segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O Super Sensível

Devemos confessar uma coisa : não sabemos praticamente nada a respeito do HINDUÍSMO , a religião mais praticada na gigantesca , contraditória e caótica Índia . Mas se nas cerimônias de casamento dessa religião existe alguma frase próxima a "ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE " , o casala seguir a levou ao "pé da letra" , até demais : durante praticamente 87 anos - entre 1853 e 1940 - TEMULJI e BHIANJI NARIMAN estiveram casados e a união só terminou em agosto de 1940 , quando na cidade de Bombaim ( hoje Mumbai ) ele - TEMULJI ( nascido em 3 de setembro de 1848 ) - deu os seus últimos suspiros ......Detalhe : a cerimônia de casamento ocorreu  quando tinham apenas 5 anos de idade ( em muitas regiões da Índia isso ainda acontece e nesses tipos de casamento arranjados pelos próprios pais estão em jogo propriedades e quantidades de terra ) . Da longínqua Índia para a interiorana cidade paulista de ITÚ : um dos mais marcantes personagens do já sexagenário programa de humor " A PRAÇA É NOSSA " , o humorista Francisco Flaviano de Almeida - o SIMPLÍCIO ( 1916-2004 ) - tornou célebre a sua cidade natal através de piadas que ressaltavam um suposto exagero de tudo o que havia por lá . Só que a informação a seguir não é piada , é sim a mais pura verdade : naquela cidade , em 18 de setembro de 1994 , houve o casamento coletivo de 124 casais ( ! ) e a Prefeitura local gastou com o casório o equivalente a 15.000 dólares , ou algo próximo hoje a 75.000 reais . Diante dos fatos que acabaram de ser expostos , romântico e emotivo que é , o nosso personagem do dia com certeza se emocionaria e choraria.......Para alegar o seu princípio de semana e de mês de agosto trazemos um bom humorado micro conto de autoria do engenheiro químico , conferencista , escritor , poeta e membro da Confraria do Escritor de Joinville , MILTON MACIEL ......CONFIRA : 

"Romântico incorrigível, sofro desilusões amorosas que doem demais. 

Compreendam : Eu poderia tê-la amado por toda a vida; mas, dias antes do casamento, o pai dela, rico industrial ( ABAIXO ) , foi à falência ! 

Foi um golpe duro demais e meu pobre coração sonhador se partiu em frangalhos.

Hoje estou para casar com outra mulher, que amo apaixonadamente também. 

Mas, desta vez, mais escolado, tratei de ganhar a posição de contador da indústria do pai desta. 

Afinal, gato escaldado... É que sei que meu coração romântico não vai resistir se sofrer outra desilusão igual à primeira. 

O mundo é muito cruel com pessoas sensíveis como eu...  " 

Nenhum comentário:

Postar um comentário