e o inglês , tiveram origem no LATIM ) e de um complexo conjunto de leis , que ainda servem de base ao sistema jurídico de muitos países .

Em relação ao CASAMENTO , não poderia ser diferente : no século 3 um jurista chamado HERENIO MODESTINO elaborou um conjunto de leis - de nome longo e quase impronunciável ( " NUPTIAE SUNT CONJUNCTIO MARIS ET FOEMINAE , CONSORTIUM OMNIS VITAE : DIVINI ET HUMANIS JURIS COMMUNICATIO " ......caramba ! ) - , que definia o que era um casamento e o oficializava ( no IMPERIO BIZANTINO - equivalente a parte oriental do antigo Império Romano - no século 5 também surgiu um conjunto de leis referentes ao casamento : nessa ocasião seu imperador era JUSTINIANO- ABAIXO -  , que viveu entre os anos de 482 e 565 e que foi o responsável por essas leis ) .

Na verdade existiam 3 tipos de casamento no Império Romano ; COEMPÇÃO ( próprio dos PLEBEUS - a massa popular - e , portanto , o tipo de casamento mais comum , nele o pai de uma mulher a vendia simbolicamente ao futuro marido ) , CONFARREATIO ( próprio de uma classe social de políticos-nobres conhecidos como PATRÍCIOS - ABAIXO - : durante a sua cerimônia era oferecido um pão de trigo em honra a uma divindade conhecida como JÚPITER FARREO ) e USUCAPIÃO ( nele , após mais de um ano convivendo com um homem , a mulher passava a ser automaticamente propriedade desse homem ) .

Posteriormente a IGREJA CATÓLICA ( transformada em religião oficial do Império Romano , pelo imperador CONSTANTINO , em 315 ) tornaria tornaria o casamento um sacramento de caráter indissolúvel . Lembra-se da pergunta que fiz ainda há pouco : e a tão tradicional e esperada troca de ALIANÇAS , como surgiu ?

    Bom , se houve uma característica marcante dos antigos romanos foi a de valorizar e até se apropriar da cultura dos povos que conquistavam : como é sabido - e já foi diversas vezes repetido aqui neste blog - , por exemplo , quase todas as antigas divindades gregas acabaram sendo também adotadas pelos romanos e tendo os seus nomes latinizados , e o ritual da troca de alianças tem origem justamente na Grécia . Quando trocam alianças os dois felizes "pombinhos " estão seguindo um PRINCÍPIO "CIENTÍFICO" ......

"O quê ? Agora é que estou sem entender nada ! " . Já explicarei : os anéis de casamento dos antigos gregos eram feitos de FERROS IMANTADOS pois acreditava-se que o ÍMÃ poderia atrair o CORAÇÃO HUMANO , órgão equivocadamente relacionado ao AMOR e a outros tipos de sentimento . Portanto , ao trocar anéis durante a celebração do casamento acreditava-se que com isso o coração do companheiro , e da companheira , estava sendo atraído para sempre .....

E por que o anel de casamento é colocado no DEDO ANULAR DA MÃO ESQUERDA ? Acreditava-se que justamente ali havia uma veia diretamente ligada ao coração . Eu não afirmei ainda há pouco que a troca de alianças é uma tradição de origem grega ? Na verdade ela é QUASE grega : já por volta do ano 2.800 antes de Cristo os apaixonados casais EGÍPCIOS ( ABAIXO , SIMULAÇÃO DE ANTIGA CIDADE EGÍPCIA ) tinham o costume de usar anéis para celebrar a sua união pois para eles UM CÍRCULO representava a ETERNIDADE e , portanto , aquela união deveria durar para sempre .....

E a tão merecida LUA-DE-MEL para os dois "pombinhos " ? Há que afirme que no tempo do Império Romano as pessoas espalhavam gotas de mel na soleira da casa dos recém casados ; já a outra hipótese - talvez a mais provável - é que povos germânicos ( ABAIXO ,  GUERREIROS GERMÂNICOS ) que viviam ao norte e ao centro da Europa tinham por costume só se casar em época de LUA NOVA , com os noivos bebendo ao luar um misto de água com mel .

E o ARROZ JOGADO NOS NOIVOS ? ( ABAIXO ) Ah , isso é algo tão CHINÊS  quanto , por exemplo , o papel , a pólvora , o macarrão e os fogos de artifício : conta-se que há mais de 2.000 anos o casamento da filha de um homem rico e poderoso acabou acontecendo debaixo de uma chuva de arroz . Moral dessa história : como na milenar cultura daquele longínquo país oriental o arroz representa FARTURA , isso significava que o então novo casal teria uma vida cheia dela .....

.OK , beleza , mas e O FIM DE UM CASAMENTO ? Infelizmente a História não é muito generosa quando o assunto é a essa situação tão delicada e existem poucos registros históricos a respeito disso , mas mesmo assim deparei-me com dois fatos bastante curiosos ......Uma norte-americana , mais especificamente da cidade de Anderson ( Estado de Indiana ) chamada MAL AMADA , ops ! , LNDA ESSEX casou-se 22 vezes ( !!!! ) , sendo que desses casamentos nada menos do que 15 terminaram em DIVÓRCIO !

 Se não existe uma idade para amar e se casar também não há para se DIVORCIAR : em 2 de fevereiro de 1984 e mais especificamente na cidade de Milwaukee ( ABAIXO - Estados Unidos ) , SIMON STERN ( 97 anos ) e IDA ( 91 anos ) selaram o fim da sua união ( esses dois fatos bizarros não são fruto da limitada criatividade deste escriba : eles estão registrados no GUINESS BOOK , o famoso livro dos recordes ) ......Agora , outras duas perguntas : O AMOR TEM PREÇO ? E SE TEM , QUANTO VALE ? Para responder a estas perguntas "cabeludas " agora darei espaço para um verdadeiro CRAQUE ......

     Bem que ele tentou ganhar o mundo com a bola nos pés : nos anos 80 , recém chegado de São Paulo ( radicou-se com a família em Joinville em 1984 , quando tinha 13 anos de idade ) , ele chegou a fazer testes nas categorias de base do hoje tão maltratado Joinville Esporte Clube ( ABAIXO , LANCE DE UM JEC X CORINTHIANS , PELO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1984 ) e sonhou , quem sabe , jogar um dia no seu tão amado São Paulo Futebol Clube mas infelizmente não deu ......A vida pode nos fechar portas mas em compensação abre outras .

 Bem que ele já sabia , como ele mesmo chegou a afirmar em um entrevista aqui mesmo no ALAMEDA CULTURAL em dezembro de 2013 : sempre gostou de ler e escrever e já aos 9 anos de idade encenava com seus amiguinhos peças teatrais com roteiros criados por ele mesmo . Publicitário por formação , profissão e obrigação , afinal infelizmente poucas pessoas podem viver exclusivamente de cultura e arte neste país  ( até chegou a mostrar o seu lado ator : ele ( ABAIXO ) foi garoto-propaganda em alguns anúncios de empresas locais entre 2005 e 2009 ) , o seu lado artístico só foi aflorar para valer em 1996 , quando tinha 25 anos :

 nessa ocasião foi encenada um peça teatral de sua autoria , " QUEM ROUBOU MINHA  INFÂNCIA QUE ESTAVA AQUI ? " . Essa acabou sendo a grande fagulha que faltava para que acontecesse a explosão : nestes 20 anos ele foi autor de mais 6 peças teatrais , de 6 livros ( ABAIXO , A CAPA DO MAIS RECENTE DELES ) , participou de inúmeras antologias literárias , escreveu incontáveis crônicas - tanto para jornais quanto na internet - , deu várias palestras e conferências Brasil afora ,

é responsável - desde dezembro de 2014 - pela EDITORA AREIA , uma das mais destacadas lideranças do mundo literário joinvilense , foi um dos fundadores da CONFRARIA DO ESCRITOR DE JOINVILLE ( ABAIXO )  e também , por breves períodos , um dos apresentadores do programa radiofônico CHILI MAGAZINE , roteirista , cineasta , videomaker ( no Youtube é possível encontrar um canal com 31 vídeos produzidos por ele mesmo ) e assessor de Comunicação da Assembléia Legislativa de Santa Catarina .

Portanto , é com muita honra e depois de certo tempo , que o ALAMEDA CULTURAL tem o prazer  e a honra de apresentar-lhes o talento polivalente de JURA ARRUDA ! ( ABAIXO , COM UMA DE SUAS ENTUSIASMADAS FÃS ) .No vídeo dia , o curta metragem " EU TE AMO , VOCÊ NÃO SABE QUANTO " , de sua autoria e feito em 2003 , aborda , entre outras coisas , esse negócio tão especial chamado AMOR e o sempre doloroso fim de um relacionamento ......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário