sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Viagem Musical : Mito Resgatado

" Tudo é Tudo e Nada é Nada " , " Sou formado em CORNOLOGIA  " , " Contratei 3 advogados , que é pra um ficar vigiando o outro " , " O mundo só vai ficar legal quando o dinheiro acabar e que não me falte nenhum enquanto isso não acontecer " , " Agora fiquem com Vitória Régia , que eu vou no banheiro dar um 'tapinha ' " .......Afinal , como definir o autor dessas pérolas ? Moleque e irreverente ? Irresponsável ? Louco ? Exagerado ? Genial ? No caso de Sebastião Rodrigues Maia , aquele á quem o Brasil inteiro conhecia apenas por TIM MAIA ( 1942-1998 - ABAIXO ) , podem ser usados todos esses adjetivos e mais outros tantos .....

Na curta e acidentada história protagonizada pelo saudoso "síndico do Brasil " , existem muitos "atores " e " atrizes " , alguns como meros coadjuvantes e outros quase tão protagonistas quanto o próprio Tim Maia e o nosso personagem figura , certamente , nesse segundo grupo : o cantor , compositor , guitarrista , baixista e produtor musical HYLDON DE SOUZA SILVA , um dos integrantes da sagrada trindade do soul brasileiro juntamente com o também cantor-compositor CASSIANO ( ABAIXO ) e , é óbvio , o próprio Tim Maia .

" QUEM ? " , imediatamente essa é a pergunta que veio há pouco na sua mente . É muito provável que se não fosse o seu temperamento forte você não só se lembraria dele como neste exato instante estaria cantarolando alguma de suas músicas ......Para que você o conheça  agora iremos voltar mais de 6 décadas no tempo , mais precisamente à data de 17 de abril de 1951 , data em que Hyldon ( ABAIXO )  veio ao mundo .

Apenas 6 meses após ter nascido em Salvador sua família mudou-se para a pequena Senhor do Bonfim  ( ABAIXO ) , em pleno sertão baiano ( localizada na divisa da Bahia com Pernambuco e à longínquos 375 quilômetros de Salvador , a cidade hoje tem aproximadamente 82.000 habitantes e é considerada a capital do forró baiano ) e quando ele tinha apenas 7 anos , veio outra mudança : da pobreza e das agruras do sertão nordestino para a esperança e a riqueza do chamado " Sul Maravilha " , mais precisamente a então capital federal , o Rio de Janeiro .

 Aos poucos aquele garoto magro , franzino , de aspecto e jeito sofridos começou a gostar de um ritmo quente , dançante e alucinante importado de um tal de Estados Unidos e que todo mundo chamava de IÊ -IÊ : simplesmente o rock ´n roll ! Culpa de um primo bem mais velho do que ele e que com um grupo de rapazes mais ou menos da mesma idade acabara de formar um banda de iê - iê e de nome esquisito :THE FEVERS ( ABAIXO ) .....

Por "culpa" desse mesmo primo - chamado PEDRINHO DA LUZ - ele aprendeu a tocar guitarra , e mais tarde ,  baixo e acabou conhecendo músicos de estúdio , produtores , arranjadores , enfim gente que vivia daquilo que diziam não dar dinheiro e nem futuro a ninguém : a MÚSICA . Empolgado e então com apenas 16 anos , Hyldon e mais alguns amigos formaram uma banda de nome engraçado - OS ABELHAS - , que se apresentava em Niterói , nas cidades vizinhas e até em programas de rádio e TV mas que no entanto não acabou durante muito tempo . Veja que ironia : justamente no momento em que Hyldon ( ABAIXO ) enfim decidira o que queria ser na vida sua família decidiu voltar para a distante Bahia .....

Sem problema : Hyldon foi morar com seu primo e não demorou para entrar em outra banda e para variar com outro nome esquisito , chamada OS DIAGONAIS ( ABAIXO ) . O que tocavam não bem iê-iê mas sim um tipo ainda mais contagiante e dançante , também importado dos Estados Unidos e muito cantado pelos negros de lá : um tal de SOUL.....Um pouco antes disso , mais precisamente em 1968 , Hyldon havia revelado que além de ser um ótimo guitarrista também era um compositor "de mão cheia " : sua música " EU ME ENGANEI " , foi gravada pelo cantor argentino ROBERT LIVI e vendeu aproximadamente respeitáveis 100.000 cópias !

De repente muitos cantores queriam gravar as músicas compostas por aquele jovem e precoce talento vindo do sertão da Bahia , entre eles dois ícones da Jovem Guarda : JERRY ADRIANI ( ABAIXO - espécie de versão ítalo-brasileira , guardadas as devidas proporções ,  de Elvis Presley ) e WANDERLEY CARDOSO ( o galã e "bom rapaz " da Jovem Guarda , chamado pelas enlouquecidas fãs da época de " docinho de coco " ) ......

      Aos mesmo tempo em que compunha , participava de uma excursão um tanto  mambembe dos Diagonais ( o cantor-compositor Cassiano também fazia parte dessa banda ) pelos interiores da Bahia e de Minas Gerais , ao mesmo tempo em que a banda alcançava relativo sucesso , chegando até a gravar um disco . O som suingado e o relativo sucesso dos Diagonais chamaram a atenção de um cantora vinda de Porto Alegre , de cabelos curtos e temperamento tão forte quanto a sua poderosíssima voz : uma tal de ELIS REGINA ( 1945-1982 - ABAIXO )......

Participaram de um disco da cantora e eis que surge o grande momento : naquela sessão de gravação também estava um rapaz gordo , bem humorado e meio louco e que faria dueto com Elis na música " THIS IS THE SONG " , um tal de Tim Maia......Iniciava-se ali uma longa e duradoura amizade entre Hyldon e o "síndico " e que chegou a render até algumas músicas em coautoria ( OS DIAGONAIS participaram do primeiro disco de Tim Maia , lançado em 1970- ABAIXO  )  , tendo sido Tim Maia - juntamente com Cassiano - um dos grandes incentivadores da carreira de Hyldon .

Nessa mesma época - 1969 e 1970 - Hyldon também trabalhava como músico de estúdio - mais especificamente guitarrista - tendo participado de discos , dentre outros , de nomes como o futuro ator global TONY TORNADO e o temperamental e marrento WILSON SIMONAL ( 1939-2000 ) . Impressionados com a milagrosa e fantástica capacidade que aquele baianinho franzino ( ABAIXO )  tinha de transformar belas canções em fantásticos números de vendagens e cifras , em 1970 os executivos da hoje extinta gravadora POLYGRAM o convidaram para trabalhar como produtor . Convite aceito , mas com um uma condição : a gravadora abriria espaço para que o próprio Hyldon gravasse os seus próprios discos .

Embora fosse produtor de discos de sucesso ( as vendagens desses discos variavam entre 100.000 e 150.000 cópias , números bastante expressivos para a época ) de artistas como , ERASMO CARLOS , WANDERLÉA , DIANA e ODAIR JOSÉ ( os dois últimos tiveram um conturbado casamento entre 1973 e 1981 e são dois dos grandes ícones da brega music brasileira dos anos 70 ) , essa oportunidade demoraria 3 longos para chegar e acabou sendo um fruto do acaso : aquele dia do início do ano de 1973 prometia ser mais um dia comum , com uma sessão de gravação que teria a produção do próprio Hyldon e a participação do grupo carioca AZYMUTH ( ABAIXO ) , e não que é que o artista - um obscuro cantor chamado FRANK LAND ( quem ???? ) - acabou perdendo a "ponte aérea " entre São Paulo e Rio de Janeiro !

Resultado : Hyldon não perdeu tempo e nesse mesmo dia gravou as músicas " NA RUA , NA CHUVA , NA FAZENDA ( CASINHA DE SAPÊ ) " , "MEU PATUÁ " e " EU GOSTARIA DE SABER " ......Obviamente , Hyldon ( ABAIXO ) mostrou o material aos executivos da gravadora , que pareceram ter gostado mas eis que veio deles uma ordem surpreendente , para não dizer burra : o disco de Hyldon até poderia ser gravado desde que metade do repertório fosse de composições próprias e a outra de covers ......Talvez arrependidos pela burrice que haviam feito , os mesmos executivos decidiram lançar " Na Rua , Na Chuva , Na Fazenda ( Casinha de Sapê ) " e " Meu Patuá " mas sem nenhuma divulgação !

      Aí entrou na história um DJ carioca conhecido como BIG BOY ( ABAIXO - figura de grande importância na música brasileira dos anos 70 , especialmente na popularização da soul music e da disco music ), que descobriu as músicas e acabou sendo responsável por que elas fossem tocadas na rádios . Após o sucesso inicial - principalmente nas rádios cariocas Mundial e Tamoio e na rádio paulistana Bandeirantes - gradativamente elas alcançaram sucesso no restante do país .

Agora já não havia mais como negar a oportunidade de gravar um disco a Hyldon e em 1974 ele e os músicos do grupo Azymuth entraram no estúdio para gravar 13 músicas ( as músicas " PELAS RUAS DE LOS ANGELES " , "PALAVRAS DE AMOR AO VENTO " e " TÁXI PRA BAHIA " só foram lançadas em 2003 ) . Curiosamente o disco ( ABAIXO ) só seria lançado em 1975 , dois anos após aquele "furo " do obscuro Frank Land , e além do estrondoso sucesso alcançado coma sua música-título - " Na Rua , Na Chuva , Na Fazenda ( Casinha de Sapê ) ", ele ainda teve outros sucessos , como " ACONTECIMENTO " , " AS DORES DO MUNDO " e " SÁBADO E DOMINGO " , sendo considerado uma das obras-primas da soul music brasileira .

 Sua importância na história da música tupiniquim é tão grande , que em 2005 a gravadora UNIVERSAL ( herdeira do material da antiga Polygram ) acabou relanço-o , com direito a uma festa que teve no ator baiano ANTÔNIO PITANGA ( ABAIXO ) o seu mestre de cerimônias e presenças de ativistas do movimento negro e ícones da música negra nacional , como CARLOS DAFÉ , SANDRA DE SÁ e CLÁUDIO ZOLI .....Agora Hyldon era muito mais do que uma realidade : ele estava no caminho para se tornar um figura tão gigantesca na música brasileira quanto o seu já amigo Tim Maia , mas faltou combinar com ele mesmo  !

Após uma merecida viagem para os Estados Unidos , Hyldon voltou disposto a gravar um disco diferente , inovador e  que fosse ao mesmo tempo experimental : o disco " DEUS , A NATUREZA E A MÚSICA " , de 1976 , era um misto de rock , pop , da já bem sucedida disco music e , é claro , da soul music . Sofisticado , o disco ( ABAIXO ) chegou a contar com a participação da orquestra de cordas do TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO , com as participações também de vários artistas e até com com coautoria de CAETANO VELOSO em uma de suas faixas . Com músicas longas e que chegavam a ter quase 8 minutos - algo impensável há 4 décadas atrás - o disco ainda por cima teve uma péssima qualidade de gravação do som e esteve muito longe de alcançar o sucesso de 1975 .

Brigado com a Polygram , Hyldon se bandeou para outros lados e em 1977 "vestiu outra camisa " : a gravadora CBS , também hoje extinta . A exemplo do disco do ano anterior , esse - " NOSSA HISTÓRIA DE AMOR " ( ABAIXO ) - também contou com participações de vários outros artistas , com destaque para o grande sanfoneiro pernambucano DOMINGUINHOS ( 1942-2013 ) ,  infelizmente também foi outro fracasso comercial e como acontecera na Polygram , Hyldon "rodou a baiana " e saiu brigado da CBS ( o motivo das brigas foi a exigência de Hyldon de poder ter o controle de suas canções ) . Teve ali início um longo ostracismo que duraria quase 2 décadas.....

      Até 1995 Hyldon passaria por mais 4 gravadoras e gravaria apenas mais 3 discos . Porém , nem tudo foi esquecimento nesse longo período : merecem destaque as músicas " NOVAS EMOÇÕES " ( uma das faixas da trilha sonora da novela global " LIVRE PARA VOAR " , exibida entre 17 de setembro de 1984 e 12 de abril do ano seguinte ) e , sobretudo , " MEU VELHO CAMARADA ' , um antológio e inesquecível encontro de Hyldon com Tim Maia e o cantor FÁBIO ( o grande amigo do "síndico "- ABAIXO , ELE E TIM MAIA  ) em 1979 .

Também é desse período dois fatos curiosos : em 1989 Hyldon compôs a música " CAMINHOS DE SANTIAGO " em parceria com ......PAULO COELHO ! No início dos anos 90 a situação estava tão difícil que Hyldon acabou tornando-se produtor de discos infantis e também dos shows e discos do SEU BONECO ! Sim , aquele personagem da "ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO " interpretado pelo ator LUG DE PAULA ( ABAIXO ) , o filho mais velho - dos muitos - de CHICO ANÍSIO ( 1931-2012 ) .......

Talvez o próprio Hyldon não esperasse por essa : há tanto tempo esquecido , sem emplacar grandes sucessos e vindo de vários trabalhos frustados , embora bons , dificilmente algum artista mais jovem se lembraria e teria o trabalho de gravar alguma música sua mas , incrivelmente , isso aconteceu.....Em 1996 a banda carioca KID ABELHA ( ABAIXO ) gravou o disco " MEU MUNDO GIRA EM TORNO DE VOCÊ " e uma das faixas era uma regravação de " Na Rua , Na Chuva , Na Fazenda ( Casinha de Sapê ) " : sozinha , a música vendeu perto de 500.000 cópias e o próprio Hyldon chegou a participar de seu videoclipe . Quase que imediatamente a ainda novata mas já promissora banda mineira JOTA QUEST regravou "AS DORES DO MUNDO " e alcançou idêntico sucesso .

Isso foi um verdadeiro efeito cascata : nos anos seguintes não só muitas músicas de Hyldon foram regravadas como também foram incluídas em trilhas sonoras de filmes do ascendente cinema tupiniquim , como " CIDADE DE DEUS " , "CARANDIRU " e " O HOMEM DO ANO " ......O próprio Hyldon voltou a gravar com regularidade e em 2009 gravou aquele que talvez seja o seu melhor trabalho desde aquele disco de 1975 : o disco recebeu o nome de SOUL BRASILEIRO "( ABAIXO )  e contou com a participação de um verdeiro time de feras da música nacional , como CHICO BUARQUE , ZECA BALERO , ROBERTO FREJAT e  JORGE VERCILO .

Ao longo de 5 décadas de carreira gravou pouco - 10 discos , 8 compactos simples ( discos com apenas 2 músicas ), 1 compacto duplo ( discos com apenas 4 músicas )e 1 DVD - mas ao contrário de muitos artistas , que só foram reconhecidos após sua morte , Hyldon ( ABAIXO )  pode se orgulhar de ter tido o seu valoroso trabalho resgatado e reconhecido ainda em vida ! O clipe da semana é da belíssima "MEU VELHO CAMARADA " , na qual Hyldon canta um trecho de " Na Rua , Na Chuva , Na Fazenda ( Casinha de Sapê ) ......COM VOCÊS ESSE MOMENTO ESPECIAL DA HISTÓRIA DA MÚSICA TUPINIQUIM !

Nenhum comentário:

Postar um comentário