segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O Que Será Isso ?

Ei , você que está aí do outro lado : quer embarcar neste exato em uma viagem para a GRÉCIA ( ABAIXO )  ? É óbvio que você irá querer : quem , em sã  consciência , se negaria a viajar para a pátria-berço da civilização ocidental , com seus locais , monumentos , ruínas e esculturas de valiosíssimo valor histórico e ainda por cima com prais e ilhas paradisíacos ?

Caso você tenha ficado assanhadinho , ou assanhadinha , este escriba já vai logo avisando : trata-se de mais uma daquelas já tradicionais viagens histórico-etimológicas pelas quais você já está habituado , ou habituada , aqui no ALAMEDA CULTURAL ....

Então lá vamos nós ! O destino , ou melhor , a palavra de hoje é ANARQUIA : ela tem origem em duas antigas palavras gregas , AN ( que significa "não " ) e ARKHÊ ( que significa "autoridade " ou "poder " ) . Depois de certo tempo , resolvi botar minha velha amiga e colega , a ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL , para trabalhar e veja o que ela disse : " 1- Falta ou ausência de autoridade ou organização , 2 - Desorganização ou desordem num lugar , resultante da insubmissão às leis instituídas ou autoridades constituídas ( ABAIXO )

 ......O seu derivado " ANARQUISMO " indica o sistema o sistema político , econômico ou jurídico que pretende a supressão de qualquer autoridade constituída , e a absoluta liberdade individual , criando uma sociedade livre e harmônica "......( ABAIXO , PROTESTO DE MILITANTES ANARQUISTAS )

Essa palavra - irmã de algo tão nobre chamado LIBERDADE e prima distante de algo tão remoto e inalcansável chamado UTOPIA - não tem apenas um sentido político ou negativo : ANARQUIA também pode combinar com OUSADIA e CRIATIVIDADE e se pudéssemos resumir em apenas uma palavra quem foi um dos personagens do dia ela é perfeita .....Para quem acabou crescendo e se divertindo naquelas gostosas e saudosas tardes de sábado vendo aquele sujeito bem humorado , gordo e de cabelos brancos acompanhado de suas belíssimas e atraentes assistentes ( ABAIXO ) - a quem tratava como suas filhas  ( ah , como  não se lembrar das danças sensuais daquelas garotas ! ) - , chega a ser surpreendente , e até gozado , saber que esse mesmo sujeito sonhava ser MÉDICO :

 nascido na pernambucana cidade de Surubim em 30 de setembro de 1917  e criado na paraibana Campina Grande ( ABAIXO ) , ingressou na Faculdade de Medicina de Recife quando tinha 18 anos de idade . Ele tinha , digamos , um método diferente de estudar : praticamente nu ! A sua explicação : assim não poderia sair de casa e sem poder sair de casa poderia se dedicar aos estudos ( ah , bom ! ) .....

Como sua família sofria de um mal crônico e que ataca a maioria dos brasileiros até hoje - A FALTA DE DINHEIRO - ele teve de se virar para poder custear seus estudos , chegando até a ser músico : era baterista em uma banda formada por acadêmicos de Medicina . Só que quando algo tem que acontecer , tudo acaba conspirando a favor e para que as coisas tomem outro rumo : sua banda iria se apresentar na Alemanha e já estava a bordo do navio quando tiveram a péssima notícia de que a Segunda Guerra havia acabado de eclodir ! Resultado : ele acabou desembarcando ,  se radicando no Rio de Janeiro e trabalhando no rádio . ( ABAIXO , A AVENIDA RIO BRANCO , NO RIO DE JANEIRO , EM CARTÃO-POSTAL DOS ANOS 30 )

    Após uma passagem pela rádio Tupi , onde foi locutor ( anunciava comerciais publicitários , naquele tempo chamados de "reclames " ) , transferiu-se para a rádio Fluminense , onde apresentava um programa de músicas carnavalescas e que supostamente era transmitido de um cassino ( ABAIXO )  . Pura "cascata" : as transmissões aconteciam a partir de um improvisado estúdio uma longínqua chácara na periferia do Rio de Janeiro .....

Caberia àquele sujeito que queria ser médico e que como tantos nordestinos chegados ao Rio de Janeiro e a outros grandes centros  , veio quase que tão somente com a roupa do roupa e pouquíssima coisa a mais , revolucionar a maneira de se fazer comunicação no Brasil : legítimo show man , era bem humorado ,  debochado , usava roupas engraçadas e espalhafatosas e estava sempre com um buzina na mão , que era um verdadeiro para seus pobres e indefesos calouros .....Genial frasista , criou bordões , como " TEREZINHA ! " , " VOCÊS QUEREM BACALHAU ? " e repetia frases - curtas e verdadeiras - , como , " NADA SE CRIA , TUDO SE COPIA " e " QUEM NÃO SE COMUNICA , SE TRUMBICA ! " .

 Era também um formidável descobridor de talentos : ROBERTO CARLOS , RAUL SEIXAS , FÁBIO JÚNIOR ( os três dispensam qualquer apresentação ! ) , PERLA ( cantora paraguaia que fez o extremo desserviço de cantar versões bregas de sucessos do quarteto sueco ABBA ) , PAULO SÉRGIO ( ABAIXO - cantor falecido precocemente , aos 36 anos , em julho de 1980 e que , injustamente , carregou o peso de ser comparado a Roberto Carlos ) .......Como sempre existem os invejosos e chatos de plantão , a respeito dele eram ditas muitas coisas : grosso , louco , "boca suja" ( coisa que realmente ele era ) , cruel para com os calouros de seus programas , estimulador do espírito de competição entre as pessoas .....mas é aquela velha história : falem mal mas falem !

Querido e popular - era chamado carinhosamente por muitos de "VELHO GUERREIRO " - foi , com muitíssima justiça , homenageado pela escola de samba carioca IMPÉRIO SERRANO no Carnaval de 1987 mas as últimas forças desse guerreiro estavam sendo minadas : ele sofria de câncer no pulmão .....Vítima de um ataque cardíaco , o cidadão José Abelardo Barbosa de Medeiros pôde ter deixado este mundo naquele triste 30 de junho de 1988 mas o personagem que ele tão genialmente criou e viveu - CHACRINHA - e seu legado são imortais !

Um frase que o genial comunicador costumava repetir : " EU NÃO VIM PARA EXPLICAR , VIM PARA CONFUNDIR ! " . A mesma frase poderia perfeitamente ter saído da boca de qualquer artista e em qualquer forma de arte : o joinvilense ANDERSON ALBERTON ( ABAIXO ) que o diga ! Embora tenha morado em outras cidades ( Barra Velha , em 2006 , e São Francisco do Sul , em 2010 ) , o bom filho á casa retorna : com formação e bacharelado em Artes Visuais , Anderson é um dos editores da TV CIDADE e desde 2014 é dono do próprio negócio : a produtora de vídeos e fotos AUTO FOCOS .

 Pintor , desenhista e videomaker , em mais de 10 anos de carreira ele ( ABAIXO )  acumula participações - destacadas , diga-se de passagem - tanto em exposições individuais ( sua mais recente exposição teve o título de " BUSCAS INCONSCIENTES " , em cujos desenhos utilizou tinta nanquim ) quanto coletivas ( ele já participou por 4 vezes da COLETIVA DE ARTISTAS DE JOINVILLE , tradicional evento realizado desde 1971 ) e é , sem sombra de dúvida , um dos mais brilhantes nomes da nova geração de artistas plásticos aqui em terras de Dona Francisca .

 Suas pinturas , desenhos e murais têm como marca registrada o uso de formas geométricas 9 ABAIXO )  e seus vídeos - um tanto enigmáticos - questionam a rotina nossa de cada dia e valores da sociedade , levando seus espectadores a refletirem e a pensarem . E quais seriam suas fontes de inspiração ? Filmes , como , "LARANJA MECÂNICA " ou ' UM ESTRANHO NO NINHO " ? Livros , como " O MUNDO DE SOPHIA " e " O PONTO DE MUTAÇÃO " ? O seu muitíssimo feliz casamento com Adriana e que já dura 6 anos ? Ou ainda a maravilhosa viagem que realizou pelo belo Chile em 2012 ? Bom , perguntas à parte , hoje você terá a oportunidade de ver esse jovem talento em ação : o que será que essa pintura , cheia de figuras geométricas quer dizer ?.....CONFIRA E TIRE SUA CONCLUSÃO !

Um comentário: