quinta-feira, 8 de setembro de 2016

O Dissidente

Este escriba pode , com certeza absoluta , afirmar : você não só quer nem sequer ouvir esse nome  ser pronunciado como provavelmente deve se sentir ofendido , ou ofendida , - algo tão ou mais ofensivo do que insinuar que a mãe de alguém é uma profissional do sexo - ou talvez até sentir calafrios toda vez que o ouve ....." MAS QUE NOME TÃO RUIM É ESSE ? " , certamente já pensou você . Bom , quem traz a definição para a palavra DEMÔNIO é a minha velha e inseparável colega e amiga , a ENCICLOPÉDIA UNIVERSAL : " 1 - Espírito maligno ; diabo , satanás , gênio do mal , 2 - Pessoa má , irrequieta , travessa ; 3 - Pessoa de aspecto desagradável , feia (KKKK !!!! ) ; causar perturbação , fazer algazarra , barulho ; agir com arrebatamento , ímpeto , violência ".....Mas como nunca estou contente com o que diz minha amiga , mais uma vez decidi fazer uma daquelas já tradicionais viagens pela origem das palavras e nomes para saber como surgiu esse nome que representa uma figura tão detestável e que a maioria procura evitar de qualquer maneira : há milhares de anos atrás , no que hoje é a Índia , existia um a palavra - DAI-MON - que significa " provedor , aquele que divide " ( a palavra DAI , por sua vez , significa " dividir , repartir " ) e muito tempo depois os antigos romanos , em sua língua latina , a transformaram em DAEMON , que significa " espírito " . Como já deu para perceber não há nada de negativo na origem desse nome , ora , então por que raios ele de repente passou a definir um ser tão desprezível ? A origem está nos textos escritos pelos primeiros cristãos , justamente na época do Império Romano : eles se referiam aos DEUSES DAS RELIGIÕES PAGÃS ( como é sabido , os romanos eram pagãos ) e seriam supostamente "espíritos impuros " , portanto a intenção era desqualificar as crenças religiosas dos dominadores e opressores romanos e não se referir ao "tinhoso "......TINHOSO , DEMO , CAPETA , BELZEBU , CRUZ-CREDO , SATANÁS , LÚCIFER, CRAMULHÃO , COISA-RUIM ou seja lá qual nome essa figura tão desprezível tenha , ela não é exclusiva apenas do catolicismo e das demais religiões cristãs : uma viagem pela mitologia das mais diversas civilizações do planeta irá revelar muitas figuras curiosas , e até mais bizarras do que essa dos cristãos .....Os ASTECAS , por exemplo , acreditavam na existência de uma figura malévola chamada TEZCATLIPOCA , que reinou como o DEUS-SOL até ser deposto por uma divindade chamada QUETZALCOATL ( isso não foi erro de digitação : o nomes deles eram esses mesmos ; em relação a isso , ver o texto " ENCONTRO DIVINO " , postado no último dia 6 de setembro ) . 

     Representado como uma onça ou como uma sombra voadora , com sua deposição tornou-se o deus da noite e também o protetor das BRUXAS e dos LADRÕES ( curiosamente , existe uma certa semelhança entre essa figura da mitologia asteca e a figura de LÚCIFER : uma figura a princípio boa que se transformou em um ser maligno ) . Voltando alguns séculos no tempo , mais precisamente até entre os séculos 6 e 9 , os povos germânicos e nórdicos do centro e do norte da Europa tinham como uma de suas figuras mitológicas , LOKI : ser zombeteiro , impostor , trapaceiro e ladrão ( seria essa a origem daquele expressão : " SEU LOQUE ! " ? ) , era tido como o pai do CAOS e de mais 3 filhos , HELIA ( deusa da noite ) , JOERMUNGAND ( a serpente que envolve a Terra ) e o lobo FENRIR . Indo ainda mais longe nesta viagem , chegaremos a fabulosa mitologia grega e mais especificamente a um personagem chamado HADES ( os romanos o rebatizaram de PLUTÃO ) : irmão de ZEUS - o deus supremo da mitologia grega - , era tido como o senhor do reino dos mortos , ou SUBTERRÂNEO ( algo mais ou menos parecido com o inferno cristão ) , e teria raptado uma sobrinha - PERSÉFONE - para ser sua esposa ( os deuses eram tarados ? ) . Também na antiga Grécia iremos nos deparar com um fato bem curioso : os antigos gregos usavam a palavra DAIMON ( que tinha vários significados : " divindade , poder divino , deus de menor importância , espírito-guia e deidade tutelar " ) , também uma provável origem do nome DEMÔNIO . Eles tinham uma visão completamente diferente das que as religiões cristãs têm hoje : o demônio , ou melhor ,os demônios , eram responsáveis pelos destinos das pessoas , intermediários entre os deuses e os homens e ainda ajudavam os deuses na organização e na administração do Universo , existindo vários tipos de demônios , como MUSAS , NINFAS e NÊMESES .....Como sonhar e imaginar não custam nada , imagine que agora você estivesse frente a frente com o DEMÔNIO mas que ele tivesse uma imagem completamente diferente daquela tradicional que você tem dele .....Já imaginou ? Pois veja o desfecho dessa história em mais uma das impagáveis crônicas do escritor "são chiquense " HILTON GORRESEN .....CONFIRA : 

"– O senhor está me dizendo que é o demônio... o satanás, o coisa ruim ?

– Isto mesmo ! Diabo Trebisondo, às suas ordens. Você está duvidando ?

Brincadeira ! O cara me aparece de terno e gravata, com pinta de vendedor ( ABAIXO ) , e

vem me dizer que é o demônio. Tem cada louco ! Mas é bom não facilitar, pode ser

que seja furioso.


– Não, não duvido, senhor diabo. Como vai o inferno ? Muito quente por lá ?

O homem deu uma gargalhada, depois me encarou sério.


– Olha aqui, deixa de gracinha, você ainda acredita nesse negócio de inferno ?

Isso é lenda, meu. Tem graça passar a eternidade vendo almas fervendo num

caldeirão ? Que diversão mais boba, não acha ? Isso é invenção de um tal de Dante. ( ABAIXO , O ESCRITOR ITALIANO DANTE ALIGHERI , QUE VIVEU NO SÉCULO 13 E MUITO CONTRIBUIU NA CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DO DEMÔNIO DAS RELIGIÕES CRISTÃS )


Sabia ! O cara é um tremendo gozador. Agora, certamente, vai me revelar que é

apenas um vendedor de enciclopédia. Ou, quem sabe, um candidato em campanha no

bairro.

– Olha aqui : eu sou apenas um dissidente, não compactuo com as ideias sobre a

administração do mundo. Vamos supor que pertenço à diretoria de um clube.

Manifesto-me contra algumas normas. O presidente me encosta na parede: ou aceita

as regras, ou pede demissão. O que posso fazer ? Saio e vou fundar outro clube. No

meu clube, tudo é permitido, até transar dentro da piscina, entendeu ? Quero que as

pessoas se sintam mais livres, que sigam seus instintos.


Vou fingir que acredito, seu discurso até me parece coerente. Mas rebato :

– Se é assim, por que o senhor aparece na mídia como um ser tão malvado e

( com perdão da palavra ) asqueroso ?


– Relações públicas da ordem vigente. Eles estão com o poder e a chave do

cofre. Além do caixa 2. Há milênios se dedicam a desfigurar minha imagem. Me

pintaram com uma imagem ridícula : chifrinhos, pés de cabra, o escambau ( ABAIXO ) . E o pior é

que não possuo uma equipe competente capaz de reverter essa situação. Por isso

estou aqui, para fazer um trabalho boca a boca. Posso contar com você ?


E agora ? Não sou grande pecador, mas desconfio que sou candidato a passar a

eternidade em seus domínios, seja num caldeirão de fogo ou num tonel de cocô, como

os entendidos descrevem os tormentos naquele local.

Mas fui sincero : me desculpe

Sr. Tresibondo...

– Trebisondo, por favor.

– É isso, não foi o que falei ? Me desculpe, é que, mal por mal, já tenho outros

candidatos. As eleições vêm aí...


Ele entendeu. Como competir com os experientes políticos, com as promessas

mirabolantes ?

 Colocou o rabo entre as pernas ( metaforicamente, é claro ) e se

mandou, não sem antes uma investida :

– E um carnê do Sílvio Santos ( ABAIXO ) , não vai ?


Você, leitor, também não ficaria confuso ? "

Nenhum comentário:

Postar um comentário