quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Viagem Musical : Midas do Sertão

Oi , tudo bem ? Você que está aí do outro lado do computador ou do celular quer fazer uma viagem neste exato momento ? Sim ? Oba , que legal ! Independente do local em que você esteja , acomode-se : bora para mais uma viagem pelo FABULOSO MUNDO DA MITOLOGIA GREGA ! ( ABAIXO , DEUSES GREGOS ) .....

Ele nasceu para ter uma vida de rei , literalmente : filho de Górdio e de Cibele , MIDAS era rei da Frígia ( essa reino equivale a região da atual Turquia e o rei Midas realmente existiu : em 1954 uma equipe de arqueólogos norte-americanos descobriu - na atual cidade de Yassihuyuk - um caixão em ótimo estado de conservação , tendo junto a uma considerável quantidade de objetos - taças , porcelanas
, bandejas , etc....- e indícios de que houve um grande banquete por ocasião de sua morte , como exigia um figura real - ABAIXO , RECONSTITUIÇÃO DE COMO ELE TERIA SIDO ENTERRADO )

 e , sem querer , acabou fazendo um grandesíssimo favor a um deus : SILENO , pai de criação do deus DIONÍSIO ( ABAIXO - também conhecido como BACO : era a divindade ligada ao vinho , ao teatro e à alegria ) embriagou-se em uma festa e acabou perdendo-se ( as divindades gregas eram tão humanas que até seus pais ficavam de pileque ! ) .

Generoso e gentil , o rei Midas o acolheu e o tratou da melhor forma sem saber que era o pai de quem era : muitíssimo agradecido , Dionísio se pôs ao dispor de Midas e realizaria qualquer coisa que pedisse . Pois bem , Midas ( ABAIXO )  pediu a Dionísio o poder de transformar tudo o que tocasse em ouro ......Pobre Midas : não imaginava o problema que estava arranjando : tudo , mas tudo mesmo , era transformado em ouro ao seu menor , até mesmo a comida que queria e até a sua única filha .

Midas pediu a Dionísio que anulasse esse poder : o deus disse para que se banhasse no rio PACTOLO e assim o rei o fez mas não sem antes transformar as areias do rio em ouro . Midas pôde ter perdido esse incômodo poder ao banhar-se no rio mas os seus problemas ainda continuariam .....Os deuses PÃ ( ABAIXO - divindade ligada à natureza , sobre isso ver o texto " FALA DONA ALEGRIA ! " , postado no último 13 de setembro ) , com toda a sua irreverência e deboche a inseparável flauta ,

 e APOLO ( ABAIXO - uma das maiores figuras no antigo panteão mitológico grego : era ligado , entre muitas coisas , à poesia , à Medicina e à adivinhação ) , com toda a sua beleza , força , poder e sua inseparável harpa ,

decidiram fazer um duelo musical tendo como juiz o deus TMOLO ( divindade ligada às montanhas - ABAIXO , AO CENTRO DA GRAVURA ) . Era evidente e claro que Pã se saíra melhor no duelo mas mesmo assim Tmolo declarou Apolo o vencedor : indignado , o rei Midas contestou a decisão ( tanta indignação , além de uma questão de justiça , tinha outro motivo : após voltar a ser um mero mortal sem super poderes , o rei abdicara de suas riquezas e tornara-se um seguidor de Pã ) .

 Aí foi a vez de Apolo ficar enfurecido : ele transformou as orelhas do rei em ORELHAS DE BURRO ( KKKK !!!! ) .....Midas as escondeu com um chale mas o barbeiro do rei era a única pessoa a saber desse segredo : lutando para não revelá-lo a outras pessoas , o barbeiro fez um buraco na terra e diz algo , mas foi em vão.....Justamente nesse buraco brotou uma planta que ao menor sopro de vento dizia e repetia as palavras que haviam sido ditas pelo barbeiro : " O REI MIDAS TEM ORELHAS DE BURRO ! " ( aqui vai outro .....KKKK !!!! ) . Completamente desmoralizado , não restou ao pobre e azarado rei ( ABAIXO )  suicidar-se bebendo sangue de touro ( eca ! ) .....

Você acha que essa história terminou aí ? Nãnaninanão : milhares de anos mais tarde , mais precisamente em 9 de março de 1950 , veio ao mundo , na cidade pernambucana de Timbaúba ( ABAIXO )  , um menino chamado IVANÍLTON ( que nominho , hein ! ) . a uma versão moderna e reencarnada do remotíssimo e mitológico rei Midas .....

Quando ainda era muito criança sua família mudou-se para Recife e acabou crescendo ouvindo muita música , especialmente LUIZ GONZAGA ( ABAIXO ) , BEATLES , ÂNGELA MARIA e cantores negros dos Estados Unidos . Resultado : já aos 14 anos tocava e abrilhantava bailes e festas de Recife noite afora e aos 15 anos começou a participar com frequência de concursos musicais , algo muito comum naquela longínqua década de 60 . Em um deles , promovido pelo apresentador NILSON LINS ( o nome do programa que apresentava era " VARIETÉ " e ia ao ar pela rádio JORNAL DO COMMERCIO ) , tirou a sorte grande , ou melhor , recebeu um verdadeiro presente dos deuses : por tê-lo vencido , recebeu uma carteira de músico profissional , assinou um contrato com a TV JORNAL DO COMMERCIO e , de quebra , tornou-se uma presença constante na programação da emissora .

 Em um pequeno Estado - pouco maior do que Santa Catarina - e que , musicalmente falando , já havia presenteado o Brasil com nomes , como LUIZ GONZAGA - carinhosamente chamado de "seu Lua " - e DOMINGUINHOS ( 1942-2013 - ABAIXO - considerado pelo próprio e genial Luiz Gonzaga o seu herdeiro musical ) , era revelador e um orgulho saber que possivelmente um dos maiores destaques do ainda engatinhante rock tupiniquim - então chamado de "yê yê yê " - também era um pernambucano ......

Internet ? Redes Sociais ? Androide ? Youtube ? Naquele distante época isso não existia nem nos mais delirantes e fantásticos filmes e seriados de ficção científica , e olha que naqueles anos 60 eles foram até bastante comuns . Portanto , para quem fosse de fora do poderoso e influente eixo Rio-São Paulo não restava outra alternativa senão a de tentar a sorte em uma das duas megalópoles .( ABAIXO , VISTA DA FAMOSA PRAIA DE COPACABANA NO ANOS 60 )

     Ivanilton podia ser uma celebridade em sua terra natal mas no Rio de Janeiro - cidade para onde se mudou em 1967 , vindo de mala , cuia e com muita esperança - ele era apenas mais desconhecido em meio a multidão ....Por incrível que pareça , ele não sabia tocar violão e quem  ensinou os primeiros acordes a ele foi outro ilustre desconhecido : um rapaz  irreverente , maluco e invocado chamado Sebastião Rodrigues Maia e que alguns já chamavam simplesmente de TIM MAIA ( 1942-1998 - ABAIXO ) .....

Mais ou menos na mesma época o genial e futuro "síndico do Brasil ", acabou conhecendo também um rapaz franzino , magro , quase da mesma idade que ele e que também havia vindo do Nordeste , mais precisamente da Bahia : HYLDON ( ABAIXO ) . Em parceria com Hyldon pela primeira vez na vida - em 1968 - compôs uma música e , como veremos em breve , não pararia mais .....Ivanilton ainda conheceria mais outros dois jovens músicos : RENATO PIAU e TINHO ( ambos fizeram parte , durante muitos anos , da banda de apoio de Tim Maia , a VITÓRIA RÉGIA ) . E o que acontece quando um grupo de jovens apaixonados e com o raro talento pela música se encontram ? Disso só pode surgir uma banda de rock , que infelizmente acabou durante pouquíssimo ( a banda tinha o nome de OS NUCLEARES , chegou a gravar um disco - em 1969 , pela hoje extinta RCA - e nela Ivanilton era cantor e guitarrista ) .

 Um roqueiro chamado IVANILTON DE SOUZA LIMA ? Não dá , né ? O seu nome artístico surgiu de maneira bem inusitada : consultando a lista telefônica . De repente ele ficou de olhos arregalados : MICHAEL SULLIVAN ? Caramba , por que não esse nome ? Após uma passagem pela obscura banda OS SELVAGENS , em 1971 Michael-Ivanilton deparou-se com o grande desafio : fazer parte de uma das bandas-ícones do Jovem Guarda , RENATO E SEUS BLUE CAPS ( ABAIXO )  .....Como se já fosse um músico veterano Michael jamais sentiu a mudança , muito pelo contrário : até 1978 , ano em que saiu da banda , a Renato e Seus Blue Caps nada menos que 6 DISCOS DE OURO ! De uma super banda para outra : entre 1979 e 1986 Michael foi um dos vocalistas dos THE FEVERS , outro ícone jovem guardista .

 Se nos anos 60 toda banda re rock no Brasil deveria ter um nome estrangeiro e , não poucas vezes , gravar uma versão de algum sucessos dos eternos rapazes de Liverpool - OS BEATLES - , nos anos 70 todo cantor brasileiro que se prezasse deveria ter um nome artístico estrangeiro e ainda cantar e gravar em inglês . Seguindo esse modismo , que hoje pode parecer ridículo e cômico , entre 1976 e 1979 e por gravadoras distintas , Michael gravou 3 discos em inglês ( ABAIXO , CAPA DO DISCO "MICHAEL SULLIVAN " , DE 1979 ) .

Ter uma música incluída na trilha sonora de uma novela da Globo , principalmente em uma novela das oito : naquele tempo esse o desejo e a realização para tantos cantores Brasil afora , algo mais ou menos como conseguir chegar ao topo dos gigantescos e intimidantes  8.848 metros do Monte EVEREST ( ABAIXO - a maior montanha do mundo , localizada entre China e Nepal ) e contemplar o mundo , vitorioso e orgulhoso .

Michael foi além , muuuito mais além : a música " MY LIFE " - composta por ele e gravada em inglês - não só foi incluída na trilha sonora da novela "CASARÃO" ( excelente novela , protagonizado pelos saudosos PAULO GRACINDO e YARA CÔRTES - ABAIXO  ) como ainda vendeu mais de 1 milhão de cópias , rendendo ao cantor 1 DISCO DE DIAMANTE , uma façanha que naquela época no Brasil só Roberto Carlos e cantores populares , como ODAIR JOSÉ e BENITO DI PAULA ( dois dos reis da brega music ) podiam conseguir !

Só que como cantor ele parou por aí : não alcançou mais nenhum outro mega sucesso depois disso e talvez você , que esteja lendo estas mal escritas jamais tenha visto "mais gordo ". Talvez , no íntimo de seu ser , ele mesmo admita : cantando não chega a ser nenhum Elvis , Roberto Carlos , Orlando Silva , etc...etc... e até hoje luta para se firmar como cantor ( em sua carteira como músico profissional Michael está registrado como cantor e em mais de 5 décadas de carreira gravou apenas 7 discos como cantor solo ) . Mas como produtor de discos e , principalmente , como COMPOSITOR , Michael-Ivanilton ( ABAIXO ) é um fenômeno !

     O que dizer então de um sujeito que como como produtor e compositor vendeu perto de 60 milhões de cópias de discos , conquistou 690 DISCOS DE OURO , 240 DISCOS DE PLATINA e 60 DISCOS DE DIAMANTE , teve músicas de sua autoria fazendo sucesso em mais de 60 países e ainda teve  músicas incluídas em trilhas sonoras de 30 novelas ? Para quem não o conhece fica difícil acreditar nisso  assim como parece mentira mas é a mais pura verdade : até hoje ele ( ABAIXO )  compôs - muitas vezes em parceria com outros compositores - "por baixo " uma 1000 músicas , das quais perto de 500 foram grandes ou mega sucessos !

Essa quilométrica lista inclui músicas , como " DESLIZES " ( Fágner ) , " ME DÊ MOTIVO" ( Tim Maia ) , " PERGUNTE PRO SEU CORAÇÃO " ( Roberto Carlos ) , " TALISMÃ " ( Leandro e Leonardo ) , " FAZ AMOR COMIGO " ( Roberta Miranda ) , " AMAR VOCÊ " ( José Augusto ) e até , vejam só , " AMIZADES VIRTUAIS " ( Celso Portioli - ABAIXO - .....sim , um dia ele tentou ser cantor ! ) .

 Dono do incrível poder de transformar notas musicais , acordes e sons em ouro , ou melhor , em vendagens e cifrões fabulosos , pelas mãos do produtor Michael Sullivan passaram  nomes , como TIM MAIA , ALCIONE , SANDRA DE SÁ , FAFÁ DE BELÉM e ROUPA NOVA e ainda foi o primeiro a perceber que aquela loirinha bonita , vinda do interior do Rio Grande do Sul , modelo profissional e que era conhecida única e exclusivamente por ser "a namorada de Pelé " tinha talento e potencial para algo a mais : Michael descobriu e apostou em Maria das Graças Meneghel , ou melhor , XUXA ( ABAIXO )  , e não se arrependeu !

Música de criança ? Fala sério ! Michael também não pensou assim : ele foi produtor e compositor de grupos e apresentadoras infantis , como TREM DA ALEGRIA ( grupo que ajudou a criar ) , BALÃO MÁGICO , ANGÉLICA , MARA MARAVILHA ( ABAIXO ) , a dupla de palhaços ATCHIM E ESPIRRO e , de quebra , deixou a sua marca compondo as músicas-temas da campanha CRIANÇA ESPERANÇA ( realizada pela Globo desde 1986 ) e  as versões nacionais de desenhos animados , como "HE-MAN ", "THUNDERCATS " e  "OS CAVALEIROS DO ZODÍACO" ( ele compôs 350 músicas infantis ) ......

Música de crente ? Tô fora ! Dono de impressionantes tino comercial e visão de mercado , nos anos 90 passou também a compor e a produzir discos de artistas do gênero GOSPEL . " BREGA ! " , " POPULARESCO " , " MOVIDO A JABÁ " ( o termo criado por Tim Maia e é usado para ser referir ao dinheiro pago pelas gravadores para que uma determinada ou as músicas de um determinado toquem nas rádios e programas de TV ) , nada disso abala Michael ( ABAIXO ) é aquele negócio , " Falem mal mas falem " , ou melhor , morram de inveja :

um dos raros casos de compositores reconhecidos pela mídia e  , também por um certo público , desde 2003 são comuns os seus duetos em shows e em gravações com grandes nomes da música brasileira , como o ex-Titã ARNALDO ANTUNES ( ABAIXO ) e os sambistas  MATINHO DA VILA e JORGE ARAGÃO . E tem mais : entre 1995 e 2003 viveu e trabalhou nos Estados Unidos , compondo e produzindo para ícones da numerosa comunidade latina daquele país , como RICKY MARTIN , CHAYANNE , YURI , ROBI ROSA e CHICOS DE BOULEVART ......

É claro que entre as muitas parcerias que fez ao longo de mais de 50 anos de carreira não poderia faltar a que fez com o carioca PAULO MASSADAS entre 1978 e 1994 : uma das mais bem sucedidas e festejadas duplas ( ABAIXO ) de compositores do Brasil , chegaram a gravar 3 discos e em 1987 , quando estavam no auge , estavam em segundo lugar na lista de arrecadação de direitos autorais do ECAD ( Escritório Central de Arrecadação e Distribuição , órgão sediado no Rio de Janeiro e ligado ao Ministério da Cultura ) e só perdendo para a imbatível dupla Roberto Carlos - Erasmo Carlos !

 E qual é o segredo de tanto sucesso , Michael ? " Em pouquíssimas músicas minhas as letras vêm antes das melodias . A melodia já diz tudo , a letra vai atrás . Se a melodia pedir que o você diga ' eu te amo ' , você tem que escrever 'eu te amo ' . Mas as pessoas tentam fugir do óbvio . Não entendem que o difícil é achar o óbvio e ser genial no óbvio . Isso é para poucos " ........Para os noveleiros inveterados que por acaso estão lendo estas mal escritas linhas , um presente : no vídeo do dia aparecem cenas da novela " O Casarão " .....Bom , chega de papo : COM VOCÊS O SOM DO REI MIDAS DO SERTÃO , MICHAEL-IVANILTON SULLIVAN ! ( ABAIXO )

Nenhum comentário:

Postar um comentário