quinta-feira, 7 de julho de 2016

Viagem Musical : Mistério.....

Para Robert Nesta Marley , ou única e simplesmente BOB MARLEY ( 1945-1981 ) , o mais importante de uma música não era sua melodia , o seu ritmo , seus arranjo ou a qualidade dos músicas que a tocavam mas sim AS SUAS LETRAS . Esse indivíduo ( ABAIXO )  , que praticamente criou um novo  gênero musical , popularizou uma então obscura e confusa crença religiosa conhecida como RASTAFARIANISMO , é até hoje hoje o único mega astro musical oriundo de um país pobre - no caso , a Jamaica -

e que acreditava que a música é um poderoso agente de transformação da sociedade conquistou o mundo com músicas que se tornaram notáveis não só por sua sua leveza e ritmo gostoso e contagiante : a grande maioria delas aborda temas nobres e universais , como paz ( ABAIXO ) , irmandade , igualdade , liberdade , resistência , amor e até mesmo a preservação ambiental , em uma época em que esse tema era praticamente ignorado .

 Consciente e politizado , embora jamais tenha se engajado em alguma agremiação ou movimento político , ele também mexeu com temas eternamente espinhosos : opressão , racismo , militarismo , violência , a visão de que a maconha não é uma substância nociva mas sim um meio de transcendência mística ( ABAIXO )  , materialismo , egoísmo e até mesmo um atentado do qual foi vítima no fim de 1976 ......

Em uma suposta e imaginária conversa entre o saudoso rei do reggae , caso ainda estivesse vivo , e 3 músicos norte-americanos , os últimos dariam plena razão ao reggae man jamaicano ( ABAIXO ) quando o assunto é a importância das letras de uma música , mais especificamente com relação a grande obra-prima que esses mesmos 3 músicos acabaram compondo......

Dois deles - o baterista e cantor DON HENLEY e o guitarrista , tecladista e cantor GLENN FREY ( 1948-2016 ) - formavam na primavera de 1971 , juntamente com o baixista ANDY MEISNER e o guitarrista BERNIE LEADON , um quarteto de jovens , promissores e desconhecidos que o acaso , a ocasião e oportunidade trataram de unir : naquela ocasião eles eram a banda de apoio da cantora country norte-americana LINDA RONSTADT ( ABAIXO ) , durante  uma turnê que a mesma estava realizando pelos Estados Unidos .

 Incentivados e apoiados pela mesma cantora , decidiram alçar voo próprio e pela beleza e imponência daquela ave , pelo momento que viviam ou simplesmente pelo velho e tão caraterístico nacionalismo norte-americano acabaram não pensando 2 vezes ao escolher o nome da banda : THE EAGLES , ou " Os Águias " ( o guitarrista DON FELDER - ABAIXO - , terceiro compostor da música em questão só entrou na banda em 1974 - ver texto " VIAGEM MUSICAL : O PROFETA , postado em 5 de fevereiro ).......

Já haviam se passado 5 anos e agora , em 1976 , e aquele grupo de ilustres desconhecidos era agora uma das mais bandas mais bem sucedidas de seu país , atraindo multidões aos seus shows , quebrando recordes de venda e com reconhecimento mundial . Até ali já haviam colecionado sucessos como "TAKE IT EASY" , "DESPERADO" , " ALREADY GONE" , " ONE OF THESE NIGHTS " e " LYN ´ EYES " e gravado 4 ótimos discos - " EAGLES "  ( 1972 ) , "DESPERADO "( 1973 ) , "ON THE BORDER" ( 1974 ) e "ONE OF THESE NIGHTS" ( 1975 ) - mas faltava ainda algo.....Faltava uma música especial , aquele música que os eternizasse e os guindasse da condição de uma boa banda ( ABAIXO )  produtora de sucessos do momento para o seleto clube das grandes bandas .......

     Naquele 1976 viva-se nos Estados Unidos toda a euforia e nacionalismo pelas comemorações dos 200 anos da declaração de sua independência política . Não se celebrava apenas  a improvável vitória - após 5 anos de sangrentos combates e com as providenciais ajudas de Espanha e , principalmente França - do improvisado , mal treinado e mal equipado exército das então 13 modestas e esquecidas colônias britânicas na América do Norte ( ABAIXO , GRAVURA REPRESENTANDO O HISTÓRICO CONGRESSO , REALIZADO NA CIDADE DE FILADÉLFIA EM 4 DE JULHO DE 1776 , NO QUAL FOI DECLARADA A INDEPENDÊNCIA DAS COLÔNIAS ) contra a sua poderosa metrópole - o RENO UNIDO - , então dona do melhor e mais poderoso exército do planeta :

 celebrava-se também o sucesso de uma jovem nação construída com base em princípios como trabalho , imigração , empreendedorismo , liberdade , democracia , igualdade ( para uma parte da sociedade , é verdade ) e religiosidade ( a crença de que a grandeza e o poder dos Estados Unidos eram um "destino divino." .....) e que embora ainda estivesse longe de ser uma nação-modelo dividia o posto de super potência hegemônica mundial com a hoje falecida e nada saudosa União Soviética .9 ABAIXO , MEDALHA LANÇADA DURANTE COMEMORAÇÕES DO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA )

 Porém , aqueles agora jovens músicos de sucesso e radicados na Califórnia não compartilhavam dessa euforia : nas letras da música "HOTEL CALIFORNIA "( ABAIXO - originalmente foi lançada como um single , em 22 de fevereiro de 1976 ; as músicas " PRETTY MAIDS ALL IN A ROW " e " THE SAD CAFE " estavam no lado B desse mini disco ) criticavam o materialismo e o consumismo tão característicos daquela nação , que é a Meca do capitalismo moderno . Pelo menos é o que os membros da banda afirmam categoricamente até hoje , embora muitos tenham uma outra interpretação.......

Segundo muitos as letras de "Hotel California " seriam uma referência a um famoso manicômio que existiu na cidade de Ventura , localizada nas proximidades de Los Angeles : o " CAMARILLO STATE HOSPITAL " ( ABAIXO ) , que funcionou entre 1936 e 1997 . Esse estabelecimento de saúde atendia também tuberculosos e dependentes químicos

 e chegou a ter entre os seus pacientes figuras ilustres , como o compositor e saxofonista CHARLIE PARKER JUNIOR ( ABAIXO - um dos ícones do JAZZ , faleceu precocemente aos 35 anos , em 1955 , e de seu período de internação por lá surgiu o diário e mais tarde livro  " RELAXING IN CAMARILLO " ) , sendo que lá hoje funciona uma universidade .

       Há quem afirme ainda que as letras da músicas fazem referência a coisas , digamos , nada nobres : o consumo de DROGAS  ( uma suposta referência a isso seria o verso " You can check out any time you like , but you can never leave " ou " Você pode encerrar quando quiser , mas você nunca abandonará " ) e até mesmo supostas mensagens de SATANISMO ......

Bom , o fato é que as letras misteriosas e cheias de simbologias enigmáticas são um desafio para qualquer um que se aventura a tentar descobrir o significado da música e com isso muitas interpretações podem ser feitas . Crítico-patriótica , psicodélica ou satanista , o fato é que a música simplesmente explodiu mundo afora e é sinônimo de Eagles : foi um das músicas mais ouvidas no mundo ao longo do ano de 1977 ( no Brasil foi a décima quarta mais ouvida ) , rendeu um GRAMMY à banda ( em 1978 - ABAIXO , A FAMOSA ESTATUETA DO GRAMMY ) ,

 é item obrigatório em qualquer lista que se faça das maiores músicas de todos os tempos ( em uma lista de 500 músicas ,  feita pela revista norte-americana ROLLING STONE , a música apareceu na posição de número 49 )  e já foi regravada e cantada por um quase incontável número de bandas e cantores , indo desde o compositor , cantor , violonista e produtor musical mineiro EMMERSON NOGUEIRA ( ABAIXO ) até o grupo musical de ciganos franceses GYPSI KINGS.......

Neste início do gelado  mês de julho brindamos os nossos amigos leitores com essa verdadeira maravilha : trata-se de uma memorável apresentação da música em um show da Eagles ( ABAIXO )  realizado na cidade de Washington em 21 de março de 1977 ......COM VOCÊS , O SOM DAS ÁGUIAS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário