segunda-feira, 11 de julho de 2016

Som de Joinville : Os Gorilas

Você se considera uma pessoa destemida e corajosa ? Então preste atenção nesses fatos e números : o macho de uma espécie de GORILAS que vivem nas florestas da região leste da República Democrática do Congo ( o antigo Zaire ) e sudeste da república de Uganda mede em média 1,75 metro de altura e pesa 165 quilos ( o nome científico dessa espécie - ABAIXO - é Gorilla gorilla graueri ) ......

Porém , o caso que acabamos de citar não é nada perto do que vem agora : em 12 de janeiro de 1944 , aos 18 anos de idade , faleceu no zoológico da cidade de San Diego ( Estados Unidos ) um gorila de uma espécie montanhesa conhecida como N´GAGI ( ABAIXO ) . Ele era menor do que o gorila citado anteriormente - tinha uma altura de 1,72 metro - mas em compensação eis o peso da fera : 310 quilos ( !!!!! ) , sendo que apenas o seu tórax tinha uma circunferência medindo 1,98 metro .......E AÍ , VOCÊ  ENCARARIA ?

Trazemos agora outro exemplo de gorila : calma , não se trata de um ser monstruoso , muito pelo contrário ! O bicho ( ABAIXO ) , além de  manso , é agradável e ao invés de músculos e pelos , ele é constituído de notas musicais , talento , criatividade e  singularidade . A sua "alimentação " é poderosa , vitaminada e bem balanceada : generosas porções de indie rock , rock alternativo atual , rock clássico ; um pouco de rock psicodélico , MPB , samba , romantismo e ainda um forte tempero , com guitarras levemente distorcidas ......

Pode-se dizer que o surgimento da banda joinvilense GORILLA GRIP ( ABAIXO )  ocorreu da maneira mais informal possível : naquele setembro de 2012 os músicos CARLOS FELPE KLAHOLD , LUÍS FERNANDO KLAHOLD e ALAN PEDRO DADAN juntaram-se para criar uma nova banda mais pela amizade entre eles e diversão do que propriamente por uma nova experiência e ambição profissionais , visto que os três - a exemplo do ocorre em  boa parte das bandas joinvilenses - já tocavam em outras bandas .

E por que Gorilla Grip ? Ao contrário do que muitos possam imaginar o nome não surgiu em função de outra banda de rock , de uma suposta referência à força desse primata que é nosso parente distante ou daquela clássica trilogia hollywoodiana chamada KING KONG ( os filmes foram gravados nos anos de 1933 , 1976 e 2005 ) , mas sim de uma banda de HIP HOP : na época do surgimento da banda , Alan Pedro estava ouvindo uma música instrumental da banda carioca PLANET HEMP ( aquela banda - ABAIXO - liderada por MARCELO D2 e que chegou a ser resta em 1997 em virtude de uma suposta apologia ao consumo da maconha ......) e o título dessa música - GORILA GRIP - acabou sendo escolhido por ser diferente , curioso e chamar a atenção .

     Outro fato interessante : a princípio cada um dos integrantes da banda ( ABAIXO ) não tocava um instrumento específico e a cada música que tocavam variavam de instrumento ( a princípio tocavam covers das bandas JOY DIVISION , VANGUART e LOS HERMANOS ) , porém tudo mudou no início de 2013 , quando o baixista JOÃO OLIVO acabou se juntando ao trio : a partir dali os músicos começaram a levar a própria banda mais a sério e a ter uma postura mais profissional  ( Carlos Felipe ficou encarregado de tocar bateria , Luís Fernando ficou com  a guitarra e Alan Pedro passou a acumular os vocais e a guitarra ) e metódica .

Também a exemplo do próprio surgimento da banda , o processo de criação de suas composições não seguiu um planejamento e ocorreu da forma mais solta possível : depois de 2 anos , o disco ( ABAIXO )  do agora quarteto foi lançado em 2014 , tendo apenas 3 músicas ( " MAR " , " DEIXA LEVAR " e " SEGREDO NENHUM " ) e seguindo um velho mandamento do PUNK , o "FAÇA VOCÊ MESMO " ( todas as etapas do mini CD , desde as gravações até a divulgação , foram feitas exclusivamente pela banda e o disco foi lançado apenas na internet ) ......

É claro que muita coisa boa acabou acabou ficando de fora , a começar pela música " ANOITECEU NA VILA " , que chegou até a ser gravada , só que mais como um ensaio do que propriamente como uma possível canção para o disco . Outra peculiaridade da Gorilla Grip , que pretende gravar em breve um novo CD ( que não será lançado apenas na internet ) : a banda foi a pioneira em Joinville ao tocar SHOEGAZE , ou seja , um ramo do rock alternativo muito em voga na Inglaterra na década de 80 .....O vídeo do dia é um trecho de uma recente apresentação da banda ( ABAIXO ) , ocorrida no último dia 27 de maio no teatro do SESC JOINVILLE . COM VOCÊS , O SOM DOS GORILAS , NO BOM SENTIDO , É CLARO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário