terça-feira, 26 de julho de 2016

Respeitável Público !

Respeitável público ! O blog , ops ! , Gran Companhia ALAMEDA CULTURAL pede licença para vos apresenta um pouco da milenar arte DO CIRCO ! Agora que abram-se as cortinas para o PRIMEIRO ESPETÁCULO : em fevereiro de 1844 e mais precisamente no TEATRO REAL DE EDIMBURGO - a capital da Escócia - , o norte-americano RICHARD RISLEY CARLISLE ( ABAIXO )  e seu filho conseguiram dar um salto mortal de costas , em pé ......PALMAS PARA ELES !

Atenção , eis agora um exímio cavaleiro adentrado o picadeiro ......Não é possível ! Em 1856 , na cidade norte-americana de Pittsburgh ( Estado da Pensilvânia ) e mais precisamente no circo SPALDING AND ROGERS ( ABAIXO )  , JAMES ROBINSON conseguiu a proeza de dar 23 saltos mortais consecutivos sobre um cavalo ......AGORA , UMA SALA DE PALMAS PARA O CAVALEIRO-CORAGEM , SENHORES E SENHORAS !

 Algo  inédito está prestes a acontecer senhores e senhoras ! Em 12 de novembro de 1859 e tendo como cenário o CIRQUE NAPOLEÓN , em Paris , coube ao francês JULES LÉOTARD ( ABAIXO ) o pioneirismo de realizar o primeiro número circense utilizando um TRAPÉZIO MÓVEL .....PALMAS PARA JULES ! VIVE LE FRANCE !

Clima de tensão no ar .....Será que eles irão conseguir ? Em 1947  e no WALLENDA CIRCUS  , nos Estados Unidos , um grupo de 7 pessoas formou uma pirâmide de 3 andares . Detalhe : a pirâmide humana andou na CORDA-BAMBA ......O QUE É ISSO MINHA GENTE ? PALMAS MAIS DO QUE MERECIDAS !

E encerrando o nosso mini espetáculo , com vocês a MULHER-CORAGEM ! Em 1977 a australiana ANGELA REVELL foia primeira artista de circo a ficar pendurado em TRAPÉZIO estando presa por um dos calcanhares .......PALMAS PARA ANGELA , PESSOAL ! ......

Exceto a recente visita de uma das maiores companhias de circo do mundo - O CIRCO TIHUANY , no início de dezembro de 2014 - , fica até difícil se lembrar do último espetáculo de circo em Joinville : os mais velhos com certeza se recordar , e com muita saudade , de antigas companhias como ORLANDO ORFEY e CIRCO MEXICANO apresentando-se mais especificamente nos locais onde estão o Hipermercado Big do bairro América ; aquele terreno baldio em frente ao antigo supermercado Catarinão , na zona sul da cidade ( muito provavelmente a Arena Joinville seria ali : em 1990 o governo do Estado , então proprietário do terreno , o cedeu ao JEC ) e , principalmente , o terreno onde há décadas atrás funcionou a Fundição Tupy e onde desde 1995 funciona o Shopping Mueller .  ( ABAIXO , UMA IMAGEM AÉREA DESSA REGIÃO NA ÉPOCA EM QUE ALI FUNCIONAVA A FUNDIÇÃO TUPY )

       O constante crescimento de Joinville e os consequentes e inevitáveis especulação imobiliária e ocupação desses locais de certa maneira criaram um sentido de orfandade por parte dos apreciadores da arte circense na cidade .

Andar na corda-bamba ou dar saltos mortais são desafios infinitamente menores perto de uma série de fatores que contribuíam para que o circo infelizmente perdesse muito de seu prestígio : além da especulação imobiliária , estão os altos custos para se manter uma companhia circense ( o que infelizmente decretou o fim de muitas delas ) , a crise econômica em boa parte do planeta , a marcação cerrada de ONGs e órgãos ambientais e de defesa dos animais e , principalmente , novos formas de entretenimento - mais especialmente a INTERNET ( ABAIXO ) - muito mais atraentes aos jovens do que o velho e tradicional circo .....

.O já citado CIRCO TIHUANY e , principalmente , a companhia canadense CIRQUE DE SOLÉIL são uma resposta do circo aos novos tempos : ele está se reinventando e está mais vivo do que nunca ! Algo que infelizmente poucas pessoas sabem : desde 2002 Joinville é sede de uma ACADEMIA DE CIRCO . Portanto , respeitável público , uma salva de palmas para o CIRCO ROITER NEVES ( ABAIXO )  ! .......

O sujeito que dá nome à academia é oriundo de uma família de artistas circenses e juntamente com seus irmãos formou o THE FLYING NEVES , ou seja uma trupe de trapezistas que percorreram o mundo apresentando-se nas mais diversas companhias circenses . O amor é lindo : foi justamente aí que Roiter conheceu a argentina GRISELDA ARCE , campeão de ginástica olímpica em seu país . Casados desde 1985 tiveram 3 filhos - WIDNY , ROGER e KIMBERLEY - dos quais dois , só para variar , acabaram seguindo a carreira circense ( Roger é bailarino da companhia do Teatro Nacional de Zagreb , capital da Croácia - ABAIXO , ROITER NEVES E A FILHA KIMBERLY , DANDO VIDA RESPECTIVAMENTE AOS PALHAÇOS " LINGUIÇA " E  " TAMPINHA " ) .

 Em relação à academia , após funcionar durante muito tempo na sede da tradicional LIGA DE SOCIEDADES , atualmente está no bairro Itaum , mais precisamente na rua Babitonga , número 492 . O vídeo do dia traz depoimentos de alunos e , é claro , do próprio Roiter Neves ( ABAIXO , COM A ESPOSA GRISELDA ) , que também revela um antigo sonho .....VALE A PENA CONFERIR !

Nenhum comentário:

Postar um comentário