quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Templo da Memória

É tempo de Olimpíada e uma velha expressão - quase tão velha quanto o ato de nadar para frente - tomou conta dos noticiários , especialmente esportivos : " O Rio de Janeiro é uma TORRE DE BABEL " ......Mas espere aí : afinal , qual é a origem dessa expressão , tão utilizada para ser referir a um local com uma grande concentração de estrangeiros de várias nacionalidades ? Talvez você responda : " Ah , mas isso está na Bíblia ( ABAIXO ) " . OK , mas você saberia descrever essa  passagem bíblica ?

No momento , e na verdade , não é a nossa intenção detalhá-la mas iremos descrevê-la de maneira breve : segundo a Bíblia , os descendentes de NOÉ construíram um torre semelhante a um ZIGURATE ( tipo de templo religioso muito comum na antiguidade ) e mais precisamente na região da Mesopotâmia , entre os rios Tigre e Eufrates e em local equivalente hoje ao Iraque . Curiosamente , pelo descreve a Bíblia , a colossal construção não seguia o método mesopotâmio de construir ( ABAIXO , CIDADE DA MESOPOTÂMIA ) mas sim o método egípcio - no qual os principais materiais utilizados eram tijolos e betume - , civilização que só surgiria séculos mais tarde......

E qual era finalidade dessa construção ( ABAIXO )  ? Chegar até o céu e entrar em contato com Deus . Acontece que "ELE " não gostou de tamanha ousadia : fez com que aquelas pessoas falassem línguas diferentes e com isso acabaram se dispersando e povoando o restante do planeta .....Curiosamente , mais de 2.000 anos antes de Cristo realmente existiu uma cidade naquela região chamada BABEL :

 era a capital do poderoso IMPÉRIO BABILÔNICO e tinha como a sua principal caraterística justamente o fato de ser cosmopolita ( segunda a mitologia dos SUMÉRIOS , civilização que também existiu naquela região - ABAIXO , RUÍNA DA CIDADE SUMÉRIA DE UR -  , o fato de as pessoas falarem línguas diferentes foi efeito colateral de uma discussão entre duas divindades rivais : ENKI e ENLIL ) .

"Pegando um gancho " na famosa passagem bíblica , JOINVILLE surgiu a partir de uma Torre de Babel : aqueles 194 imigrantes que fundaram oficialmente a cidade naquele histórico e pioneiro 9 de março de 1851 ( ABAIXO , CASA DE IMIGRANTE EM JOINVILLE ) eram de 6 nacionalidades distintas : os reinos de OLBEMBURGO , PRÚSSIA e  BRAUNSCHWEIG ( países que em 1871 formariam a Alemanha ) , SUÍÇA , SUÉCIA e NORUEGA ( na verdade era um território sueco desde 1814 e só viria a se tornar independente por meio de um plebiscito realizado em 1905 , embora tivesse Constituição e Parlamento próprios ) .....Embora as diferenças linguísticas , culturais , de nacionalidade e de profissão ( haviam ali 19 profissões distintas ) fossem havia , porém , praticamente um fato em comum : dessas pessoas , 185 eram luteranas ( as outras sete eram católicas ) mas mesmo assim até aí existiam diferenças !

Segundo o brilhante trabalho desenvolvido pelo historiador joinvilense DILNEY CUNHA e que resultou no ótimo livro " SUÍÇOS : O DUPLO DESTERRO " ( publicado em 2003 ) , os suíços seguiam tipo de luteranismo completamente diferente e mais próximo do CALVINISMO ( religião protestante fundada pelo francês JEAN CALVIN - ABAIXO - no século 16 , que tinha a cidade suíça de Zurique como seu centro e cuja teologia pregava o princípio da "PREDESTINAÇÃO " , ou seja uma pessoa é rica em virtude de uma suposta "escolha divina " ) . Embora com diferenças até mesmo na maneira de seguir o luteranismo e sem ainda haver um pastor na colônia , nos primórdios de Joinville existiu aquele que pode ser considerado o seu primeiro líder religioso ......

     Ele atendia pelo de AUGUST  STELLFELD ( 1817-1894 ) e eram um dos 114 passageiros que vieram a bordo do veleiro " EMMA E LOUISE " e desembarcaram em 12 de julho de 1851 em São Francisco do Sul . Boticário de formação e profissão , tentou dar uma de herói : foi um dos oficiais do improvisado Exército que tentou burra e inutilmente acabar com o domínio dinamarquês nos então ducados de SCHLESWIG e de HOLSTEIN ( o domínio da Dinamarca na região só terminou em 1864 e hoje ela é um Estado alemão ) entre 1848 e 1850 , na chamada GUERRA DOS DUCADOS 9 ABAIXO ) .

Foi muito mais útil aqui em terras de Dona Francisca : então com 33 anos de idade , abriu a primeira farmácia de Joinville , foi supervisor dos trabalhos realizados por mulheres e crianças empregadas pela direção da colônia e também uma espécie de pastor luterano . Ficou pouco tempo por aqui : em outubro de 1853 mudou-se coma esposa para Paranaguá e mais tarde Curitiba , onde abriu uma farmácia ( ABAIXO , PARTE DA FACHADA DO PRÉDIO ONDE FUNCIONOU ) na histórica praça Tiradentes e que funcionou por muitos anos .

Para alívio de quase todas aquelas escassas 389 pessoas que viviam na colônia ( apenas 10 delas eram católicas - ABAIXO , OUTRA CASA DE IMIGRANTE , ESSA PERTENCENTE A BERNHARD POSCAAN , PRIMEIRO EMPRESÁRIO E LATIFUNDIÁRIO DE JOINVILLE ) , o veleiro "NEPTUN " - chegado a São Francisco em 12 de dezembro de 1851 - trazia entre seus 117 passageiros alguém muito especial : JACOB DANIEL HOFFMANN , então com 43 anos de idade e primeiro pastor luterano da colônia ......Era natural da cidade de Luebeck ( localizada no então reino da Prússia ) , foi contratado pela Sociedade Hamburguesa ( recebia um salário de 300 mil-réis ) e imediatamente tomou uma providência :

por sua decisão o improvisado cemitério existente no que hoje é a esquina entre as ruas Nove de Março e João Colin ( ABAIXO - uma enchente ocorrida nesse local em 1873 acabou desenterrando algumas ossadas ) foi transferido para local onde hoje é o CEMITÉRIO DOS IMIGRANTES ( o primeiro enterro naquele cemitério data de 26 de dezembro de 1851 e o primeiro culto luterano do dia 27 de dezembro ) . Assim como o boticário Stellfeld , não ficou muito tempo por aqui : em julho de 1853 mudou-se para Petrópolis e em seu lugar entrou GEORGE HOLZEL .

 Passariam-se 4 longos anos até que a numerosa e majoritário comunidade luterana da colônia voltasse a ter uma grande novidade . E que novidade ! Finalmente , a partir de 17 de janeiro de 1857 , a tão esperada igreja luterana começou a se tornar uma realidade :em terreno doado pela Sociedade Hamburguesa , um grupo de homens liderados pelo arquiteto ALBERT KROEHNE deu início às obras em um terreno cedido pela Sociedade Hamburguesa e localizado na atual rua PRINCESA ISABEL  .( ABAIXO , ANTIGA FOTO DESSA RUA , PROVAVELMENTE DE 1890 )

 A data de 1 de junho de 1857 ficou marcada por aquele que pode ser considerado o primeiro grande evento social de Joinville , ou como cantaria um dos ícones da JOVEM GUARDA , o veterano roqueiro carioca ERASMO CARLOS ( ABAIXO ) : "QUE ONDA ! QUE FESTA DE ARROMBA ! " .......Antes pediremos que você entre no clima daquele longínquo 1 de junho de 1857 .....E agora , já entrou no clima ?

     Pois agora iremos aos fatos : um cortejo  composto por crianças e seus respectivos professores , banda de música , coral masculino , o pastor Hoezel , a direção da colônia , convidados e moradores da colônia dirigiu-se ao terreno da futura igreja luterana , onde já se encontrava um grupo de mulheres . Político é sempre político , mesmo há quase 160 anos atrás : o grande líder comunitário dos primórdios de Joinville e um de seus futuros prefeitos - entre 1874 e 1877 - OTTOKAR DOERFFEL ( 1818-1906 - ABAIXO )  fez um discurso . Ao invés de uma fala longa e enfadonha , ele foi breve , relatando as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes e chamando a atenção para a presença de convidados ilustres naquela ocasião . Em seguida foi a vez de o pastor Hoezel realizar uma oração e receber do arquiteto Albert Kroehne uma almofada com uma colher de pedreiro e um martelo .

Após um breve discurso do então diretor da colônia , o francês LEONCE AUBÉ ( 1816-1877 - ABAIXO ) , coube ao major JOÃO DE SOUZA MELO E ALVIM - que representava o governo de Santa Catarina ( naquela ocasião ele também se encontrava aqui com a finalidade de fazer estudos para a construção de uma estrada militar rumo a região do planalto norte , então em litígio com o Paraná ) - dar três marteladas na pedra de granito que estava sendo preparada para receber uma cápsula de zinco na qual seriam depositados vários documentos e ainda um relato da solenidade que estava acontecendo , sendo que o próprio Melo e Alvim também discursou .

Vale a pena reproduzir aqui um trecho desse discurso e verificar as gigantescas diferenças de linguagem e ortografia daquela época para hoje : " A religião do Crucificado , essa religião sublime cujos accentos só exprimem paz e conciliação , produzindo preciosos fructos de caridade , vai contar mais um templo em que centenas de fiéis pressurosos dirigirão seus votos ao Creador em prol da afflicta humanidade . " .......Após o blá blá oficial a solenidade teve fim com um canto religioso e a assinatura de uma lista de presenças , sendo que tudo isso que acabamos de descrever marcou o lançamento oficial da PEDRA FUNDAMENTAL ( ABAIXO ) da igreja luterana da colônia embora já em 18 de maio tivesse sido assentada a sua primeira pedra .

O evento acabou tendo uma repercussão tão grande que acabou sendo tema de uma reportagem publicada na edição de 26 de dezembro daquele ano da revista LEIPZIG ILLUSTRIERTE ZEITUNG ( da cidade de Leipzig , no então reino da Prússia ; vale lembrar que a mesma revista , em sua edição de 3 de maio de 1851 publicou a primeira imagem de Joinville- ABAIXO  ) , com direito até a uma XILOGRAFIA ( espécie de avó da atual fotografia ) do evento !

Apesar da festa e da oração do pastor Hoezel , já em julho de 1857 as obras foram paralisadas , embora a construção da casa do pastor prosseguisse (foi concluída em janeiro de 1858 ) . Motivo ? A já tradicional FALTA DE DINHEIRO.....Outro fato curioso e até surpreendente : embora o CATOLICISMO FOSSE A RELIGIÃO OFICIAL DO BRASIL , o governo imperial brasileiro não só aprovou a planta da igreja luterana como liberou até fins de 1858 uma verba de 8 contos , 971 mil , 750 réis ( ABAIXO , UMA CÉDULA DE DEZ MIL-RÉIS )  , um valor considerável para a época ( a explicação para isso você encontrará no texto "ÊTA OBRA DEMORADA ! " , postado no último dia 3 de agosto ) ......

     Mas então por que as obras foram paralisadas ? O governo demorava a liberar as verbas e não fazia isso com regularidade , com os diretores da colônia sendo obrigados a se dirigirem a São Francisco e na maioria das vezes a Desterro( ABAIXO )  - hoje Florianópolis - para buscá-la .....Apesar dos problemas , em fins de 1863 a igreja já estava praticamente pronta e mesmo assim ainda foi necessária uma campanha popular na qual foram arrecadados 700 mil réis , suficientes para concluí-la .

Nessa mesma ocasião um morador da colônia , conhecido apenas pelo sobrenome MOHRMANN , doou um órgão harmônio para a igreja . Sem chegar a ter o mesmo entusiasmo de 7 anos antes , finalmente em 7 de agosto de 1864 ela foi inaugurada ( nessa ocasião Joinville tinha 4. 120 habitantes e a esmagadora maioria era luterana : 3.374 pessoas - ABAIXO , UMA CONHECIDA FOTO DATADA DE 1866 )  , sendo na verdade uma CASA DE ORAÇÃO : embora existisse uma religião oficial os demais cultos religiosos eram permitidos mas seus locais de celebração não podiam torres e sinos que os caraterizassem como igrejas ......

Mesmo com a proibição o pastor Hoezel , então já de volta à Alemanha , tentou em vão e por 3 vezes ao longo do ano de 1868 conseguir uma verba para a aquisição de um sino . Na época de sua inauguração a igreja ( ABAIXO ) , ou casa de oração , media 88 pés de largura por 43 pés de altura e tinha a seguinte estrutura : 12 colunas de madeira canela , feitas pelo mestre marceneiro alemão STURM ; 5 janelas em estilo gótico e 3 portas .

 O golpe de estado de 15 de novembro de 1889 , que depôs o culto e erudito imperador DOM PEDRO II ( 1825-1891 ) e o substituiu pelo narcisista , despreparado e ignorante marechal alagoano DEODORO DA FONSECA ( 1827-1892 ) pôde ter sido péssimo para o país mas foi ótimo para a comunidade luterana local : a casa de oração poderia agora ter uma torre e enfim ser uma igreja . Já em 1890 foi formada uma comissão composta pelo sempre presente OTTOKAR DOERFFEL , ARNALD GROSSEMBACHER , KARL GRUENSCH , THEODOR LAUER , LOUIS WETZEL( ABAIXO A EMPRESA DE LOUIS WETZEL E QUE ACABOU DANDO ORIGEM A ATUAL METALÚRGICA WETZEL )  e ainda um sujeito que hoje dá uma das mais movimentadas vias de Joinville : OTTO PFUETZENREUTER .

 Em 19 de setembro de 1892 , mesmo com a torre ainda não concluída - faltava o telhado - realizou-se uma celebração na qual Ottokar Doerffel recitou poemas de sua autoria e finalmente em 18 de dezembro de 1892 ele foi inaugurada : media 27 metros de altura e tinha um sino , sendo que nessa mesma ocasião também pela primeira vez o coral da igreja , liderado por PAULINE PARUCKER - fez uma apresentação pública ( em 1901 seria instalado nela um relógio , fabricado na Alemanha , e foi modificada a sua cobertura - ABAIXO ) .......

Faltava ainda algo , por sinal um velho desejo e que datava antes da inauguração da igreja : AMPLIÁ-LA . Em 1959 o velho projeto-sonho começou a se tornar uma realidade , e acompanhado de uma belíssima surpresa : encontrou-se um VALIOSÍSSIMO TESOURO ......Não , foi nenhum baú há muito tempo enterrado ali e recheado de ouro , jóias , pedras preciosas ou moedas antigas mas sim a histórica urna de zinco de 1857 e que já estava em avançado estágio de decomposição . Por ocasião da reinauguração da igreja ( ABAIXO , OUTRA ANTIGA FOTO DELA ) , em 12 de março de 1961 , a velha urna foi substituída por outra , de aço inoxidável , e foi ainda depositada outra urna , contendo documentos e lembranças relativos ao ano de 1961 e à reinauguração .

Hoje o "esquema " será diferente : ao invés de algum vídeo contando mais a respeito da histórica IGREJA DA PAZ você terá no vídeo do dia uma divina - sem trocadilho - apresentação de um maravilhoso trio de músicos joinvilenses - DANIELE HAACK , HENRIETTE HILLBRECHT e GUILHERME BAECHTOLD ( ABAIXO ) - tendo como cenário a igreja , que é , sem dúvida , um dos grandes patrimônios de Joinville ......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário