terça-feira, 16 de agosto de 2016

Alguém Se Habilita ?

Ei , você aí ! Está a fim de viajar ? ......Paris ? ( ABAIXO ) Nova Iorque ? Caribe ? Roma ? Infelizmente sentimos lhe informar mas o destino da viagem não será nenhum desses daí : trata-se de um viagem por um pouco da história das telecomunicações e que , garantimos , você irá gostar .....Está pronto , ou pronta ? Então agora embarque conosco !

O ponto inicial da viagem será CUBA e o ano é 1962 : a pequena ilha de pouco mais de 110.000 quilômetros quadrados de extensão e que pouquíssimo tempo antes havia se transformado na única nação comunista das Américas ( embora o levante que derrubou a longa ditadura de FULGÊNCIO BATISTA  tenha triunfado logo no primeiro dia de 1959 - ABAIXO - a ilha só se tornaria oficialmente um país comunista dois anos mais tarde ) , para supremo desgosto dos Estados Unidos , era agora o centro das atenções do mundo e por ali passava o futuro da própria humanidade.......

Os orgulhosos norte-americanos , e o mundo de uma maneira geral , descobriram perplexos , através de satélites , que os soviéticos haviam instalado uma base de mísseis nucleares , supostamente voltados para a terra do Tio Sam ( segundo depoimento daquele que chegou a ser um dos homens mais poderosos do mundo , o ex-secretário de Estado e ex-ministro das Relações Exteriores HENRY KISSINGER - ABAIXO - , os americanos tiveram certeza de que se tratavam de tropas soviéticas em Cuba pelo fato de o satélite também ter encontrado campos de futebol , visto que o chamado "esporte das multidões " nunca ter sido  a praia dos ilhéus...... )  :

 a tão profetizada e temida guerra entre norte-americanos e soviéticos estava muito próxima de acontecer e , caso esses mísseis fossem mesmo utilizados , a própria humanidade corria o risco de ser varrida da face do planeta ......Felizmente o bom senso prevaleceu e a tal base de mísseis nucelares na verdade não passava de um blefe do matreiro ditador soviético NIKITA KRUSCHEV ( 1896-1971- ABAIXO  ) .

 Já mesmo antes desse episódio os norte-americanos e mais especificamente o Estado - Maior das Forças Armadas daquele país já estavam com "a pulga atrás da orelha " : e se durante uma possível guerra contra a União Soviética as comunicações fossem paralisadas ? Pior ainda : e se numa  hipotética guerra ou invasão do território dos Estados Unidos pelo odiado e temido arquirrival comunista o PENTÁGONO ( ABAIXO ) - principal órgão de defesa daquele país - fosse atingido e com isso as informações militares vitais fossem perdidas ? ( durante o ataque de 11 de setembro de 2001 e quase no mesmo instante em que as Torres Gêmeas foram atingidas , por muito pouco o Pentágono também não foi pelos ares.....) ......

Era de vital importância que se criasse um sistema , ou melhor uma rede de informações , que não fosse afetada em casos como esses e , por sinal , a partir daquele mesmo ano de 1962 começou a surgir aos poucos a uma das mais mais fantásticas e revolucionárias invenções que o gênio humano poderia imaginar e criar ......

      As perguntas do parágrafo anterior começaram a ser desvendadas e respondidas por um sujeito nascido na gelada Polônia mas radicado em terras do Tio Sam desde os dois anos de idade : o cientista PAUL BARAN ( 1926-2011- ABAIXO  ) . Liderando uma equipe de pesquisadores , ele chegou a seguinte conclusão : POR QUE NÃO CRIAR PACOTES DE MENSAGENS QUE , SEGUINDO ROTAS DIFERENTES , CRUZARIAM UMA VASTA REDE E CHEGARIAM A UM MESMO DESTINO ? Em 1965 a equipe de Baran criou o HIPERTEXTO , ou seja , um tipo de texto que só poderia ser encontrado nos raríssimos e hoje dinossáuricos computadores existentes na época e que se abria quando se clicava em uma palavra .

Seriam necessários ainda mais 4 anos para que a tão planejada rede de informações , baseadas nas ideias de Paul Baran , enfim se tornasse uma realidade : em 29 de outubro de 1969 , ou seja 3 meses após a chegada do homem à Lua , ela entrou em funcionamento e ligando apenas 4 computadores ( nas universidades da Califórnia , Santa Clara , Stanford e Utah ) . Nascia ali a INTERNET , ou melhor a ARPANET ( ABAIXO , UM JURÁSSICO COMPUTADOR CONECTADO À ARPANET )  .....Mas por que esse nome ?

Tratava-se do nome da agência responsável pelo projeto , liderado pelos engenheiros de computação J. C.R. LICKLIDER ( ABAIXO ) e ROBERT TAYLOR : o nome é uma abreviação de DEPARTMENT OF DEFENSE´S ADVANCED RESEARCH PROJECT AGENCY , ou em português , ( por favor , corrijam-nos os entendidos na língua de Shakespeare , se estivermos errados ! ) AGÊNCIA DE PROJETO E DESENVOLVIMENTO AVANÇADO DO DEPARTAMENTO DE DEFESA .

 Como o próprio nome obviamente já indicava , o acesso e uso dessa rede de informações restringia-se a alguns pouquíssimos e seletos cientistas e militares mas aí entrou o velho espírito empreendedor dos norte-americanos : na meca do capitalismo mundial qualquer iniciativa aparentemente despretensiosa pode da noite para o dia se transformar e uma excelente oportunidade para se ganhar dinheiro .

Em 1971 a Arpanet era constituída por uma rede de 23 computadores conectados entre si , em 1973 já era possível , por exemplo , um cientista dos Estados Unidos se comunicar com um cientista da Inglaterra via Arpanet e no mesmo ano uma dupla de cientistas norte-americanos -VINT CERF e BOB KAHN ( ABAIXO ) - criaram algo que seria de fundamental importância não só para o desenvolvimento , consolidação e sucesso da Arpanet como futuramente da internet , o TCP ( sigla , em português , de Protocole de Controle de Transmissão ) , ou seja , uma REDE GLOBAL unindo todos os computadores conectados à Arpanet . Resultado : em 1974 a Arpanet tornou-se uma rede de comunicações comercial e nessa época já era possível receber avisos e informações por ela .

       Embora já existissem endereços de sites na internet e COMPUTADORES HOSPEDEIROS ( computadores que armazenavam informações tiradas da internet e que estavam permanentemente conectados à ela ) , a internet como a conhecemos hoje só foi surgir em 1991 ( a Arpanet foi extinta no ano anterior ) : nesse ano ela foi totalmente aberta ao público e ao tráfego comercial ( nessa época estima-se que existissem cerca de 1 milhão de computadores conectados à internet e começaram a surgir os PROVEDORES DE INTERNET , ou seja , as empresas responsáveis pelo acesso à ela ) .

 Foi nesse mesmo ano que o cientista inglês TIM BERNERS -LEE ( ABAIXO ) - que na época trabalhava no CENTRO EUROPEU DE PESQUISAS , sediado na cidade suíça de Genebra - criou o famoso aplicativo WORLD WIDE WEB ( www ) e , de quebra , o URL ( UNIFORM RESOURCE LOCATOR , ou seja , o nome do endereço que um site ou página na internet deve ter )  , o HTML ( Hyper Text Makeup Language , ou seja um tipo de linguagem ou ferramenta usado para se criar um site ou uma página na internet ) e o HTTP ( um sistema para envio de arquivos pela internet ) . Nos anos seguintes surgiram os primeiros bancos e rádios  on line (  ambos em 1994 ) , lojas virtuais , mecanismos para pesquisa de qualquer assunto na internet ( ambos em 1995 ) e por aí vai......

O MUNDO SEM A INTERNET ? Uma hipótese impossível de acontecer nos dias atuais . DEFINIR O QUE É A INTERNET ? Em virtude de seu gigantismo e de toda a revolução que causou , é uma tarefa até difícil e talvez a pessoa que melhor tenha se aproximado dela - mesmo sem conhecer a internet - foi o midiático artista plástico norte-americano ANDY WARHOL ( 1928-1987 - ABAIXO ) : " NO FUTURO TODOS TERÃO OS SEUS QUINZE MINUTOS DE FAMA ", já dizia ele com incrível antevisão das coisas há décadas atrás ......

Um desses milhões de ilustres anônimos que buscam notoriedade através do fantástico oceano virtual da internet , mesmo na maioria das  vezes não tendo qualquer tipo de talento ou feito extraordinário , é joinvilense e atende pelo nome de ERIVELTO SOUZA . Essa ficaremos devendo para vocês : não conseguimos outras informações dele . Autor de vários vídeos em que canta canções de sua própria autoria - como o que você verá hoje - ele procura UM MÚSICO PROFISSIONAL ......ALGUÉM SE HABILITA ? Um lembrete : não ligue para o desafino , no vídeo , do nosso bravo internauta !

Nenhum comentário:

Postar um comentário