quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Corra : Ela Está Chegando !

É algo para deixar qualquer um de queixo caído , aliás nem mesmo gênios da informática , como CHARLES BABBAGE ( ABAIXO , CONSIDERADO POR MUITOS O INVENTOR DO COMUTADOR A, INDA NO SÉCULO 19 )  , ALAN TURING , PAUL BARAN , STEVE JOBS , BILL GATES e MARC ADRESSEN sequer tiveram a pretensão de pensar em criar algo semelhante ! " E que coisa tão extraordinária é essa ? " , já pensou você .

Bom , não se trata de algum computador hiper avançado e que só falta falar mas sim de um simples , mero e mortal ser humano : em 26 de novembro de 1993 , mais precisamente nos estúdios da emissora de TV britânica BBC , o inglês DOMINIC O´BRIEN ( ABAIXO ) conseguiu a suprema proeza de memorizar a sequência de 40 baralhos diferentes ( 2.080 cartas ) arranjados juntos ao acaso , cometendo apenas UM ERRO . Detalhe : ele olhou a sequência apenas UMA VEZ......Uau !

Conseguir memorizar a pergunta com a qual encerramos o texto " LÁ VEM O TREM ! " , postado na semana passada ? Para esse glorioso inglês com cérebro de computador essa tarefa seria "fichinha " ! E você , nobre leitor , consegue se lembrar dessa pergunta ? Devemos reconhecer : raríssimas pessoas têm o privilégio de possuir uma memória de computador como a de PC , ops ! , Dominic O ´Brien e em uma semana acontece muita coisa - até , pasmem , bloquear o Facebook a pedido de um dublê de prefeito ( ABAIXO ) - , mas lhe daremos umas dicas .....

A avenida - que foi tema da pergunta - é uma das importantes e movimentadas de Joinville , leva o nome de um ex-ditador , ops ! , presidente da república nascido em terras gaúchas e tem seu início no cruzamento coma rua Ministro Calógeras , indo em direção à zona sul da cidade .....Assim já ficou fácil , facílimo ! Aliás , com essas dicas fica impossível errar a resposta : trata-se da AVENIDA GETÚLIO VARGAS . ( ABAIXO , UM DESFILE DE SETE DE SETEMBRO , ACONTECIDO NOS ANOS 60 NESSA IMPORTANTÍSSIMA VIA )

Esqueça-a como ela é hoje : em 1905 não passava de um caminho macadamizado e com valas em suas laterais e tinha o nome de KATHARINENSTRASSE , ou Estrada Catarinense ( tinha esse nome por ser um dos principais acessos rumo a precária estrada que ligava Joinville à Florianópolis , localizada na ilha de Santa Catarina ; - ABAIXO , FOTO DA AVENIDA TIRADA EM 1945 PELO IMIGRANTE ALEMÃO - RADICADO EM JOINVILLE - FRITZ HOFFMANN

já o nome atual surgiu após a vista do então ditador gaúcho a Joinville , em 9 de março de 1940- ABAIXO , AO CENTRO , ENTRE O ENTÃO PREFEITO NABOR MONTEIRO E O GOVERNADOR NEREU RAMOS  ) . Porém , esse verdadeiro "caminho de roça " estava com seus dias contados :

no seu ponto final havia um vasto terreno pertencente a um certo senhor JOENCK . Se a História infelizmente tratou de manter no lombo do anonimato esse sujeito - que provavelmente era um dos muitos e modestos colonos que viviam naquela região - , esquecendo-lhe até o seu nome , em compensação algo de extraordinária importância estava destinado a surgir ali : após a planta da edificação passar pelo crivo e a aprovação do engenheiro fiscal CAMPOS MELLO , em novembro de 1905 , ainda nesse ano teve início a construção daquela que seria futura ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE JOINVILLE . ( ABAIXO , EM FOTO PROVAVELMENTE DOS ANOS 20 )

O futuro prédio , cuja obras ( ABAIXO ) tiveram a chefia do engenheiro FERDINAND LEPPER ( um dos muitos filhos de HERMAN AUGUST LEPPER , fundador da malharia Lepper e da hoje toda-poderosa Associação Comercial e Industrial de Joinville - ACIJ ) ,

teria um estilo arquitetônico muitíssimo semelhante à da estação ferroviária da cidade de WINDHOEK  ( ABAIXO ) , a hoje capital da república da Namíbia ( localizado na região sudoeste da África e vizinho da África do Sul , o país - que só conquistou a sua independência em março de 1990 - chegou a ser uma colônia da Alemanha entre 1884 e 1915 , quando foi ocupado por forças britânicas ) ......


" ISSO É UMA VERGONHA ! " , pegando um "gancho " na frase-bordão de um famoso jornalista brasileiro ( ABAIXO - aquele mesmo que há alguns anos atrás contou uma piadinha ridícula e infeliz zoando os tão desprezados GARIS ) , isso é o que praticamente todos dizem a respeito do fechamento do CANAL DO LINGUADO .

       O assunto é mega polêmico e já despertava acalorados debates e discussões antes mesmo de sua conclusão , no longínquo ano de 1935 ( para saber mais a respeito desse tema leia o texto " ORDENS DO DITADOR ! " , postado no último dia 17 de agosto - ABAIXO , VISTA AÉREA DO CANAL DO LINGUADO  ) , mas o que a maioria das pessoas não sabe é que o canal já sofria um processo de assoreamento :

 estranhamente não houve qualquer comoção quando , em 1906 , a parte leste do canal - entre São Francisco e a então ilha do Linguado , justamente a parte do canal onde o fluxo e refluxo das marés eram mais fortes - foi aterrada e para isso foram utilizados 8.000 metros cúbicos de areia , terra e pedras ( a chefia dessa obra ficou a cargo do engenheiro INÁCIO DE OLIVEIRA - ABAIXO , FOTOS DE SATÉLITE DO CANAL DO LINGUADO )  .


 Agora é a vez de pegarmos outro "gancho " com uma das célebres frases de autoria do escritor , dramaturgo NELSON RODRIGUES ( 1912-1980 - ABAIXO ) : " O BRASILEIRO É UM NARCISO ÀS AVESSAS " .....Essa frase , curta e cruelmente verdadeira , se encaixa como uma luva no caso a seguir :

em uma época - 1906 -  em que os recursos tecnológicos eram limitados e precários , realizou - se aquela que certamente é uma das maiores obras de engenharia da história do Brasil e , talvez , do mundo ! Para que a PONTE DE FERRO SOBRE O CANAL DO LINGUADO  ( ABAIXO ) fosse feita foram necessárias 60 vigas - de 11 metros de comprimento , cada uma - , sendo que cada uma delas foi aprofundada 4 ou 5 metros , dependendo da resistência do solo em que foi fincada .

 Por sua vez , para que cada uma dessas estacas fosse fincada , foi utilizado um bate-estaca movido à vapor e que levantou cada viga com uma roldana : o bate-estaca dava 4 pancadas por minuto e seu martelo tinha um peso de 1.200 quilos . Um detalhe importante : a ponte ( ABAIXO ) , que media 400 metros de comprimento ( o engenheiro-chefe responsável pela sua construção foi GASPAR DE OLIVEIRA )  , foi construída em CARÁTER PROVISÓRIO .....

Mesmo ainda faltando muita coisa para que a ferrovia , que ligaria São Francisco ( ABAIXO , FOTO DA PRAÇA CENTRAL DE SÃO FRANCISCO , PROVAVELMENTE DATADA DE 1905 , ÉPOCA EM QUE FORAM INICIADA A CONSTRUÇÃO DA FERROVIA ) à então colônia  de Hansa Humboldt ( a atual Corupá ) , ficasse pronta ela já era uma atração turística : aos finais de semana locomotivas conduzindo vagonetes com famílias à bordo dirigiam-se à então ilha do Linguado .

 E cada vez mais as locomotivas aproximavam-se de Joinville : em 26 de junho de 1906 pela primeira vez uma locomotiva transpôs o Linguado , chegando à então vila de Paraty , hoje ARAQUARI . Isso oficialmente : alguns dias antes uma locomotiva partira da ponte provisória de uma região de São Francisco conhecida como SACO ( não ria ! ) , tendo a bordo vários trabalhadores ( que ficaram em seus vagões ) , os engenheiros INÁCIO DE OLIVEIRA , JOAQUIM LEITE RIBEIRO DE ALMEIDA e CONSTANTINO e ainda o jornalista INÁCIO BASTOS ( ABAIXO - oriundo do hoje badaladíssimo balneário florianopolitano de Canasvieiras e hoje nome de rua , ele também foi telegrafista , escritor , poeta , dramaturgo , político e , sem dúvida alguma , um dos maiores expoentes da elite luso-brasileira , pejorativamente chamada de "cabocla " e mandaria política e economicamente na cidade até a década de 30 ) .

 Na ilha do Linguado ( ABAIXO , O QUE SOBROU DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA QUE CHEGOU A EXISTIR NESSA ILHA ) o grupo trocou a locomotiva por um vagonete e conseguiu chegar até o continente , em um percurso total de 17 quilômetros e que durou 42 minutos ou 2 minutos e meio por quilômetro , velocidade espantosa para a época . Isso acabou sendo o prenúncio do grande dia que enfim chegara :

na tarde daquele longínquo 29 de julho de 1906 uma impressionante multidão espalhou-se pelas dependências da estação ferroviária , pelo seu entorno e até em alguns trechos marginais da ferrovia para ter o prazer e o privilégio de testemunhar o grande fato que estava prestes a ocorrer .....Está certo que longos 110 anos  separam aquele fato dos dias atuais mas não é difícil imaginar toda a alegria estampada nos rostos daquelas pessoas , a admiração e toda a gigantesca vibração que tiveram quando mais precisamente às 17 horas e 20 minutos pela primeira vez uma locomotiva chegou à estação ferroviária de Joinville , ( ABAIXO , FOTO PROVAVELMENTE TIRADA NO DIA DE SUA INAUGURAÇÃO )

 não só sob a calorosa recepção dessas pessoas como também ao som da afinadíssima banda GUARANY ( curiosamente , os últimos trilhos foram assentados ás 17 horas ou apenas 20 minutos antes da chegada da locomotiva ! ) . Esse foi tão especial e marcante que uma das cervejarias da cidade - KUEHNE ( ABAIXO , RÓTULO DE UMA DAS MARCAS DESSA CERVEJARIA : " PONTE DO DIABO ".....KKKKK!!!!! ) , então sob a direção de WILLHELM WALTHER - acabou lançando uma nova marca de cerveja e que recebeu o nome de MARCA PROGRESSO -1906 .....

Quem estava ali naquele histórico 29 de julho de 1906 ainda não tinha visto nada : um acontecimento ainda muito maior ainda ocorreria ! Dali a alguns dias e na mesma estação ferroviária estaria desembarcando o ......Bom , essa parte fica para a semana que vem , quando contaremos a parte final dessa centenária história ( ABAIXO , CARTÃO POSTAL DATADO DOS ANOS 40 )  . Enquanto isso curta as belas imagens do dia : trata-se de um vídeo da estação ferroviária , feito pelo internauta joinvilense ALDO MADER ....VALE A PENA CONFERIR !

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