terça-feira, 23 de agosto de 2016

Gogó de Ouro

Agora seremos enxeridos , bem enxeridos : QUANTOS ANOS VOCÊ TEM ? Dependendo , obviamente da sua idade , que lembranças você tem da já longínqua década de 80 ? Se você se enquadra naquele raro tipo de pessoa que tem uma memória para elefante nenhum botar defeito

e que ainda por cima relaciona uma música que marcou a sua vida a uma determinada época , com absoluta certeza deve se lembrar de um cantor americano de barba e cabelos brancos , aparentando ser muito mais velho do que realmente era ; de jeito um tanto bonachão ;

que vez por outra participava de filmes de faroeste interpretando um xerife e que , acima de tudo , tinha uma voz maravilhosa e era uma figurinha carimbada e assídua nos hits de sucesso e nas rádios na época : KENNY ROGERS ( ABAIXO )  ......

Se esse nome lhe é familiar , também com absoluta certeza você imediatamente se recordar daquele que certamente é um dos momentos mais antológicos da década de 80 , musicalmente falando : um dueto do citado cantor com a escocesa SHEENA EASTON ( ABAIXO ) na música " WE´VE GOT TONIGHT " em 1983 naquele que foi , sem sombra de dúvida , um dos grandes hits românticos da década .

Talvez os mais jovens - e também que têm uma memória nem tão privilegiada - que estejam lendo este texto sequer tenham ideia de quem seja ( se esse é o seu caso , por favor veja os vídeos ,  no Youtube , desse maravilhoso cantor , especialmente os vídeos da música que acabou de ser citada ) e pela informação que acabou de ser passada imaginem tratar-se de mais um cantor de músicas romântico-melosas e açucaradas , ao melhor estilo de mestres nesse gênero , como Julio Iglesias ( ABAIXO ) , Roberto Carlos , José Augusto ( cantor carioca que fez considerável sucesso ao longo das décadas de 70 e 80 ) e ainda uma série de cantores franceses e italianos ao longo dos anos 50 e 60 .

Mas nem só de canções açucaradas é feita a vasta discografia de Kenny Rogers ( o cantor tem 58 anos de carreira e desde que iniciou sua carreira solo , em 1976 , gravou 37 discos  sendo que em alguns anos , como 1978 e 1983 , ele chegou a gravar 3 discos ! - ABAIXO , CAPA DE DISCO DE KENNY ROGERS  LANÇADO APENAS NA INGLATERRA , EM 1977 ) : trata-se de um dos grandes ícones da MÚSICA COUNTRY . Também não é para menos : Kenny ( seu nome completo é Kenneth Ray Rogers )  nasceu na famosa cidade de Houston , a mais conhecida cidade do igualmente famoso Estado do Texas .

 É a região dos Estados Unidos ( ABAIXO , UMA VISÃO DA CIDADE  DE HOUSTON ) onde a cultura e o modo de vida do homem do campo estão mais presentes e arraigados na vida das pessoas , inclusive nos centros urbanos , e é em  consequência disso também  o grande centro mundial da industria fonográfica do gênero country ( curiosamente Kenny inciou sua carreira tocando e cantando rock ! ) .

 Embora já esteja muito próximo de completar 8 décadas de vida ( no último domingo , 21 de agosto , ele completou 78 anos ) , Kenny Rogers ainda continua na ativa , gravando e fazendo shows pelo enorme território dos Estados Unidos ( além de ser cantor e ator , Kenny também é fotógrafo profissional e produtor musical ) . Um dos melhores cantores do mundo ? Sem sombra de dúvida , apesar de sua idade avançada . Só que apesar de sua belíssima voz Kenny Rogers (ABAIXO ) era , como se diz no popular , "café pequeno " perto do cantor a quem descreveremos e comentaremos a seguir.......

      Por acaso você já ouviu falar em um cantor chamado IVAN REBROFF ( 1931 - 2008 ) ? Caso a resposta seja SIM , os nossos parabéns : além de ser dono , ou dona , de um memória invejável você pode ser considerado , ou considerada , uma verdadeira enciclopédia musical ! Longe de ter sido um astro pop colecionador de sucessos , prêmios e recordes de vendagens como Kenny Rogers , Ivan ( ABAIXO ) impressionou quem teve o privilégio de ouvi-lo com uma voz poderosíssima e fora do comum :

 sua voz podia se estender por 4 oitavas de Fá grave a Fá agudo e 1 oitava e meia acima de Dó . Simplificando e resumindo : ele talvez tenha sido o cantor de  maior alcance vocal da história , tornando insignificantes  não só a voz de Kenny Rogers como as astros da música lírica , como os tenores Luciano Pavarotti , Plácido Domingo , Josep Carreras e Enrico Caruso ( ABAIXO )  !

Dono de um repertório eclético ( cantava músicas populares , folclóricas , clássicas , óperas , folclóricas e acabou consagrando-se e tornando-se conhecido - principalmente na Europa - cantando músicas folclóricas russas ) , ele ( ABAIXO ) mesmo costumava classificar sua música de "internacional " , tendo gravado ao longo de sua carreira 50 discos e era quase que uma unanimidade entre os sempre severos e implacáveis críticos musicais . Embora fosse alemão de nascimento ( nasceu em Berlin , com o nome de HANS-ROLF RIPPERT ) , tinha a cidadania grega ( tinha residência na cidade de Escíatos ) e curiosamente veio a falecer em sua pátria de nascimento , mais precisamente em Frankfurt .

Além de sua voz poderosa e fora do comum , Ivan também chamava a atenção pelo seu fôlego quase que inesgotável : ao longo de sua carreira fez 6.000 shows ( marca que talvez nem mesmo algum astro pop tenha ) e consta que que chegou a fazer uma turnê de dois anos pela França , sem interrupções e cantando todos os dias ! Já ao fim da vida , e seriamente doente , Ivan ( ABAIXO ) ainda teve fôlego para realizar uma turnê de 14 dias pelo gigantesco território australiano , tendo realizado 12 apresentações.......

Uma voz bela , afinada e potente , além de carisma e de um incrível e raro poder de comunicação : esses atributos não são exclusivos apenas a cantores e cantoras , especialmente gigantes como os  citados Kenny Rogers e Ivan Rebroff ( a julgar pelas nulidades que ultimamente andam fazendo sucesso tanto a nível nacional quanto internacional parece que esses requisitos deixaram de ter valor.....) , mas também são imprescindíveis aos PROFISSIONAIS DE RÁDIO .

Aliás , por falar nisso , será que os LOCUTORES DE RÁDIO , ainda à moda antiga , fazem uso apenas de sua voz como sua ferramenta de trabalho ? Bom , a resposta para esta pergunta você terá no vídeo do dia : neste trecho de um interessantíssimo documentário produzido em 2012 a respeito das rádios educativas existentes em Joinville , o locutor LUCAS PEGORARO EINHARDT - da rádio UDESC JOINVILLE ( ABAIXO ) - mostrará a você como trabalha ......VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário