terça-feira, 6 de setembro de 2016

Encontro Divino

Este escriba tem o DEVER de lhes confessar : jamais fui , não sou e talvez jamais serei um fã de cinema e , como tal , sou péssimo para gravar nomes de filmes . Só que há cerca de 14 ou 15 anos atrás - não lembro bem exatamente - um ótimo filme foi exibido no SBT ( filme bom na televisão , e ainda mais no SBT , é algo para ser comemorado ! ) : seu protagonista era o genial e saudoso ator mexicano ANTHONY QUINN ( 1915-2001 ; Antonio Rudolfo Oaxaca Quinn , esse era o verdadeiro nome da "fera " - ABAIXO ) ,

que na trama interpretou um patriarca e chefe de uma antiga e rica família rural de origem espanhola e cuja presença no México datava desde os primórdios da conquista e colonização espanhola naquele país e que agradecia toda a sua riqueza , vejam só ! , realizando um antigo ritual ASTECA no qual o personagem de Anthony Quinn ( ABAIXO ) soprava uma gigantesca concha .

Verdadeiro ou não esse ritual ( não dá para confiar em tudo que Hollywood nos diz ! ) , me veio à mente a seguinte pergunta : afinal , qual foi a origem dessa civilização tão rica e desenvolvida ( ABAIXO , SIMULAÇÃO DE UMA CIDADE ASTECA  )  e que , quase 5 séculos após a sua aniquilação pelos conquistadores espanhóis , ainda está tão presente no que hoje é o México ? .....Acredita-se que a palavra ASTECA venha do termo ASTLAN , ou seja " o lugar da graça real " . Se é fácil precisar o significado do nome dessa civilização por outro lado  fica difícil saber a sua origem :

acredita-se que eles eram um dos povos que formavam a nação dos NÁHUATL ( vá se acostumando com nomes mais difíceis do que esse ! ) e que eram nômades que saíram ou de Michoacan ou de Jalisco ( ABAIXO , CATEDRAL DA CIDADE DE GUADALAJARA ,A CAPITAL DO ESTADO DE JALISCO )  - sendo que ambas as regiões são hoje Estados mexicanos - e dali teriam partido para uma região de planalto conhecida como ANAHUAC , onde expulsaram os nativos que ali viviam e fixaram-se .

Mais tarde imigraram mais uma vez , dessa vez para uma região conhecida como TOLLAN onde durante mais de um século foram ou vassalos ou soldados mercenários de outras nações indígenas , tendo sido reconhecidos por sua coragem mas por outro lado também por sua extrema crueldade .......Expulsos , migraram rumo ao sul e quando estavam próximos a um lago conhecido como TLEXCOCO teriam supostamente presenciado a seguinte cena : uma águia devorando uma serpente em um cacto . ( ESSA CENA ESTÁ REPRESENTADA NO BRASÃO DA BANDEIRA DO MÉXICO , ABAIXO )

Mais do que uma cena impressionante , isso seria realização de uma profecia feita por sua principal divindade - HUITZILOPOCHTLI ( êta nome ! ) - , que era relacionada à guerra : isso significava que deveriam construir nesse local um templo e uma cidade e que também estavam predestinados a dominar outras nações e a formar um vasto império . Acredita-se que esse fato tenha ocorrido em 1325 e a cidade que ali construíram - com várias pontes , canais navegáveis e diques - recebeu o nome de TENOCHTITLAN ( ABAIXO , A CIDADE DO MÉXICO , CONSTRUÍDA A PARTIR DA RUÍNAS DA ANTIGA CAPITAL ASTECA ) .

Embora já fossem uma civilização desenvolvida , ainda durante quase 100 anos os astecas foram tributários de outra nação , cujo centro era cidade de AZCAPUTZALCO : por volta de 1375 os astecas escolheram como seu chefe ACAMAPICHTLI ( ele é considerado o fundador do império asteca ) e começaram a formar um formidável e poderoso exército . Por volta de 1430 os astecas destruíram a cidade - Azcaputzalco - e a civilização de seus antigos senhores e aos poucos foram conquistando todas as nações vizinhas - entre elas , civilizações avançadas , como OLMECAS ( ABAIXO , ESCULTURA FEITA POR OLMECAS ) , TOLTECAS e MISTECAS - até formar um vasto império ( depois da capital - Tlenochtitlan - as cidades de TLACOPAN e TEZEUCO eram as principais do império ) .

 Além de estarem divididos e passando por um processo de decadência , os astecas eram cruéis e tirânicos com os povos que dominavam , praticando escravidão , sacrifícios humanos e cobrando pesados tributos e talvez a revolta dos povos dominados contra os astecas tenha sido o principal facilitador da invasão espanhola : após 3 anos de lutas ( entre 1519 e 1521 ) e contando com o importantíssimo apoio desses mesmos povos , os espanhóis conseguiram derrotar os astecas e dominar boa parte do que hoje é o México . Mesmo que a conquista espanhola ( ABAIXO )  sendo um fato consumado , o último imperador asteca- GUATIMOZIM -  - ofereceu tenaz e briosa resistência . Não adiantou nada : em 1524 ele foi capturado e decapitado pelos espanhóis ......

    Os astecas viviam em construções gigantescas , feitas de tijolos secos sem argamassa ou de pedras , vizinhas umas às outras e onde podiam viver até 1.000 pessoas ( existiam ainda outros tipos de edificações , principalmente os locais onde ocorriam as assembleias e onde os visitantes eram acolhidos - ABAIXO , RUÍNA ASTECA ) e embora tivessem vastas e eficientes redes de irrigação , hortas e um comércio ativo , os astecas não tinham estradas mas sim caminhos por onde circulavam os coletores de impostos .

 Curiosamente , embora produzissem tapetes coloridos , tecidos , trabalhos manuais de penas e utilizassem diversos tipos de metais , não conheciam o FERRO e nem tinham tinham terras ou propriedades particulares ( qualquer pessoa podia ter um terreno desde que nele cultivasse alguma coisa , caso contrário , perdia esse direito- ABAIXO , UM DOS TÍPICOS JARDINS FLUTUANTES ASTECAS  ) . Praticavam , com fins rituais , um jogo que tinha uma certa semelhança com o FUTEBOL , frequentavam banhos públicos , realizavam espetáculos de  canto , música instrumental e teatro

e eram uma sociedade patriarcal ( só eram consideradas as descendência pelo lado paterno ) e guerreira , que acreditava que tanto o CANIBALISMO quanto os SACRIFÍCIOS HUMANOS tinham uma inspiração religiosa e serviam para satisfazer a vontade dos deuses ( os prisioneiros de nações inimigas ou eram utilizados para atacar outros inimigos ou eram sacrificados - ABAIXO -  , com a sua carne sendo servida em banquetes......que horror ! ) . Eram também extremamente moralistas : os casos de ADULTÉRIO eram severamente castigados e em caso de reincidência , a mulher era transformada em prostituta e o homem em escravo ......

O fato de terem a mesma língua , costumes e cultura não significava que fossem iguais : os astecas eram divididos em 7 tribos , que por sua vez eram subdivididas em 20 clãs , ou CALPÚLHIS . O sistema pelo qual os astecas se auto governavam era bastante complexo : cada clã tinha um sistema de tribunais formado por 4 confrarias e era governado por um concelho chefiado por um civil e um militar ( esse último era encarregado não só de assuntos relacionados à guerra e á segurança , como também cuidava dos direitos de propriedade comum e da execução dos sacrifícios humanos - ABAIXO , UM LÍDER ASTECA ) .

 Cada clã , por sua vez , escolhia um representante e os representantes dos 20 clãs formavam uma assembléia geral que se reunia a cada 10 dias em um local chamado LUGAR DE FALAR ( havia também a ASSEMBLÉIA GERAL que se reunia a cada 80 dias e tinha um número maior de membros  ) ; já as tribos eram governadas por um CHEFE DE GUERRA , um CHEFE RELIGIOSO e um CHEFE DE JUSTIÇA ......( ABAIXO , SIMULAÇÃO DE COMO SERIA A ANTIGA CAPITAL ASTECA )

     É claro que as astecas , assim como outras civilizações também tinham sua MITOLOGIA e um elenco de divindades e duas dessas figuras chamam a atenção : QUETZALCOATL , ou KULCÁN ( representado como uma serpente - ABAIXO - , era tido como o DEUS-SOL e teria sido expulso em virtude intrigas feitas por uma figura malévola chamada TEZCATLIPOCA , navegando em direção ao leste e prometendo voltar ; acredita-se que os astecas o teriam confundindo com os muy amigos espanhóis.....)

e TLALOC , ou CHAC ( ABAIXO - deus da chuva , das nascentes e das montanhas , eram casado com CHALCHIUIHTLICUE - a deusa do parto - e em troca da chuva exigia o sacrifício de bebês , que eram COZIDOS E COMIDOS por seus sacerdotes ......que horror ! - parte 2 ) . Agora imagine um hipotético , em tom de cobrança ,  encontro entre essas divindades :

- Meu amigo , quanto tempo ! Por que andastes tanto tempo desparecido e permitiste o massacre de nossos filhos ?
- Fui vítima de uma intriga e não represento a morte : sou ( ABAIXO ) o brilho , o esplendor , a alegria , a VIDA e em relação aos nossos filhos , faço minhas as palavras ditas pelos cristãos, por sinal a religião daqueles gananciosos invasores que os mataram : " Pobre o homem que confia no homem ! " . E tu , por que exigiste o sacrifício de seres tão inocentes ?

- Tudo na vida de nossos pobres e mortais filhos deve ser feito de renúncias , sofrimentos e sacrifícios : uma vida não seria valiosa sem os revezes e uma vitória só é grandiosa quanto maiores forem as dificuldades . Na vida um chora enquanto outro ri e nem existiriam vencedores se não houvessem perdedores . A verdade é que sem você , que é o SOL , e eu ( ABAIXO ) que sou a CHUVA , nossos filhos não podem viver .....

    Diz um velho e bem humorado ditado popular : " SOL E CHUVA , CASAMENTO DE VIÚVA " . Assim disse , ou melhor , DESENHOU  o curitibano-joinvilense HUMBERTO SOARES , o ETERNO MENINO : " Apesar de serem tão diferentes , apaixonaram-se intensamente , casaram-se e brindam nós , pobres e meros mortais , com a vida "......Ator , pintor , desenhista , escultor , escritor e contador de histórias infantis ( no último dia 26 de fevereiro o ALAMEDA CULTURAL teve a honra de entrevistá-lo ) , Humberto ( ABAIXO )  sempre foi , desde a mais tenra idade , um apaixonado pela natureza e faz dela uma de suas musas inspiradores .

 A partir disso e daquela velha de cidade chuvosa que CHUVILLE , ops ! , Joinville tem ele criou o livro "CIDADE DA CHUVA " ( ABAIXO ) : são 96 páginas e apenas com desenhos ( ele utilizou as técnicas da aquarela , tinta acrílica , lápis colorido e nanquim ) , para que os leitores façam as suas próprias histórias . E baseada naquele que talvez seja o melhor trabalho do mestre da literatura e dos espetáculos infantis em Joinville , a dupla de músicos LANDER BATISTA e JOÃO EICHOLZ compôs a interessante canção do vídeo do dia .....VALE A PENA CONFERIR  !

Nenhum comentário:

Postar um comentário